Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  16/JUN
Nós do Blog desejamos um feliz aniversário, repleto de muitos anos de vida, sucesso.
Fábio Dantas Brito
(Vereador no município de Janduís e primo do Vereador Raimundo do Sindicato)

sexta-feira, 15 de junho de 2012



Aula Inaugural do
MOVA BRASIL em Janduís


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) na Escola Municipal Antonia Eurli de Brito na comunidade de Permissão, a aula inaugural das 03 turmas do projeto educação Mova Brasil sendo 01 turma na comunidade de Retiro com cerca de 30 alunos matriculados que tem como monitora a jovem Darinaide Silva Duarte; outra turma no Verruma com 28 alunos, monitora Sara Maiara Soares da Costa e mais uma turma na Permissão com 28 alunos e a monitora Maria Arlinda de Brito.

O Mova Brasil em Janduís conta com os parceiros do SINTARF, CPPNeefs, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o mandato do Vereador Raimundo do Sindicato.

Na aula inaugural na Permissão a coordenadora do pólo mandacaru Luiza Vieira  de Campo Grande destacou a importância das parcerias no município, disse que o pólo mandacaru que é composto por 07 municípios da região sendo eles, Triunfo Potiguar, Jucurutú, Campo Grande, Janduís, Patu, Messias Targino, Almino Afonso, é o mais bem avaliado pelos seus trabalhos realizado com os educandos.

Estiveram presentes, associações, grupos de jovens e outros seguimentos das demais parceiras do movimento sindical, social e cooperativista de Janduís

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Sessão Solene dos 50 anos
 do município de Janduís
 
O mandato popular do vereador Raimundo do Sindicato por ocasião da sessão solene dos 50 anos do município de Janduís no dia 12 de Junho, conferiu o titulo de cidadania janduiense a Francisca Erotides Alves da Silva, natural de Caraúbas residente no sitio Pau de Leite há 25 anos, senhor Rômulo Suassuna Barreto, natural de Catolé do Rocha e residente na fazenda Itajubá há 6 anos e a comenda a Eugênio Gurgel Filho (Euní Gurgel) e a Zuleide Batista da Silva Oliveira e In Memorian do senhor Vicente Gurgel Praxedes, pelo seu centenário de nascimento ocorrido no ultimo dia 22/05/2012.

Encerramento da festa de
Santo Antônio no Pacutí.

Aconteceu às 19h00min do dia 13 de junho a procissão de encerramento da festa e celebração final de Santo Antonio na comunidade do Pacuti

O momento foi presidido por Raimundo do Sindicato e auxiliado por Francisco Almeida Neto e Lazara Maia e Francisberg que fizeram as animações com os cânticos.

A caminhada com a Imagem de Santo Antônio aconteceu com duas paradas para reflexão agradecimentos a Deus pela intercessão de Santo Antônio.

Compareceu pessoas de várias comunidades rurais e das cidades de Messias Targino e Janduís.

Padre Pedro Neefs
Um Homem que Acredita do PT
e a na luta de nosso povo

Rosalba abre saco de bondades 

e retoma gratificações


A governadora Rosalba Ciarlini segue abrindo o saco de bondades para melhorar sua imagem. Depois de antecipar o pagamento de metade do 13* salário para os servidores estaduais, ela agora anuncia a retomada das gratificações no governo.
As gratificações estão suspensas desde o início da atual gestão sob o argumento de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo dados dos próprio governo, o Rio Grande do Norte está acima do limite prudencial para gastos com servidores há dez anos. 

Das 3 mil gratificações do governo anterior, Rosalba Ciarlini anunciou a retomada da metade, ou seja, 1.500. E estabeleceu critérios mais rígidos para sua concessão [cada secretário deverá mensurar a necessidade de gratificações].

Albér Nóbrega, secretário da Administração e cuidador da folha de pagamento, informava ontem (13) que o impacto mensal das gratificações nas contas do governo será pequeno, coisa de R$ 1 milhão. E que sairão folhas extras para pagar gratificações retroativas a maio.

Se era assim por que o governo não retomou o pagamento das gratificações antes, como reivindicava os servidores?

A desculpa era o limite prudencial. Por que o impacto na folha é considerado pequeno agora? Excesso de controle do governo? O governo errou na mão? Faz caixa como aponta o deputado Fernando Mineiro desde os primeiros meses do atual governo?
A equipe da governadora levou 17 meses para equacionar o problema das gratificações. Na avaliação de muita gente que acompanha a adminitração pública, demorou muito para encontrar uma solução. A demora prejudicou muitos servidores que fazem jus ao benefício. E não são poucos.

Entre os quais, eu faço questão de destacar, os servidores das centrais do cidadão. Essa turma está jogada à própria sorte há muitos meses. Gente que não tem tido estímulo nem condições para desempenhar suas funções.

O governo age de forma correta quando decide depurar a folha de pagamento para cortar fanstasmas e corrigir distorções. Mas a demora nesse trabalho é inaceitável porque o maior prejudicado é o serviço prestado à população. E o exemplo maior disso é o péssimo serviço das centrais do cidadão nos dias de hoje.

Olhando os números de desaprovação de Rosalba Ciarlini em Natal [de 76,50% segundo a Perfil/Nominuto], eu comentava ontem com um amigo que boa parte desse desgaste poderia ser minimizado com o funcionamento das centrais. O bom funcionamento, claro.

Na minha opinião, a Central do Cidadão é  o cartão de visita de qualquer governo. É um dos principais balcões de serviços do governo. Para uma grande parcela da população, as centrais são o único contato que uma pessoa comum pode ter com uma instituição tão grande e tão ampla como é o governo. Talvez seja o local mais próximo que alguém possa estar em relação ao governo. Mas da forma que funciona hoje muita gente quer ficar à distância, longe, bem longe. E falando mal.

Se por um lado a Central do Cidadão pode ser o cartão de visitas de qualquer governo, o órgão pode ser também sua casa dos horrores. Eu estou falando das centrais, mas podemos estender o raciocínio para órgãos como o ITEP, o Detran e os hospitais públicos do Estado que funcionam precariamente. Em todos eles, a população se depara com serviços aquém das expectativas e em condições desumanas. Coisa de país africano. 

Não adianta o Brasil se vangloriar ser a quinta ou sexta economia do mundo. Os serviços públicos neste país, Rio Grande do Norte incluído, estão bem longe de uma nação de primeiro mundo. É preciso avançar mais, como diz a propaganda do próprio governo.

Fonte: http://www.nominuto.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Professora e Agricultora
 VERA LÚCIA BRITO DE SOUZA

 Vera Brito e Vianei(seu esposo) ambos membros
da Feira do Forum e da Feira Agroecologica de Janduís

O Fórum dos Movimentos Populares e o SINTRAF de Janduís vêm em referência à professora VERA BRITO dizer da importância desta companheira que foi foi uma dedicada professora, mãe, esposa e agricultora familiar.

Para a educação e os movimentos sociais de Janduís Vera Brito foi uma  pessoa na luta da agricultura, membro da Feira Agroecologica, agricultora familiar de origem e de prática que nos deixa uma enorme lacuna.

Vera Lucia Brito de Souza, era profesora ha mais de 20 anos da rede municipal de ensino de Janduís, estando lotada na Escola Municipal Antonia Eurli de Brito na comunidade de Permissão, zona rural de Janduís.

A todos os familiares e a quem mais tinha admiração, consideração e estima pela companheira Vânia Brito, nosso apoio, solidariedade e estima.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Nossos Parabéns
de hoje vai para:
Xênia Maria Araújo Gurgel 
 Joelma Meneses



Bispo Dom Mariano Mozzano
Visita Janduís
 Dom Mariano e Raimundo do Sindicato
Durante os dias 11 e 12 de Junho o bispo Dom Mariano Mozzano ao lado do pároco Padre Tarcisio realiza visita pastoral em Janduís.

Na manhã e tarde desta terça-feira (12) ao lado do líder sindical, comunitário, cooperativista e também militante da pastoral da diocese de Mossoró RAIMUNDO DO SINDICATO, o bispo visita as comunidades rurais de Permissão e adjacências.


Aliança PSB e PT em Mossoró
O anúncio oficial da chapa Larissa Rosado (PSB) eJosivan Barbosa, à Prefeitura de Mossoró, à noite desta segunda-feira (11), fechou a fase preliminar da pré-campanha deste ano, no principal bloco de oposição em Mossoró. Agora virão as convenções municipais 
A reunião para o anúncio aconteceu em antigo endereço da deputada federal Sandra Rosado (PSB), mãe da deputada estadual Larissa Rosado, pré-candidata a prefeito, no bairro Nova Betânia. É o escritório do PSB de Mossoró, e sediou mais um Encontro Multipartidário, aglutinando representantes de 14 partidos.
Durante a movimentação, o Partido da Pátria Livre (PPL) foi apresentado como a 14ª sigla  a compor a aliança encabeçada pelo PSB. Mas a principal atração foi a presença do ex-pré-candidato a prefeito pelo PT, professor Josivan Barbosa.
O professor Josivan ressaltou a união das correntes políticas de Mossoró “em torno de um projeto maior”. Para ele, o principal compromisso será mudar o modelo de gestão, que em sua ótica privilegia a poucos em detrimento da maioria.

- Estou aqui para trazer unidade à aliança, para somar nossos projetos aos dos demais partidos – disse.

“Vamos melhorar o que há de bom, e o que estiver errado vamos consertar”, disse a pré-candidata Larissa Rosado, sintetizando como pretende governar o município que é administrado pelo DEM desde janeiro de 1997.

Participaram do evento, militantes e dirigentes do PPL, PTB, PP, PHS, PPS, PTC, PRB, PSD, PC do B, PRP, PT, PDT e PT do B, PSB. Prestigiaram a reunião ainda a ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB; vice-governador Robinson Faria, líder estadual do PSD, as deputadas federais Fátima Bezerra, 1ª vice-presidente nacional do PT, e Sandra Rosado, líder do PSB na Câmara dos Deputados; prefeitos da região, e outras lideranças políticas. 

Com Informações http://www.blogdofiscal.com

Nailka Saldanha(pre candidata a prefeita de Janduís)
Dom Mariano Mozzano(Bispo da Diocesse)
Raimundo do Sindicato (Pre candidato a vice prefeito)
Francisco Almeida (pre candidato a vereador e presidente do PT de Janduís)

PARABÉNS JANDUÍS 
EM SEUS 50 ANOS 
DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Vamos cm Janduís No Rumo Certo
MULHERES QUE AJUDAM 
A GOVERNAR O BRASIL

domingo, 10 de junho de 2012

ENCONTRO DE VEREADORES (AS) 
DO PT
do Medio e Alto Oeste, neste sabado 
dia 09 em Messias Targino

RAIMUNDO DO SINDICATO
durante o leilao no Pacuti, 
neste sabado 09 de junho


CURSO DE FORMACAO DE
PRE CANDIDATOS DO PT
Teve inicio hoje o curso de formação para pré-candidatos (as) do PT/RN. O presidente Estadual do PT Eraldo Paiva abriu o encontro saudando todos e desejando um bom curso para todos os presentes, principalmente para os novos filiados. Também participaram da cerimônia de abertura a Dep. Fátima Bezerra e o Dep. Fernando Mineiro. 
O curso é uma realização da Escola Nacional de Formação e Diretório Estadual do PT-RN, Secretaria Estadual de Formação e Fundação Perseu Abramo. O Curso para pré-candidatos (as) a Vereadores (as) e Prefeitos (as) e Vices aconteceu com a participação de 120 pré-candidatos do RN. Um momento muito importante, nos últimos tempos na vida partidária no Partido dos Trabalhadores do estado do RN. 
O curso está sendo realizado no hotel Praia mar em ponta negra dias 09 e 10 de junho. Além dos pré-candidatos participam do curso os coordenadores de polo do PT, presidentes municipais, dirigentes e gestores de formação.  

O primeiro dia do curso foi essencial para todos (as) pré-candidatos (as), pois fornece subsídios sólidos para o enfrentamento ideológico que nos favore, e muito, neste pleito de 2012, e nos dar força para à luta! Depoimentos de vereadores, prefeitos e vice do PT, foi um ponto positivo de alguns companheiros que passaram um pouco da experiência de cada um em seu município, as mesas de mateticas e planejamento para propostas, planejamentos, e soluções foi um dos momentos mais gratificante, porque cada municípios expôs sua tese e compartilhou com todos ideias que podemos colocar em práticas em nossas comunidades.

O curso é muito importante tanto do ponto de vista da dinâmica, quanto do conteúdo, que são extremamente necessários para o fortalecimento das bases, do debate e da disputa, tornando as pré-candidaturas propositivas para que possam dialogar com todos os seguimentos  sociais do RN.

O GOVERNO ROSALBA E SUA 
INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA
Em pronunciamento na plenária da Assembléia Legislativa desta quarta-feira (6), o deputado Fernando Mineiro criticou a falta de ações do Governo frente a atual falência do sistema de saúde no estado. O parlamentar lembrou que o caos na saúde do Rio Grande do Norte é um fato que tem repercutido cada vez mais no noticiário nacional. A última matéria foi apresentada pelo programa Profissão Repórter na noite de terça-feira (5) e escancaraou para o país a situação crítica dos hospitais públicos do estado - principalmente os de Caicó e Pau dos Ferros - que enfrentam o sucateamento de materiais e a falta de equipe médica.
Para Mineiro, o principal problema não está na falta de recursos, mas no direcionamento que o Governo tem dado ao dinheiro. "Os deputados governistas e o Estado justificam o caos afirmando que não há dinheiro, mas o governo já pagou R$ 5,5  milhões para a organização social Marca, que foi contratada sem licitação para gerir o Hospital da Mulher de Mossoró. Não falta dinheiro, falta prioridade", declara.
Mineiro comentou ainda a nomeação do novo secretário estadual de saúde, Isaú Gerino, que enfim foi definido pelo Governo após 30 dias sem que a pasta tivesse um representante. O deputado cobrou autonomia nas decisões, lembrando o problema que outros secretários enfrentaram. "De nada adianta mudar os nomes que representam a pasta se o governo não mudar sua postura e  se  os recursos continuarem centralizados na secretaria de planejamento. É fundamental que o Governo seja menos autoritário nas suas decisões, e dê autonomia orçamentária para que o secretário defina suas ações". 
O parlamentar acredita que é necessária uma revisão no método de distribuição orçamentária do governo, priorizando os serviços mais importantes para a população. "O excesso de arrecadação do Estado só cresce, atinge índices nunca vistos, mas o governo ainda ultrapassa o limite prudencial. Na verdade, o Governo tem ultrapassado é o limite da incapacidade administrativa", critica o parlamentar.
Suspensão de salários
Mineiro aproveitou a plenária para rebater a justificativa do Governo do Estado quanto a atitude de suspender o reajuste salárial dos professores do Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Deficiências. O ato foi denunciado pelo deputado na plenária de ontem, repercutiu nos jornais e levou a secretária de educação, Betânia Ramalho, a afirmar que a suspensão se justifica devido à Lei do Piso Nacional, que torna ilegal o reajuste salarial para educadores que estão fora do sistema estadual de educação.
"A Lei do Piso não proíbe o aumento. A lei que proíbe foi formulada pelo Governo do Estado no ano passado aprovado pela AL. No projeto da governadora, o reajuste deixa de fora as escolas conveniadas", esclarece o deputado.
"Há, de fato, uma proibição no uso dos recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico) para pagamento do pessoal que não for da secretaria. Pela lei federal e pela lei nacional, o governo pode pagar a esses profissionais utilizando outros recursos da educação, como os convênios. Porém, esses convênios  não foram sequer assinados pelo governo", completa.
O parlamentar classifica a atitude do governo estadual como uma "desumanidade". "Além de prejudicar diretamente as pessoas e as famílias, está prejudicando as entidades da educação, pela insegurança e instabilidade", critica.