Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

JANDUÍS ENFRENTA PROBLEMAS NA ENERGIA ELÉTRICA


O município de Janduís vem enfrentando sérios problemas com o fornecimento de energia elétrica, há meses a população vem reclamando de constantes quedas na energia.



Varias solicitações já foram encaminhadas a Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern, mais até o presente momento nada foi resolvido, a situação é tão complicada que só no dia de ontem (17), entre as 16 horas às 18 horas aconteceu cerca de 11 quedas na energia.



E a situação complica mais ainda quando começa a chover na região, já que as quedas aumentam de forma insignificante.



Estamos precisando urgentemente de soluções rápidas a esse problema que afeta o povo da nossa cidade.
Fonte: Rómario Dantas/Carinha da Net
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  18/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês!   

Ivonete Costa
(Residente em São Paulo-SP)

Chico Pereira 
(Janduiense)
CARNAVAL DE CAMPO GRANDE

Neste sábado(18) o Bloco CARA DO POVO invade avenida com mais de 100 foliões, comando pelo vice-prefeito que trabalha CARAMURU PAIVA.
ESTATUTO DA JUVENTUDE

O primeiro capítulo da história do Estatuto da Juventude no Senado teve final feliz. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, dia 15, o parecer favorável do relator, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), sobre o projeto da lei orgânica da juventude brasileira. Agora o PLC 98/11 será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
“Fizemos a mediação do possível para consolidar os direitos da juventude. É uma conquista histórica da juventude brasileira”, afirmou o senador Randolfe.
Com ampla participação dos estudantes através da rede, a hashtag #EstatutodaJuventude foi um dos assuntos mais comentados do Twitter, e presencialmente, centenas de movimentos juvenis ocuparam as tribunas do Senado, a comissão discutiu o projeto de lei da Câmara durante três horas.
A grande polêmica do Projeto de Lei foi o direito a meia-entrada estudantil e a responsabilidade pela administração das carteiras estudantis. Um grupo de senadores questionou a exclusividade da UNE e UBES, entidades do movimento estudantil com décadas de história.
“Não conheço outra entidade que represente os estudantes que não seja a UNE e a UBES” defendeu o senador Randolfe sobre a polêmica em torna da representação das entidades. Em contrapartida, ainda no período de discussões da matéria, o Senador Pedro Taques criticou a falta de clareza em relação às representações da juventude.
Além das emendas próprias, o relator acatou emendas dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Álvaro Dias (PSDB-PR), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Taques (PDT-MT).
O Estatuto da Juventude ainda terá um trâmite considerável no Senado. Após três meses na CCJ, o Projeto da Lei orgânica dos jovens brasileiros ainda passará pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), Educação, Cultura e Esporte (CE), e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Conheça a integra do Estatuto da Juventude no site do Senado.
Fonte: http://www.infojovem.org.br

A cada três meses realiza-se o ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES DO OESTE POTIGUAR.

O 3º evento estar a pleno vapor e a organização do evento já estar na labuta para fazer com que seja melhor que o anterior e assim sucessivamente

O 3º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES será em Portalegre, dia 10 de março de 2012.
No momento, a coordenação do encontro está agregando patrocinadores para melhor promover o evento.

Uma novidade do 3º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES DO OESTE POTIGUAR é a logomarca que será escolhida por meio de votação dos organizadores e blogs parceiros que estão cadastrados junto a equipe que criará a Associação dos Blogueiros e Administradores de Sites do Oeste Potiguar. 
SABEDORIA INDIGINA

Governo estuda a implantação
 da INTERNET 0800

A chamada “internet 0800” vai facilitar o acesso das classes mais pobres da população ao conteúdo digital, já que não seria necessário ter um pacote de dados para acessar determinados tipos de conteúdo.

Outra vantagem é a aproximação entre o governo e os cidadãos, já que a banda larga reversa pode funcionar como uma plataforma para a prestação de diversos serviços governamentais pela internet, sem que seja necessário para o usuário pagar pelo acesso, como educação, saúde, trabalho e previdência. Para realizar uma conexão a esses serviços de governo, não seria preciso que o usuário tivesse créditos em seu celular pré-pago, por exemplo.

A escolha de um modelo de solução técnica para a utilização desse sistema de tarifação ainda depende de discussões entre Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras, com participação do Ministério do Planejamento e do CPqD.

Projeto-piloto

Um projeto-piloto do sistema deverá ser desenvolvido na primeira quinzena de março, na localidade do Varjão, na periferia do Distrito Federal. O MiniCom está em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, que demonstrou interesse em participar do projeto, oferecendo apoio para selecionar as pessoas que testarão o serviço. Governo e operadoras também estão definindo a participação das empresas no projeto-piloto, além de definir quais os sites que poderão ser acessados.

Criação de domínio
para implementar a tarifação reversa, está sendo estudada a possibilidade de serem criados domínios específicos na rede mundial de computadores, como “0800.gov.br” ou “0800.com.br”.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  17/FEV
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a vocês!   

Wilkia Brito
(irmã da nossa companheira Wigna Brito SINTRAF e CPPNeefs)

Vanalda Oliveira

Linha para material de construção 

pelo FGTS 


O Ministério das Cidades, por meio da instrução normativa 4, publicada no dia 10 Fevereiro no D.O.U., regulamenta a linha de crédito Financiamento de Material de Construção (Fimac-FGTS) que destina recursos do Fundo para aquisição de material de construção. A linha, com reserva de R$ 300 milhões para este ano, foi aprovada pelos conselheiros do FGTS no início de janeiro.

O Fimac-FGTS é destinado ao financiamento de reforma, ampliação ou construção de imóveis residenciais, além de instalação de hidrômetros de medição individual, implantação de sistema de aquecimento solar e de itens que visem à acessibilidade, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O valor do financiamento pode chegar a R$ 20 mil, com taxa de juros máxima de 12% ao ano, e prazo de amortização limitado a 120 meses, com prestações calculadas pelo Sistema de Amortização Constantes (SAC) ou Tabela Price. A edificação ou lote que for receber a obra tem de atender as condições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Os agentes financeiros poderão promover o credenciamento dos estabelecimentos que comercializam materiais de construção, definindo regras de prudência para assegurar a qualidade da operação de crédito. Também só poderão ser comercializados materiais cujas especificações técnicas cumpram as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) e de acordo com o Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (SBAC) e com as resoluções do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Para ter acesso a linha os interessados devem buscar informações nas agências da Caixa Econômica Federal ou pelo site www.caixa.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social - MTE

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Depoimentos sobre a
LUTA E PRÁTICA DE MINEIRO
 Professor Wandui e o deputado Mineiro
“É bonito ver a luta de um Político lutador. Mineiro com coerência identifica a dor do povo. Desejo que siga em frente defendendo o descontente com a LUZ do Criador”.
Professor Wandui, 50 anos

“Parabéns Mineiro pela coerência em prática política”.
 Antonia Fernandes, bióloga

“Fico feliz por nossa classe ter um defensor como você, Mineiro”.
 Ana Lucia Moreno, professora
RISCO DE CONTRAIR HIV
AUMENTA NO CARNAVAL

Será iniciada esta semana a maior festa popular do Brasil, o Carnaval, evento que mobiliza todo o país durante cinco dias ininterruptos de festa. E junto com a animação do folião a quantidade de relações sexuais praticadas sem o uso do preservativo, o que pode provocar, de acordo com estimativas de infectologistas, um aumento entre 25% e 30% nos casos de transmissão do vírus HIV nesse período. 
PROJETO DE TANQUES ESCAVADOS
Na comunidade Poço da Forquilha em Janduís
 Silvana Hipólito (Aquicultora) e Raimundo do Sindicato
Na manhã desta quinta-feira (16) o vereador Raimundo do Sindicato e o Secretário de Agricultura Dário Arruda Duarte visitaram o Projeto de Tanques Escavados para de criação de Tilapias na comunidade de Poço da Forquilha onde a exemplo de Sr. Francisco Nogueira Benevides da comunidade de Permissão está começando a criar peixes em tanques para melhorar a renda da família.
 Silvana e Dário Arruda(Sec. de Agricultura de Janduís)
O projeto de Tanques Escavados na comunidade Poço da Forquilha é uma iniciativa da aquicultora familiar Silvana Hipólito Monteiro juntamente com seu esposo e familiares e a mesma espera obter bons resultados com o mesmo. 



MANEJO DA CAATINGA
Assentamento Pau de Leite

 Raimundo, Dário e Netinho
O projeto Manejo da Caatinga no Assentamento Pau de Leite é uma das experiências mais exitosas do projeto que é desenvolvido pelo MDA/PDHC/Centro Padre Pedro Neefs.

Na manhã desta quinta-feira (16) houve visita à referida areia, onde os assentados foram orientados pelo professor da UFERSA mestre Odacir Fernandes de Oliveira, pela equipe da TERRA VIVA e membros do Grupo VERDE/Ufersa, bem como por técnicos do CPPNeefs Antonio Ricardo de Brito, Lazara Maia de Brito e Yure da Silva Paiva coordenador institucional do mesmo. Ainda presente Heronildes Lima do SINTRAF.
 Prof. Odacir Fernandes (Ufersa) e Raimundo do Sindicato
Logo após a visita de campo houve uma conversa na cada sede da associação, onde foi manifestado mais uma vez o apoio do mandato popular do Vereador Raimundo do Sindicato a essas iniciativas de Manejo da Caatinga, Agroecologia, Agroflorestas, Biodiversidade, Reforma Agrária além de outros temas disse Raimundo.

Lazara Maia (técnica do CPPNeefs), Raimundo do Sindicato e 
Dário Arruda(Sec. de Agricultura de Janduís e Assentado do PA Pau e Leite)
Faleceu Primo NEQUINHO

O vereador RAIMUNDO DO SINDICATO com pesar informa o falecimento de um dos seus primos muito querido FRANCISCO ANTONIO COSTA, que há cerca de10 anos se tornou paraplégico, vitima de acidente automobilístico.

NEQUINHO como era conhecido, filho da Permissão em Janduís havia residido por 2 anos na casa do padrinho Chicão e atualmente morava em Parnamirim com sua irmã Maria Brito da Costa e faleceu de morte natural
SEMECD - Comunicado

 Martilene Duarte(Secretária de Educação de Janduís)
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Janduís comunica que, atendendo pedido dos pais das crianças do ensino infantil e de lideranças comunitárias da zona rural, a Creche da Permissão continuará funcionando na Escola Municipal Antonia Eurli de Brito, até que seja construída a ampliação da referida escola. 

Comunica, também, que a equipe técnico-pedagógica, considerando a superlotação da escola, neste ano letivo de 2012, está em planejamento especial para proporcionar o melhor ensino-aprendizagem, tanto para as crianças da Creche e da Pré-escola, como para os alunos do Ensino Fundamental. 

Neste sentido, esperamos contar com a compreensão e o apoio da comunidade, bem como o de todos que fazem a educação acontecer na zona rural. 

Antonia Martilene Duarte da Costa 
SECRETÁRIA
Centro Juazeiro constroi
Agroecologia ao redor de casa

Na Comunidade Negra do Jatobá, Municí­pio de Patu/RN, o Centro Juazeiro vem desenvolvimento várias atividades de fortalecimento do homem e da mulher do campo. Nesse contexto estão sendo realizadas várias ações agroecologicas. Entre muitas, se destaca o cultivo de plantas medicinais.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro Fabrí­cio Edino, essa ação tem o objetivo de resgatar a cultura do uso de plantas como medicina alternativa. Antigamente as pessoas utilizavam as ervas para fazer lambedor, xarope, pomada, chais entre outros, hoje se qualquer pessoa sentir qualquer problema de saúde, por mais simples que seja, busca imediatamente um médico, o que estamos querendo que as pessoas utilizem mais as plantas para casos simples. Com isso, estarão fortalecendo seu próprio organismo e economizando mais.

Em Messias Targino no sitio Logradozinho a fami­lia Sr. Torquato Teixeira Neto vem com o apoio do Centro Juazeiro e nesse sentido estão trabalhando também a agroecologia ao da casa. Torquato cultiva frutas e plantas medicinais no quintal de sua casa. Com essa ação, a família aumenta a sustentabilidade e melhora a renda.

O Trabalho que estão sendo desenvolvido pelo Centro Juazeiro vem se tornando referência em nível de Nordeste, pois vem melhorando a vida de muitas famí­lias do campo.
CONFERÊNCIAS DE ATER


Será realizada nos dias 15 e 16 de março a I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ATER/RN, que antes precederam das Conferencias Territoriais.

Veja o calendário das conferências:


TERRITÓRIO
HORÁRIO
DATA
MUNICÍPIO
LOCAL
Todos
16 horas
15 e 16/03
Natal
Natal-RN
O número de Delegados participantes da I CNATER – RN será de aproximadamente 156.

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS DE ATER DO RN.
TERRITÓRIO
DATA
MUNICÍPIO
LOCAL
Potengí
14/02
São Paulo do Potengi
Câmara Municipal
Mato Grande e Sertão Central Litoral Norte
16/02
João Câmara
IFRN
Terras dos Potiguaras / Agreste Litoral Sul
27/02
São José do Mipibú
CENTERN
Trairí
28/02
Santa Cruz
A Definir
Seridó
29/02
Caicó
IFRN
Alto Oeste
02/03
Pau dos Ferros
UERN
Sertão do Apodi
06/03
Apodi
IFRN
Assu/Mossoró
07/03
Mossoró
UFERSA

Comissão Executiva Estadual da I CNATER
PT DE NATAL FORMALIZA
CANDIDATUTA DE MINEIRO

Na última sexta-feira (10), terminou o prazo de registro de candidaturas à prefeitura de Natal, pelo PT. O deputado estadual Fernando Mineiro foi o único a apresentar seu nome para concorrer à candidatura majoritária do pleito municipal de 2012.

Para validar a pré-candidatura de Mineiro, eram necessárias as assinaturas de pelo menos 10% dos filiados que votaram no último PED (Processo de Eleição Direta). Na capital potiguar, entretanto, o pedido formal de inscrição do deputado estadual contou com um número de assinaturas cinco vezes maior.

Com sua inscrição, Fernando Mineiro torna-se o pré-candidato oficial do partido, tanto política quanto formalmente.

Esta foi mais uma etapa do calendário eleitoral próprio do PT, que envolve democraticamente a militância no processo de escolha de candidaturas e táticas eleitorais. Entenda seus principais pontos:

- No PT, a militância escolhe seus candidatos a prefeito e vereador através de encontros e prévias. Estas últimas somente se fazem necessárias quando há inscrição de pelo menos dois pré-candidatos aos cargos executivos. Em Natal, como Mineiro foi o único inscrito, elas não se farão necessárias.

- Também é definido pela militância o apoio, ou não, a candidatos a prefeito de outro partido. Grupos de militantes podem se reunir para apresentar o pedido, que deve ser discutido em um encontro específico intitulado “Encontro de Tática Eleitoral”, com delegados(as) eleitos(as) diretamente e especificamente para a função. No dia 15 de janeiro se encerrou o prazo normativo para pedidos desse tipo. Em Natal, que antecipou esse prazo para o dia 13, não houve apresentação de propostas.

- Em não havendo necessidade de debate sobre apoio a candidatos de outros partidos, é realizado um “Encontro de definição de candidaturas”, também com delegados(as) eleitos diretamente para a função. Em casos como o de Natal é nessa oportunidade que questões como a política de alianças, o plano de governo, a estratégia eleitoral e o referendo a candidaturas de prefeito e vereador (a) são deliberadas. Está prevista para o dia 05 de maio a eleição de delegados para tal encontro, que será realizado dia 02 de junho.

- Seguindo o calendário determinado pela justiça eleitoral, todo este processo se encerra com uma Convenção, em junho.

Fonte: PT Natal
FUNDAÇÃO DO PT EM 1970
O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. O Partido surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda então existentes.

Assim, o PT foi fundado com um viés socialista democrático. O Partido dos Trabalhadores foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Assembléia Geral Ordinária 
do SINTRAF de Janduís
 Lucia de Humaitá e Raimundo do Sindicato
Aconteceu nesta segunda-feira (13) a Assembléia Geral Ordinária do SINTRAF, que contou com vários sócios, dirigentes das associações, CPPNeefs e grupos organizados.

Participaram fazendo a exposição dos pontos a técnica do CPPNeefs Lazara Maia de Brito, sobre a importância das organizações comunitárias apoiarem os programas dos governos nas mais diversas esferas, entre estes Programas do PAA, Compra direta, Brasil Sem Miséria, P1MC, P1+2 entre outros.

Pauta constou de varias temas:
- Novos sócios do mês
- Contribuição Sindical Rural 2012 que agora será através do SITE da CONTAG ou FETARN.
- Assembléia Geral da Credioeste-Sol que será realizada no dia 21 de março em Apodi, com a participação dos sócios desta em Janduís.
- Projeto de Habitação Rural do SINTRAF as casas novas na Zona Rural, sendo 02 no Santarém, 02 na Permissão e 01 no Verruma
- Edital da SETHAS do Governo do Estado para construção de cisternas para água de beber na Região Oeste do Rio Grande do Norte onde o CPPNeefs através do coordenador Institucional Yure Paiva está participando em Natal.

O sindicalista Raimundo do Sindicato Informou aos presentes que esteve em Natal nesta semana participando de uma agenda de trabalho em vários órgãos do governo: CONAB, MDA, INCRA, MANDATOS DE FÁTIMA E MINEIRO, CUT, FETRAF e FETARN, com o objetivo de dar acompanhamento a pleitos do município
Assentamento Pau de Leite


O vereador Raimundo do Sindicato juntamente com o secretário de Agricultura Dário Arruda e os assentados do Crédito Fundiário do PA Pau de Leite, participam de reunião com o prefeito Salomão Gurgel, na pauta da reunião o apoio do governo municipal para maior produtividade e sustentabilidade dos assentados.
IVANILDO DO PT DE CARAÚBAS
Lança pré-candidatura a prefeito dia 03 de março
Deputado MINEIRO, Presidente do PT/RN Eraldo Paiva e 
Ivanildo Fernandes (vereador e pré-candidato a prefeito de Caraúbas)
De acordo com informações do próprio parlamentar Ivanildo Fernandes (PT), o lançamento de sua pré-candidatura à prefeito de Caraúbas/RN, deve ser realizada no próximo dia 03 de março e contará com a presença de políticos importantes da sigla no estado.

Ivanildo esteve em Natal/RN, onde se reuniu com o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e também com o vereador e presidente estadual do partido, Eraldo Paiva (PT). Na ocasião, ambos respaldaram o projeto do caraubense em lutar pela cadeira do Palácio Jonas Gurgel, como também confirmaram presença no evento de lançamento de sua pré-candidatura.

Ainda em Natal/RN, o parlamentar conversou com a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que também confirmou presença no evento e apoiou o projeto do PT para Caraúbas/RN. "Não medirei esforços para ver consolidada, não somente a candidatura do Companheiro Ivanildo Fernandes a Prefeito de Caraúbas, mais sobretudo a vitória do PT nas eleições deste ano" afirmou.

Com mais esse ato o parlamentar mostra que sua candidatura está ganhando corpo e não está descartada como vinha sendo dito pelo município. Além de ter, o apoio dos líderes estaduais da sigla Ivanildo também conta com o respaldo da legenda a nível municipal, com isso, dificilmente abdicará de seu projeto.

Fonte: caraúbas hotnews

Projeto Balde Cheio.

Á 08:30h desta segunda-feira(13) aconteceu no gabinete do Prefeito Salomão Gurgel uma importante reunião para discutir e encaminhar as atividades do Projeto Balde Cheio no município de Janduís.

A reunião contou com a participação dos 10 Produtores do referido projeto e foi convocado pelo prefeito através do secretário de Agricultura Antonio Dário Arruda Duarte e a técnica Agropecuária Deborah Katiane Araujo Lima que acompanha os produtores juntamente com o coordenador do SEBRAE, Banco do Nordeste e a prefeitura através da Secretária de Agricultura.

Os produtores envolvidos no projeto são:
- Joaquim Gurgel de Oliveira - São Bento Velho
- Elvécio Gurgel de Sales - São Bento Velho
- José Batista Duarte – Pau de Leite
- Silvana Hipólito – Poço da Forquilha
- Ivamar Ferreira – Sitio Permissão
- Genival Arruda dos Santos – Sitio Amparo
- Raimundo Marcos Brito – Sitio Permissão
- Dário Arruda Duarte – Sitio Arrimo
- Paulo Alves de Souza – Sitio Livramento

O projeto funciona com a contra partida da prefeitura no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) e executado através da Secretaria de Agricultura.

O vereador Raimundo do Sindicato fez uma intervenção na reunião “estamos a disposição do projeto onde aponta-se para o crescimento e melhoria da qualidade de vida do homem do campo.Disse que a parceria do seu mandato e do SINTRAF nesse projeto que diz respeito as políticas para a agricultura familiar, será uma constante” finalizou o Vereador.