Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Feira da Agricultura Familiar de Patu
 inaugurada com muita participação.


Blog: aluiziodutra.zip.net


Foi inaugurada na manhã deste sábado [28/05] na cidade de Patu a Feira da Agricultura Familiar, um sonho desejado há muitos anos e que se tornou realidade. A Feira da Agriculura Familiar de Patu é um projeto organizado por várias entidades: PDA Novo Sertão - Visão Mundial, Centro Juazeiro de Assistência Técnica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Patu, Secretaria Municipal de Agricultura, Fórum das Organizações Sociais de Patu e FUMAC.


Os agricultores familiares de Patu agora possuem um espaço na Feira Livre do município com barracas padronizadas para comercialização de seus produtos, ecologicamente corretos, bem como outros produtos como:  artesanato e produção de roupas etc, proporcionando aumentar a renda familiar, sendo um dos principais objetivos do projeto.

Parceiros:

CENTRO JUAZEIRO - VISÃO MUNDIAL - PDA NOVO SERTÃO - ASSOCIAÇÃO SANTA TEREZINHA -
REDE XIQUE XIQUE - REDE PARDAL – AVSF - PROJETO BALAIO DE ECONOMIA SOLIDÃRIA - ASA POTIGUAR - PREFEITURA MUNICPAL DE PATU - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE PATU – SEAPAC eSTTR DE PATU.



Vejam as fotos do primeiro dia da feira:









Pólo PT do Médio Oeste
Reune-se em Patu neste domingo 29



 vereadora e presidente do PT municipal, Lucélia Ribeiro vai recepcionar as representações petistas de 15 municípios da região do Médio Oeste Potiguar

 O Partido dos Trabalhadores no Médio Oeste Potiguar realiza no próximo domingo (29) na cidade de Patu, recepcionados pela vereadora petista Lucélia Ribeiro e pelo porfessor Aluisio Dutra, a sua primeira reunião de 2011.

O Pólo do PT do Médio Oeste, que tem atualmente sua coordenação integrada por: Giuzélio Lobato (presidente do PT de Campo Grande), vereadora Lucélia Ribeiro (Patu), Emanoel Almeida da juventude PT de Janduis, Teófilo Fernandes (presidente do PT de Caraúbas) e Luzia do PT de Apodi.

Destaques para Aluísio Dutra (vice-presidente do PT de Patu e 
Giuzélio Lobato - Coordenador Geral do PT Pólo Médio Oeste)

O objetivo desta reunião é discutir a seguinte pauta:
- Calendário de reuniões do pólo,
- Temas para discussão e aprofundamento nas reuniões do pólo,
- Formação política da militância petista na região,
- Organização dos setoriais do partido na região,
- Documentos de organização partidária já solicitados aos municípios pela SORG-RN,
- Eleições 2012,
- Outros assuntos de interesse dos municípios.

DIA: 29 de maio de 2011 (Domingo)    Horário: 08:30 h
LOCAL: Câmara Municipal de Patu (Centro da Cidade, próximo ao Banco do Brasil)
AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER O RIO APODI
 Deputado MINEIRO e Edilson Neto do STR de Apodi

O deputado estadual Fernando Mineiro realiza Audiência Pública para debater a situação atual do Rio Apodi-Mossoró, no dia 06 de junho, às 9h30, na cidade de Mossoró.

O encontro fará parte da programação festiva pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

Na ocasião será destaque a situação hídrico-ambiental do rio, buscando contribuir com a mobilização social e a retomada dos movimentos e iniciativas relacionadas com a revitalização da bacia hidrográfica. O debate também dará visibilidade ao diagnóstico do Rio Apodi-Mossoró e será possível conhecer os projetos governamentais que favoreçam a bacia.

O mais importante da realização dessa audiência será a aproximação entre o Poder Legislativo e os problemas e demandas da sociedade potiguar.
Palestra sobre Legislação Orgânica


CONVITE

 Como parte da Programação VII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos – DPDAG-RN, teremos neste dia 31 de maio (terça-feira), as 09h, no Auditório da ATOS, uma palestra sobre Legislação Orgânica, proferida pelo senhor Jonas Francisco de Sena, FFA – Engenheiro Agrônomo Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário – DPDAG, da  Superintendência Federal de Agricultura no RN - SFA-RN, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A presença de produtores e produtoras agroecológicos e orgânicos, entidades parceiras, assistência técnica, e entidades afins é importante para atualização das informações acerca da “certificação” dos produtos.

Contamos com vocês.

  Coordenação da ATOS
Agricultores/as e Instituições pela defesa do
Programa Desenvolvimento Solidário
 Na foto: 
Caramuru Paiva (presidente do Fumac de Campo Grande), Benedito (Associação de Caiana CG) e Lilia Holanda(associação Bom Jesus CG).

Dia 26 em Natal centenas de agricultores/as participaram do encontro estadual pela continuidade do Programa Desenvolvimento Solídário - PDS. Caravanas vindas de todas as regiões do Estado responderam ao chamado da ASA, FETARN e FETRAF RN. O principal objetivo era reunir os conselhos municipais do FUMAC, prefeitos e lideranças sociais para debater com o Governo do Estado sobre a nova etapa do PDS.

O Governo do RN se fez representar pelo Secretário de Apoio a Reforma Agrária, Gilberto Jales; a coordenadora do PDS, Mariza Rodrigues; e o Adjunto da Secretaria de Agricultura, Osório Jácome. Segundo Mariza as negociações com o Banco Mundial para renovação do convênio está em estágio avançado e deverá ocorrer neste segundo semestre.

Todas as intervenções das representações dos agricultores e agricultoras externaram preocupações com as alterações que estão sendo comentadas que acontecerão sobre o PDS. Foi defendido que os moldes do Desenvolvimento Solidário sejam mantidos haja visto os grandes resultados apresentados na redução da pobreza pela dinamização econômica, participação social e infra-estrutura social básica.

Hildebrando Rocha(Membro do Fumac e Sec de Agricultura. de Campo Grande) e João Cabral(FETRAF-RN),  participaram do encontro

Do município de Campo Grande partiparam o mandato do vice prefeito CARAMURU PAIVA na condição de Presidente do Conselho do FUMAC; a presidenta da associação do Bom Jesus, Lilia Holanda; a presidenta do Salgado, Jacinta Fidelis; o presidente da associação de Lagoinha, Antonio Badu; o presidente de Caiana, Benedito; o Secretário de Agricultura, Hildebrando Rocha; os jovens Jampierre e Alysson; o lider da pastoral da juventude rural, Laécio Vieira; e o Coordenador do Fórum das Associaçãos, Zé Vital.

Na oportunidade a comitiva campograndense entregou uma abaixo assinada para o representante da SAPE solicitando a liberação dos recursos do Programa Campo Mais Forte. Pelas entidades dos trabalhadores e das trabalhadoras participaram Procópio Lucena (ASA), Manoel Candido (FETARN) e João Cabral (FETRAF) junto com outras dezenas de sindicalistas e lideranças sociais.

Do www.blogdocaramuru.blogspot.com (com acréscimos da nossa equipe)
PT de Upanema cria portal
para divulgar suas ações

A exemplo dos blogs: www.blogdocaramuru.blogspot.com(Campo Grande); www.janduisemfoco.blogspot.com(Janduis);  www.hildebrandorochapt.blogspot.com(Campo Grande); www.polapinto.blogspot.com(Messias targino); aluisiodutra.zip.net(Patu); O povo upanemense passa a contar com um novo o blog criado pelos companheiros e companheiras que fazem o Partido dos Trabalhadores do município (ver www.ptdeupanema.blogspot.com). Em Upanema temos um dos mais antigos PT da região e um grupo extraordinário formado por nomes de reconhecimento na militância social do Estado e até do Brasil.

O PT de Upanema já devia está na condição de vice prefeito do município, mas mesmo sem mandato eletivo o partido vem fazendo bonito. São inúmeras as lideranças com respeito e voto, como são os casos de Zé Wilson da EMBRAPA, Socorro da Delegacia do MDA, Ção do CF8, Isolda do MDA, Naide da Visão Mundial, Evangelista da Terra Livre, Zé Carlos da CPT e Aisamaque da Secretaria de Agricultura. Falando neste último, é um jovem que faz um grande trabalho a favor do homem e da mulher do campo, podendo virar o nosso futuro vereador.

Vamos também recomendar e passar a incluir nas nossas visitas o endereço www.ptdeupanema.blogspot.com feliz da vida com este resurgimento forte do PT upanemense, ciente que terá papel importante no cenário municipal de 2012.

Do www.blogdocaramuru.com.br com acréscimo da nossa equipe

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jogos no Final de Semana  em Campo Grande


Oito lições de Albert Einstein


1. Seja um insistidor
“Não é que eu seja tão esperto. É que eu tento resolver os problemas por mais tempo”

2. Tenha foco
“Qualquer homem que consegue dirigir com segurança enquanto beija uma linda garota simplesmente não está dando a atenção  que o beijo merece”

3. Crie valor
“Não lute para ser uma pessoa de sucesso. Lute para ser uma pessoa de valor”

4. Seja curioso(a)
“Eu não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso”

5. Cometa erros
“A pessoa que nunca cometeu um erro é aquela que nunca tentou algo novo”

6. Fuja da insanidade
“Definição de insanidade: fazer a mesma coisa diversas vezes esperando resultados diferentes”

7. Espere resistência
“Grandes espíritos sempre encontraram uma grande resistência das mentes medíocres”

8. Evolua rápido
Você precisa aprender as regras do jogo. Então, você precisa jogar melhor do que todo mundo”

PONTOS DE CULTURA DO BRASIL
Tem em audiência com a ministra da cultura
 Na mesa a deputada Fatima Bezerra(presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara) e a Ministra do MinC Ana de Holanda

A ministra da Cultura, Ana de Holanda, recebeu no dia (25/5) representantes da Marcha Nacional do Movimento Pontos de Cultura, que está em Brasília para pedir a aprovação a Lei Cultura Viva, a Lei Griô e o Plano Nacional de Cultura. O encontro entre a ministra e os representantes culturais, organizado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar Mista de Cultura, foi realizado no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, integrantes da Marcha relataram para a ministra Ana de Holanda os problemas que têm enfrentado devido aos atrasos na liberações de recursos e pediram a aprovação do PL 757/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que cria o programa Cultura Viva e institucionaliza os pontos de cultura. A ministra Ana de Holanda disse apoiar as reivindicações dos representantes dos pontos de cultura, mas afirmou que em relação às liberações orçamentárias é preciso seguir as normas estabelecidas e a lei das licitações (8.666).

Antes de receber os representantes dos pontos de cultura, a ministra Ana de Holanda passou a tarde na sala da Comissão de Educação e Cultura, despachando com parlamentares. Ela ouviu as reivindicações dos deputados acerca de demandas relacionadas ao Ministério da Cultura.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra, a presença de Ana de Holanda na comissão mostra a disposição da ministra de dialogar tanto com os parlamentares, quanto com a sociedade civil.

www.portal.fatima bezerra.com.br
VÁRIAS CATEGORIAS 
REALIZARAM ATO PÚBLICO

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, um grande Ato Público, com várias categorias que estão em greve no Estado. O deputado Fernando Mineiro acompanhou a atividade, que ocorreu no Largo do Machadinho, a partir das 9h.

A direção do Sinte - Sindicato dos Trabalhadores em Educação convocou toda a categoria a participar de uma Plenária Geral. A mobilização foi realizada em conjunto com outras categorias, como as que integram o Sinai, o Sinpol, o Sindsaúde, além dos estudantes.

quinta-feira, 26 de maio de 2011


ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE DO MOVIMENTO PT

Nosso companheiro EMANOEL ALMEIDA, membro do diretório municipal do PT de Janduis e da Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste, nos manda matéria veiculado na imprensa da capital acerca da realização do Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT ocorrido nos dias 19 e 20 de maio em Parnamirim/RN.

Vejam a matéria a seguir:


P1+2 Capacita Famílias de Agricultoras em Janduís

Ao fundo ministrando o curso MICILENE VIEIRA coordenadora do P1+2 pela ONG Sertão Verde

O Núcleo Sertão Verde, entidade responsável pela execução do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), realizou nos dias 25 e 26 de maio/2011, no municipio de Janduís/RN, a Capacitação de famílias agricultoras em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA). A execução do Programa P1+2 no municipio de Janduís, conta com as parcerias do Sintraf, Centro Padre Pedro Neefs, Credioeste Sol, e apoio de Raimundo Canuto. 

Na ocasião foram capacitadas 17 famílias beneficiárias com Cisternas Calçadão, através do Termo de Parceira 004/2010 entre a AP1MC/ASA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS.

A Capacitação em GAPA tem como principal objetivo discutir a participação destas famílias na busca por segurança e soberania alimentar. Além de propiciar que elas possam produzir, consumir e comercializar alimentos saudáveis e agroecológicos, valorizando as relações de igualdade de gênero e potencializando a cultura e os saberes locais.

Segundo Micilene Vieira, Coordenadora Técnica do P1+2 (UGT Núcleo Sertão Verde), “este momento visa proporcionar aos agricultores (as), discutirem sobre as experiências de convivência com o Semiárido Potiguar; conhecerem as implementações e políticas públicas desenvolvidas pela ASA, e ao mesmo tempo, possibilitar que estas famílias possam ser protagonistas de experiências exitosa segundo suas realidades locais”.

APODI se mobiliza contra projeto de irrigação da Chapada do Apodi
Na foto podemos ver: 
João Cabral da FETRAF-RN, Aluisio Dutra de Patu, Deputado MINEIRO, o presidente do STR de Apodi Edilson Neto e o sindicalista Pola Pinto(diretor da Fetraf-RN e presidente do Sintraf de Messias Targino.

Questionando a falta de consulta social e o modelo tecnológico apresentado no projeto de irrigação da Chapada do Apodi, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi está circulando um abaixo-assinado que propõe uma abertura para diálogo com os/as agricultores/as afetados/as e suas entidades representativas no intuito de modificar o projeto de R$ 275 milhões para uma base tecnológica que considere as experiências exitosas de convivência com o semi-árido em curso na região. "Do jeito que está já foi feito no Ceará e no Vale do Assu sem sucesso para a agricultura familiar", afirmou Edilson Neto, presidente do Sindicato.

A iniciativa do Sindicato de Apodi é uma ação que conta com o apoio da Articulação do Semi-árido Potiguar, Comissão Pastoral da Terra, Fetraf-RN, Rede xique-xique de comercialização solidária, Centro Feminista 08 de Março, Credioeste, COOPERVIDA, mandato do vice-prefeito Caramuru Paiva de Campo Grande e outras entidades da região, que subscrevem o documento.

www.noticiasdocamposttrapodi.blogspot.com



Projeto de autoria da vereadora Lucélia do PT de Patu que cria a Tribuna Popular estar tramitando na Câmara Municipal de Patu e gerando polemica entre os seus pares.

Será que é porque é um projeto que dar a hora e a vez do povo poder falar na “casa do povo”?
 Vereador Raimundo Canuto(Janduis) ao centro a educadora e vereadora LUCELIA(Patu) e o vereador Pola Pinto (Messias Targino)

Temos o dever de apoiar
O importante projeto
Que objetiva instalar
Na Câmara Municipal
A Tribuna Popular.

Essa tribuna vai dar
Maior oportunidade
Para a participação
De pessoas da cidade
Nas discussões de problemas
Vindos da comunidade.

Será uma novidade
Um avanço de valia
Exercício democrático
Prática de cidadania
Exemplo de atenção
E respeito à democracia.

Espaço de garantia
Para as reivindicações
Das classes organizadas
Que cobrarão as ações
Para os diversos problemas
Que precisam soluções.

Seguindo as tramitações
O projeto já está
Acredita-se que logo
A Câmara o aprovará
Pra Patu é algo novo
Que a tribuna do povo
Seja instalada já!

Autor: Zé Bezerra

Frente Parlamentar Mista de Apoio aos
Agentes Comunitários de Saúde e
Agentes de Combate às Endemias
Deputada Federal FATIMA BEZERRA atuara como vice-presidente da frente

Foi lançada no dia 17 de maio a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que tem o objetivo de apoiar a luta desses profissionais. A deputada federal Fátima Bezerra foi relatora do projeto de lei 7495/06, que trata da regulamentação do piso salarial desses profissionais, foi eleita uma das vice-presidentes da Frente. O coordenador e presidente da Frente é o deputado Valtenir Pereira (PSB/MT).

A Frente tem o objetivo de lutar pela aprovação do PL 7495/06, zelar pelo efetivo cumprimento da Emenda Constitucional 51/06, que assegura aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias uma relação estável com o poder público; lutar pela cumprimento da lei 11.350/06, que regulamenta a carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias; defender a valorização dessas duas carreiras; acompanhar a efetiva aplicação dos recursos do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde do Ministério da Saúde e realizar estudos para a criação de um curso pedagógico para a área de atuação desses agentes.

Fonte: Mandato da Deputada Fátima Bezerra. 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VEM AI O CHICO PEDRO EM CARAÚBAS:


ENTREVISTA COM BEMBEM DANTAS
Sobre movimentos de bandas
Maestro BEMBEM DANTAS e Giuzelio Lobato (membros da UNIBAM-RN) 

O maestro Bembem Dantas, informa que vai ao ar nesta quinta 26/05/2011 as 19:30 ( com reprise domingo 29 äs16:30, vai ao ar o programa MEMÓRIA VIVA - TVU- NATAL- Nº 300 exibindo entrevista gravada em 06/04/3011com minha pessoa, onde ao lado dos amigos: Woden Madruga( jornalista, professor e ex-presidente da FJA), Dr. Francisco José Alves -Marinho ( Advogado, atual coordenador da Orquestra Sinfônica do RN ), e o professor, autor, escritor, apresentador etc. Tarcísio Gurgel, estarei falando sobre minha vida e meus 35 anos de atuação, dedicado a música do RN, a Banda de Cruzeta e o movimento bandístico do estado.   
  
Raimundo Canuto
membro da direção estadual da CUT-RN
 José Rodrigues(presidente da CUT/RN) e 
Raimundo Canuto (Sindicalista de Janduis e Médio Oeste)

O sindicalista RAIMUNDO CANUTO, Raimundo do Sindicato ou simplesmente Raimundo de Janduis, figura entre os mais atuantes do estado, prova disso é que na CUT-RN ele estar como membro da direção estadual ao lado do também sindicalista José Rodrigues, presidente da CUT/RN.
Conselhos do FUMAC e ASA Potiguar
terão audiência com Governo do RN e
Banco Mundial sobre o PDS
PROCÓPIO Coordenador Geral da ASA Potiguar 

Os Conselhos do Fundo Municipal de Apoio Comunitário existem em praticamente todos os municípios do RN onde há mais de 10 anos deliberam sobre os projetos financiados pelo Programa Desenvolvimento Solidário - PDS. Estes colegiados são compostos por entidades governamentais e da sociedade civil. 

Diante do fim do convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial que viabilizavam os recursos para o PDS, os conselhos começaram mobilizações no sentido de assegurar a continuidade deste programa que tem como objetivo combater a pobreza rural. A luta tem o apoio da Articulação do Semi-árido potiguar que puxou uma audiência com o Governo do Estado e o Banco Mundial que se realizará nesta quinta (26), em Natal.

Entre as preocupações está o objeto do novo convênio em negociação com o Banco Mundial que tende a mudar o objetivo principal do projeto de redução da pobreza para a promoção da dinamização econômica. Na prática, pode significar diminuição de recursos para as comunidades mais carentes em detrimento de grupos com melhor estruturação.

De Campo Grande participarão 16 representantes, sendo 09 conselheiros do FUMAC (Prefeitura de Campo Grande + Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais + Igreja + Câmara de Vereadores + Associações Rurais). Também irão para o evento na condição de parceir@s, as representações do Núcleo Sertão Verde, Instituto Chapéu de Couro, SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e Partido dos Trabalhadores-PT.

O Conselho do FUMAC de Campo Grande, no ano 2010, ganhou o prêmio Boas Práticas (Banco Mundial e Governo RN) como melhor do RN.

www.blogdocaramuru.blogspot.com