Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

05 ANOS DA FEIRA AGROECOLOGIA E DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE JANDUÍS/RN.


Acontece nesta segunda-feira (07) a Comemoração do 5º Aniversario da Feira Agroecologica da Economia Solidária de Janduís/RN, com programação prevista para iniciar a partir das 9h da manhã, a Comemoração será realizada no local da Feira, no Mercado Público Municipal de Janduís.

Os organizadores do evento esperam contar com uma boa presença de público para fortalecer cada vez mais esse momento importante de crescimento da Economia Popular Solidária, da Agricultura familiar e desse grupo no município de Janduís.

Programação

- 6h: Início da Feira.
- 9h: Música ao vivo.
- 9:30h: Intervenção dos Parceiros.
- 10:30h: Lanche.
- 11h: Sorteio de uma Cesta e outros Brindes.

ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE PERMISSÃO

Acontece neste domingo (06) Eleições para escolha da nova diretoria da Associação Comunitária da Permissão, que já se encontra vencido o mandato da atual diretoria que tem a frente a senhora Antonia Denise de Freitas.

Já houve diversas reuniões preparatórias e a intenção que seja formada chapa única para conduzir a associação pelos próximos 03 anos.
Mandato de Raimundo do Sindicato e SINTRAF
REALIZA VISITAS AS COMUNIDADES DE JANDUÍS

 Durante todo o dia deste sábado (05) e domingo (06) o mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO e o SINTRAF de Janduís através da dirigente sindical Damiana Paiva realiza agenda de visitação as comunidades rurais de Janduís.

O objetivo é acompanhar as obras dos Programas P1+2, P1MC, Habitação Rural e Desenvolvimento Solidário, que estão em andamentos no município, bem como participar de reuniões das associações comunitárias.

SÁBADO

- 13:00, na comunidade de Humaitá realiza visita as obras da Barragem e Passagem molhada que estar em plena construção e da Unidade de Produção Agroecologica Sustentável - PAIS.

- 14:00, no Assentamento Bom Futuro, visita a reformas de habitações do Incra.

- 15:00, na comunidade de Retiro, visita as Cisternas Calçadão de Marcia Pereira e Antonio Olimpio.

- 17:00, Celebração de abertura da Peregrinação de Santa Luzia na Permissão de Baixo, na casa de Seu Titico.

DOMINGO

- 09:00, visita a Unidade de Produção Agroecologica Sustentável – PAIS da família de dona Horácia Severa Maia (sitio Juazeirinho).

- 10:00, na comunidade de Verruma, visita a fase final de construção da barragem submersa.

- 15:00, Eleição da nova Diretoria da Associação Comunitária de Permissão

- 18:00, Missa na comunidade Permissão


Comenda Destaque Agricultor Multiplicador
Projeto Algodão-Embrapa-PDHC
Novinho a esquerda com camisa de mangas(Multiplicador Destaque)
O agricultor familiar Antonio Francisco Fernandes Duarte(Novinho) recebeu do Projeto Dom Helder  Câmara o Prêmio Destaque Agricultor Multiplicador do Projeto Algodão.

Ele foi entre os 12 multiplicadores das áreas onde funciona o projeto o multiplicador que melhor desenvolve a experiência do algodão em consórcio.

O projeto Algodão tem se destacado entre os diversos projetos desenvolvidos atualmente pelo Dom Helder Câmara.

Este despenho pode-se também atribuir ao trabalho de assessoria técnica desenvolvido nas áreas do PDHC em Janduís pelo Centro Padre Pedro Neefs, que tem como técnicos atualmente LAZARA MAIA e Ricardo Brito.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


 Aniversário de 50 anos
do STR de Caraúbas

 João Maria Junior (STR de Caraúbas) e Raimundo do Sindicato(Sintraf Janduís) 
Aconteceu nesta sexta-feira (04) na sede do STR de Caraúbas a Festa em Comemoração aos 50 anos de existência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, presidido atualmente por José Maria Junior, grande líder sindical do oeste e do RN.
 
Raimundo do Sindicato(Sintraf Janduís) e João Maria Junior 
(STR de Caraúbas) duas das maiores lideranças do movimento sindical do RN
O líder sindical RAIMUNDO DO SINDICATO DE JANDUÍS esteve presente para prestigiar tão importante acontecimento do movimento sindical do Rio Grande do Norte e especial da região oeste potiguar.
 Raimundo do Sindicato(de boné branco) e Damiana Paiva (Sintraf de Janduís), Francisco Diassis e Welington Oliveira (Credioeste-Sol)
A festa teve celebração, falas, homenagens, almoço, churrasco, forró pé de serra e bolo. Foi uma festa completa e da melhor qualidade prestigiada por lideranças sindicais da região e do estado.
Os Trabalhadores e Trabalhadoras lotaram as dependências do STR de Caraúbas para ao lado do presidente JUNIOR e sua diretoria celebrarem e comemorar tão importante data em que este sindicato completa seus 50 anos de lutas.
 Raimundo, Junior (presidente do STR de Caraúbas),
Damiana Paiva e Francisco Diassis
 Equipe do STR de Caraúbas e Raimundo do Sindicato
 Segura o verdadeiro Forró Pé de Serra

CREDIOESTE-SOL
Realiza sua reunião de planejamento mensal
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (04) a reunião mensal de planejamento e definições de ações mensal da Credioeste-Sol.

Participaram o presidente da cooperativa RAIMUNDO CANUTO e alguns diretores Edivania, Luizinho, Damiana Paiva, João Batista de Carvalho e o assessor Giuzelio Lobato.

Os pontos discutidos e deliberados foram:

- Campanha de aumento das cotas-partes e novos cooperados (as);
- Plano de Novos
- Relato das visitas as entidades parceiras
- Informe do Encontro de Cooperativas de Crédito do Nordeste

A próxima reunião da cooperativa será no inicio do mês dezembro.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011


Casas Subsidiadas
Serão construídas em Janduís

Além dos programas habitacionais já em andamento no município de Janduís onde já foram construídas mais de 250 moradias populares para famílias carentes, bem como de diversas reformas, agora será a vez da construção de casas subsidiadas pelo governo federal com a contra-partida da Prefeitura de Janduís para população janduiense.

Segundo informações do Secretário de Planejamento Karl Marx todas as providências, como licença, doação do terreno e outras medidas necessárias já foram adotadas pela Prefeitura, para que possam ser edificadas as moradias no menor prazo possível.

A Secretária Municipal de Trabalho HABITAÇÃO e Assistência Social, NAILKA SALDANHA nos informou que será construída cerca de 120 casas, onde a prefeitura vai entrar com o Terreno, o Trabalho Técnico Social e a Infra-estrutura básica, como: Calçamento, saneamento, iluminação.

“Estamos empenhados para resolver até o final da gestão do prefeito Salomão Gurgel o déficit habitacional do município que ainda é de mais de 250 moradias só na zona urbana”.
Nailka Saldanha (Secretária da SEMTHAS)
“Temos feito muito nos últimos anos, com certeza o governo atual é o que mais construiu casas em Janduís, mais ainda não foi suficiente para resolver este problema. Estamos tratando todos (as) igualitariamente, o problema é que o número de casas que conseguimos para Janduís através dos diversos programas governamentais não foi ainda suficiente para atender a todos (as) que precisam de uma moradia digna”.

“Estamos sensíveis a todas as demandas da população seja por moradia ou pelos diversos programas sociais. Ninguém melhor do que à SEMTHAS  através de suas diversas ações e seus agentes tem o diagnóstico da situação de cada família do município. Mais faltam-nos ainda os recursos necessários para atender a todos (as). Temos trabalhado para superar as dificuldades sociais e econômicas por que ainda passa nossa população e a nossa convicção e esforços é de fazer cada vez mais”. Conclui Nailka para o Janduis Emfoco.
EMENDA DE INICIATIVA POPULAR
AO OGU
Reforçará o orçamento dos municípios em 2012

 Deputada Fatima Bezerra e Benes Leocádio da FEMURN(ao centro)
A deputada Fátima Bezerra e a FEMURN realizaram na manhã desta quinta-feira (03) na sede do CDL em Natal Encontro com Gestores, Vereadores e Entidades da Sociedade Civil do RN para discutir acerca da Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento Geral da União.

Pela primeira vez da história do país será possível que os municípios através dos segmentos organizadas da população possam propor emenda ao OGU. Esta é uma iniciativa inovadora do relator geral do orçamento Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT) que propõe que os municípios brasileiros com até 50 mil habitantes possam apresentar Emenda Popular.
 Os municípios por sua vez através da Prefeitura e da Câmara de Vereadores deverão fazer uma Audiência Pública, para tratar do assunto com a população no período de 10 e 20 e até o dia 25 de novembro/2011, deverão encaminhar ao relator do OGU sua proposição de Emenda Popular.

As áreas em que poderão ser destinados os recursos são: Infra-estrutura urbana; Rede básica de saúde; Construção de escolas de educação infantil; Apoio aos pequenos produtores; Aquisição de Maquinas e Equipamentos para recuperação de estradas; Melhorias Sanitárias.
 Nailka Saldanha, Karl Marx e Raimundo Canuto
De nossa região participaram da atividade em Natal nesta quinta-feira pelo município de Janduís a Secretaria de Ação Social NAILKA SALDANHA, o Secretário de Planejamento Karl Max e o vereador Raimundo do Sindicato e por Messias Targino o vereador Póla Pinto e por Patu a vereadora Lucelia Ribeiro.
 
Pola Pinto(vereador de Messias Targino) 
e Lucelia Ribeiro(vereadora de Patu)

 
Programa Arca das Letras
Acesso aos livros entre trabalhadores e trabalhadoras rurais

Paula Valéria Ferreira

O Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para incentivar a leitura no meio rural, facilitando o acesso aos livros entre trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem em projetos de assentamentos, remanescentes de quilombos e comunidades de agricultura familiar e indígenas.
 No Rio Grande do Norte vem sendo executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA). Desde sua implantação no Rio Grande do Norte, em março de 2004, já foram implantadas 672 (seiscentos e setenta e duas) bibliotecas rurais, beneficiando mais de 52.331 (cinqüenta e dois mil, trezentos e trinta e uma) famílias em 125 (cento e vinte e cinco) municípios.
O programa Arca das Letras é resultado de uma rede de parcerias, que integra os Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, além de reunir esforços dos movimentos sociais e de órgãos governamentais e não governamentais, que como resultado dessa rede de parcerias vem se desenvolvendo um trabalho de promoção educativa, cultural e social, favorecendo o desenvolvimento humano no meio rural.
Estamos organizando uma campanha de doação de livros para que em 2012 possamos revitalizar as arcas existentes e, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, implantar 200 novas arcas, contemplando os municípios que ainda não foram beneficiados com o programa.

Paula Valéria Ferreira
Subcoordenadora de Arte e Cultura - SEARA
3232-2969