Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VEREADORA DESTACA ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE.

Lazara Maia de Brito vereadora pelo PT em Janduís, destacou a economia solidária como uma alternativa de sustentabilidade.
A cada dia cresce a quantidade de pessoas no Brasil que se unem para trabalhar em cooperação, fundamentadas nos princípios da economia solidária como uma alternativa a uma sociedade de exploração e consumo, cuja degradação ambiental, desvalorização do trabalho, cortes de direitos sociais tem afetado a vida dos (as) trabalhadores (as) através do desemprego, da pobreza e da falta de assistência.
A economia solidária propõe outra relação com o trabalho, com o meio ambiente e entre as pessoas, ao mesmo tempo, realiza uma política voltada para o consumo responsável e o fortalecimento do trabalho local, através da realização de feiras, espaços fixos de comercialização, assim como contribui para a valorização de saberes e da cultura local.
Já temos como exemplo de sustentabilidade as feiras agroecologicas em vários municípios do Rio Grande do Norte, tais como: Janduís, Campo Grande, Caraúbas, Messias Targino entre outros. “Tive a oportunidade de desenvolver projetos de economia solidária no município de Janduís voltadas para a convivência do homem no campo, com o mandato popular de vereadora irei desenvolver muito mais com o apoio dos movimentos sociais, sindicais e cooperativistas’’, acrescentou Lazara Maia de Brito.

RUBERLANIO DE APODI-RN FOI ELEITO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UNICAFES.

O último congresso nacional da UNICAFES foi realizado em Brasília-DF, onde houve a eleição da direção, na qual o Rio Grande do Norte foi contemplado com um diretor para o conselho de administração.
A chapa ficou composta da seguinte maneira:
Presidente: Luiz Ademir Passami (Paraná);
Vice presidente: Bárbara Paes de Lima (Pernambuco);
Secretário geral: Valans de Jesus Mota (Goiás);
Secretário de formação: Armando Augusto dos Santos (Minas Gerais);
Secretária de mulheres: Célia Firmo (Bahia);
Tesoureiro: Sílvio Ney Barros Monteiro (Tocantins);
Departamento de juventude: Jacionor Ângelo Pertille (Rio Grande do Sul).
Conselho de administração:
Francisco Ruberlanio da Silva Franco (Rio Grande do Norte);
José Paulo Orizotomo Ferreira (Bahia).
Conselho fiscal titular:
Silvana Aparecida (Santa Catarina);
Ricardo Ferreira Nascimento (Amazonas);
Antônio Nascimento (Ceará).
Suplentes do conselho fiscal:
Orlando Nicolatti (Mato Grosso);
Antônio Domingos Marelatto (Espírito Santo).

O cooperativista e sindicalista Raimundo Canuto de Brito fez uma forte ressalva a UNICAFES no sentido do cooperativismo e economia solidária poder contar com essa força a nível nacional. Como também o mandato popular da vereadora Lazara Maia de Brito no sentido de levar esse debate a tribuna da câmara, disse Raimundo em uma recente reunião com o FÓRUM dos movimentos populares de Janduís, que destacou também os SISTEMAS de créditos para a economia popular solidária, que são os seguintes:
CRESOL CENTRAL;
CRESOL BASER;
CRENHOL;
ASCOOB;
CREDITAG;
ECOSOL;
SICOOB;
Todos se congregam na ANCOSOL  e CONFESOL.



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

VEREADORA LÁZARA MAIA-PT RESSALTA O AGRAVANTE DA SECA NO RIO GRANDE DO NORTE.


A escassez de água nos açudes, barragens e lagoas tem afetado as zonas rurais do estado e 142 munícipios, dos 167, estão em estado de calamidade por causa da estiagem, que é considerada a pior dos últimos 30 anos. A seca prejudica não só a produção agrícola e pecuária, como também o consumo humano e animal.
Na Bacia Piranhas/Assu, a barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalvez, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tem armazenado em seu reservatório 1,2 bilhões de metros cúbicos (52,23%), de acordo com sua última medição deste ano, em 14 de janeiro. O reservatório Pau dos Ferros está com 21% da capacidade, Boqueirão de Parelhas com 37% e Sabugi com 22%.
Reservatórios como Bonito II, Flechas, Pilões e Lucrécia estão em situação crítica, com o nível de água abaixo de 20%. A barragem Itans, que tem capacidade de 81,5 milhões de metros cúbicos está funcionando com apenas 26,2 milhões (32%). O reservatório Santa Cruz do Apodi está com 58,8% do nível de água que comporta (tem capacidade de 599 milhões de m³ e está com 353 milhões de m³).
De acordo com a vereadora Lázara Maia (PT) é preciso implementar um plano de gestão de águas e ações a médio e longo prazo com obras estruturantes, principalmente na questão da estiagem. “Grande parte dos municípios já estão em colapso e se não tiver uma ação neste sentido, com o tempo, a situação vai se agravar ainda mais”. Ressaltou ainda os programas de convivência com o semi-árido, tais como: P1MC, P1+2, todos discutidos e implemantos através da ASA.

VEREADORA JÁ ESTEVE PARTICIPANDO DE TRÊS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS.




A vereadora Lázara Maia de Brito-PT, tomou posse na sessão solene dia primeiro de janeiro de 2013 às 17:00h, para um mandato de quatro anos.

No dia 04 de janeiro participou da sessão que foi realizada as eleições para a mesa diretora para o biênio 2013 e 2014, onde a mesma foi eleita como primeira secretária da mesa diretora da câmara municipal de Janduís-RN, que ficou composta por:
Presidente: Leandro Ferreira Tomé-PRB;
Vice-presidente: Antonio Gomes Batista-PT;
Primeira secretária: Lázara Maia de Brito-PT;
Segundo secretário: Ivamar Paiva Ferreira-PT;
Líder da bancada: Arthur Barbosa de Lima-PT.

No dia 17 de janeiro houve uma sessão para votar no projeto de Lei N°001/2013 do executivo municipal.

A vereadora ressaltou ainda que pretende fazer seu mandato popular junto as organizações dos movimentos sociais do município.

CENTRO PADRE PEDRO NEEFS PARTICIPA DE CADASTROS DE CORTE DE TERRA.



Os dirigentes e técnicos da ONG Centro Padre Pedro Neefs estão acompanhando através das associações comunitárias rurais os cadastros dos agricultores(as) para o corte de terra.


A coordenadora financeira da ONG Centro Padre Pedro Neefs e também pedagoga Antonia Martilene Duarte da Costa esteve presente em várias associações, e ressaltou a importância do cadastro ser feito em nome do grupo familiar, pois é um documento e servirá para a previdência social.

SINDICALISTA FEZ VISITA A CONAB EM MOSSORÓ-RN.



O sindicalista Raimundo Canuto de Brito fez uma visita à trabalho na CONAB em Mossoró, onde esteve com o gerente o Sr. Kerginaldo, no sentido de agilizar a compra de milho pelos produtores rurais de seu município.


Raimundo estava acompanhado do técnico em agropecuária o Sr. Antonio Dário Arruda Duarte que estava representando a ONG Centro Padre Pedro Neefs. Durante a conversa com o gerente da CONAB, tanto Raimundo quanto Dário saíram mais entusiasmados com a perspectiva de que irá acontecer à venda do produto aos agricultores rurais de seu município.

BASER DE SERVIÇOS DO COOPERATIVISMO DO RN E CE REALIZOU ATIVIDADE.



Aconteceu no salão de eventos da churrascaria e pousada Apodi uma importante reunião no domingo dia 20 de janeiro de 2013, onde contou com a presença dos dirigentes do cooperativismo do Rio Grande do Norte e Ceará para discutir e encaminhar os trabalhos ligados a BASER.

A BASER ficou constituída da seguinte maneira: Presidente: Francisco Ruberlanio da Silva Franco, de Apodi-RN; Diretor-Secretario: Francisco José de Souza Pinheiro, de Quixeramobin-CE; Diretor-Financeiro: Raimundo Canuto de Brito, de Janduís-RN; Diretora-Conselheira: Fabiana Silva Souza, de Quixadá-CE; e Evandro Felisberto; de Quixeramobin-CE

CONSELHO FISCAL: 1) José Ferreira Filho, de Apodi-RN; 2) Valdenor Cavalcanti Pinheiro, de Quixeramobin-CE; 3) Raimundo Moises da Costa Targino, de Apodi-RN. SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: 1) Irapuan Angelo Gurgel Gomes, de Apodi-RN; 2) Marcelo Lucena de Souza, de Quixada-CE; 3) Wigna Brito de Souza Araújo, de Janduís-RN.

Por ultimo ficou decidido que a BASER ainda continua em Quixadá-CE.