Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012


LULA É 13 DA SELEÇÃO

Marco Polo del Nero, Lula e José Maria Marin.  
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.

Nesta quarta-feira (9), o ex-presidente ganhou uma camisa da seleção brasileira personalizada com seu nome e o número 13.

José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), visitaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


RECEITA DO GOVERN DO RN
teve aumento de 10,7%
no primeiro Quadrimestre de 2012

Em levantamento preliminar realizado pelo mandato do deputado Fernando Mineiro junto ao portal da transparência nesta quinta-feira (3) ficou constatado que o governo teve um aumento da receita bruta neste ano na ordem dos 10,7% em relação ao ano passado. A variação foi de R$ 256 milhões.

Se descontada a inflação do período, o aumento real na receita foi de 4,5%. O governo registrou alta na receita nos meses de janeiro, fevereiro e março. O mês de abril, que deverá passar por uma ratificação pelo portal da transparência, é o único que apresenta queda em relação ao ano passado.

Como se pode observar na tabela abaixo, o mês de abril ainda apresenta um valor menor do que o de 2011. Isso porque deverá ocorrer uma ratificação do Portal da Transparência sobre os valores relativos a este mês. A tendência, de acordo com o levantamento, é que o mês de abril de 2012 apresente alta em relação ao ano passado.

O deputado Fernando Mineiro apresenta, desde o início do governo Rosalba, a tese de que o governo atual faz caixa e não investe em áreas como saúde, educação e segurança, por exemplo. O parlamentar propôs ainda que parte das receitas do governo também sejam usados em medidas para minimizar os efeitos da seca no sertão. 

Fonte: Assessoria do Mandato

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Festa das Mães 
da Zona Rural
 Martile Duarte (Secretária de Educação) e Raimundo do Sindicato

A Secretaria Municipal de Educação de Janduís em parceria com o SINTRAF e CPPNeefs e o mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO realizam na manha desta sexta-feira (11) a comemoração do Dia das Mães da Zona Rural de Janduís, o evento se inicia às 08:00hs na Escola Municipal Antonia Eurli na comunidade de Permissão.

Projeto PAA Conab
Poço da Forquilha em Janduís
Lazara Maia e Silvana Hipolito

Mais um projeto da CONAB acaba de se concretizar em Janduís, desta vez o convênio PE com a Associação da Comunidade do Poço da Forquilha, que tem a frente a agricultora familiar SILVANA HIPOLITO.

O valor do projeto é de R$ 45.000,00 para ser executado em até 120 dias, atendendo cerca de 200 famílias das associações do Arrimo e Santa Terezinha de Janduís/RN.

REDE PARDAL 
de Assessoria Técnica
 Joelma Meneses(coordenadora do CPPNeefs)
A Rede Pardal de assessoria técnica reúne cerca de nove das mais influentes organizações não governamentais do Rio Grande do Norte que mais de 10 anos, buscam contribuir com a agricultura familiar.

A credibilidade desta articulação tem viabilizado importantes projetos com entidades do Brasil e internacionais. Fazem parte da “PARDAL” o Núcleo Sertão Verde, Terra Viva, COOPERVIDA, CF8, TECHNE, AACC, Centro Pe. Pedro Neefs, PROELO e CEACRU.

O fortalecimento das ações passa por planejamentos participativos e gestão horizontalizada como o que está sendo construído em Caraúbas/RN, em seu planejamento ocorrido nesta quarta-feira (09 e 10/05), com foco na elaboração da segunda etapa do Projeto Balaio de Economia Solidária, em parceria com a Cooperação Européia.

Representado o Centro Padre Pedro Neefs, nesta atividade participa JOELMA MENESES e LAZARA MAIA DE BRITO.

Saúde de Padre Pedro
 

Segundo RAIMUNDO DO SINDICATO que esteve visitando mais uma vez nesta quarta-feira (09) o mestre Padre Pedro Neefs na UTI do Hospital do Câncer em Recife/PE, o estado de saúde do mesmo é estável mais ainda inspira muitos cuidados da equipe médica.

CURSINHO ABRINDO CAMINHOS
Aula inaugural nesta sexta-feira

O Cursinho Abrindo Caminhos registra 117 aprovações de jovens que passaram quase 1 ano tendo aulas gratuitas de reforços para os processos seletivos das universidades.

Estas pessoas vencedoras serão homenageadas na aula inaugural do Cursinho Abrindo Caminhos 2012 que acontecerá amanhã (sexta-feira, 11/05), a partir das 19 h, no Clube Palhoção.

A atitude da coordenação tem o objetivo de a partir do exemplo reconhecer conquistas de pessoas do município e usar destas histórias para motivar a nova turma de 160 participantes que estudará em 2012. O evento é aberto para toda a população.

São casos como o de Clayse Anne Medeiros que realizou o cursinho gratuito, entrou na universidade e atualmente atua como professora de literatura num dos mais conceituados colégios particulares de Assu.

O Cursinho Abrindo Caminhos é uma ação da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com o Núcleo Sertão Verde, apoio local do mandato do vice prefeito CARAMURU PAIVA e de profissionais voluntários e na edição de 2012 abre 12 vagas para alunos de Janduís, por uma parceria da Prefeitura Municipal/Secretaria de Educação e do mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO.

Credioeste e Ecosol
se reúne com o Banco Central

 O cooperativista RAIMUNDO DO SINDICATO de Janduís, este participando nesta quarta-feira (09) em Recife/PE de uma importante reunião das cooperativas de Credito do CE – PE - RN – BA, entre estas a CREDIOESTE do RN, capitaneadas pela ECOSOL e o Sistema CRESOL do Sul do país, junto a superintendência do Banco Central para o Norte e Nordeste do Brasil.
Na pauta medidas que devem serem observadas pelas cooperativas de crédito no funcionamento destas dentro do sistema financeiro nacional, bem como possibilidades de aportes para os cooperados(as).

ENCONTRO DE MILITANTES VIRTUAIS


Neste sábado, 12 de maio às 9h, na sede do Diretório Estadual (Rua Olinto Meira, 1045, Barro vermelho) os militantes do Partido dos Trabalhadores debaterão a militância através das novas mídias e mecanismos para uma atuação efetiva nas eleições de 2012. O Encontro contará com a presença do Deputado Estadual e  pré-candidato a prefeitura de Natal, Fernando Mineiro. Muito além do objetivo de formular um núcleo de militância virtual do Partido dos Trabalhadores em Natal, a reunião pretende reunir em uma espaço coletivo, plural e horizontal mecanismos para que cada área de militância  (igualdade, sindical, cultura, juventude, etc)  tenha uma atuação destacada nas redes e mídias sociais.

SOBRE A SECA
Deputado Fernando MINEIRO
“A questão da seca deve ser discutida através de uma articulação entre as instâncias federais e estaduais, mas isso não impede que o Governo do Estado apresente soluções próprias, como a criação de microcréditos para os produtores ou a suspensão temporária da cobrança de ICMS dos insumos utilizados pela agricultura e a pecuária” – deputado Fernando MINEIRO

Projeto
BALDE CHEIO
 
Foi realizado nesta quarta-feira (09) o Iº Dia de Campo do Projeto Balde Cheio, na Comunidade de Poço da Forquilha - Janduís/RN.
Uma atividade bastante proveitosa que contou com presença de representantes da Secretaria de Agricultura de Janduís, Associações Comunitárias, Emater, Sintraf, Fórum das Associações, Centro Padre Pedro Neef's, Banco do Nordeste, Sebrae, e os beneficiários do projeto de Pecuária Intensiva/Balde Cheio em Janduís.
Veja algumas fotos da atividade:
 
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  10/MAI
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário, repleto de muitos anos de vida, sucesso.
Victor Fasano
(Atleta - Estudante - Janduís/RN) 
Débora Brito
(Estudante - Janduís/RN)

terça-feira, 8 de maio de 2012


1º DIA DE CAMPO DO
Projeto BALDE CHEIO

A Secretaria Municipal de Agricultura de Janduís, convida, Vossa Senhoria, para participar do 1º DIA DE CAMPO DO PROJETO BALDE CHEIO, que acontecerá no dia 09 de maio de 2012, com inicio as 09:00 horas, no sitio Poço da Forquilha, na Propriedade da Senhora Silvana Hipólito (unidade demonstrativa).

Em nome da Secretaria de Agricultura de Janduís, secretário Antonio Dário Arruda Duarte e Deborah Katyane, técnica responsável, espera contar com a presença de todos os produtores e demais experimentadores.

Mensagem do 
Deputado MINEIRO
ao Novo Diretório do PT de 
Campo Grande


Companheiros (as) de Campo Grande

Atividades intensas de nossa pré-campanha a prefeito da cidade do Natal nos impediram de estar presente no ato de Posse do Novo Diretório de Campo Grande, realizado no sábado dia 05/maio.

Aproveito para levar minha mensagem de felicitações aos companheiros por todo trabalho alcançando em CG nestes mais de 25 anos de fundação do PT nesta cidade, desde Padre Pedro, Inês Helena, Ronaldo Valença e na história mais recente com Caramuru Paiva, Zuleide Araújo, Giuzelio Lobato, Hildebrando Rocha, Junior Liberato, Lilia Holanda e tantos outros.

Aproveito para destacar o grande trabalho na condução do partido em Campo Grande recentemente realizado pelo companheiro GIUZELIO LOBATO e desejar a companheira ZULEIDE ARAÚJO força e coragem de uma mulher a frente do partido do povo brasileiro, bem como desejo a todos (as) os companheiros (as) do novo diretório sucesso.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ
 Filarmônica de Cruzeta
A discussão e encaminhamentos para a  implantação da UFSER (Universidade Federal do Seridó) se encontra em processo avançado. A viabilidade e possibilidade de se concretizar está muito próxima.

A presença dos músicos e bandas nesta Audiência Pública é de suma importância, se realmente queremos continuar lutando pelo engrandecimento das nossas Bandas de Musica, pela musica e pelo desenvolvimento da nossa queridíssima região do seridó. Os cursos de musica para atender a essa região, que ao longo do tempo tem se projetado pela sua musicalidade,  haverá de ser incluso nesse projeto.

Lembramos que na atualidade cerca de 3.000 músicos e estudantes de música atuam no seridó nas 25 Bandas de Musica e suas "Escolas”. Outras centenas praticam ou sobrevivem da  arte musical. Com a obrigatoriedade da musica ser disciplina obrigatória no currículo escolar, muitas vagas serão abertas e não existirá mão de obra especializada para atender essa demanda.
Portanto nossa presença nessa audiência publica será de grande importância para podermos demonstrarmos nossa organização e força, frente aos nossos objetivos e pretensões, que são em prol da educação, da cultura e da arte.Acreditamos que o curso de musica para nossa região, se torna uma questão de CIDADANIA.
Esperamos a compreensão e o esforço de todos e todas par se fazerem presentes.

Venha participe, nesta Sexta feira 11/05/2012, 10hrs na Câmara Municipal de Caicó.

Agradecemos e parabenizamos a direção da Câmara Municipal de Caicó e demais organizadores do evento pelo convite, que implica no reconhecimento da importância das Bandas de Musica no processo de desenvolvimento da região do seridó e sua identidade cultural.

Bembem Dantas
União das Bandas  de Musica do RN - UNIBAM
AMUSIC-RN


segunda-feira, 7 de maio de 2012



A Seca no Nordeste de Hoje
 
“Há 10 anos, em uma seca como a de agora, as cidades eram invadidas por famílias famintas. Hoje não, porque o Governo Lula mudou o Nordeste” – deputado Fernando MINEIRO.

A SECA E AS BANDAS
PARA AS FESTAS DE EMANCIPAÇÃO

A seca foi assunto obrigatório na reunião dos produtores de leite com a Governadora esta manhã.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) chamou todos a uma reflexão:
- Como municípios decretam estado de emergência e ao mesmo tempo contratam super bandas para festas de padroeira ou emancipação do município?

No Rio Grande do Norte,  são 139 em estado de calamidade.


ALCOOLISMO
O Brasil adora estimular o alcoolismo. Assassinos bêbados ao volante nunca são punidos como assassinos. Fala-se em cachaça, como se falasse de uma coisa boa para o ser humano.


SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE JANDUÍS
 Lindemberg Bezerra
Dando continuidade ao debate cultural em Janduís, o Sistema Municipal de Cultura será debatido em Fórum, realizado no sábado (12 de maio), no salão nobre da Câmara Municipal de Caicó. 

Os membros da Fundação Municipal de Cultura discutirão com os artistas a implantação do sistema municipal, que será fundamental para o fortalecimento das políticas públicas que serão desenvolvidas nesse setor. 

De acordo com o presidente da Funcult, Lindemberg Bezerra, a Câmara já aprovou a criação do Fundo Municipal que, em breve, será instituído. "Em breve, o fundo será instituído, quando o Conselho Municipal de Cultura, que passou por mudanças recentes, for regulamentado", ressaltou. Durante o Fórum, serão escolhidos, por aclamação, os membros do Conselho Municipal de Cultura.

CARTÓRIOS VÃO ABRIR
NESTE DOMINGO DIA 09
Para quem precisar tirar o seu título

Os eleitores de todo o País têm até o dia 9 de maio, próxima quarta-feira, para transferir ou tirar o título eleitoral para votar nas eleições de outubro. Esse prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça eleitoral, ou seja, aqueles que deixaram de votar nas últimas eleições e não justificaram sua ausência.

ESSA FAMILIA NÃO VENDE VOTO
Tem menos de seis meses para as próximas eleições municipais. OFICIALMENTE, nenhuma campanha política começou. Na PRÁTICA, todas já começaram faz é tempo. E como não seria diferente, as esquinas estão politizadas. E o cidadão, mais engajado na POLÍTICA. O debate já começou. O bate-boca e as brigas também. No Interior do Estado prolifera um palavreado jocoso e mais partidário que os partidos políticos. Caborés, corujas, corrupiões, coronéis. Em ano de eleição, político é o principal personagem do anedotário popular no Interior. Quem quer se reeleger, tenta provar o quanto a cidade melhorou. Quem quer assumir o lugar, mostra toda sorte de problema (e um pouco mais) porque passa o “povão”.

domingo, 6 de maio de 2012


COLETA SELETIVA 
NOS ÓRGÃOS DO ESTADO

O deputado Fernando Mineiro (PT) apresentou à Assembléia Legislativa nesta sexta-feira (4) um projeto de lei pra instituir a coleta seletiva no âmbito dos órgãos públicos estaduais. O projeto do deputado visa normatizar a coleta de lixo gerado por órgãos da administração direta e indireta do Estado e adequá-lo ao bom uso ambiental.

O projeto foi baseado na lei federal 12.305 de 2 de agosto de 2010 que institui a normatização para os órgãos federais. O projeto determina que os resíduos sólidos gerados pelo estado sejam encaminhados para cooperativas de catadores de lixo. Essas cooperativas serão selecionadas por meio de concurso e deverão atender requisitos como a de não ter fins lucrativos.
De acordo com a justificativa do projeto de lei, a ausência de uma política de separação de resíduos recicláveis e de uso racional dos materiais para expediente promove uma das maiores despesas para a administração pública, além de tornar o Estado um agente poluidor. Instituir a coleta seletiva faria o estado parar de lançar materiais não degradáveis no ambiente.

Outro aspecto positivo é que o projeto também tem um caráter social, ao priorizar as cooperativas de catadores de lixo e incentivar o desenvolvimento delas. O projeto também pretende promover a conscientização acerca do uso e do descarte racional de materiais recicláveis junto aos servidores do Estado.

Fonte: Assessoria do Mandato
HOMENAGEM A UM GRANDE HOMEM


Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE, RN e PE
Aconteceu na sexta-feira (4/5), em Icapuí-CE, o Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE, RN e PE, onde foi debatido o tema “Educação Inclusiva para comunidades de pescados e aquicultores do Brasil, é possível?”. 

O objetivo do Encontro é promover a troca de experiências e conhecimento nas áreas de pesca e aquicultura, visando estabelecer metas de educação inclusiva nas comunidades de pescadores das cidades integrantes dos Polos e Telecentros Maré dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, destacou como sendo primordial a adoção de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro da região, visto a grande importância econômica dessa atividade. Jerônimo Reis afirmou também ser uma obrigação dos gestores públicos investir recursos destinados as áreas conhecimento, transformando todos em cidadãos livres para criarem suas próprias oportunidades.

O deputado federal José Airton ressaltou a importância de investimentos em capacitação e formação, visando o desenvolvimento e proporcionando oportunidades de emprego e renda. O deputado mencionou a articulação feita para a implantação de um campus do IFCE no município de Icapuí.

Durante a tarde, os grupos participantes apresentaram suas experiências nos cursos. As conquistas e alguns problemas enfrentados foram expostos, dando um panorama das atividades e da mobilização feita nas comunidades onde atuam.

No encerramento, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) falou sobre produtividade, preservação e sustentabilidade do setor pesqueiro. De acordo com o deputado, a produção pesqueira será a que mais crescerá nos próximos 20 anos, sendo um mercado próspero que requer formação e capacitação técnica de mão-de-obra.

Fonte: www.prefeituradeicapui.blogspot.com

Pólo do IFPR/Campo Grande

Em Campo Grande funciona um pólo de Ensino a Distância do Instituto Federal do Paraná/IFPR/MEC/MPA/Núcleo Sertão Verde, onde tem 80 alunos cursando os cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aqüicultura.

Sob a Coordenação da professora Ceiça Araújo, e apoio presencial dos tutores (as) Micilene Vieira, Micleon, Liliane Almeida e Marizelia Liberato os alunos estudam para se transformem até março/2013 em técnicos desta área.

No evento ocorrido em Icapui-CE neste dia 04/05, o pólo de Campo Grande foi o mais representativo entre os 09 pólos participantes, Campo Grande se fez representar com todo quadro técnico e cerca de 40 estudantes dos cursos.

CONSELHO TUTELAR DE JANDUÍS

Estar acontecendo durante todo dia de hoje a Eleição para os novos conselheiros tutelares do município de Janduís, tendo como local de votação a Escola Municipal Professor Leonel Cícero.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.