ASA faz protesto:
Quase 15 mil pessoas participam do movimento
“Somos contra cisternas de plástico e PVC”
Na
manhã de ontem (20/12) caravanas dos estados do nosso semiárido brasileiro vão
as ruas protestar em prol da continuidade dos Programas: Um Milhão de Cisternas
(P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (p1+2), através da Articulação do
Semiárido (ASA). E desta forma, levar a todos e todas a mensagem “Somos Contra
Cisternas de Placas e PVC”, e que queremos sustentabilidade e cidadania na vida
do povo brasileiro.
Vindo de um possível desligamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a ASA; homens, mulheres e jovens dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão vão em caminhada do Largo do Juazeiro-BA à Catedral, em Petrolina-PE passando pela ponte de acesso e as margens do Rio São Francisco (Velho Chico). Momento de protesto e indignação, pois não queremos “Desarticular e muito mesmo retroceder”.
A ASA já construiu mais de 370 mil cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros de água e 2 mil famílias, ou 60 mil pessoas, estão tendo acesso à água para produção de alimentos no Semiárido, ou seja, não são apenas construções de cisternas (obras), mas sim a formação social de milhares pessoas (é possível promover a independencia da sociedade).
E por isso, em um ato de protesto, o semiárido brasileiro mobilizou e articulou quase 15 mil cidadãos sem medo de expressar que somos contra um projeto não construído e pensado no coletivo “o povão”.