Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


CREDIOESTE FAZ PLANEJAMENTO
COM DIRETORIA E PARCEROS

Aconteceu durante esta sexta-feira (23) o planejamento da Diretoria e Parceiros da CREDIOESTE-SOL, na cidade de Campo Grande.

Nesta etapa participaram os membros do Conselho Administrativo e Conselho Fiscal e os parceiros de Campo Grande e Governador Dix-sept Rosado, cidade que estão definidas entre as que têm agencia do Banco do Brasil com que a CREDIOESTE pretende estreitar laços e espaços de trabalho e parceria.

A reunião de trabalho contou com a presença do presidente da CREDIOESTE cooperativista RAIMUNDO CANUTO, Micilene Vieira (Campo Grande) e Francisco Diassis (Messias targino) membros do Conselho Administrativo. Do Conselho Fiscal participaram João Batista (Severiano Melo), Deusa (Governador Dix-sept Rosado), Damiana Paiva (Janduís) e Anaci Batista (Campo Grande).

Como parceiros estavam Zuleide Araújo (Núcleo Sertão Verde), Caramuru Paiva (Vice-prefeito de Campo Grande), Hildebrando Rocha (Diretor da FETRAF-RN e Secretário de Agricultura de Campo Grande), Filho (Coordenador do CEACRU de Governador Dix-sept Rosado), Francisco Antonio da Silva (Instituto Chapéu de Couro), Welington Oliveira (Sintraf de Campo Grande), Ricardo Brito (Sintraf Janduís) e STR de Governador Dix-sept Rosado, que afirmaram a partir estarem dispostos para contribuírem com o crescimento político, institucional e econômico da CREDIOESTE-SOL.

SEBAM – RN

É pauta de audiência na Assembléia Legislativa

 A Assembléia Legislativa do RN realiza Audiência Pública no próximo dia 6 de outubro, às 14h, para tratar da implantação do Sistema Estadual de Bandas do RN - Seban. A meta é elencar diretrizes para nortear a adoção de políticas publica capazes de atender as bandas em atividades no Estado. O público alvo do evento são mestres, maestros, músicos, gestores e interessados no tema.


De acordo com o maestro Humberto "Bembem" Dantas da Banda de Cruzeta, são cerca de 10 mil pessoas diretamente envolvidas com os grupos musicais espalhados por municípios do RN. "É bom entendermos que esse não é um movimento de A nem de B, e sim de todos nós, que sabemos muito bem apontar os erros e injustiças pelos quais passamos", salienta Bembem. "Haveremos de somar todas as forças e todos os esforços, assim como os companheiros do Ceará conseguiram. Para isso é preciso união, fé e, acima de tudo, amor ao nosso trabalho", reforça.

"Historicamente, o orçamento do Governo do RN destinado às bandas é zero. Agora chegou a hora, contamos com a simpatia dos próprios gestores, então nada de mágoas, ressentimentos, acusações; mas ao mesmo tempo nada de omissão e descrédito", analisa o maestro. "Estou particularmente feliz e ansioso, pois creio que todos sabem da
minha convicção de melhoras para todos, mas sem luta não avançamos", conclui.

A referida Audiência Pública é uma iniciativa do deputado Estadual Fernando Mineiro.

Informações com o próprio Bembem Dantas através dos telefones 9157-7700 e (84) 3473-2164 ou pelo endereço eletrônico bembemdantas@hotmail.com.



PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT
Diretório Municipal de Mossoró

CONVITE

Companheiros e Companheiras,

O nosso Partido estará realizando, no próximo dia 29 de setembro de 2011, uma movimentação política, contando com as presenças de Executivos e Parlamentares do PT, bem como com Autoridades Partidárias convidadas. Na oportunidade, serão apresentados os Novos Filiados e as Novas Filiadas ao PT de Mossoró. Para tanto, convidamos Vossa Senhoria e Ilustríssimos Familiares a participarem deste nosso evento.

Local: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Avenida Presidente Dutra S/N – Bairro: Ilha de Santa Luzia - Mossoró/RN
Data: 29 de setembro de 2011 – Quinta
Horário: 17h

Agradecemos antecipadamente por suas honrosas presenças,
Diretório Municipal do PT de Mossoró

Diretório Municipal do PT de Mossoró
Edifício Duarte Filho
Av. Cunha da Mota, 53 – Sala 101 - Centro
CEP – 59600-160- Mossoró/RN

DILMA A PRIMEIRA MULHER

a fazer a abertura da assembléia da ONU

 Representantes de diversos países assistiram, pela primeira vez na História, ao discurso de uma mulher na abertura do Debate Geral da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU). A presidenta Dilma Rousseff tratou de uma série de temas como representatividade das mulheres, crise econômica, reforma do Conselho de Segurança da ONU, Palestina e meio ambiente.

A presidenta afirmou ter certeza de que este será o século das mulheres. “Pela primeira vez na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo”, disse. Após Dilma, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou na ONU.

 


Prefeitura de Caraúbas
inaugura reforma e ampliação do UBS de Mariana
 

Caraúbas- O prefeito Ademar Ferreira e a secretaria de Saúde Juliana Fernandes entregam a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Raimunda Barbosa, na localidade Mariana, zona rural de Caraúbas. A previsão de início da solenidade é 18h30.
 
Além de uma nova pintura, a unidade recebeu melhorias em sua
infra-estrutura e também foi instalado um gabinete odontológico para atender a demanda dos moradores da comunidade e localidades circunvizinhas, que tem aproximadamente 2 mil moradores.
 
O beneficio atende a uma reivindicação antiga da população da região  que para poder ter que receber os serviços bucais tinha que se  deslocar até a comunidade de Apanha-Peixe ou ao distrito de São Geraldo. Além de ser reformada, ganhou um gabinete odontológico.
 
O serviço de saúde pública em Caraúbas, segundo a secretária Juliana Fernandes, passa por um processo de melhora e ampliação, sendo concluídos alguns investimentos e outros ainda estão em andamento.  Entre os programas, destaca-se o Mãe Caraubense, que está em implantação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE CARAÚBAS – Jornalista Chico Costa

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AGENDA

VEREADOR RAIMUNDO DO SINDICATO

Hoje 21 de setembro

 O Cooperativista e parlamentar de Janduís, RAIMUNDO DO SINDICATO realizou do dia de hoje uma serie de atividades, relacionadas com sua atuação no campo do sindicalismo, cooperativismo e no mandato parlamentar.

 

08:00 – Esteve na CREDIOESTE despachando com os colaboradores e cooperados (as)

 

09:30 as 13:00 – Participou em Apodo do Seminário de Avaliação e Socialização de Resultados da pesquisa feita pela UERN com membros do Comitê do Território Sertão do Apodi, trabalho este coordenado pela professora Simone, prof. Piolho e professora Ana Morais, ambos da Universidade Estadual do RN.

 

Estiveram presentes representações políticas e sociais dos municípios Upanema, Janduís, Apodi, Governador, Felipe Guerra, Caraúbas, Rafael Godeiro e Itaú, através de ONG, Vice-prefeitos, vereadores, BNB, Credioeste-Sol, PDHC e Secretários Municipais.

 

14:00 – Visitou na Comunidade de Santa Rosa em Apodi, um evento que estava ocorrendo sobre Educação do Campo, organizado pela DIRED, Escolas e Secretarias Municipais de Educação, dos municípios do território.

 

16:00 – Participou de Missa na Comunidade de Poço da Forquilha em Janduís, na casa de Vianeide Brito, membro da diretoria do SINTRAF.

 

19:30 – Participou de Missa na Comunidade de São Bento, na zona urbana de Janduís.


Projeto Memorial Vivo / Telão Cultural

Leva Campo Grande a ser destaque na mídia nacional

 

O trabalho de valorização cultural realizado pelo professor Junior Liberato com o Projeto Memorial Vivo / Telão Cultural, começa a dar resultados.

A partir da descoberta de situações e histórias escondidas e esquecidas, como: Dos Irmãos Gêmeos que estão entre os mais velhos do mundo (Janduís), do Túmulo de Alberto Liberato (um homem ainda vivo que já construiu seu próprio tumulo em frente a sua casa na fazenda lagoa, zona rural de Campo Grande) e mais recentemente também em Campo Grande a história do Senhor Luiz Costa, que convive maritalmente com três mulheres sendo mulher, cunhada e a própria sogra, rendendo-lhe o título do maior reprodutor humano do Brasil (com 69 filhos, 100 netos e 60 bisnetos), inclusive levou até mesmo Ronaldo o fenômeno a dizer “que o fenômeno era mesmo o Seu Luz Costa”.

Tudo isso tem feito com que Campo Grande esteja sendo positivamente destaque na mídia Nacional, ao ponto de duas grande emissoras de TV do país estarem vindo a Campo Grande: Rede Globo e SBT, para gravar reportagens para o Fantástico e SBT Repórter. A Rede Globo estará nesta quinta e sexta e o SBT nos próximos dias.

É importante destacar os méritos do professor JUNIOR LIBERATO, sempre atento a estas coisas da nossa cultural popular, que somente com o espírito cultural e de um homem que conheça e procurar retratar a historia é possível tão importante descobertas.

Inicialmente visto como coisa de doido e desocupado, agora quando começa a ganhar destaque os olhos se voltam e passam a valorizar o que antes não era percebido, se não fosse a sensibilidade do professor Liberato JR.

Juntam-se ao professor Junior Liberato/Memorial Vivo/Telão Cultural os blogs: www.campograndern.gov.br (CG NEWS) e www.blogdocaramuru.blogspot.com dois dos mais importantes blogs de Campo Grande, para reforçar o time dos que acreditam na valorização cultural.

AMPLIADO DESCONTOS PARA TARIFAS 
DE ENERGIA PARA AGRICULTURA IRRIGADA
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (14), proposta que amplia descontos nas tarifas de energia elétrica para as atividades de agricultura irrigada e aquicultura (criação de peixes, moluscos, crustáceos, rãs e algas).Hoje, esses descontos valem para todos os dias entre 21h30 e 6h. Pela proposta, os descontos valerão também para os feriados e fins de semana, a partir de 12h de sábado. A medida está prevista no Projeto de Lei 7063/10, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

A proposta original previa a concessão do desconto em todos os períodos diurnos, entre 6h e 18h, dos sábados, domingos e feriados. O texto aprovado pela Comissão de Agricultura foi um substitutivo ao projeto original. Segundo o relator, deputado Vitor Penido (DEM-MG), o fim da concessão do desconto na manhã de sábado deverá facilitar a aprovação do texto na Câmara. “São horas de elevada demanda industrial”, explicou.

Redução de custos

Penido argumentou que a medida deverá garantir incentivos para o aumento da produção dessas atividades rurais. “Além da evidente redução nos custos de produção, as proposições contribuem para a elevação dos índices de produtividade”, justificou.
O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, destacou a importância da redução das tarifas de energia elétrica para os aquicultores. "Isso dá muito mais condição ao pequeno aquicultor de ter condições de competir com o peixe que está vindo importado e que, lamentavelmente, entra no Brasil sem nenhuma taxação”, explicou.
O analista de mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras Marco Morato também é favorável à medida. Segundo ele, a aprovação do projeto deverá gerar aumento da produtividade da agropecuária do País e, consequentemente, redução dos preços aos consumidores.

Tramitação

A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
AUDIÊNCIA PUBLICA
Vai tratar de políticas para as 
Bandas de Música do estado


* Bembem Dantas
Caros amigos das Bandas de Música do RN, agora são pra valer. O deputado MINEIRO confirmou que teremos no próximo dia 06/OUT a AUDIENCIA PUBLICA para tratarmos da implantação do SISTEMA ESTADUAL DE BANDASSEBAN/RN.

Nós que sempre penamos por falta de políticas publica para atender as nossas bandas de musica, estamos chegando lá. Esse é um passo importantíssimo e é certo que haveremos de contar com a presença de todos. Mestres, músicos, gestores e interessados no tema.

Somos cerca de 10.000 envolvidos diretamente nas bandas do nosso estado, considerando que cada um tem pelo menos 4 envolvidos indiretamente ( pai, mãe, avós irmãos ), formamos um universo de 50 mil. Ainda contamos com milhares que saíram das fileiras das bandas de musica e são profissionais. É um numero significante!

Em breve, ainda nessa semana a assembléia estará enviando os convites oficiais e programação, eu estaremos reforçando essa mobilização. É bom entendermos que esse não é um movimento de A nem de B, e sim de todos nós, que sabemos muito bem apontar os erros e injustiças pelos quais passamos, mas na hora “H” infelizmente muitos não estão presentes, o que enfraquece e até gera dúvidas acerca da importância e grandeza das nossas instituições.

Haveremos de somar todas as forças e todos os esforços. Assim como os companheiros do Ceará conseguiram e tem trazido muitas alegrias para todos, poderemos sim, sermos todos coadjuvantes dessa conquista. Mas para isto é preciso, união, fé e amor acima de tudo ao nosso trabalho.

Todos nós somos testemunhas do avanço que demos nos últimos anos, mas temos historicamente no governo do estado orçamento ZERO para as BANDAS e nossos pleitos.  

Agora chegou a hora. Contamos também com a simpatia do governo atual!Nada de mágoas, ressentimentos, acusações, mas ao mesmo tempo nada de omissão e descrédito.  Se perdermos essa fé, estamos jogando fora a grandeza de nossa missão.

De antemão testemunho a gestão interessada do deputado Fernando Mineiro, homem simples e de compromisso, onde estão no momento todas as nossas confianças.
Estou particularmente feliz e ansioso, pois creio que todos sabem da minha convicção de melhoras para todos nós, mas sem luta não vai...
Estaremos aqui, todo ouvido e a inteira disposição!!!

Um forte e fraterno abraço a todos e a todas

Bembem Dantas (é maestro da Filarmônica de Cruzeta/RN)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Centro Padre Pedro Neefs e Assentamento Pau de Leite participam de Intercambio em Sobral-CE.

Os Técnicos do Centro Padre Pedro Neefs e beneficiários Pau de Leite, entre este o senhor Raimundo Marcos Brito Duarte, estar participando de um intercambio na EMBRAPA de Sobral-CE que acontece nestes dias 20 e 21 de setembro com professores formados em experiências de Manejo da Caatinga onde alguns já visitaram o Assentamento Pau de Leite em Janduís.
O professor Ambrósio foi um dos técnicos da Embrapa, que já estive em Janduís no Pau de Leite.

Este intercâmbio vai servir também para troca de experiências entre as áreas aqui do território como também os da EMBRAPA-Ceará esse projeto aqui é financiado pelo FIA/PDHC em parceria com a ONG Centro Terra Viva como entidade gestora do projeto do território da cidadania Sertão do Apodi no município de Janduís recebe apoio do Centro Padre Pedro Neefs, Através dos técnicos Antonio Ricardo de Brito e Lazara Maia de Brito que atuam na área de manejo além do Mandato Popular do Vereador Raimundo do Sindicato.
REUNIÃO DA ASA POTIGUAR
EM ASSU
Sintraf, Fórum, Centro Padre Pedro e Mandato
do Vereador Raimundo do Sindicato
 A ASA Potiguar realizou hoje (20), no auditório do Sindicato da Lavoura de Açu, uma reunião extraordinária para definição de uma da entidade que seria a nova UGT – Unidade Gestora Territorial do P1+2.

O processo de escolha se deu dentro de uma longa discussão política com critérios levantados pelos Delegados/as das Microrregiões da ASA e ONGs que participaram da fundação da ASA no estado.

A nova UGT atuará na região mais próxima de Natal, ficando como UGT a FETRAF-RN. Diante disso a Fetraf que antes era UGM cedeu este espaço para uma nova UGM, sendo escolhido a entidade de Campo Grande o Instituto Chapéu de Couro, que a partir de Novembro irá executar o Programa Um Milhão de Cisternas na região do Potengi e Trairi, compreendida de 17 municípios.

ANIMAIS E MUDAS SÃO FORNECIDAS 
AOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA 
UMA TERRA E DUAS ÁGUAS EM JANDUÍS


O Centro Padre Pedro Neefs, dentro das implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 estar fornecendo animais (ouvinos), plantas nativas e fruteiras para unidades do  P1+2 construídas no município de Janduís. São mais de mil mudas. Plantas Nativas: Angico, sabiá, joazeiro, aroeira etc. Fruteiras: Manga, acerola, cajarana, goiaba, graviola, laranja.


MiniCom divulga novas regras para
rádio e TV educativas

Entre exigências para concessão de outorgas está a obrigatoriedade de vinculação a uma instituição de ensino

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19) portaria que cria uma nova regulamentação para a concessão de outorgas de serviços de radiodifusão educativos. Embora a decisão sobre quem mereceria receber uma outorga de emissoras educativas continue exclusivamente nas mãos do MiniCom, as novas regras criam um sistema de pontuação que concede a licitação para a instituição mais bem classificada.

Dentre os critérios de pontuação estão o tipo e características técnicas da emissora, município e horário de funcionamento, entre outros. As proponentes devem, necessariamente, ser instituições de ensino ou governos municipais, com preferência para universidades e outros órgãos públicos. O número de alunos da escola também será levado em conta, e as entidades públicas deverão ainda declarar que integrarão a rede gerida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Em abril, o MiniCom realizou uma consulta pública para discutir as novas regras, após a qual foi revogada a portaria 510, de 2010, que criou a necessidade de um vínculo entre a entidade que pleiteava a licença e uma instituição de ensino, exigência antes inexistente.


SESSÃO DA CAMARA DE JANDUÍS
Terça-feira 19 de SET/2011.
 Raimundo do Sindicato, destaca atuação da Tribuna da Câmara

Mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Janduís em que foram tratados de diversos projetos. 

Na Pauta, tivemos:

- Oficio de N° 240/ 2011 do gabinete do Prefeito Municipal
- Oficio de N° 026/2011 da Secretaria de Governo.

Apresentação dos pareceres das comissões aos projetos que se encontra em tramitação na casa legislativa. 

Na ordem do dia apreciação ou votação de:

- Projeto de Lei N° 09/ 2011 do Gabinete do Prefeito.
- Apreciação ou votação do projeto de Lei N° 03/ 2011 do Gabinete do Vereador Raimundo Canuto de Brito.
- Apreciação ou votação do veto referente ao projeto de Lei N° 08/ 2011 do vereador Josenildo Morais.

A sessão contou com a presença de todos os 09 vereadores/as.

O vereador Raimundo do Sindicato usou a tribuna para falar sobre ações e atividades dos movimentos sociais e cooperativista no município e região, quando abordou:

Sobre o Encontro do Cooperativismo de Credito que aconteceu em Recife-PE nos dias 13 e 14 de setembro onde esteveram presentes 21 Cooperativas de Credito dos estados de: Sergipe, Alagoas, Banhia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Falou das visitas técnicas realizadas as agroflorestas das comunidades de Verruma e Permissão, juntamente com as equipes técnicas do Centro Padre Pedro e Núcleo Sertão Verde, oportunidade em que também foi visitada a Agrofloresta Irmã Doroth Stang no sitio Juazeirinho, que hoje produz frutas e capim alemã e são conservadas na área diversas plantas nativas.

Tratou ainda do crescimento da cidade através das emendas parlamentares e projetos apoiados pela Deputada Federal Fátima Bezerra, trazendo: Habitação, Pavimentação de Ruas, Praças, Iluminação Publica, Tratores para apoio a Agricultura e Pecuária do município como também apoio ao homem do campo na plantação de Algodão em Sistema Agroecologico.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


ACORDÃO DE CARAÚBAS
 PODE NÃO DAR CERTO
 Em Caraúbas o resultado por dar: Saia + Castanha = Estrela
Embora as lideranças caraubenses dos dois maiores grupos políticos e econômicos acenem para um possível acordo unindo as forças de Ademus Ferreira e Eugênio Alves, as lideranças intermediárias e o povo tem olhado com maus olhos este entendimento em função de um possível W x O.

O vereador Ivanildo Fernandes (PT) tem sentido o retorno destes descontentamentos populares se transformando em apoio a uma pré-candidatura alternativa ao grupão Ademus/Eugênio.

O acontecimento lembra muito aquela célebre frase do Garrincha diante da esquema de facilidade apresentado pelo treinador da seleção brasileira para derrotar os adversários: “vocês combinam com eles ?”. Pois é, neste caso o ‘detalhe’ é o povo. E faz muita diferença.

Fonte: Blogdocaramuru.blogspot.com

O protesto afinado do maestro
O maestro Humberto Carlos Dantas, o Bembem, regente da Filarmônica de Cruzeta, cujo trabalho há 25 anos é qualificado como um dos mais arrojados projetos culturais, não somente do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste, com repercussão em outras partes do país, não se contém diante da pouca importância que o poder público e certos veículos da imprensa, agora engordados com os itens da chamada rede social (blogues, saites e coisas afins), dão à  verdadeira e legítima cultura seridoense, tão bem representada na sua música. Foi assim que, numa espécie de desabafo, escreveu uma mensagem de protesto. Que eu assino abaixo, com um "anexo" - que sirva para todo o Rio Grande do Norte, incluindo a capital:

"Aos do Contato Seridó e interessados:

É incrível como vocês transparecem não conhecer nada do Seridó, quando esquecem que esta região tem suas Bandas de Música, com certeza, o principal cartão postal de nossa cultura. Talvez uma das regiões de maior musicalidade do país. Todas as cidades têm Banda de Música. Quase a metade são centenárias e algumas com mais de 150 anos! Como esquecer isso? Seria preconceito?!

Deveríamos colocar à frente de nossas bandas, algumas dançarinas seminuas para sermos incluídos como cultural oficial e assim ser um ponto de destaque em nossa região? A mesma região de Felinto Lúcio Dantas, Tonheca Dantas, Urbano Medeiros, Jaime Brito, Márcio Dantas, Ubaldo Medeiros, Manoel Felipe Neri, Chiquito, Maestro Pinta, Ernandi Lucena, Marciano Ribeiro e tantos outros, inclusive os de nossa contemporaneidade. Desconhecem que só aqui, na pequenina Cruzeta, existem quase uma centena de músicos formados, graduados ou graduandos? Surgem a cada dia novos compositores, arranjadores,  instrumentistas e regentes de alto nível, alguns deles ocupando espaços importantes no cenário musical potiguar, no país e até no exterior

Desde 1856 que a Banda Euterpe Jardinense, de Jardim  do Seridó, ininterruptamente está presente nos festejos e mobilizações culturais daquele município e da região, sendo também o mesmo seguido pelas outras. Muitas com CDs gravados e até documentários apresentados em nível nacional, como é o caso da Filarmônica Felinto Lúcio Dantas, de Acari.

Desculpe a necessária franqueza, mas esta gestão é prejudicial à nossa cultura. As Bandas de Música do Seridó nunca estiveram tão ativas e produzindo tanto! Trabalho diário, descobrindo talentos, formando músicos e cidadãos e levando ao povo arte, cultura e diversão, resistindo frente o apagão cultural que escurece a alma desta nação.

Acho que a proposta de turismo para a nossa região está equivocada. Pois não somos uma região sem música, quando é justamente o contrário. Quero dizer boa música. Será mesmo que turistas, de verdade, não o turismo sexual, predador e especulativo, não se sentiram bem ao serem recebidos com Bandas de Música?! Lembro, agora, quando o professor cruzetense, Francisco Pereira, em excursão pelos Estados Unidos, se deparou com uma banda a tocar numa praça obras do compositor Felinto Lúcio. Ele, ao delírio, me comunica o fato e deveras emocionado, comentou: 'É indescritível minha alegria..." Mas ele é um homem de cultura!

Portanto, meus queridos, não parece ser seridoense de verdade quem está cuidando com tanto zelo dessa demanda, a qual em tudo falta-lhe a metade, já que lhe tiram sempre uma BANDA.

Por fim: a cidade de Carnaúba dos Dantas, popular e oficialmente batizada como a terra da música, no site Contato Seridó nada é colocado sobre isto, apenas uma pequena referência a Tonheca Dantas. Quando se sabe que o maestro Felinto Lúcio teve, inclusive, sua obra estudada e registrada por Radamés Gnatali, um dos maiores gênios da nossa música de todos os tempos.

Não posso conceber esse erro histórico como preconceito, seria realmente terrível e vergonhoso, sem contar que se cria um clima paradoxal. Quando mostra-se o que temos de melhor se esquece uma referência especial de nossa identidade cultural, sabe-se lá por que "cargas d'água"... Sei que podemos e devemos corrigir esse equívoco.

Bembem Dantas(Maestro – Filarmônica de Cruzeta)

Publicado na Tribuna do Norte
Em 18 setembro/2011

domingo, 18 de setembro de 2011

CONGRESSO DA JPT DE JANDUÍS
Participativo, democrático e propositiva
 Emanoel Almeida (Coordenador da JPT de Janduís)
A juventude do PT de Janduís esteve reunida durante todo este domingo (18) na Câmara Municipal para discutir as temáticas que envolvem este público tão importante da sociedade brasileira, debatendo sobre questões que precisam ser tratadas e resolvidas pelos poderes constituídos.

Entre estas a participação dos jovens em Conselhos, na gestão municipal, nos órgãos constituídos e na aplicação execução de políticas públicas que envolvem a juventude brasileira e janduiense.
 participantes e convidados
O evento contou com cerca de 50 jovens que participaram ativamente do debate, de forma democrática e propositiva, sendo durante todo o debate acompanhado pelos gestores e parlamentares municipais petistas presentes: prefeito Salomão, Gurgel, secretária Nailka Saldanha, vereadores Raimundo Canuto e Paulo Silvano, numa demonstração de atenção e compromisso com a juventude petista e janduinse na discussão de seus pensamentos, ponto de vistas e proposições.
 Caramuru Paiva(vice-prefeito de Campo Grande, 
acompanha momento da assinatura dabona ficha do jovem Janduir)
Na oportunidade foram feito algumas filiações ao PT entre estas do jovem Jandir, que um exemplo da força pulsante da juventude de janduis 
 Ao final tirado diversos encaminhamento eleitos os delegados ao Congresso Estadual da JPT em Natal no próximo mês e eleito ainda o secretário de juventude da JPT de Janduís.

O evento foi Coordenado pelo Jovem Emanoel Almeida (Coordenador da JPT de Janduís, Membro da JPT Estadual e Coordenador de juventude do PT pólo Médio Oeste), que juntamente com a Comissão de Juventude do PT de Janduís organizaram este importante congresso.
 Prefeito Salomão Gurgel
As autoridades que prestigiaram o Congresso: Francisco Almeida (Presidente do PT de Janduís), Emanoel Almeida (Coordenador de Juventude de Janduís), Vereadores RAIMUNDO DO SINDICATO (vice-presidente da Câmara) e Paulo Sivano (líder da bancado do PT na Câmara Municipal), Nailka Saldanha (Secretária da SEMTHAS), Martilene Duarte (Secretaria do PT de Janduís), Yure Paiva (Centro Padre Pedro Neefs), Giuzelio Lobato (Coordenador Geral do Pólo PT do Médio Oeste e presidente do PT de Campo Grande), Hildebrando Rocha (Secretário de Agricultura de Campo Grande e Diretor Estadual da FETRAF), Caramuru Paiva (vice-prefeito de Janduís) e o Prefeito Salomão Gurgel.
 Vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA, falou a juventude e disse: 
"o PT de Janduís precisa continuar sendo referência para todo estado"
O vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, em sua fala convocou a juventude a participar também dos debates do legislativo janduiense, a se envolver com a política no seu dia e se organizarem nas associações, grupos de jovens, grêmios e organizações diversas que tratem da participação dos jovens.
Raimundo Canuto(fala a juventude petista)
Raimundo, disse: “como parlamentar eleito até o dia 31/DEZ/2012, coloco meu mandato a disposição dos jovens de meu município que querem construir e continuar conduzindo Janduís cada vez mais no caminho do desenvolvimento social, cultural, econômico e político com o PT”. Finalisou.



  Berg(Tesoureiro do PT de Janduís e militante da cultura)
GIUZELIO LOBATO (Coordenador do PT no Médio Oeste 
e presidente do PT de Campo Grande)
Caramuru(vice-prefeito de CG), Almeida(Presidentedo PTde Janduís)
com o jovem mais novo filiado do PT de Janduís


ACORDÃO DE CARAÚBAS
 PODE NÃO DAR CERTO
 O resultado pode dar este: A Saia + Castanha = Estrela

Embora as lideranças caraubenses dos dois maiores grupos políticos e econômicos acenem para um possível acordo unindo as forças de Ademus Ferreira e Eugênio Alves, as lideranças intermediárias e o povo tem olhado com maus olhos este entendimento em função de um possível W x O.

O vereador Ivanildo Fernandes (PT) tem sentido o retorno destes descontentamentos populares se transformando em apoio a uma pré-candidatura alternativa ao grupão Ademus/Eugênio.

O acontecimento lembra muito aquela célebre frase do Garrincha diante da esquema de facilidade apresentado pelo treinador da seleção brasileira para derrotar os adversários: “vocês combinam com eles ?”. Pois é, neste caso o ‘detalhe’ é o povo. E faz muita diferença.

Fonte: Blogdocaramuru.blogspot.com

Idoso de 90 anos tem 50 filhos no Rio Grande do Norte; 33 são com mulher, cunhada e sogra

Luiz Costa Oliveira, 90, ao lado das "três Franciscas" 
 mulher, cunhada e sogra - com quem teve 33 filhos
Aparentemente, as sertanejas Francisca Maria da Silva, 89, Maria Francisca da Silva, 69, e Ozelita Francisca da Silva, 58,  têm uma vida comum para quem mora no interior do Nordeste, dedicando todo o tempo para cuidar das casas onde vivem. Além do fato de serem mãe e filhas, as três dividem casa, comida e carinho com o mesmo marido há mais de 40 anos.

O agricultor aposentado Luiz Costa de Oliveira, 90, vive maritalmente com a mulher, com a cunhada e com a sogra no município de Campo Grande (270 km de Natal), e com as três teve nada menos que 33 filhos. Outros 17 vieram do primeiro casamento. Além da meia centena oficial, existem ainda outros três, dos quais ele não tem certeza da paternidade. Mas também não nega.

A filha mais nova de seu Luiz tem 13 anos, o mais velho, 54. A lista de membros da nova família Oliveira é extensa. A primeira mulher do trio, Maria Francisca, é mãe de 17 filhos. Em seguida, no segundo casamento com a irmã da esposa, Ozelita, foram mais 15. Para não perder a oportunidade, ainda fez um filho com a sogra, dona Francisca Maria. “Tempo desses apareceram mais três dizendo que ‘era’ meu, mas não tenho certeza, mas também não vou negar”, disse Oliveira.

Apesar da grande quantidade de filhos, apenas 38 estão vivos, e a maioria mora em Campo Grande. A lista de herdeiros aumenta com o número de netos. São 100 netos e 60 bisnetos.

Três mulheres

Seu Luiz conta que a relação com as três mulheres começou depois que ele ficou viúvo da primeira mulher e “se juntou” com Maria Francisca da Silva, a “Francisca Velha”. “Fiquei com 17 filhos para criar, e a ‘véia’ se prontificou a me ajudar. Logo depois começaram a vir os nossos filhos”, disse, explicando que a cunhada, Ozelita, vinha cuidar da irmã no período de resguardo e também "dava assistência” a ele.

“Não escondo que sempre fui namorador. A melhor coisa do mundo é mulher, e meu divertimento era namorar. Preferi que meus namoros ficassem em casa, e elas se entenderam. Nunca houve uma briga, pois eu lembro muito bem que dava conta de todas, além de trabalhar muito na roça para sustentar todos os meus filhos. Nunca faltou nada para ninguém”, disse.

O homem conta que o início do namoro com a sogra também aconteceu no período de resguardo da mulher e da cunhada. Ele tem apenas um filho com ela. A cunhada e “segunda mulher” de Oliveira, Ozelita, conta que o segredo de dividir o marido é a união da família e o amor por igual que ele tem. “Nunca houve distinção. O jeito conquistador dele conseguiu a paz e a união da nossa família. A gente não tem ciúme porque a gente sabe da dedicação dele por todas nós”, disse, ressaltando que as três Franciscas não aceitariam dividir com mais outra pessoa o amor de Oliveira. “Ia ter briga se ele arrumasse uma amante, com certeza.”

Duas casas

Com uma família maior que a tradicional, seu Luiz conta que vive com a mulher em uma casa e mantém a cunhada e a sogra numa outra próxima. Ele diz que tenta distribuir seu tempo para dar assistência às duas casas.

“Antes eram as três mulheres juntas. Mas como são muitos filhos, meu pai conseguiu comprar uma casa mais nova e deu para a minha tia”, disse Cosme da Silva Costa, 18, um dos filhos.

Fonte www.noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/18

NOTA do Blog: Esta matéria chegou aos principais jornais e sites do Brasil através de uma descoberta cultural e histórica em Campo Grande pelas mãos do Projeto Memorial Vivo / Telão Cultural, que tem a frente o professor e historiador campograndense JUNIOR LIBERTO.