Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Baleia morta encalha no litoral do Rio Grande do Norte


Baleia encalha no litoral do Rio Grande do Norte 1 (Foto: Maurício Kosima/Cedida)Baleia morta encalhou no litoral do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (Foto: Maurício Kosima/Cedida)
Uma baleia, da espécie Megaptera novaeangliae, chamada popularmente de jubarte, e com cerca de oito metros de comprimento, encalhou na tarde desta quinta-feira (30) na praia de Caraúbas, litoral Norte potiguar. A praia fica no município de Maxaranguape, distante pouco mais de 40 quilômetros de Natal.
Um dos primeiros a avistar o corpo da baleia foi o paulista e músico Maurício Kosima, dono da pousada Enseada dos Saveiros. "A baleia apareceu boiando e depois encalhou na areia, bem no local de pesca de um hóspede argentino", disse ele. "Eu acredito que a baleia está morta faz um bom tempo. O mau cheiro é muito forte. Por causa disso vou ter que cancelar as reservas para este final de semana", lamentou o proprietário.
A impressão de Maurício Kosima foi confirmada pelo biólogo marinho e mestre em comportamento animal, Érico dos Santos Júnior. A pedido do G1, o integrante da ONG Ecomar analisou as imagens da baleia, e concluiu que, pela cor esbranquiçada, o mamífero morreu há alguns dias e foi levado pelas correntes marítimas até a superfície.
“A jubarte passa os seis primeiros meses do ano se alimentando no continente antártico. De julho a dezembro elas migram para as águas quentes do Nordeste, onde se reproduzem. Esse foi o primeiro registro de 2012”, explicou o biólogo.
Pelo tamanho aparente do animal, Érico acredita que se trata de uma baleia juvenil, já que na fase adulta a espécie chega aos 16 metros. “Possivelmente esta baleia veio com a mãe e por algum motivo morreu em alto mar”, especulou.
Em contato com o G1, a bióloga Tais de Godoy, coordenadora técnica do Programa de Mamíferos Marinhos da Reserva Ecológica Atol das Rocas/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), informou que uma equipe técnica com 17 pessoas, formada por biólogos, veterinários e especialistas em vida marinha será enviada ao local do encalhe na manhã desta sexta-feira (31).
Baleia encalha no litoral do Rio Grande do Norte 2 (Foto: Maurício Kosima/Cedida)Biólogos vão à praia de Caraúbas na sexta tentar descobrir causa da morte (Foto: Maurício Kosima/Cedida)

PREFEITURA DE PATU CONFIRMA A REALIZAÇÃO DA 29ª FEIRA DA CULTURA


A Prefeitura de Patu, através do articulador e coordenador da 29ª Feira da Cultura, Rivelino Câmara, confirmou na manhã desta quarta-feira (29) na rádio Educadora Patuense, a realização da 29ª edição da Feira da Cultura, que acontece anualmente entre os dias 07 e 14 de setembro. O impasse em torno da realização ou não do evento vinha se estendendo há algumas semanas em virtude da recomendação do Ministério Público Estadual, Eleitoral e da Procuradoria do Estado, que recomendou aos municípios que estão em estado de emergência, o cancelamento de eventos custeados com recursos públicos. Sabendo das dificuldades financeiras e procurando seguir às orientações da justiça, mas também reconhecendo a importância econômica e cultural da Feira da Cultura não só para o município, mas também para toda a região, a prefeita Evilásia Gildênia, por meio da coordenação do evento, manteve permanente diálogo com a Promotora de Justiça da Comarca de Patu, Micaele Fortes Caddah, visando buscar meios para a realização do evento. De acordo com Rivelino, a promotora se mostrou sensível à tradição da festa e a sua tamanha importância para o comércio local e para os patuenses como um todo. “Drª. Micaele entende que o evento é gerador de renda e é muito aguardado pelos comerciantes e todos os patuenses, mas explicou que a determinação não parte dela e sim do MPRN”, disse Rivelino. Após muito diálogo, ficou decidido que a Feira da Cultura não poderia ser realizada com recursos da prefeitura municipal, e foi a partir daí que pensando não somente na tradição, mas também no comércio local e toda geração de renda e emprego promovidas pela festa, a prefeitura buscou parceiros importantes para custear o evento. “Analisamos todas as possibilidades e encontramos em grandes parceiros o apoio para a realização de mais um grandioso evento para Patu”, disse Rivelino, que fez questão de lembrar do papel do comércio local e a sua importância para a realização da feira.“Já conseguimos o apoio necessário para a contratação das bandas principais, faltam ainda as bandas de apoio e parte da infraestrutura necessária para o evento”, lembrou o coordenador. As atrações principais da 29ª Feira da Cultura de Patu são as seguintes: 
07/09- Banda Feras 
08/09- Bandas- Ferro na Boneca e Forró na Tora 
09/09- Os Nonatos e Banda 10/09- Banda Grafith 
11/09- Forró dos Três 
12/09- A se confirmar 
13/09- Banda Forró Pegado 
14/09- Banda Saia Rodada  
  Parceiros como Eugênio Alves, Juninho Alves, Júnior da Banda Grafith, Ronaldo Veículos Catolé do Rocha (PB), deputado estadual Gilson Moura, Adones e o próprio Rivelino Câmara, além do comércio local é que vão viabilizar a Feira da Cultura deste ano. A programação completa da festa será divulgada na próxima semana.   Feira da Cultura de Patu. Um patrimônio do povo patuense. 

Bruno Campelo Sec. Com. Socialsetor de imóveis

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RN foi segundo estado do NE com mais empresas falidas, aponta IBGE


O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do Nordeste que, em 2010, amargou mais resultados negativos quanto à sobrevivência e falência de empresas, segundo estatísticas publicadas nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do estudo Demografia das Empresas. O estado só ficou atrás do Maranhão em ambos quesitos analisados.
A taxa de sobrevivência de empresas no Rio Grande do Norte foi de 74,1% em 2010, sendo a oitava menor taxa do Nordeste. O Maranhão foi o estado com o pior desempenho nessa modalidade de análise, com a menor proporção de sobrevivência de empresas da região, com 71,8%.
Já em relação à taxa de saída de empresas do mercado, o RN  ocupou, em 2010, a segunda posição do ranking da região Nordeste, com 17,9%, ficando atrás, mais uma vez, do Maranhão, que somou 21,4%.
De acordo com Ivanilton de Oliveira, do Setor de Disseminação de Informações do IBGE/RN, vários fatores foram responsáveis pelas elevações negativas destes dois índices no Rio Grande do Norte. "A elevada carga tributária, as dificuldades no escoamento da produção, a falta de recursos para capacitação dos gestores, a falta de assessoria técnica e a necessidade de capital de giro, levaram muitas pequenas empresas à falência no estado", ressaltou Ivanilton Oliveira. Ele disse, ainda, que mais da metade das pequenas empresas formais abertas no Rio Grande do Norte, a partir de 2007, faliram.
Em contrapartida, no mesmo período analisado (o ano de 2010), foram registradas 28.107 empresas ligadas à área de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 99.370 empregadas. O saldo de aberturas foi superior à taxa de saída de empresas com este perfil, com uma diferença de 6,2% e 6.166 novos funcionários, contra 1.881 pessoas demitidas, o que corresponde a 1,9%.
Em relação à indústria de transformação, o saldo também foi positivo, com 4.278 empresas gerando empregos para 75.017 pessoas. A taxa de entrada - abertura de empresas - neste segmento de mercado foi de 3,9% (admissões) contra 0,6% de saídas (demissões). Conforme dados do IBGE, a economia potiguar passou por um processo de recuperação em 2010,entretanto, com saldo positivo no número de contratações e na abertura de novas empresas.
Segundo Ivanilton Oliveira, em contrapartida, o constante fluxo de fechamento e abertura de empresas prejudica o crescimento econômico do estado e, consequentemente, a dinâmica do mercado. Diferente das pequenas empresas, as indústrias de grande porte instaladas no Rio Grande do Norte registraram aumento de 20,72% em 2010, quando comparados os índices com 2009.
Para Ivanilton, a principal diferença entre as grandes e as pequenas empresas, é o aporte financeiro disponível para investimentos, assessoria técnica e capacitação dos gestores. O problema em comum às empresas, porém, ainda de acordo com Ivanilton, é a elevada carga tributária paga pelo empresário que se instala no Rio Grande do Norte. "Faltam incentivos e isto é um grande problema", destacou.

FONTE: RN TV

domingo, 26 de agosto de 2012

PT REALIZA COMICIO COM PARTICIPAÇÃO DE FÁTIMA BEZERRA.




COMICIO COM FATIMA, NAILKA, RAIMUNDO E SALOMÃO
Com bandeiras, adesivos, apitos, lanternas e demais acessórios, a multidão do 13 em Janduís seguiu em passeata pelas ruas da cidade. Dia de festa e intensa mobilização em prol das candidaturas de Nailka (PT) e Raimundo (PT), prefeita e vice. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) também se fez presente no grande comício da vitória ao lado do prefeito Salomão Gurgel (PT), além de apoiadores e candidatos da coligação.

“O PT vai sair vitorioso nestas eleições no Brasil e no RN. Vamos renovar os nossos mandatos e ampliar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Janduís não será diferente. Vamos eleger a primeira mulher prefeita da história de Janduís, que é Nailka, para dar continuidade ao belo trabalho que Salomão fez por está terra", vibrou Fátima.