Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vereador PÓLA
LANÇA INFORMATIVO IMPRESSO
 Vereador de Messias Targino PÓLA Pinto-PT(de verde)
Mesmo com todo trabalho de divulgação que vem sendo feito das ações do mandato do vereador Pôla Pinto (PT), e de sua atuação através das redes sociais como no Facebook, Twitter.Orkut e no seu próprio Site , a definição do vereador é ampliar cada vez mais essa interação com a comunidade local.

Para isso, o vereador Pôla Pinto (PT), anunciou que seu mandato estará criando um informativo que vai circular a cada dois meses com uma tiragem de 1000 exemplares.

O vereador informou ainda que o informativo terá duas versões, sendo impresso e online e que será distribuído em todas as instituições e junto aos moradores da comunidade. A primeira edição do informativo será publicada em março.
Cursinho Abrindo Caminhos de Campo Grande
Realiza palestra com Dr. Hanna Safieh
 participantes da palestra
O mandato do vice-prefeito Caramuru Paiva (Campo Grande) e o Núcleo Sertão Verde, mantenedores do Cursinho Abrindo Caminhos, realizou na manhã deste sábado (25/02), no Núcleo Sertão Verde, uma palestra sobre a Geopolítica e os Conflitos Pós 2a. Guerra Mundial com o professor da UFRN, Dr. Hana Safieh.

A sala do auditório Padre Pedro Neefs, ficou lotada e os presentes viram muito mais do que uma apresentação de alguém que domina o conteúdo. Ali houve um show de didática e conhecimento de uma autoridade internacional.
 Caramuru e o Prof Hanna Safieh
A oportunidade fechou o processo de revisão para os alunos e alunas que no início de março farão o vestibular da UERN bem como para historiadores, geógrafos e militantes sociais interessados neste contexto internacional que tanto pauta a agenda dos organismos multilaterais e influência no futuro da humanidade. Para quem viveu foi riquíssimo o momento.

VOCÊ JÁ TRAIU

É muito difícil superar uma traição, seja do namorado (a) ou amigo.
A infidelidade é um assunto tão polêmico, que até os cientistas estão estudando sobre ela.
 
Você já passou por essa experiência? Conte-nos um pouco, talvez muita gente esteja passando ou já passou pela mesma situação.
ANIVERSÁRIANTES DE:
  24/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário todo especial a você, repleto de muitos anos de vida.  

Calazans Araujo
(Filho da coordenadora de mulheres do SINTRAF Wigna Brito) 
obs: não foi postada antes por um problema que aconteceu na coleta de dados.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PALMA FORRAGEIRA


O secretário de Agricultura de Janduís DARIO ARRUDA e o presidente do SINTRAF de Janduí RAIMUNDO DO SINDICATO, visitam na manha desta sexta-feira uma Unidade Demonstrativa de Palma Forrageira existente em Apodi, implantada com o apoio da Emparn.

A intenção é verificar a forma como é feita a plantação e o manejo desta cultura que é muito estratégica para alimentação animal em solos do nosso semi-árido, para replicar a experiência no município de Janduís.
6º Congresso Mundial de Juventude

Os brasileiros já podem se inscrever no 6º Congresso Mundial de Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro de 4 a 12 de junho de 2012! Quem quiser participar deve preencher e enviar o formulário disponível no sitehttp://wycrio2012.org/?p=395&lang=pt até o dia 31 de março.

No ano de realização da conferência mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, o Congresso Mundial de Juventude se debruça sobre o tema. E os jovens terão a responsabilidade de rever as Metas do Milênio e traçar novas perspectivas pós 2015.

O Congresso é um encontro de jovens ativistas de todas as áreas, organizações, profissões e disciplinas do mundo. A programação do evento é autogestionada, isto quer dizer que os participantes são responsáveis por desenvolver e criar os debates e atividades de seus interesses.

Ahhh?  Congresso?!
O Congresso Mundial de Juventude – cuja sigla internacional é WYC, abreviação em inglês – é um encontro bienal de jovens ativistas de todo o mundo que pretendem promover a expansão do papel da juventude no desenvolvimento sustentável.

Quem pode participar?
Os jovens – até 30 anos – que fazem a diferença em suas comunidades e/ou redes.

Quanto custa?
Atenção! A Peace Child Internacional não cobra nenhum tipo de taxa de inscrição ou participação. A organização também concede alimentação e alojamento aos jovens selecionados.

Dá pra participar virtualmente?
Os delegados que não puderem comparecer fisicamente ao Rio de Janeiro poderão participar das plenárias, mesas redondas e as principais atividades do congresso através da Plataforma Virtual. Essa estrutura online se dará mediante a uma parceria com a Taking It Global.

Mais informações: http://conselhosdejuventude.ning.com/profiles/blogs/6-congresso-mundial-de-juventude-aberta-as-inscri-es-para-a

SEMINÁRIO REGIONAL DA FETRAF 
MÉDIO OESTE

Regional da FETRAF do Médio Oeste informa que estará realizando  Seminário Regional do Médio Oeste, evento que acontecerá na Sede do SINTRAF de Janduís , no dia 29 de fevereiro de 2012 , iniciando 09:00hs, e encerrando as 16:00hs, para discutir e deliberar a seguinte pauta:
  • Processo de formação de lideranças;
  • Sistemas SIMA-RURAL e novo desconto dos aposentados;
  • Finanças da FETRAF e SINTRAF’s;
  • Discutir Organização da Produção e Comercialização, ATER;
  • Preparação para Jornada de Lutas 2012;
  • Eleições 2012.

Pôla Pinto e HIldebrando Rocha
Coordenadores da FETRAFRN
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  24/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.  

Maksuel Monteiro
( Jovem estudante janduiense ) 

Elizabeth Gurgel
(Empresária Caraúbense)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Não reclame de ir para sua escola em ônibus novinho do Programa Caminho da Escola. Em outros lugares como vemos na foto as dificuldades são as maiores possíveis.
Pré-candidato a prefeito de Natal MINEIRO
“Outras alianças é assunto para o segundo turno”

 Pré-candidato à prefeitura de Natal, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) descartou, em entrevista a 'O Poti/Diário de Natal, a possibilidade de união dos partidos que fazem oposição à prefeita Micarla de Sousa (PV) e à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no primeiro turno das eleições deste ano. Segundo ele, a composição ficará para a segunda etapa do pleito. O parlamentar também frisou que não existe possibilidade de desistir da candidatura num acordo para viabilizar o nome da deputada federal Fátima Bezerra (PT) como candidata ao Senado em 2014. Durante a entrevista, Mineiro comentou também a trajetória do PT, as obras de mobilidade para a Copa de 2014, a onda de insegurança que paira sobre Natal e a indicação da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Veja a entrevista completa:

Perder peso e ficar saudável sem fazer exercício e dietas malucas, uma ótima opção para emagrecer é usando a farinha de maracujá.

www.guiadicas.net
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  23/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.  

Jacksson Daniel
( Jovem estudante janduiense e filho do Empresário/Representante da Gomes Eletromóveis em Janduís ) 

Jaislany Souza
(Estudante janduiense residente em Currais Novos-RN)
 Rachidy Souza
(Janduiense)
 Ana Luzia Gurgel
(reside em Mossoró-RN. Filha de Joaquim Gurgel (Quinca de Elpidio) ex-vereador, Agricultor e Agropécuarista janduiense)
Edmar Gadelha
(Campo Grande-RN)
Salviano
(Pastor - Rafael Godeiro-RN)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nossos Parabéns de hoje vai para 
SHIRLEY TARGINO
(Prefeita de Messias Targino)
Vereador Raimundo do Sindicato e a Prefeita Shirley Targino
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

O Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, na Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é“Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.


FETRAF-RN
Propõe uma Nova Agricultura pela Vida

         Em processo de formação política e de formulação/gestão coletiva de seu Planejamento Estratégico Participativo, desde o ano de 2007, dirigentes e assessores da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – FETRAF-RN discutem a viabilidade, a auto-sustentação da Agricultura Familiar Potiguar. “Nossa pequena agricultura na região semi-árida tá correndo sério risco de se acabar. Num estado em que 90% do seu território é semi-árido, o sertão chega no mar, é urgente que a gente pense e demonstre na prática novas alternativas que sejam sustentáveis para as famílias produtoras, para o meio ambiente e para toda a sociedade potiguar”. Essa afirmativa de seu Coordenador Geral, João Cabral de Lira, expressa a preocupação da FETRAF com os destinos da agricultura familiar no Rio G. do Norte.
         “Cada vez mais os membros mais jovens das nossas famílias agricultoras são levados a se afastarem, sem retorno, da atividade. Isso vem acontecendo há 20, 30 anos. Onde é que nós vamos parar...?”, complementa Cabral. Como em quase todo o resto do país, os pequenos agricultores daqui sofrem dessa dificuldade já crônica: a desestruturação das famílias, o desvinculamento de seus membros da atividade produtiva na agricultura. O êxodo rural tem hoje outra conotação, as pessoas saem da agricultura, da atividade produtiva no campo, mesmo permanecendo na sua localidade rural ou na sede urbana do seu município.
         Em que pese a grande importância quantitativa e nutricional dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares para a mesa dos brasileiros, a verdade é que estes produtores só auferem, quando muito, cerca de 5 a 10% do valor final de seus produtos (valor pago pelo consumidor, na ponta). O grande filão das cadeias produtivas oriundas da agricultura familiar fica na mão dos grandes atravessadores e distribuidores (nos comercializadores), cerca de 60 a 70%. Essa perspectiva de renda muito baixa da atividade tem desestimulado as famílias, até mesmo, a não investirem sua mão-de-obra na tradicional produção do próprio alimento (subsistência e segurança alimentar).
         A Agricultura Familiar é responsável em média por 70 a 80% da cesta básica que alimenta os brasileiros. Não é à toa que o lema estampado na bandeira da FETRAF diz: “Agricultura Familiar, as mãos que alimentam a nação”. Mas, a produção de alimentos no mundo é hoje uma das grandes fronteiras do capital internacional. Infelizmente, a opção de quem quer rapidamente aumentar seu capital produzindo alimentos pra todo mundo, no mundo inteiro e ao mesmo tempo, não é exatamente pela Vida, pelo equilíbrio ecológico ou pela saúde do planeta, mas sim pelo lucro, pela acumulação de capital nas mãos de uns poucos e a qualquer custo.
         Trata-se de uma das atividades mais agressivas ao meio ambiente. As áreas de matas e florestas derrubadas e os agrotóxicos usados em larga escala para produção de alimentos em escala mundial, são responsáveis em grande medida pelo buraco na camada de ozônio, pelo aquecimento global, pela degradação dos solos, pela extinção de nascentes de rios e de espécies, pelo êxodo rural, pelo inchaço e a violência crescentes, agora também nos pequenos centros urbanos, etc, etc.
         A produção local sustentável de alimentos saudáveis, ao ser humano e ao Planeta, é hoje uma questão estratégica de desenvolvimento para as regiões. Diz respeito à sobrevivência, tem a ver com a continuidade da Vida na Terra como a conhecemos hoje. Felizmente, parte cada dia maior dos agricultores familiares, que produzem o seu e o nosso ‘alimento-de-cada-dia’ hoje já cultivam suas terras de forma sustentável: ecologicamente equilibrada, socialmente justa e economicamente viável. Trata-se da agroecologia, uma forma de viver e produzir da terra respeitando o equilíbrio natural dos ecossistemas, numa nova relação homem & natureza, de respeito, de interação, de inter-dependência. Essa produção de alimentos, pela agroecologia, é local, familiar, natural, orgânica, livre de agrotóxicos, ecologicamente equilibrada e geradora de autonomia nas economias dos pequenos e médios municípios. Por isso, fazer a opção, a adesão, ao consumo consciente dos produtos da agricultura familiar agroecológica e local é agir pela preservação e ampliação da Vida no Planeta.
         “Aqui no Rio G. do Norte tem muitos companheiros agricultores e agricultoras que já produzem e comercializam alimentos de forma ecológica. Temos várias experiências dessas nas bases da FETRAF-RN. Queremos oferecer para a sociedade potiguar a opção de uma alimentação saudável, ecológica e por um preço justo pra os dois lados. Precisamos aproximar o consumidor do produtor para que todos tenham melhor qualidade de vida”, comenta João Cabral, e conclui: “uma nova agricultura, agroecológica, local e viável é necessária e possível!”

Por Hildemar Peixoto (Assessor da FETRAF-RN)
Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC.

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou o edital do ProITEC. O Programa prepara os estudantes do 9º ano da rede pública por meio de livro, e tele-aulas para o ingresso no ensino técnico integrado do IFRN. 

As inscrições estarão abertas a partir das 14h do dia 15 de março e vão até as 22h do dia 15 de abril.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00, mas o aluno que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda ( de acordo com o decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007) poderá solicitar isenção da taxa de pagamento no período de 21 a 25 de março.

A solicitação deverá ser feita no campus em que o aluno pretende estudar. O horário de atendimento consta no anexo I do edital.

No período de 3 a 6 de maio os alunos inscritos deverão comparecer ao mesmo campus para entregar a documentação exigida e receber o material didático oferecido pelo programa.

A 1ª avaliação irá acontecer no dia 17 de julho e a 2ª avaliação será no dia 25 de setembro.


QUARESMA


Começa hoje a QUARESMA. Seguindo tradição que vem desde muito tempo, a quaresma inicia-se logo na "Quarta-Feira de Cinzas". Durante um período de quarenta dias, os católicos se preparam para a Páscoa.

O termo Quaresma é originário do Latim, e significa quadragésima. A palavra serve para designar o período que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo.

É nessa época que os cristãos devem exercitar os princípios essenciais de sua fé. O objetivo é mostrar que cada um pode ser uma pessoa melhor. Para alguns, isso é um dever. Enquanto que outros sequer tentam fazer isso.
PRÉ LANÇAMENTO DE CANDIDATURAS 
DO PT DE CARAÚBAS

  O Partido dos Trabalhadores – PT em Caraúbas tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do lançamento da pré-candidatura a Prefeito de Ivanildo Fernandes e dos pré-candidatos a Vereadores e Vereadoras pelo partido dos Trabalhadores – PT, que acontecerá no sábado, 03 de março de 2012, a partir das 10 horas, no Clube Verdes Mares.
Caraúbas/RN, 23 de fevereiro de 2012.

Atenciosamente,

Teófilo Fernandes Pimenta Neto
Presidente do Diretório Municipal

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  21/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.  

Vanuza Rezende
( Prima do vereador Raimundo do Sindicato - Reside em São Paulo-SP) 

Antonio Carlos
(Caraúbas-RN)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MACAXEIRA GIGANTE
Em Apodi/RN
 Junior (STR de Apodi)
O agricultor   Francisco José de Morais Júnior, mais conhecido como Júnior de Seu Chiquinho Galdino, além de sobrevir do que cultiva em sua pequena propriedade planta em seu quintal alguns legumes utilizados na alimentação da família.

O Fato é que surpreendentemente ao colher uma macaxeira em seu quintal na comunidade rural de Trapiá II localizada a 10 km da cidade de Apodi, ele foi surpreendido pelos cerca 2m40cm de comprimento que o tubérculo media.
Junior e esposa(conferem o tamanho da macaxeira)
A macaxeira gigante virou atração na comunidade depois que o agricultor resolveu compartilhar a novidade com seus vizinhos, onde várias pessoas registraram o fato inusitado.

De acordo com Júnior, essa é a primeira vez que isso acontece; questionado sobre o motivo da grandeza da macaxeira, ele ressalta que não usa agrotóxicos e muito menos fertilizantes, mas que cuida fielmente, com cuidado e muita água, além disso o nosso o nosso solo que é bastante fértil – disse Júnior.

Fonte: http://noticiasdocamposttr.blogspot.com/

A TV Oeste (Apodi/RN), promove o concurso e comunica que as candidatas de toda a região podem participar do Concurso GAROTA TV OESTE RN 2012.

Os critérios são os mesmos para todas: ser maior de 18 anos e menores de 35 anos. As candidatas interessadas devem enviar 50 fotos em todos os trajes para o e-mail tvoesteapodi@gmail.com.

Posteriormente serão avaliadas e depois liberadas para postagem, e no ato da conclusão do álbum as mesmas recebem a quantia de R$ 50,00 pela participação. Todas as candidatas serão submetidas à seletiva virtual.

A premiação para as vencedoras está distribuída da seguinte forma:
  • R$ 1.000,00 para 1ª colocada
  • R$ 300,00 para 2ª colocada
  • R$ 200,00 para 3ª colocada
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  20/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.  

Anunciada Alencar
( Prima do vereador Raimundo do Sindicato - Reside em Salvador-BA )
Luciene 
(Esposa de Dedé de Nilton)
Naldinha Morais
(Apodí-RN)