Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA:



FABIANA SILVA
(Presidente da Cooperativa de Crédito de Quixadá-CE e Diretora do STR).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de realizações e muitos anos de vida!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA:



HÉVILLA VERAS
(Estudante e Filha do advogado Gaspar Brilhante).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de realizações e muitos anos de vida!

SINTRAF e Centro Padre Pedro Neef's participam de evento de certificação do Mova-Brasil em Campo Grande RN.

Aconteceu ontem às 19:00h a certificação dos educandos do Mova-Brasil pólo Mandacaru com sede em Campo Grande, que aglutina os municípios de Jucurutu, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patu e Almino Afonso.

Estiveram presentes lideranças do movimento sindical da FETRAF, associações comunitárias, ONG'S, cooperativas, vereadores, secretários(as) de educação entre outros.

De Janduís as turmas certificadas foram das comunidades de Retiro, Arrimo e Permissão. Os representantes foram o vereador Raimundo do sindicato e a técnica do Centro Padre Pedro Neef's Lázara Maia de Brito.

A mesa era composta pela coordenadora do polo do Rio Grande do Norte, Josileide; Caramuru Paiva vice-prefeito de Campo Grande; Genésio Pinto vereador de Messias Targino; Lucélia Ribeiro vereadora de Patu; Lilia Holanda da Associação de Bom Jesus; Zuleide Araújo do Núcleo Sertão Verde; Neto representante do prefeito de Triunfo Potiguar; Mário Jerônimo educando de Campo Grande e Francisco das Chagas educando de Jucurutu.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Arroz orgânico produzido no Vale do Apodi é tema de cursos de Agroecologia.




Estudantes de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e de Agroecologia do IFRN)



Estudantes de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e de Agroecologia do IFRN, Campus Ipanguaçu, estão tendo a oportunidade de conhecer o cultivo de arroz orgânico e variedades com experimentos realizados por pesquisadores da UFERSA e da Embrapa. Os cursos acontecem nas comunidades rurais de Santa Rosa e Baixa Fechada, localizadas no município de Apodi. Na semana passada, duas visitas foram realizadas e mais duas estão programadas para a próxima semana.

A proposta, afirma o professor da UFERSA Neyton Miranda, é mostrar para os estudantes as Unidades Demonstrativas de Arroz Vermelho Orgânico, bem como apresentar dados sobre o Ensaio de Cultivares de Arroz Vermelho. Para o Professor, que coordenado o Projeto no Vale do Apodi, atividades como essa tem o objetivo de transferir para estudantes de ensino técnico e superior conhecimentos sobre os estudos desenvolvidos, para reduzir impactos ao meio ambiente, além de desenvolver alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e social.

O curso possibilita ainda a difusão de tecnologias sobre a cultura do arroz orgânico para as famílias agricultoras do Vale e de outros municípios. Na ocasião, são realizadas rodas de conversas sobre o sistema orgânico de produção de arroz vermelho e as formas da áreas. "A proposta é promover o debate de vários temas, entre eles, a organização da comercialização da produção, custo da produção, logística do produto, assessoria técnica, importância da cultura para região, políticas publicas voltadas para o desenvolvimento da cultura em sistema orgânico", ressalta Neyton Miranda.

O projeto que está sendo desenvolvido pela UFERSA, numa parceria com a Apava, Embrapa, STTR e Seapac, dando seqüência a um trabalho de pesquisa participativa que surgiu de demandas das comunidades iniciadas a partir da criação da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi - APAVA, em 2005. Dissertações de mestrado, monografias e até mesmo Tese de Doutorado já foram desenvolvidas com essa temática. De acordo responsável técnico pelo Projeto, o agrônomo e bolsista do CNPq, José Flaviano B. de Lira, o desafio da universidade, é tornar o RN o maior produtor de arroz Vermelho em sistema orgânico de produção. "É uma forma a melhorar a sustentabilidade das famílias", acredita Flaviano Lira. Outro fator favorável está relacionado às condições climáticas e disponibilidade de água, que favorecem o cultivo em dois períodos do ano.



ANIVERSARIANTE DO DIA:


DAMIANA ARRUDA
(Amiga do vereador Raimundo do Sindicato e ex-presidente da Associação da comunidade de Permissão).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de paz, saúde e sucesso!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JANDUIS EM LUTO!

JANDUÍS DE LUTO, PERDEMOS UM GRANDE HOMEMHOMEM DE CARÁTERHOMEM DE VERGONHA, HOMEM CUMPRIDOR DOS SEUS DEVERES, UM GRANDE PAI, UM GRANDE AVÔ, UM GRANDE TIO, UM GRANDE IRMÃO E UM GRANDE COMPADRE, PORQUE NÃO DIZER, PEDRO NONATO FILHO, O GRANDE PEDRINHO DAS PINTURAS, O GRANDE PEDRINHO NONATO, AQUI DEIXO MINHA SOLIDARIEDADE A FAMÍLIA DE RAIMUNDA GOMES, O Q NOS RESTA É MUITAS FORÇAS, FORÇAS, FORÇAS E FÉ EM DEUS.

Rossiny veras.


ANIVERSARIANTE DO DIA:


LUCINEIDE BARBOSA
(Prima do vereador eleito Arthur Barbosa, natural de Janduís e residente em Mossoró).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de paz, saúde e sucesso!

ANIVERSARIANTE DO DIA:


ZENILDA BRAGA
(Comerciante e amiga do vereador Raimundo do Sindicato).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de paz, saúde e sucesso!

Petição solicita a paralização do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi-RN.


A Chapada Apodi – RN tem a segunda maior produção agroecológica nacional, onde milhares de famílias subsistem nos 49 % do território rural da cidade, de maneira totalmente alternativa e livre de agrotóxicos. São mais de 500 famílias que vivem na chapada do Apodi, que construíram seus valores, seus vínculos de amizade, seu trabalho aos moldes da agricultura familiar e, se veem agora ameaçados em sua integridade psicológica e raízes que lapidaram em extrema consonância com o clima semiárido, para dar lugar a um projeto do capital, que descabidamente dará lucro as multinacionais.


Este projeto O projeto, capitaneado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas -DNOCS, consiste na desapropriação de 13.855 ha (treze mil oitocentos e cinquenta e cinco) hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 (seis mil agricultores) que vivem em 30 comunidades na região acerca de cinquenta anos. A possível implantação do projeto será o fator de desarticulação da experiência agroecológica e de agricultura familiar ao priorizar a monocultura e a exploração de grandes extensões de terra, com grande utilização de agrotóxicos, causando diversos problemas aos recursos naturais e à vida humana. Representará, também, a implosão de um grave problema social, já que as indenizações a serem pagas aos agricultores serão em valores ínfimos, impossibilitando-os de ter nova moradia e outra forma de sustento.

Considerando que o DNOCS, impõe o projeto do “Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi”, o qual, tem por objetivo o cultivo de frutas com o uso de insumos agrícolas (agrotóxicos), cercamento das áreas irrigadas e destinação das terras prioritariamente a grandes multinacionais.

Deve-se ponderar ainda, que para que se efetive esse projeto, uma média de 300 famílias serão desapropriadas, tendo suas terras compradas por valores irrisórios (média de R$ 700,00 por ha), seus direitos a propriedade imaterial, posse direta, dignidade cultural, competitividade no mercado violados e que todo o processo de licenciamento é questionável no âmbito jurídico, técnico e ambiental.

Além disso, o Relatório de Impactos Ambientais – RIMA, é totalmente negligente quanto a presença de um importante sítio arqueológico existente na região, o Lajedo de Soledade, onde podemos encontrar várias pinturas rupestres com datações que extrapolam os 10.000 anos de idade, representando um significativo registro do homem pré-histórico nordestino. O próprio RIMA cita que o Lajedo de Soledade está situado dentro da área impactada do projeto, no entanto omite maiores detalhes sobre quais impactos e quais ações mitigadores deverão ser tomadas, quanto a estes impactos, sendo desprezada qualquer outra informação sobre o Lajedo.

Entre os vários pontos que não foram elucidados, temos a incerteza da origem da água que abastecerá o empreendimento, sendo que em alguns pontos o RIMA mencionar que as águas utilizadas virão do reservatório de Santa Cruz do Apodi, e, no mesmo documento, as águas que serão empregadas, será as do projeto de transposição do Rio São Francisco, que ainda não tem perspectiva para chegar até a região da Chapada do Apodi. Somado a esses problemas, temos ainda o baixo potencial hídrico de abastecimento da obra, que de acordo com o próprio RIMA, as águas que abastecerão o perímetro irrigado só estarão disponíveis por apenas 5 anos, sendo que após isso, a região não terá mais condições hídricas de sustentar uma obra com tal demanda.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA:


LARA ARAÚJO
(Estudante e Filha do agente administrativo Lázaro Pereira).
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário repleto de realizações e muitos anos de vida!

FLORESTAS PLANTADAS - (ALTERNATIVA TECNOLÓGICA QUE VIABILIZA A GERAÇÃO DE RENDA).

O plantio de florestas para a produção de madeira, celulose e papel, e carvão vegetal se apresenta como alternativa tecnológica que viabiliza a geração de renda e o aumento do sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para atenuar os efeitos das mudanças climáticas.

Esse processo tecnológico foi incluído no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). Como parte do compromisso internacional assumido pelo Brasil, em 2009, de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 36,1% e 38,9% até 2020.

Apesar das excelentes condições de clima e solo para o plantio de florestas econômicas no Brasil, grande parte da matéria-prima utilizada pelo setor florestal é obtida a partir de plantios homogêneos, realizados com espécies dos gêneros Pinus ssp, e Eucalyptus ssp. Entretanto, outras espécies vêm sendo utilizadas em plantios florestais comerciais, como a acácia, a seringueira, o paricá, a teca, a araucária, o populus e etc.

Nas propriedades rurais, a produção de florestas plantadas possui quatro objetivos básicos:
1) Implementar uma fonte de renda de longo prazo para a família do produtor.
2) Aumentar a oferta de madeira para find industriais (celulose e papel, móveis e painéis de madeira); energéticos (carvão vegetal e lenha); construção civil; entre outros.
3) Reduzir a pressão de desmatamento sobre as áreas nativas.
4)Promover a captura de gás carbônico (CO2) da atmosfera por meio da fotossíntese, visando á redução dos efeitos do aquecimento global.

Além de contribuir para o aumento da resiliência ou recuperação/recontituição do solo, a adoção do SPD resulta na redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa (principalmente o CO2), mediante aumento nos teores da matéria orgânica do solo. O sistema Plantio Direto reduz também a degradação e o uso de combustível fóssil, a partir da diminuição do emprego de maquinário. Possibilita ainda diminuir a adubação pelas melhorias decorrentes na qualidades do solo.

Os benefícios das florestas plantadas são:
- Conservação do solo e da água;
- Proteção das bacias hidrográficas e dos cursos de água;
- Redução da poluição do ar;
- Manutenção da biodiversidade;
- Aumento da fertilidade do solo e da reciclagem de nutrientes;
- Menor oscilação de temperatura do solo;
- Fixação atmosférica do gás carbônico (CO2)
- Aumento do teor de matéria orgânica (MOS) e de carbono do solo;
- Maior infiltração da água e reposição da água subterrânea;
- Aumento da atividade biológica do solo;
- Possibilidade de uso em pequenas propriedades rurais;
- Auxílio na redução da emissão de CO2, e de outros GEE;
- Aumento da produtividade agrícola e da renda do produtor rural.



(Floresta plantada).







segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RAIMUNDO DO SINDICATO GANHA DESTAQUE DA MÍDIA RN, REPRESENTAÇÃO DE JANDUÍS

Raimundo foi o Vereador Janduiense que mais se destacou em 2012 segundo enquete do Destaques 2012.
Em dezembro, MARCELINO VIEIRA será palco do "2º PRÊMIO DESTAQUES DA MÍDIA 2012". Evento este, que contará com a escolha dos prefeitos "DESTAQUES DA MÍDIA 2012" de cada microrregião do Oeste Potiguar e um vereador de cada cidade oestana.
Em Janduís o Vereador vencedor do prêmio do Raimundo do Sindicato, que será convidado a participar da entrega de premiação.
Ano passado, a festa realizou-se no município de Major Sales, onde tivemos a participação maciça dos homenageados. Foram 44 municípios presentes.
Este ano, ampliamos com a inclusão das microrregiões do Açu e Médio Oeste, totalizando assim 62 municípios. A data está sendo discutida, mas sabe-se que será na primeira quinzena de dezembro.

 Veja abaixo qual o blog que postou a enquete de sua cidade.

ÁGUA NOVA - Contato Cidadão Marcelino Vieira RN
ALEXANDRIA - rnpoliticaemdia2012
ALMINO AFONSO - blog da Gardênia Oliveira
ANTÔNIO MARTINS - blog da Gardênia Oliveira
AREIA BRANCA - Voz de Areia Branca
BARAÚNA - Gazeta Baraúna
CORONEL JOÃO PESSOA - rnpoliticaemdia2012
DOUTOR SEVERIANO - rnpoliticaemdia2012
ENCANTO - blog Os Tubibas
FRANCISCO DANTAS - Dantense News
FRUTUOSO GOMES - site João Dias RN
GROSSOS - O Câmera
ITAÚ - Atualidades de Itaú RN
JANDUÍS - blog do Enock Douglas
JOÃO DIAS - Frutuoso Gomes News
JOSÉ DA PENHA - blog do Sargento Andrade
LUÍS GOMES - Meu Paraná RN
LUCRÉCIA - Serrinha de Fato
MAJOR SALES - blog do Sargento Andrade
MARCELINO VIEIRA - Contato Cidadão Marcelino Vieira RN
MARTINS - Serrinha de Fato
MESSIAS TARGINO - site João Dias RN
MOSSORÓ - Passando na Hora
OLHO D'ÁGUA DO BORGES - Serrinha de Fato
PARANÁ - blog do Sargento Andrade
PARAÚ - blog do Enock Douglas
PATU - site João Dias RN
PAU DOS FERROS - Nosso Paraná RN
PILÕES - Contato Cidadão Marcelino Vieira RN
PORTALEGRE - blog do Gildécio Lima
PORTO DO MANGUE - A Voz de areia Branca
RAFAEL FERNANDES - blog do Gildécio Lima
RAFAEL GODEIRO - site João Dias RN
RIACHO DA CRUZ - blog do Gildécio Lima
RIACHO DE SANTANA - Meu Paraná RN
RODOLFO FERNANDES - Atualidades de Itaú RN
SÃO FRANCISCO DO OESTE - rnpoliticaemdia2012
SÃO MIGUEL - rnpoliticaemdia2012
SERRA DO MEL - O Câmera
SERRINHA DOS PINTOS - blog da Gardênia Oliveira
SEVERIANO MELO - Atualidades de Itaú RN
TABOLEIRO GRANDE - rnpoliticaemdia2012
TENENTE ANANIAS - Nosso Paraná RN
TIBAU - O Câmera
TRIUNFO POTIGUAR - blog do Enock Douglas
UMARIZAL - rnpoliticaemdia2012
VENHA VER - rnpoliticaemdia2012
VIÇOSA - blog Os Tubibas

Os municípios abaixo, ainda terão enquetes postadas em blogs que abrangem estas cidades.

ALTO DO RODRIGUES
APODI
ASSÚ
CAMPO GRANDE
CARAÚBAS
CARNAUBAIS
FELIPE GUERRA
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
IPANGUAÇU
ITAJÁ
JUCURUTU
PENDÊNCIAS
SÃO RAFAEL
UPANEMA

EMAIL PARA CONTATO: premiodestaquesdamidia2012@hotmail.com
Fonte: http://enockdouglas.blogspot.com.br/

Deputado Mineiro-PT debate alternativas de convivência com agricultores(as) familiares em Janduís.


Em sua terceira viagem às regiões atingidas pela seca no interior do Rio Grande do Norte, o deputado Fernando Mineiro (PT) visitou, na sexta-feira (16), os municípios de Janduís e Campo Grande, ambos no Médio Oeste. Na primeira cidade, se reuniu com representantes de associações, sindicatos e outras entidades ligadas à agricultura familiar.
 
A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Janduís. Além de Janduís, as cidades vizinhas de Campo Grande, Messias Targino, Paraú, Caraúbas e Patú também estavam representadas. Em pauta, os efeitos da estiagem e as alternativas de convivência com a seca. 
 
Mineiro ouviu os relatos dos vereadores, secretários municipais, agricultores familiares e representantes dos movimentos sociais sobre a situação em cada cidade. As dificuldades são comuns a todas elas: o drama nas áreas rurais, onde falta água para consumo humano e para os animais; a dependência dos carros-pipa, até mesmo na zona urbana, para consumo da população; e a dificuldade de acesso ao crédito aos produtores rurais. 
 
Os moradores reclamaram da lentidão do governo estadual, cujas ações para combater os efeitos da seca têm demorado a chegar aos municípios. Mineiro afirmou que as associações precisam agir em conjunto para cobrar providências e agilidade do Executivo.
 
“Temos 144 municípios que decretaram emergência, o que significa que quase 500 mil pessoas estão sofrendo os efeitos da seca. O governo federal tem tomado uma série de medidas, mas tenho sentido que essas ações não estão chegando à ponta [nas cidades]”, comentou.
 
Mineiro citou o seguro safra, programa destinado a agricultores que perderam a produção em virtude da seca ou do excesso de chuvas, que beneficia 45 mil famílias no RN. Ele observou que é preciso levantar quem ainda não está cadastrado e que precisa obter o auxílio.
 
O deputado disse, ainda, que as prefeituras precisam ajudar os agricultores com o cadastro para receber o milho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Há 12 mil famílias cadastradas, mais 2,5 mil cadastros sendo analisados atualmente.
 
“Há recursos disponíveis para instalação de poços, mas o governo está muito atrasado [nessa ação]. Na semana passada, o governo publicou dispensa de licitação para fazer poços, mas precisa ver onde serão abertos e se vão chegar mesmo aos municípios mais necessitados”, observou.