Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Universitários ficam nus durante manifestação cultural na UFRN


Alunos do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficaram nus no campus central da instituição, em Natal, na tarde desta quinta-feira (21). A manifestação artística faz parte Semana de Antropologia da universidade. Uma nova manifestação,  semelhante à realizada nesta quinta, está prevista para a tarde desta sexta (22).
Segundo a UFRN, a XII Semana de Antropologia é realizada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A foto da manifestação - alterada graficamente pelo autor - foi tirada ao lado do prédio do CCHLA na tarde desta quinta. Nesta manhã, o G1 ligou várias vezes para o número do Departamento de Artes que está disponível no site da UFRN, mas ninguém atendeu.
De acordo com o texto publicado no site da universidade, o evento aborda o tema 'Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos'.

Nós aprendemos cedo, a vida depende da água!

 
 Hoje, dia 22 de março, é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água. 

Na verdade, não se trata apenas de uma comemoração, mas sim de um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relacionados à escassez deste elemento indispensável à vida. 

Como sabemos, nem todo mundo é abastecido, e para levar água a cada casa, as estações de tratamento do país inteiro trabalham no limite.  Cerca de dois terços do nosso corpo é constituído de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços "cobertos" por ela.

CAMINHÃO FRIGORÍFICO VOLTARÁ A BENEFICIAR CARAÚBAS/RN E OUTROS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

O Caminhão Frigorífico, que há mais de oito meses enfrentava problemas que comprometiam o seu funcionamento, finalmente foi consertado e voltará a beneficiar Caraúbas/RN e outros 16 municípios da região.

Um consórcio existente a partir da parceria firmada pelos municípios, beneficia diretamente centenas de famílias de pescadores. Boa parte do que é produzido acaba sendo escoado com o auxílio do veículo.

O Secretário Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Lucinaldo de Souza, comemorou o fato do caminhão voltar a ser utilizado.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CREDIOESTE-SOL RAELIZOU REUNIÃO COM COM ONG'S DO SERTÃO DO APODI

Aconteceu ontem, quarta-feira 20, uma importante reunião na sede do STR em Apodi, com a presença de onze organizações que dão assessoria e suporte técnico a agricultura familiar no território Sertão do Apodi, para debater o fortalecimento e crescimento da CREDIOESTE-SOL na sua area de atuação.

Essa reunião estava pausada dentro do calendário de atividades da referida entidade, havia sido convidadas 24 entidades, dentre as presentes foram: COOPAPI de Apodi, PDA Santa Cruz de Apodi, Centro Padre Pedro Neefs de Janduís, SEAPAC, Terra Viva, Coopervida e CPT de Mossoró, METAS de Caraúbs, Chapéu de Couro de Campo Grande, CEACRU de Governador Dix-Sept Rosado, UNICAFES RN e BASER de Serviços do RN e CE.

Nos encaminhamentos da atividade ficou marcado mais duas reuniões  para os dias 26 e 27 de março na cidade de Apodi onde a CREDIOESTE-SOL dará continuidade ao plano de trabalho que vem sendo trabalhado pela diretoria da  mesma.  


Os 147 detentos do Presídio "Manoel Alves Pessoa Neto", localizado na cidade de Caraúbas/RN, realizaram ontem (20) um protesto.

Eles passaram o dia em "greve de fome", reinvindicando a saída da Diretora Geral da Unidade Prisional de Alcaçuz, situada no município de Nísia Floresta/RN.

Como a alimentação não foi aproveitada, o comando da 3ª Companhia de Polícia Militar realizou doações em áreas carentes de nossa cidade.

VIOLÊNCIA SE INSTALA NA ZONA RURAL DO RN E PROVOCA ABANDONO DE RESIDÊNCIAS NO CAMPO

Assaltos, furtos, arrastões, medo, insegurança e muito descaso por parte do poder público tem levado os agricultores da região Oeste a abandonarem suas casas na zona rural e procurar refúgio nas zonas urbanas. O quadro descrito reflete a realidade da maioria dos municípios oestanos, onde a violência tem imperado.

Quem transita no sentido Alto Oeste, seja pela RN-117 ou pela BR-405, vê ao longo das rodovias casas abandonadas se deteriorando devido os seus antigos donos terem se mudado para uma área urbana, a procura de paz e para fugir da violência que tomou conta dos sítios e fazendas da região.

O retrato do medo está presente em quase todos os municípios, onde diariamente são registradas inúmeras ocorrências policiais. Municípios como Caraúbas, Olho D'água do Borges, Umarizal, Janduís, Messias Targino dentre outros, são os mais afetados pela violência rural e o abandono das casas já ultrapassa mais de 60% dos lares, segundo levantamento obtido com exclusividade pelo O Mossoroense, junto às prefeituras da região.

Em Caraúbas, por exemplo, de acordo com as informações da municipalidade, o baixo contingente policial impede que a ronda ostensiva da Polícia Militar seja feita diariamente em toda área territorial. Com isso, os bandidos aproveitam para agir livremente nas comunidades mais afastadas do centro urbano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caraúbas desponta como o 7º maior município potiguar em área territorial, com área de 1.095,006 quilômetros quadrados. Toda esta área territorial é patrulhada apenas por duas equipes policiais compostas por três homens cada.

"Detalhe mais agravante ainda é, que as duas guarnições militares que temos não podem se ausentar ao mesmo tempo da área urbana, ficando a cargo de uma só equipe o patrulhamento das comunidades e isto é quase impossível de se fazer", explicou o capitão Carvalho, comandante do policiamento de Caraúbas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

PARABÉNS!


Neste dia 20 de março nós do blog juntamente com o Sindicalista Raimundo Canuto e a Vereadora Lázara Maia do PT felicitamos o Presidente do SINTRAF de Messias Targino e também Vice-prefeito, o amigo Pôla Pinto pelo seu natalício. Lembramo-nos de uma frase de Che Guevara que vai desejar ao aniversariante: “Um companheiro não abandona outro companheiro na caminhada”.

Doze meses se passaram
e outra vez nos reunimos
muitas coisas já mudaram
mas na amizade persistimos
Não há o que substitua
o valor desse sentimento
quem seus amigos cultua
não perde jamais o alento.
Feliz aniversário, amigo.
neste dia tão especial
seja Deus o teu abrigo
a livrar-te de todo o mal
Parabéns!
 

Comunidade de Pacuti em festa!

Segunda-feira, dia 18 de março, a comunidade de Pacuti município de Janduís estava em festa, comemorando o natalício do Agricultor e Presidente da Associação Comunitária da referida comunidade, o amigo João Ferreira.

Estiveram presentes na comemoração: Os representantes do SINTRAF de Janduís, do Centro Padre Pedro Neefs, das Associações Comunitárias do município de Janduís, representantes da prefeitura de Messias Targino, além de seus familiares e amigos.

Foi uma noite muito agradável com uma celebração religiosa presidida por Raimundo Canuto e Joelma Menezes para agradecer a Deus por mais um ano de vida do amigo João, homem de caráter, cidadão honesto que está sempre presente nas causas sociais lutando pela melhoria de vida de seu povo. Após a celebração houve um jantar, e música ao vivo.

Prêmio Culturas Populares: Inscrições abertas até o dia 5 de abril



O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de novembro de 2012. O edital selecionará 350 projetos e as inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril. O prêmio terá um investimento total de R$5 milhões e nesta edição homenageia o ator, produtor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi, que completaria 100 anos de idade no dia 9 de abril de 2012. 

O edital destina-se a Mestres da Cultura Popular e a grupos ou comunidades que desenvolvam iniciativas que destaquem e fortaleçam as expressões da Cultura brasileira.

Chuva anima o povo Janduiense



As orações dos devotos de São José, santo protetor nosso, intercedeu junto a Deus e garantiu chuva em todas as regiões do RN, segundo instituto de meteorologia. As chuvas chegam num momento de muito clamor e esperança.
 
Estamos passando por um momento de seca, onde falta água para o consumo humano e animal. Na zona urbana já começou racionamento e na zona rural, falta água até para as necessidades básicas. Mas, a prece continua, e a fé em Deus nos garante a certeza de que teremos um bom período chuvoso.

Eraldo Paiva participa de encontro das lideranças do PT no Sérido e reforça o nome de Fátima Bezerra para disputa ao Senado Federal

Com a presença do presidente estadual do partido, dos quatro prefeitos petistas da região Seridó, um vice-prefeito, nove, dos dez vereadores eleitos, secretários municipais, membros da Executiva Estadual e presidentes de diretórios municipais, entre outras lideranças políticas, o polo regional do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou um grande encontro no último sábado (16) na Câmara Municipal de Vereadores em Parelhas. “Este momento serve de ponto de partida para a organização do partido visando 2014”, destacou o presidente estadual, Eraldo Paiva.
 
O encontro teve como objetivo debater assuntos em torno do modo petista de legislar e governar, além da conjuntura estadual e nacional. Na oportunidade, as lideranças reiteram que o PT deve fazer parte da chapa majoritária nas próximas eleições no RN e o nome mais provável é o da deputada federal, Fátima Bezerra para disputar o Senado Federal. “Esse sentimento vem do povo e dos mais variados seguimentos da sociedade potiguar”, disse o prefeito anfitrião Francisco Medeiros.
 
 Ainda ficou decido que será criada uma resolução e encaminhada ao Governo Federal e Governo do Estado para tentar resolver o abastecimento dos municípios do Seridó que atualmente não tem água suficiente em seus reservatórios. Como também, ficou de ser acertada uma data para realização de uma audiência pública regional com a presença da classe política do Estado. “Ouvimos relatos de companheiros que o abastecimento d’água feito pelos carros pipas em seus municípios não está sendo satisfatório e permanecendo a estiagem a tendência é só piorar”, relatou Odon Júnior, coordenador do polo.
 
Do diretório estadual, estiveram presentes o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva; secretário de organização, Rildo Ferreira; tesoureiro estadual, José Eduardo; coordenador do polo, vereador Odon Júnior e o diretor da CBTU do Estado, João Maria. Além dos prefeitos da região: Francisco Medeiros (Parelhas), Urbano Faria (Serra Negra do Norte), Fátima Araújo (Ouro Branco) e Dr. Anchieta Moura (Jardim do Seridó - interino).
 


segunda-feira, 18 de março de 2013

Movimentos sociais e sindicais realizam reuniões nas Associações Comunitárias Rurais do município



O Fórum dos Movimentos Populares, o Centro Padre Pedro Neefs, a Vereadora Lázara Maia do PT e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-SINTRAF de Janduís realizaram ontem 17/03, domingo, durante todo o dia reuniões nas Associações Comunitárias das comunidades rurais de Riacho de Serra, Permissão e Humaitá.

“A perspectiva de fortalecimento dessas organizações neste momento crítico, onde a seca tem causado efeitos desastrosos para o homem e a mulher do campo. Somos conscientes, que neste momento precisamos de ações integradas de enfrentamento aos efeitos da seca em nosso Município. Compreendemos também, que esta bandeira não tem cor, e ao mesmo tempo é de todas as cores e partidos políticos, que queiram discutir e encaminhar (ações imediatas) e políticas públicas para o nosso município que se encontra em situação de emergência”.

Esta foi a principal pauta apresentada pelos dirigentes: Martilene Costa, Joelma Menezes e Raylla Brito, do Centro Padre Pedro Neefs; Raimundo Canuto e Lúcia Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-SINTRAF; Wigna Brito e Daniel Vieira, do Fórum dos Movimentos Populares-FOMOP, e a Vereadora Lázara Maia do PT.

BOA PARTE DAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN NECESSITA DE MELHORIAS

 

Boa parte das estradas vicinais que interligam as localidades rurais do município de Caraúbas/RN está necessitando de melhorias.

Desde o ano passado, vários populares que utilizam essas vias para chegarem à cidade, cobram providências do Poder Público Municipal. Vários buracos comprometem a circulação de veículos de pequeno e médio porte.

Os trabalhos de recuperação das estradas aconteceram em algumas comunidades, mas andou longe de contemplar as áreas onde a situação estava pior. Por essa razão, nos últimos dias uma parceria foi firmada entre a Prefeitura e Pedreira Potiguar, que fornecerá o material necessário para os reparos nas principais vias.