Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Está acontecendo neste momento a Feijoada do CS, lá no Modúlo Esportivo de Janduís/RN.


ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  10/DEZ
   
Priscilla Dantas (Filha do comerciante Biró) 


Eritânia Morais (Janduiense residente em Natal)



MINEIRO: 
Deputado do Ano
 Em votação realizada no blog “De Olho no Discurso” do jornalista Daniel Dantas Lemos, o deputado estadual Fernando Mineiro foi escolhido o parlamentar do ano pelos internautas. Mineiro teve 62% dos votos dos leitores do blog. O segundo colocado foi o deputado Vivaldo Costa com 7% da preferência dos leitores.

O deputado estadual Fernando Mineiro vem se destacando pela oposição que faz ao governo Rosalba Ciarlini e pelo acompanhamento que realiza do executivo estadual. O mandato do deputado disponibiliza dados, documentos e números e se caracteriza como um dos mais transparentes da Assembléia Legislativa.

O parlamentar acompanha, ainda, as questões que envolvem Natal como a Copa do Mundo de 2014, as obras de mobilidade urbana e os problemas administrativos que a cidade passa.

Mineiro vai receber o prêmio na sexta-feira, às 19h, no Vanilla Café, na avenida Jaguarari.

Fonte: Assessoria do Mandato

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL
ARQUIDIOCESE DE NATAL
DIOCESE DE MOSSORÓ
DIOCESE DE CAICÓ

Nota dos Bispos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte
sobre o Projeto de Irrigação do DNOCS para a Chapada do Apodi

A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, ao tomar conhecimento do Projeto de irrigação que o DNOCS deseja implantar na Chapada do Apodi, amparado pelo Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011, que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares para fins de desapropriação, vem, através de seus Bispos, manifestar a sua preocupação acerca da implementação do referido Projeto.
Todos somos sabedores que, naquela região, se concentram as principais experiências de agroecologia e produção de alimentos da Agricultura Familiar Camponesa do nosso Estado. Essa realidade nos interpela para a consciência de se preservar o modo de viver destas comunidades, bem como a sadia qualidade de vida dessas famílias e do meio ambiente, sem interferir em suas práticas culturais e socioambientais.

Sabemos da grande importância do aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz do Apodi, garantindo, em primeiro lugar, o abastecimento humano de todas as comunidades rurais e urbanas da região, como também na utilização para a produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxico, geração de emprego, renda, segurança e soberania alimentar para as famílias de agricultores/as familiares.
Após diálogo com as famílias na região, movimentos sociais, serviços e pastorais sociais da Igreja Católica, que há muitos anos atuam na Chapada do Apodi, compreendemos que a proposta de projeto defendida pelo DNCOS trará enormes prejuízos aos agricultores familiares ali residentes, pois terão de deixar suas casas e as terras, onde vivem há mais de um século, praticando agricultura baseada na agroecologia, para dar lugar a um grupo de empresas cujo modelo de produção baseia-se na monocultura e no uso intensivo de agrotóxico que, como sabemos, contamina a água, a terra e o ar, com consequências graves diretas na saúde das pessoas e no meio ambiente.
Lamentavelmente, ao alimentar esse padrão de desenvolvimento, o atual governo inviabiliza a justa prioridade que atribuiu ao combate à miséria em nosso país, tendo como eixo estruturante o crescimento econômico pela via da exportação de commodities. Esse padrão gera efeitos perversos que se alastram em cadeia sobre a nossa sociedade. Na Chapada do Apodi, a expressão mais visível da implantação dessa lógica econômica é a expropriação das populações de seus meios e modos de vida, acentuando os níveis de degradação ambiental, da pobreza e da contínua dependência desse importante segmento da sociedade potiguar às políticas sociais compensatórias.

Não temos dúvidas de que esse modelo, aqui adotado desde o início de nossa formação histórica, ganhou forte impulso nas últimas décadas com o alinhamento dos seguidos governos aos projetos expansivos do capital. Materialmente, ele se ancora na expansão do hidro agronegócio e em grandes projetos de infraestrutura implantados para favorecer a extração e o escoamento de riquezas naturais para os mercados globais.

A Igreja Católica, à luz de sua doutrina social, entende que a implantação de um projeto desta magnitude não pode ser motivada por uma lógica meramente econômica e produtivista, que não leva em consideração a proteção da vida humana e da sociobiodiversidade. Não temos o direito de subordinar a agenda do bem viver das comunidades campesinas à agenda econômica do modo de produção e consumo vigente.
Neste momento, como pastores do Povo de Deus, que está sob o nosso cuidado pastoral, somos chamados a ser solidários aos agricultores/as familiares da Chapada do Apodi e a sensibilizar o Governo Federal para REVOGAR o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e abrir diálogo na construção de novo projeto com os recursos já disponibilizados no PAC, que seja capaz de integrar a Chapada e Vale do Apodi visando fortalecer a agricultura familiar camponesa de base agroecologica, incluindo todos os assentamentos que estão nesta região.

Por fim, pedimos que Nossa Senhora da Apresentação, a Senhora Santana e Santa Luzia, padroeiras de nossas dioceses, intercedam junto a Deus para iluminar nossos governantes, para que promovam o bem comum, a paz e a justiça socioambiental.

Natal-RN, 05 de dezembro de 2011

Dom Matias Patrício de Macedo
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró


Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Bispo de Caicó

Dom Heitor de Araújo Sales
Arcebispo Emérito de Natal
Presidente do Seapac

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011



PT REALIZA REUNIÃO ESTADUAL

  Deputado Mineiro(candidato a prefeito de Natal) 
e Eraldo Paiva(Presidente estadual do PT)
O Partido dos Trabalhadores – PT realizará nos próximos dias 16 e 17, reunião do Diretório Estadual na Assembléia Legislativa, com o objetivo de fazer balanço da atuação do PT em 2011, atualizar a avaliação da conjuntura e projetar os rumos para 2012.

O evento começa na sexta-feira (16) às 18:00h com um debate sobre "Modo PETISTA de Governar", em parceria com o Diretório Municipal de Natal, proferido por José Guimarães (Deputado Federal PT/CE) e um representante da Fundação Perseu Abramo.

No dia seguinte sábado (17) será feito o balanço da atuação do PT em 2011, avaliação da conjuntura e projetar os rumos para 2012.

Quem informa e convoca os dirigentes partidários de todo o estado e Eraldo Paiva (presidente estadual do PT)

RN diminuiu gastos com segurança pública

De acordo com matéria publicada recentemente pelo Jornal Tribuna do Norte, o Estado do RN foi o segundo maior estado da federação na redução do investimento em segurança pública. A fonte se baseia no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Entre 2009 e 2010 os gastos diminuiram de  R$ 566.275.098,61 para R$ 521.111.782,56. Isto explica muito do que estamos vendo no interior do RN.

INTERCÂMBIO
Unidade Polpa de Frutas

 Joelma Meneses(de óculos) técnica do CPPNeefs
Acontece nesta sexta-feira (09) um Intercâmbio a Unidade de Polpa de Frutas, onde de Janduís participa a técnica do Centro Padre Pedro Neefs, Joelma Meneses que atua no projeto Balaio da Economia Solidária / Rede Pardal e o Agricultor Adenildo Brito da Silva da Associação Comunitária do Sitio Poço da Forquilha de Janduís onde os mesmos conheceram uma Unidade de Beneficiamento de Poupa de Frutas no município de Touros-RN.
A unidade visitada está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de controle sanitário e já obteve o SIF.
O intercâmbio vai servir para que outras unidades se organizem para obter o SIF como é o caso da unidade de polpas da comunidade do Poço da Forquilha, que aguarda providências inclusive da Secretaria de Agricultura de Janduís e da Vigilância Sanitária Municipal para obter o seu funcionamento regular dentro dos padrões exigidos por lei.

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA
  Isaura Rosado(Secretária de Cultura do RN), Ricardo Mota (Preidente da ALRN),
deputado Mineiro e membros do Conselho de Cultura
A Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Professora Isaura Rosado, através de mensagem eletrônica, divulga que o Governo do Estado acaba de enviar para Assembléia Legislativa o Projeto que Cria o Fundo Estadual de Cultura.

Veja a mensagem da secretária a seguir:

Amigo, amiga

Com alegria informo que o governo do RN entregou a Assembléia Legislativa o projeto de criação do Fundo Estadual de Cultura, reivindicação dos artistas, necessário ao Sistema Estadual de Cultura, trabalho de varias secretarias estaduais.

Assim, a governadora Rosalba Ciarlini cumpre com a palavra dada a classe quando da sua campanha e uma das propostas mais importantes para a cultura no seu plano de governo. É a cultura caminhando a passos largos.

O Fundo Estadual de Cultura terá aproximadamente 15 milhões de reais em 2012 que será utilizado da seguinte forma se aprovado for pela Assembléia, nos termos propostos:

50 % será disponibilizado para a região metropolitana
50 % para os demais municípios potiguares.

Os recursos serão assim distribuídos:
- 15 % para o Patrimônio Arquitetônico Tombado;
- 05 % para o Sistema de Bandas de Musica;
- 05 % para o Sistema Estadual de Bibliotecas;
- 05 % para o Sistema Estadual de Museus;
- 40 % para o atendimento a ações de interesse do estado e dos municípios;
- 30 % para atendimento, através de editais, aos vários segmentos culturais e artísticos.

Isaura Rosado
Secretária Extraordinária de Cultura
 
MINEIRO FALA SOBRE O PROJETO

Deputado Fernando Mineiro (PT) acompanhou a entrega do Projeto de Lei que cria o Fundo de Incentivo à Cultura do Estado do RN na manhã desta quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa. A proposta foi encaminhada pela Fundação José Augusto/Secretaria Extraordinária de Cultura do RN

Foram 342 dias a espera até o Projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Incentivo à Cultura ser encaminhado à Assembléia Legislativa para apreciação dos deputados. Mas ainda não há garantias de que o Fundo entrará em vigor já a partir de 2012, pois o prazo máximo estipulado pela própria AL para o recebimento de PL encerrou na última segunda-feira (5) a única chance do Fundo entrar na pauta e ser votado antes do recesso parlamentar, que começa na próxima sexta-feira (16), é haver um entendimento entre os membros da comissão formada pelos líderes de bancada.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Faleceu o amigo e Agricultor
LOURO MIÚDO

Antonio Francisco Fernandes Duarte (Novinho),
filho de Louro Miúdo
Foi encontrado morto nesta quinta-feira (08) o agricultor Francisco Fernandes de Arruda, mais conhecido por Louro Miúdo (comunidade de Arrimo) janduís, pai do presidente da Associação do Arrimo, Antonio Francisco Fernandes Duarte (Novinho). O sepultamente será na manhã desta sexta-feira (09), na cidade de Caraúbas.


 Consórcio de Resíduos Sólidos

Aconteceu nesta quinta-feira (08) às 10:00h na Câmara Municipal de Janduís, reunião com a participação dos vereadores Raimundo Canuto, Paulo Silvano, Rênio Gurgel, Jacinto Fernandes e Fábio Dantas, o Advogado da Prefeitura Gaspar Brilhante e o secretário de planejamento da prefeitura, Kalmax Bezerra.

Na oportunidade foi discutido sobre o Consocio de Municípios do Oeste para tratamento dos Resíduos Sólidos. Ficou acertado com os vereadores e a prefeitura que o projeto do executivo de N° 15/2011 que trata desta questão entrará em pauta na sessão de segunda-feira 12 de Dezembro em regime de urgência conforme proposição dos vereadores presentes a reunião mais a vereadora

Capacitação em Políticas Públicas e Protagonismo Juvenil

Está acontecendo em Apodi, uma capacitação em Políticas Públicas e Protagonismo Juvenil com as equipes técnicas das Parceiros de Execução Direta do Projeto Dom Helder Câmara.

A atividade é assessorada pelo CEATICA de Mossoró onde vai facilitar os trabalhos desenvolvidos com a juventude no território do sertão do Apodi de Janduís.

De Janduís estão participando do Centro Padre Pedro Neefs, Antonio Ricardo de Brito (técnico em agropecuária) e Lazara Maia de Brito (Pedagoga).

ENCONTRO DE VEREADORES/AS DO PT
Médio e Alto Oeste Potiguar

 Raimundo Canuto(vereador do PT de Janduís, 
membro da Coordenação do Forum de vereadores do PT)
Acontece neste sábado (10) mais um Encontro do Fórum dos Vereadores/as do PT do Médio e Alto Oeste Potiguar, tendo como local a cidade de Marcelino Vieira.

ENCONTRO DO GRUPO
Qualidade de Vida na Terceira Idade
Aconteceu na manhã de quarta-feira (07), mais um Encontro do Grupo Qualidade de Vida na Terceira Idade.

A reunião foi realizada na sede do CRAS II e contou com a presença do Fisioterapeuta e Socorrista Kleberlúcio Albuquerque que falou sobre os cuidados com a hipertensão e a prática de exercícios, em sua fala o Fisioterapeuta destacou a importância do município que atualmente conta com uma variedade de medicamentos para hipertensos, diabéticos, pacientes com níveis altos de colesterol e etc, que estão a disposição gratuitamente no PSF.
 Na ocasião a secretária da SEMTHAS Nailka Saldanha, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo CRAS II naquele setor da cidade, onde os profissionais, com o apoio da Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo políticas públicas em benefício das famílias que alí vivem.

Fonte: grupodeidososjanduis.blogspot.com


Secretaria de Agricultura de Janduís
CONSTRUÇÃO DE BARREIROS


A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos está intensificando as suas ações na zona rural do Município. 

De acordo com o secretário Dário Arruda, em menos de quinze dias, a Prefeitura construiu um barreiro, na comunidade de Retiro e recuperou mais dois, nas comunidades de Reforma e do Riacho da Serra.

Além dos investimentos diretos da Secretaria de Agricultura, o Município garantiu o trator e o acompanhamento técnico das obras. 

O prefeito Salomão Gurgel e a sua comitiva foram conferir o barreiro, construído na comunidade de Retiro. Na ocasião, fizeram contato direto com o agricultor José Ricardo de Arruda, beneficiário da obra, que ressaltou a importância da construção desse barreiro.

O gestor aproveitou a oportunidade para ressaltar o empenho da Prefeitura de Janduís em desenvolver um trabalho ainda mais amplo na zona rural, tendo em vista a importância das comunidades rurais para o desenvolvimento da economia local, através da agricultura familiar,  pecuária, entre outros setores.

Dário Arruda anunciou que na Secretaria existem cerca de 60 solicitações para a construção de barreiros na zona rural. Ele apontou que, até o final de janeiro, pelo menos 70% da demanda deverá ser atendida. "Estamos planejando nosso trabalho e intensificando as ações, com o objetivo de realizar um trabalho ainda mais significativo, atendendo as nossas comunidades rurais", destacou.

Fonte: janduisonline
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  08/DEZ
   

Maria Barbosa (Professora - Educadora)

Priscyla Paiva (PDA Carnaúba)

  Parabenizar pela passagem do seu aniversário, Maria Barbosa e Priscylla, que Deus cubra de bênçãos neste dia tão especial você e toda sua família; Parabéns.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


Encontro de Manejo da Caatinga
Projeto Dom Helder Câmara
Aconteceu nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07) em Apodi o Encontro de Avaliação do Projeto de Manejo da Caatinga dos 10 municípios onde tem áreas de manejo, coordenados pelo Projeto Dom Helder Câmara/MDA.

De Janduís participaram representantes das áreas do Pau de Leite, Arrimo e Verruma, juntamente com Ricardo Brito (equipe técnica do CPPNeefs) e o Netinho (mobilizador social do Sintraf de Janduís).

Encontro de Avaliação do P1MC


O Centro Terra Viva realizou nestes dias 06 e 07 na sede do STR de Apodi o Encontro de Avaliação do P1MC em 2011, onde de Janduís participou Damiana Paiva do Sintraf.

Credioeste-Sol
recebe um novo e importante cooperado


Nesta quarta-feira (07) a Credioeste-Sol recebeu uma importante adesão, trata-se da assinatura da Ficha de Cooperado de CARAMURU PAIVA (Vice-prefeito de Campo Grande), que chega para somar na luta pelo cooperativismo de credito solidário para a agricultura familiar no oeste potiguar.

ENCONTRO DE VEREADORES/AS DO PT
Médio e Alto Oeste Potiguar

Lucelia Ribeiro e Raimundo Canuto (Coordenação do Fórum de Vereadores/as)
Acontece neste sábado (10) mais um Encontro do Fórum dos Vereadores/as do PT do Médio e Alto Oeste Potiguar, tendo como local a cidade de Marcelino Vieira, onde temos o mandato do vereador petistas Luis Bento.

Os 12 vereadores/as do PT do Médio e Alto Oeste estarão reunidos para avaliar a atuação de seus mandatos em 2011 e planejar algumas ações em conjunto para 2012.

A coordenação do Fórum dos Vereadores/as do PT formada pelo vereador Raimundo Canuto (Janduís), Póla Pinto (Messias Targino) e Lucelia Ribeiro (Patu), esteve reunida nesta quarta-feira (07) para planejar o evento do dia 10 em Marcelino Vieira


Capacitação sobre
Cooperativismo de Crédito
Dirigentes e assessores da Credioeste-Sol participaram de uma importante Capacitação sobre Praticas de Liberações de Crédito por sistemas cooperativos solidários de apoio agricultura familiar

A atividade foi promovida pelo ECOSOL em parceria com o CRESOL, tendo sido realizado nos dias 05 e 06 deste em Tabira/PE.

Participaram da atividade: Raimundo Canuto (Presidente), João batista de Carvalho (Conselho Fiscal), Ruberlânio Franco (Administrativo), Natan (Agente de Credito) e Giuzelio Lobato (Assessoria).
Raimundo Canuto, diz que “a atividade foi bastante construtiva pois apresentou soluções para problemas atualmente existentes nas cooperativas relacionadas com a prática da liberações do credito bem como a forma de cobrança, recuperação de credito e gestão cooperativista”.

LUTA CONTA O CRACK
Presidente Dilma lança campanha
 A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje um conjunto de ações que visam enfrentar o crack em todo o país, com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal, municípios e sociedade civil. A campanha tem como tema “Crack, é possível vencer” e é estruturada com ações em três eixos: Cuidado, Autoridade e Prevenção.

O primeiro eixo, de Cuidado, inclui a ampliação e qualificação da rede de atenção aos usuários, com criação da rede de atendimento Conte com a Gente, bem como implantação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais 2.462 leitos para tratamento de usuários.

O eixo Autoridade tem como foco a integração das ações de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícias Estaduais, com ações concentradas nas fronteiras e nas áreas de uso de drogas.

O eixo Prevenção engloba ações nas escolas, nas comunidades e junto à população para esclarecer e alertar sobre o problema. O Programa de Prevenção do Uso de Drogas na Escola deve capacitar 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas.

Além disso, o atendimento telefônico gratuito de orientação e informação sobre drogas VivaVoz passará a ter três dígitos, 132, para facilitar o acesso do cidadão ao serviço.

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  07/DEZ
   
Dinarte de Freitas (Agricultor Janduiense)

Ceicinha Lima (Educadora) 
  Eugenia Matias (Janduiense Residente em Mossoró.)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  06/DEZ
   
Fernando Mineiro (Deputado Estadual, Professor e militante do PT)

Gledistone Freitas (Coordenador da Auto-Escola Idéal / Caraúbas-RN)
 
 Ceiça Ferreira (Educadora)
Queremos aqui parabenizar pela passagem do seu aniversário hoje, Fernando Mineiro e Gledistone Freitas e Ceiça Ferreira , que Deus cubra de bênçãos neste dia tão especial você e toda sua família; Parabéns.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


PROGRAMA ESCOLA ATIVA
 Fazendo a diferença nas comunidades
de Janduís
Aconteceu na sexta-feira (02) no Laboratório da Escola Municipal Professor Leonel Cícero a certificação do Programa Escola Ativa, que busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.

O programa traz inicialmente como recursos: kits pedagógicos, livros didáticos e formação dos professores em 06 módulos: I Metodologia do Programa Escola Ativa; II Introdução a Educação do Campo; III Alfabetização e Letramento; IV Praticas Pedagógicas; V Gestão Educacional do Campo; VI As Tecnologias na Educação do Campo.

O Escola Ativa em Janduís, contou com a coordenação e dedicação da Professora mediadora da aprendizagem, Gizele Araújo de Oliveira no período de abril de 2009 a dezembro de 2011, com carga horária de 120 hora/aula.
 Coordenadora Gisele Araújo, professoras Francisca Assis, Teofila, Josineide
e a secretária de Educação Martilene Duarte
Segundo a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Janduís, Martilene Duarte, o programa foi desenvolvido no município em três escolas com as professoras: Francisca de Assis Brito na Escola Antonia Eurli (Comunidade Permissão); Josineide Gonçalves Araújo e Teófilo Diniz na Escola José Tomás Duarte (Comunidade Retiro); e professor Rogério da Silva Moura na Escola Prisco Serafim Duarte (Comunidade Arrimo).
Com o Término do Programa prevemos que em breve essas Escolas receberão Kits Tecnológicos mais um implemento para os professores, mediar seus trabalhos didáticos pedagógicos, proporcionando aos educandos a interação entre si e com o meio, utilizando os diferentes tipos de aprendizagens de acordo com sua realidade e com a produção do seu próprio conhecimento.