Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011


RAIMUNDO DO SINDICATO
Reúne o seu grupo para tratar de política

 RAIMUNDO DO SINDICATO, um dos pré-candidatos a prefeito pelo PT de Janduís, reuniu na tarde desta sexta-feira (30) o seu grupo político para discutir a conjuntura política atual e tomar algumas definições sobre as eleições 2012.

O objetivo da reunião era além do analise de conjuntura, discutir com seus apoiadores e familiares a participação de Raimundo e seus correligionários no pleito eleitoral de 2012.

Considerando que Raimundo é candidato para Chapa majoritária nas eleições em Janduís e sendo este já tentou de um mandato de vereador, se faz necessário definir quem entre os integrantes de seu grupo político e familiar deverá lhe substituir no mandato parlamentar na Câmara de Vereadores a partir de 2013.

Na discussão realizada na tarde desta sexta-feira o grupo apresentou diversos nomes, todos muito bem qualificados e com perfil de sobra para assumir o mandato parlamentar.

Ao final das conversas, considerações e ponderações, o grupo definiu por apresentar a população janduiense dois pré-candidatos para o parlamento municipal, sendo estes: DÁRIO ARRUDA, atual secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Janduís e LAZARA MAIA, técnica do Centro Padre Pedro Neefs.




Janduís tem sua Rádio Web, numa iniciativa do estudante Fábrício Nunes.

Houvi a Rádio Web de Janduís e gostei, estar com uma boa programação musical, recomendamos aos internautas.

Segundo informações dos organizadores a rádio estar organizando-se para em breve oferecer uma grade de programação, com programas e locutores.

Você pode acessar pelo: www.webjanduis.blogspot.com

Coordenadora de Mulheres
do SINTRAF de Janduís
Participa de Capacitação em Mossoró.
 Wigna Brito(primeira) Coordenadora de Mulheres do SINTRAF de Janduís
A Coordenadora de Mulheres do SINTRAF de Janduís/RN, Wigna Brito, participou do Curso de Capacitação das Mulheres para Melhoria dos Projetos Produtivos e Desenvolvimento de Tecnologias Alternativas, realizados nos dias 27 e 28 de setembro no Centro de Treinamento Santa Terezinha Mossoró/RN.
 O evento contou com o público de 35 mulheres, representantes de grupos de vários municípios que são acompanhados pelo Projeto Dom Helder Câmara e Centro Feminista 8 de Março.

Os grupos socializaram experiências de produção e comercialização, apresentando as dificuldades, principalmente na assistência técnica para mulheres.
 Ao final constatou-se que um dos grandes desafios para os grupos é a busca de projetos produtivos e assistência técnica.


Deputado Mineiro consulta DNIT
 sobre o motivo da BR 110 não começar
 O nosso parlamentar Deputado Fernando Mineiro aderiu e começou a agir no movimento  #QueremosBR110. Hoje mandou notícias do seu encontro com os representantes do DNIT-RN. Segundo ele, o órgão disse que o não início das obras é por conta de “pendengas jurídicas com a contratação dos serviços de supervisão” que valerá a pechincha de mais R$ 4,5 milhões.

O nosso deputado estadual Fernando Mineiro está de parabéns e não me surpreende porque conheço a sua competência e seriedade para escavacar estas informações. Sei que continuará buscando a solução. Mas é preciso fazer ponderações sobre o anunciado a ele pelo DNIT.
 Primeiro, dizer que considero R$ 4,5 milhões uma ótima remuneração para um serviço de supervisão da construção da BR 110. Segundo, que é inconcebível uma burocracia deste tamanho aonde a contratação da supervisão emperre o início da obra que ela irá supervisionar. Faz parecer que tem coisas que são feitas para darem erradas. Sorte que temos os Mineiro da vida e uma juventude vigilante para fazer o necessário acontecer. Mesmo que na pressão.

www.blogdocaramuru.blogspot.com



Dia do PT Mossoró

  Foi realizada na última quinta-feira (29), na cidade de Mossoró, “O Dia do PT Mossoró”. Com grande participação e animação popular dos mossoroenses e de membros do partido e simpatizantes de toda região, o evento foi de grande valia para o fortalecimento partidário.

O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, reunidas na sede da AABB daquela cidade, para um ato de filiação coletiva de mais de 100 companheiros, entre eles o Reitor Josivan Barbosa, o Pró-reitor João Batista (ambos da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-árido), o Advogado Paulo Linhares e o ex-vereador Hebert Mota, entre outros.
 Josiva Bezerra (pré-candidato a prefeito de Mossoro pelo PT)
Durante o encontro, foi reafirmado o projeto de candidatura petista própria a prefeitura de Mossoró, onde se indicou o nome de Josivan Barbosa, como pré-candidato ao pleito de 2012. Com essa atitude, o PT de Mossoró vai se fortalecendo com a chegada destes novos companheiros (as), onde juntos com os antigos militantes, possam resgatar bandeiras históricas, unidos  na construção de um partido sólido e coerente.
 O ato de filiação conjunta foi organizado pelo Diretório Municipal de Mossoró, que é presidido por Valdomiro Moraes. Em sua fala, o presidente do diretório mossoroense ressaltou a importância da formação política para os novos filiados, afirmando que o PT não era só um partido eleitoreiro e sim um partido de formação e acrescentou ainda, o desejo de ampliar a representação na câmara daquela cidade. “O Dia do PT Mossoró” contou com a participação do deputado estadual pelo Ceará Dedé Teixeira, além da presença de caravanas das cidades de Areia Branca, Tibau, Caraúbas e Apodi.

Para Eraldo Paiva, Presidente do PT/RN, o evento foi um movimento de força e consolidação para o Partido, reafirmando que ações como estas são fundamentais para prosseguir as transformações tão necessárias ao nosso estado. Para Fátima Bezerra, Deputada Federal e Vice-Presidente da Executiva Nacional é uma felicidade para ela, a chegada de Josivan Barbosa ao Partido dos Trabalhadores, que segundo Fátima, tem uma história de vida bem parecida com a dela. Já o Deputado Estadual Fernando Mineiro, acrescentou que a chegada dos novos filiados, mais que quantidade, representa qualidade ao PT.

Encerrando a noite festiva, os cantadores Luis Antônio  e Ivanildo Vilanova fizeram uma apresentação cultural para o público presente.
Assessoria PT/RN

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


CREDIOESTE-SOL participa da reunião da
ASA microrregional Médio Oeste Potiguar
Aconteceu hoje (29) em Felipe Guerra reunião da ASA Microrregião, com a participação das entidades, movimentos e agricultores (as) familiares da região do médio oeste potiguar.

Na oportunidade a CREDIOESTE-SOL apresentou suas ações, produtos e serviços voltados para o fortalecimento da agricultura familiar de economia solidária.

Participou pela CREDIOESTE o cooperativista RAIMUNDO CANUTO(presidente da Institução) e Micilene Vieira (Conselho Administrativo), além de João Batista e Damiana Paiva (Conselho Fiscal) e Giuzelio Lobato (Assessor).

ATO DE FILIAÇAO DO PT EM MOSSORÓ

Mossoró recebe hoje lideranças do Rio Grande do Norte no Ato de Filiação do Professor JOSIVAN BARBOSA (reitor da UFERSA).

O mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO (PT de Janduis) irá prestigiar este evento que busca fortalecer o PT em Mossoró.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reitor Josivan Barbosa vai assinar filiação no PT.

A maior novidade na política da maior cidade do Rio Grande do Norte. O currículo acadêmico brilhante e uma gestão incontestável fazem de Josivan Barbosa uma esperança de mudança no rumo de Mossoró. A região gostaria acompanha atenciosa, embora com uma ponta de desejo que ele estivesse candidato em vários municípios.

Comento como petista e muito mais pela minha condição de ex aluno de Química Orgânico. A vida pública precisa de cidadãos sem vícios e nem amarras com coronéis. O PT de Mossoró entendeu isso e uniu os seus ideais e de seus líderes históricos com alguém que renova e acrescenta muito ao PT de Mossoró e a Mossoró.

Estarei amanhã (quinta, 29), no ato político do PT mossoroense, com uma comitiva de Campo Grande para registrar na memória e abraçar meu ex professor, amigo e agora companheiro Josivan Barbosa.

www.blogdocaramuru.blogspot.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011





PT reúne milhares de pessoas em Ipanguaçu
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e o prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira (PT) realizaram ontem, 25, no clube municipal o Encontro Municipal do PT onde contou com as presenças de lideranças da região e do estado.

"O encontro do PT foi um sucesso, demonstrando a maturidade da militância e dando passos fundamentais de diálogo com a sociedade e com a população visando construir mais alternativa na cidade. Fiquei feliz pelas formas de reconhecimento do nosso povo, isso mostra que as coisas estão no rumo certo", frisa o prefeito petista.

Durante o evento foram abonada dezenas de filiações. Em todos os discursos, ficou evidente o desejo de ampliar os espaços do PT no cenário político em Ipanguaçu, e o ingresso petistas no legislativo.
Segundo a Deputada Federal Fátima Bezerra a participação do povo neste encontro mostra que o prefeito Leonardo está no rumo certo. “Elegeremos mais prefeitos pelo estado, e fortaleceremos os já eleitos. O Prefeito Leonardo em 2010 esteve por essas ruas comigo, e em 2012 estarei com ele firme rumo ao novo mandato” disse a deputada.
O Prefeito Leonardo ressaltou que será incansável nas ações que venham fortalecer o município, “Os avanços em Ipanguaçu crescem em todas as áreas, buscando sempre a valorização e respeito do cidadão Ipanguacuesse. Avanços esses que serão levados por mim até o fim” ressaltou o prefeito.

O encontro contou com a presença de milhares de pessoas, entre eles o Deputado estadual, Fernando Mineiro (PT); a Vice Prefeita Vera Lúcia; Prefeito de Janduis Salomão Gurgel; Prefeito de Carnaubais Luizinho Cavalcante(PSB); Presidente do PT Luiz Alberto da Silva (Beto Rocha); Vice Presidente do PT Joíldo Lobato Bezerra; Presidenta do PMN Luzineide Fonseca; Presidente do PRB Tunefes Morais; Presidente do PSB Josimar Lopes; Presidente do PV Paulo Alcântara; Presidente do PSDB Francisco Canindé da Cunha; Presidente do PSC Mario Silvério; Presidente Estadual do PT Eraldo Paiva; Presidenta do PSD Maria Cristina Oliveira de Melo; Os Vereadores Chico Balaio; Thalita Marinho; Dedé de Eduardo; Ruan Montenegro; Batista Lobo; Mitota e Gordo do Baldum.

Assessoria de Mineiro

Seminário Incubação de Empresas do 
Projeto Caatinga Viva
 A Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente (Carnaúba Viva) em parceria com a ANEA, CAERN, EMBRAPA e IFRN, tem a honra de convidá-lo para o 1º Seminário sobre Incubação de Empresas do Projeto Caatinga Viva, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

O evento tem como público específico os beneficiários do projeto (carnaubeiros e agricultores familiares), residentes nos municípios de atuação do Projeto Caatinga Viva.

Na oportunidade será feita a apresentação do Projeto Caatinga Viva.  Em seguida, o coordenador do Programa de Empreendedorismo  do IFRN, prof. Jerônimo Santos, vai ministrar uma palestra sobre incubação de empresas, com foco na produção de bioenergia.

O evento ocorrerá no dia 29.09.2011 às 9:00 no IFRN de Ipanguaçu-RN

Atenciosamente,
Dario Gaspar Nepomuceno
Diretor Geral
Carnaúba Viva

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


SECRETARIA DE AGRICULTURA DE JANDUÍS
Realiza planejamento
Dário Arruda(ao centro) Secretário de Agricultura da Janduís

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Janduís realizou planejamento com o objetivo de levantar demandas e planejar ações que serão realizadas até o final da gestão

Estiveram contribuindo na orientação técnica do planejamento a EMATER Local e o Centro Padre Pedro Neefs.

Apoiaram esta iniciativa a Secretaria de Ação Social NAILKA SALDANHA, o Secretário de Infra-estrutura Elvécio Gurgel e o mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO.

O público alvo foram as Associações Comunitárias de Janduís, o Fórum das Associações e o Sindicato dos Agricultores Familiares.

Segundo o Secretário DÁRIO ARRUDA: “fizemos este planejamento para que possamos ter um quadro real das necessidades do setor agrícola-, agropecuário e de recursos hídricos do município. Com este planejamento a prefeitura pode realizar ações mais planejadas e que cheguem mais diretamente as comunidades e setores da agricultura que estão mais necessitados”, concluio.

Apresentação da CREDIOESTE
No campus da UERN em Patu

A convite do professor Aluízio Dutra (UERN) e com o apoio do mandato da vereadora Lucelia Ribeiro, a CREDIOESTE-SOL(Cooperativa de Crédito do Oeste Potiguar), atraves do cooperativista RAIMUNDO CANUTO (presidente da instituição), esteve na noite desta segunda-feira (26), realizando palestra sobre esta cooperativa de crédito para estudantes da UERN Campus de Patu.


FATIMA BEZERRA
Uma deputada em ascensão
 A deputada federal Fátima Bezerra foi classificada como "deputada em ascensão" em lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) dia 19.

O Diap define assim "deputado em ascensão": "Aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento".

Fátima Bezerra foi a única parlamentar potiguar a receber essa denominação. O estudo, divulgado sexta-feira (19), também aponta os parlamentares "cabeça" do Congresso , e os petistas dominam a lista.

Dos 100 parlamentares listados, 27 são petistas - 10 senadores e 17 deputados - percentual maior do que os 16,7% do total de parlamentares do PT entre os 594 congressistas - 513 deputados e 81 senadores.

O DIAP avaliou os parlamentares segundo cinco tipos de "habilidades" no âmbito do processo legislativo: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião.

A lista fará parte da publicação "Os Cabeças do Congresso Nacional", editada pelo DIAP desde 1995, na qual também vai figurar a relação dos "parlamentares em ascensão", categoria incluída no levantamento a partir de 2001.

Entre os 50 congressistas em ascensão neste primeiro ano da legislatura 2011-2015, onze são petistas, representando 22% da lista.

 


O PERIGO DOS ANIMAIS NAS ESTRADAS
Cavalo causa acidente com carro do prefeito 
Salomão Gurgel de Janduís
Na noite de ontem (25), o carro do prefeito Salomão Gurgel bateu de frente em um cavalo.

O acidente aconteceu por volta das 21h30, na cidade de Paraú.

Vinham no carro, além de Salomão, a secretária Nailka Saldanha, o vereador Paulo Silvano e mais dois passageiros.Eles participavam de um encontro do PT em Ipanguassu.

Com a batida, o carro de Salomão Gurgel ficou totalmente destruído. Os ocupantes do carro sofreram escoriações leves. O carro precisou ser guinchado.

Salomão Gurgel já está atendendo, agora pela manhã, no hospital de Janduís. Ele falou sobre o perigo que são os animais nas estradas, mas ressaltou que todos os passageiros passam bem. 

Fonte: www.janduisonline.blogspot.com



Os jovens de Campo Grande, Janduís, Upanema e Messias Targino estão começando uma mobilização em prol da pavimentação do trecho BR 110 que liga Campo Grande a Upanema e esta a Mossoró, são pouco menos de 80km que separam toda uma parte da Região Médio Oeste do Rio Grande do Norte à Mossoró - cidade polo do Oeste Potiguar. Com a pavimentação desse trecho da BR 110 as populações das cidades citadas e demais cidades do RN e de outros estados teriam um acesso mais rápido à Mossoró. Os benefícios são inúmeros, a começar pelo encurtamento da distância que separa muitas famílias de um melhor acesso à SAÚDE, EDUCAÇÃO e menores preços em passagens e transporte de mercadorias, favorecendo o desenvolvimento econômico de nossa região.

Breve postarei os encaminhamentos que deverão ser seguidos depois das discussões que estão começando aqui na internet (blogs, redes sociais) e em reuniões realizadas nas cidades. Desde já convido os Jovens das cidades de Janduís, Campo Grande, Messias Targino e Upanema para se engajarem nesse movimento social. E que nossos políticos independentes de partidos e/ou interesses que abracem também essa causa.

Postem sobre o assunto e usem a Hastag #QueremosBR110

http://santelmagomes.blogspot.com/

NOTA DO INSTITUTO CHAPEU DE COURO
UGM do Programa P1MC
 Chico Antonio(Coordenador do Chapeu de Couro) e Raimundo do Sindicato

Depois da última terça-feira, a coordenação do Instituto Chapéu de Couro, vem através deste, agradecer a todo colegiado da ASA Potiguar, que confiaram seus votos, escolhendo esta entidade para uma nova UGM, (executora do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido Brasileiro P1MC), que atuará em 19 municípios (08 municípios na região Canavieira e 11 no Potengi), e ao mesmo tempo esclarecer a todos que estavam na reunião da ASA, que o nome do Instituto Chapéu de Couro talvez seja novo para algumas pessoas, mas sua coordenação muito tem contribuído para termos um Semiárido mais justo.

Hoje, seu quadro de coordenadores é formado pelos companheiros Francisco Antonio, Hildebrando Neres e Fábio Fernandes, entre outros.

Resgatando um pouco da historia de luta em nosso estado, podemos destacar o trabalho realizado pelos companheiros acima citados, juntamente ao saudoso Ronaldo Valência, desde a década de 80 até o ano 2005, organizando os trabalhadores e trabalhadoras rurais no municipio de Campo Grande e região através da criação de associações rurais.

No final dos anos 90, fundamos a Cooperativa Sertão Verde, onde iniciou-se um trabalho junta às associações na busca constante por tecnologias de convivência com o Semiárido. Já no ano 2001 encampamos junto a 80 trabalhadores e trabalhadoras a luta pela reforma agrária, indo ao enfrentamento com os latifundiários da região e dando continuidade a um trabalho iniciado por Padre Pedro. Fruto desta luta temos o PA Ronaldo Valência com 47 familias assentadas.

No ano 2001 contribuímos com a construção de 30 cisternas no PA Bom Futuro, em Campo Grande, que serviram como contrapartida para o P1MC investir em mais cisternas no Rio Grande do Norte.

Estes companheiros também contribuíram com a fundação dos foruns de discussões das políticas públicas nos municiípios de Campo Grande, Upanema, Janduís, Paraú, Triunfo Potiguar e Felipe Guerra. Participamos na articulação da fundação da Fetraf/RN e da Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar - Credioeste Sol. Em 2003 fundaram a rádio Canal Cultural e em 12 de janeiro de 2004 a Associação para o Desenvolvimento Auto-Sustentável e Solidário – ADASOL para servir como pessoa jurídica desta emissora comunitária.

Em 19/03/2006 (dia de São José), Francisco e Fábio, junto a outros companheiros, depois da morte do saudoso Ronaldo Valência, saíram da Sertão Verde e fundaram o Instituto para a Valorização da Cultura Camponesa no Semi-Árido Brasileiro - ICC, com o nome de fantasia Instituto Chapéu de Couro. Neste mesmo período iniciaram a militância no Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA, quando iniciaram um trabalho intenso de formação política de jovens do Oeste potiguar e Vale do Assu.

Com a entidade e o movimento, realizaram o primeiro Encontro Estadual da Juventude e Cultura Camponesa, junto com o primeiro Festival de Forró Pé de Serra, onde mobilizamos mais de 200 jovens das cidades de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Paraú, Assu e Carnaubais.

Foram reaponsáveis pelo envio de jovens para a formação em cursos técnicos de Controle Ambiental, Agropecuária, Enfermagem e Pedagogia da Terra, pelo Pronera.

Assumimos, junto a estes jovens militantes, uma grande luta contra o agronegócio na cidade de Carnaubais, onde conseguimos em parceria com o MST, garantir o acampamento, hoje assentamento Irmã Dorothy onde moram 110 familias de camponeses.

Em 2007 executamos, em parceria com o Instituto Padre Josimo, um projeto piloto de assistência técnica que trabalhava a implementação do programa de biodiesel consorciado com alimento.

Já em 2009 e 2010, executamos os subprojetos do Programa Desenvolvimento Solidário nos municipios de Janduís, Messias Targino, Triunfo Potiguar, Paraú, São Rafael e Carnaubais, com projetos de pequenas barragens, apetrechos de pesca, bovinocultura, caprinovinocultura, banda de música, que representam hoje para as famílias beneficiadas um grande avanço na relação de convivência com Semiárido e através destes projetos pudemos fortalecer a Credioeste Sol, incentivando a criação de contas das associações beneficiadas nesta cooperativa de crédito da Agricultura Familiar, contribuindo assim para o seu fortalecimento.

Caros amigos, nos tempos mais difíceis tivemos juntos no processo de articulação da ASA aqui no estado, éramos nós, aqui na região do Médio Oeste potiguar, nas cidades de Campo Grande, Janduis e Felipe Guerra, que animávamos os primeiros processos de capacitação e mobilização das familias. Lembramos que nesta época era o Centro Terra Viva, UGM e a Sertão Verde, execultora. Nesta época, algumas entidades nos conheciam como lutadores do povo, construtores da ASA.

Hoje, continuamos envolvendo nossos técnicos Janicleide, Ligiane, Roque e Ricardo na construção das ações da ASA, em parceria com o Centro Terra Viva, nas capacitações das famílias em cursos de GRH, em toda microrregional Médio Oeste potiguar.

Companheiros e companheiras da ASA, confirmamos alguns argumentos de termos participado pouco das reuniões microrregionais mas, se resgatarem as listas de presença destes momentos, a memória de quem nos nega irá peceber que alguns momentos estamos presentes nestes espaços, pois estivemos na reunião microrregional em Baraúnas (Ricardo), no encontro sobre PNAE em Messias Targino (Janicleide), encontro da CEM em Apodi (Francisco), ATER em Apodi (Francisco) Microregional em Triunfo (Ricardo), Mobilização contra os Agrotoxicos em Apodi (Roque e Francisco) aticulação da ASA junto ao PDS em Natal (Hildebrando), Encontro Estadual da ASA em Apodi (Francisco) e, por fim, reunião da ASA em Assu (Francisco e Hildebrando).

E, se observarmos bem companheirada, em todas as discussões da ASA estamos presentes, certo que em alguns momentos, na figura do companheiro Fábio, hoje técnico do Centro Terra Viva, nossa parceira.

Amigos “a história é o registro permanete de quem faz a luta acontecer. Os que julgam nossa luta como não presente, negam uma parte da história de construção da ASA Potiguar”.

Então somos ou não somos ASA?

Abraço revolucionário de quem sempre esteve presenta na construção de um Semiárido melhor."

* Instituto Chapéu de Couro.

* Nota reproduzida a pedido do Instituto Chapéu de Couro.