Páginas

sábado, 3 de março de 2012

SALOMÃO GURGEL
É prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito Salomão Gurgel conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor nas duas categorias temáticas em que concorria: Lei Geral e Compras Públicas. Agora, o gestor de Janduís vai disputar a etapa nacional com chance de conquistar o prêmio Nacional

Além de Salomão Gurgel, mais dois prefeitos do Rio Grande do Norte conquistaram o Prêmio Sebrae em outras categorias.

O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, que também recebeu o prêmio de Melhor Projeto estadual e o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego que também venceu em duas categorias. Ambos também concorrem na etapa nacional. Todos os 39 prefeitos finalistas receberam o Selo Sebrae Prefeito Empreendedor.

“Esse prêmio é um instrumento de divulgação da cidade em âmbitos estadual e até nacional. Com ele, o Sebrae reconhece a eficiência da gestão para crescimento da economia municipal, assim como apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”, declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Para o prefeito Salomão Gurgel, que foi reconhecido por tirar do papel os dispositivos da Lei Geral em Janduís e estimular a inserção dos pequenos negócios nas compras públicas, o prêmio valida a responsabilidade com que administra a cidade. “Somos conscientes da responsabilidade de construir um futuro sustentável para os cidadãos de todos os 167 municípios do RN”.

Fonte: janduisonline

PT DE CARAÚBAS REALIZA EVENTO PARTIDÁRIO
Para falar de suas pré-candidaturas para eleições 2012
O PT de Caraúbas que construir o “Movimento Avança Caraúbas”, para isso realizou na manhã deste sábado (03) no Clube Verdes Mares no Centro da cidade de Caraúbas/RN, uma grande festa para junto com os partidos aliados do município, anunciar o lançamento da pré-candidatura do vereador Ivanildo Fernandes (PT), como também, da pré-candidatura dos vereadores e vereadoras do partido.

O evento contou com um bom número de militantes do município e região, como também, das principais lideranças Petistas no estado do Rio Grande do Norte, como é o caso da deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Mineiro, Caramuru Paiva, vice-prefeito de Campo Grande, Salomão Gurgel, prefeito de Janduís, entre outros.

Lideranças caraubense que prestigiaram o evento foram: O presidente do PR, vereador Paulo Brasil, presidente do PDT, Elionaldo Benevides, pelo PC do B local, José Maria Júnior, Adriano Clementino (FOCAMPO), contou também com a presença do professor Marcos Roberto, lideranças do segmento evangélico como é o caso do pastor Lucas, dentre outras autoridades.

O deputado estadual, Mineiro, disse que o nome do vereador Ivanildo Fernandes a pré-candidatura a prefeito de Caraúbas é o inicio de uma caminhada, um movimento de resistência a tudo que vem sendo feito no município de Caraúbas até o momento.

O vereador Paulo Brasil (PR), que nos bastidores do evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Ivanildo Fernandes (PT), todos apontavam para a composição da chapa majoritária do município como o vice de Ivanildo, inclusive Fátima Bezerra disse que esta era a composição ideal para vencer as eleições em Caraúbas. 

Paulo Brasil em seu discurso disse que há poucos dias tinha falado com o presidente estadual do Partido Republicando, que sinalizou positivamente para o apoio a candidatura a prefeito de Ivanildo Fernandes. Com isso, tudo indica que a oposição terá PT na cabeça e o PR como vice, é aguardar para vê.
A deputada federal, Fátima Bezerra, parabenizou a luta do companheiro Ivanildo Fernandes, e disse, “Não pense que você está só nesta luta, você terá o apoio integral da deputada Fátima”, disse.

A deputada petista também, não perdeu tempo, falou do desejo que o partido tem em derrubar o partido dos democratas no Rio Grande do Norte e no Brasil, “O Rio Grande do Norte é o único estado do Brasil que é governado pelo DEM, e todos vocês estão vendo o fracasso que é este governo, precisamos derrubar este governo democrata, para que posamos implantar o sistema do PT em nosso estado para o desenvolvimento”. Afirmou Fátima Bezerra.

O pré-candidato a prefeito Ivanildo Fernandes (PT) falou pouco apresentou seus candidatos, e ressaltou que no período em que começaram a campanha para eleger Eugênio Alves a prefeito de Caraúbas era um número bem mais resumido que esse, mas que existia uma grande diferença daquele período e do momento político de agora. No período da eleição de Eugênio Alves, tudo acreditava que era possível ganhar as eleições, menos Eugênio, e hoje, além de todos os meus companheiros acreditarem, eu também acredito. Disse o pré-candidato Ivanildo

Fone: icemcaraubas.com.br
GOVERNADORA ROSALBA
VETA DIVERSOS PROJETOS DE DEPUTADOS

Em sessão extraordinária realizada no final da manhã desta quinta feira, foram lidos os vetos da governadora Rosalba Ciarlini a 17 projetos de lei aprovados pela Assembléia Legislativa, sendo 15 de iniciativa dos deputados, 1 do Ministério Público e outro do Tribunal de Contas.

O governo está vetando, integralmente, projetos apresentados pelos deputados Larissa Rosado, Fernando Mineiro, Gustavo Carvalho, Leonardo Nogueira, Gustavo Fernandes, Walter Alves, Márcia Maia, Antônio Jácome, Dibson Nasser, Hermano Morais e Gesane Marinho.

O projeto do Ministério Público, vetado parcialmente dispõe sobre a criação de estágio para estudantes de pós-graduação, denominado MP Residência. O do Tribunal de Contas do Estado, que também recebeu veto parcial, dispõe sobre a Lei Orgânica do TCE.

De autoria da deputada Larissa Rosado foram vetados os projetos que dispõem sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, disponibilizarem carteiras escolares destinadas aos alunos com deficiência; e sobre a política de segurança nas escolas da rede estadual de ensino.

De Fernando Mineiro foram vetadas a matéria que institui o Sistema Estadual de Bandas de Músicas e o projeto que define os Centros de Inclusão Digital como de especial interesse social, como entidades prestadoras de serviços multipropósitos.

Da iniciativa do deputado Gustavo Carvalho os vetos recaíram sobre os projetos que “dispõe sobre a serva de 5% das vagas para pessoas portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação oferecidos pela UERN” e o que “dispõe sobre a criação do Programa de Transporte Social Universitário”.

Os projetos que dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção em todos os recipientes de bebidas alcoólicas, de advertência sobre o perigo de ingestão de álcool por mulheres durante o período de gestação; e o que dispõe sobre a concessão de benefício fiscal nas vendas de veículos de duas rodas para moto taxista e entregador, de autoria de Leonardo Nogueira também receberam vetos.

Fonte: Tribuna do Norte
DESAPROVAÇÃO DE MICARLA CHEGA 90%

A desaprovação da prefeita Micarla de Sousa pelo eleitorado natalense cresceu, e atingiu 91,6%, segundo levantamento Sinduscon/Consult, que em dezembro registrou 90,2%.

A taxa de aprovação praticamente ficou estável. Era 5,6% e passou para 5,3%. Já para 4,2% não há opinião formada.

A pesquisa foi realizada pela Consult entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 44 bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.

A pesquisa foi registrada em 15/02/2012: Protocolo RN 00006/2012- TSE - TRE. Os resultados da pesquisa, com a aplicação de 1000 entrevistas, estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.0%, com confiabilidade de 95%.
Arte: Nominuto.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  02/MAR
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.
Valdécio Fernandes Rocha
 (Pedagogo)
Marcelo Lucena
(Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá e Integrante da COCRESCE - Quixadá/CE)
Victor Romario Gurgel
(Janduiense residente em Boa Vista/RR)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Campanha de Lançamento de Livros
AMIGOS DA ARCA
A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, realizará no dia 02 de março, o lançamento da Campanha de Doação de Livros Amigos da Arca. A cerimônia será a partir das 15hs, no Palácio da Cultura e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.
O Projeto tem como objetivo arrecadar o maior número de livros possíveis, durante os dias 02 de março a o2 de abril de 2012, nos municípios de Natal e Parnamirim, a fim de serem distribuídos nas comunidades, onde já existem uma Biblioteca Rural e que se encontra com um acervo reduzido e ultrapassado, necessitando de livros atualizados e diversificados, ou seja, revitalizando o acervo e dando oportunidades de leitura ao homem do campo e a toda sua família.
A campanha conta com o apoio do Banco do Nordeste, Petrobras, Carrefour, Emparn, Sebrae, Idema, Banco do Brasil, Fundação José Augusto/Secretaria de Cultura, Incra, Faern/Senar, SEJUC e SEEC,onde funcionarão postos de coleta.
Contamos com sua presença para abrilhantar o nosso evento. Desde já agradecemos o apoio e qualquer esclarecimento entrar em contato,

Paula Valéria
Subcoordenadora de Capacitação de Arte e Cultura - SEARA
3232-2969/7267/7025
9975-8072

Ceres Maiza
Coordenadora de Apoio ao Desenvolvimento Rural
3232-2969/7267
8887-1760

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  01/MAR
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida.
 
Samuel Benevides
 (Agente de Comunitário de Saude da Zona Rural - Sitio Permissão)

Iracema Manielle Bezerra
(Núcleo Sertão Verde - Campo Grande/RN)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  28/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês, repleto de muitos anos de vida. 
 Antonio Filho Durte 
 (Janduiense, Mororista da Prefeitura na Zona Rural)


Ana Ítala Gurgel
(Estudante, Filha de Joaquim Gurgel (Quinca de Elpidio) ex-vereador, Agricultor e Agropécuarista janduiense, reside em Mossoró-RN)

Empresa Alsol pode ser parceira de projeto que garante acesso à internet grátis em praças públicas

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino realizada nesta sexta-feira (24), o vereador Pôla Pinto (PT), anunciou que a empresa Alsol responsavel pelo provedor de Internet em Messias Targino poderá ser parceira para a implantação de acesso à internet sem fio WI-FI aberta nas Praças João Jales Dantas no centro da cidade, Francisco Ezequiel da Silva no conjunto Osnildo de Freitas Targino e ainda na Praça de Eventos Antônio Ozório de Andrade ao lado do Ginásio de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro.


O vereador disse que ja foi iniciado um dialogo por iniciativa do representante local da Alsol , Felipe Jales e que será retomado embreve. "Vamos discutir com a prefeita Shirley essa parceria", informou o vereador durante a sessão desta sexta.


“A instalação da conexão vai garantir que as pessoas que possuam notebook e principalmente celulares possam acessar a Internet nestes locais, que são um espaço de encontro dos jovens e das famílias messienses.” disse Pôla Pinto.

Pôla Pinto esclareceu que sua iniciativa é simplesmente e é uma das formas de disponibilizar aos freqüentadores das Praças o acesso livre e gratuito a Internet, por meio de uma rede Wi-Fi, com o objetivo de incentivar e fomentar o uso de novas tecnologias.

Fonte: Blog do Pôla Pinto

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POSSE DO SECRETÁRIO DE JUVENTUDE
JPT-RN

Dia 02 de março (sexta-feira), às 19h, na sede estadual do PT, realizaremos a posse da nova direção estadual da Juventude do PT.

Após um amplo processo de mobilização e debate realizado em todas as regiões do RN, chegou a hora de dar posse à direção eleita no Congresso Estadual da Juventude do PT, para que possamos construir uma nova geração de militantes socialistas.

Tive a honra de ser eleito Secretário Estadual da JPT no último Congresso, com o apoio de militantes e dirigentes extremamente importantes na história do PT e da Juventude Petista, e com o incentivo de companheiros e companheiras que ainda não fazem parte do PT, mas que militam ao lado da militância petista nos movimentos sociais. Meu sentimento é de gratidão e de imensa responsabilidade política, pois o desafio maior se inicia agora.

Reafirmo minha disposição de construir coletivamente um amplo processo de mobilização e formação política no Rio Grande do Norte, envolvendo os filiados jovens e também os jovens simpatizantes que ainda não encontraram um espaço de diálogo com a Juventude do PT, para que possamos renovar o Partido e fertilizar a terra de um Rio Grande do Norte digno para cada cidadão potiguar, no qual os direitos humanos sejam preservados e a democracia faça residência fixa.

Ficaria muito feliz de contar com a presença de vocês neste momento em que assumo mais um desafio político extremamente importante, tanto quanto foi assumir a coordenação do Centro Acadêmico de Letras da UFRN, a coordenação do Diretório Central dos Estudantes da UFRN e a Secretaria Municipal de Movimentos Populares do PT natalense. O apoio de todos foi e continuará sendo essencial para que possamos fortalecer a luta socialista.

Entre o socialismo e a barbárie, optamos pelo socialismo!
Bruno Costa.

Fonte: 
http://opiniaopetista.blogspot.com/
MEIO AMBIENTE
Escola Municipal Aluízio Gurgel
 vereador BRAGA (será o palestrante)
A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, pretende trabalhar a consciência sócio-ambiental dos alunos, como o primeiro passo parte do conhecer, esta organizará na próxima terça-feira, a partir das 19:00 horas, uma importante palestra sobre reciclagem e destino final do lixo, o palestrante será o Vereador Braga, que desenvolve importante trabalho na área nos estados do RN e CE.

O objetivo do projeto é desenvolver nos alunos a consciência sócio-ambiental, contribuindo na formação de cidadãos conscientes, e também mostrar para a comunidade que é possível implantarmos um sistema de coleta seletiva do lixo em nossa cidade, a escola dará o passo inicial.

Fonte: enocdouglas
CURSOS DE PESCA E AQUICULTURA
Território Sertão do Apodi em Campo Grande
Parte da turma do Curso de Aquicultura de Campo Grande
 IFPR / MPA / MEC / Sertão Verde

A iniciativa do Governo Federal através do MEC/MPA/IFPR de proporcionar aos pescadores, filhos de pescadores e outras pessoas ligadas atividades de pesca e aqüicultura o acesso de Cursos Técnicos e Pesca e Aqüicultura é de muita valia.

Em Campo Grande e território Sertão do Apodi este projeto vem sendo desenvolvido com muito êxito pelo IFPR em parceria com o Núcleo Sertão Verde que tem 04 turmas de 25 alunos cada com o menor índice de desistência em nível nacional.

O curso funcional com aulas via satélite todas as segunda e terças-feiras no pólo do IFPR de Campo Grande/Sertão Verde, que oferece uma sala climatizada, água, café e zelador do espaço físico, resultando em um custo fixo mensal relativamente assumido pelo parceiro Núcleo Sertão Verde. O IFPR entra com um coordenador de pólo e 04 tutores presenciais.

São custos, investimentos, esforços e interesse do MEC/MPA/IFPR/Sertão Verde, que precisam serem compreendidos e reconhecidos como importante para proporcionar principalmente aos alunos (as) destes cursos em Campo Grande e Região, que em breve se formaram como técnicos (as) em Pesca e Aqüicultura.

Os cursos de Pesca e Aqüicultura pólo IFPR/Campo Grande contam com a parceria do Núcleo Sertão Verde, do mandato do vice-prefeito Caramuru Paiva, do SINTRAF de CG e da Associação da Agrovila Petrolina do PA Ronaldo Valença em Campo Grande/RN
LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURAS
DO PT DE CARAÚBAS
 Teófio Fernandes (presidente do PT de Caraúbas)

O presidente do PT de Caraúbas, Teófilo Fernandes, demonstra otimismo com o evento de Pré-lançamento de candidaturas petistas, que será realizado no sábado dia 03, na cidade de Caraúbas/RN.

Este evento político marcará o lançamento das pré-candidaturas petistas para o pleito deste ano. O companheiro petista afirma que várias lideranças do partido já confirmaram presença, entre estas do deputado estadual Fernando Mineiro (Pré-candidato a prfeito pelo PT em Natal), Vice-prefeito Caramuru Paiva, pré-candidata a prefeita e vice-prefeito de Janduís NAILKA SALDANHA E RAIMUNDO DO SINDICATO, prefeito Salomão Gurgel, Giuzelio Lobato (coordenador do Pólo PT no Médio Oeste), Francisco Almeida (presidente do PT de Janduís), vereadores Braga e Paulinho, Hildebrando Rocha (Diretor estadual da FETRAF), vereador Póla Pinto (Messias Targino) entre tantas outras lideranças estaduais e regionais.

Teófilo Fernandes (presidente do PT de Caraúbas) está otimista em relação às novas alianças e adesões que serão realizadas em Caraúbas no rumo da viabilização da candidatura petista a prefeitura.
CONCURSO DE CARTAS DO CORREIO

O blog traz uma grande dica para as escolas caraubenses que estão prestes a iniciar mais um ano letivo. Seguem em andamento as inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que é promovido pelos Correios.

Abordando a temática "Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você", o certame é dividido em quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de março, podendo ser inscritos alunos com até 15 anos de idade. Vale lembrar que cada unidade de ensino (pública ou particular) pode selecionar duas cartas para a etapa estadual.
Premiação - Fase Estadual

#Aluno
1° colocado: um notebook
2º e 3º colocados: um som portátil

#Escola
1º colocado: um computador
2º e 3º colocados: uma impressora jato de tinta

#Maiores detalhes no www.correios.com.br.
II FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA

Será neste dia 28 de fevereiro o II Fórum Potiguar de Cultura, há exato um ano após o primeiro, que também se deu no auditório do IFRN Liceu das Artes, no centro da cidade, em 2011.

O Fórum Potiguar de Cultura é uma iniciativa da sociedade civil que envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor, na perspectiva de elaborar e construir um panorama que venha subsidiar a permanente construção de uma política cultural em conformidade com as reais necessidades e inerências relativas aos que trabalham e militam nessa área.

A comissão organizadora é integrada por Esso Alencar, Tatiane Fernandes e Lula Borges, o evento do Fórum Potiguar de Cultura vem sendo realizado para servir como um instrumento que influencie na construção de uma política cultural para o estado em sintonia com os parâmetros do Sistema Nacional de Cultura.

As inscrições aos participantes já estão abertas em www.forumpotiguardecultura.blogspot.com

PARA MAIORES INFORMAÇÕES: Esso Alencar, 9606 1926, Lula Borges, 8855 4059 e Tatiane Fernandes, 8855 2600.
  
PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento

09h – Abertura

9h30 – A Economia Criativa e sua Importância na Esfera Cultural, com Cláudia Leitão (chefe Secretaria da Economia Criativa), Fábio Lima (representante regional do MinC para o nordeste) e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN ).

11h – Fórum Potiguar de Cultura: direções e compromissos (lançamento versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar; Escolha de representações setoriais para os encontros presenciais do FPC e aprovação do calendário de reuniões anuais do FPC)

12h – Almoço

14h – O Fundo Cultural como um Vetor à Participatividade, com Isaura Rosado (Secultrn/FJA) e Rubens Passos, mediação Tatiane Fernandes.

16h – A Atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN, com Fernando Mineiro e George Câmara, mediação Esso Alencar. 
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  27/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário todo especial a vocês, repleto de muitos anos de vida.  

Allan Kardec
(Estudante do IFRN de Apodi-RN, residente em Caraúbas-RN
Betisla Menezes
(Estudante janduiense)

domingo, 26 de fevereiro de 2012


ESTADOS E MUNICIPIOS QUE NÃO REAJUSTARAM

O PISO PAGARÃO RETROATIVO


Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da lei do piso nacional do magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.

Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.

O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.

"Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas", reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da lei do piso.

Se confirmado o índice de 21%, o valor a ser pago em 2012 será em torno de R$ 1.430. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.

A lei do piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiram comprovar a falta de verbas para esse fim.

"Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação", cobra Leão.

Fonte: Agência Brasil, 24/02/12