Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014



III CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ECONOMIA SOLIDARIA FOI REALIZADA NA CIDADE DE APODI.
No dia 14 de maio foi realizada a III Conferência e economia solidaria, onde esteve presentes o poder público, empreendimento de economia solidaria dos municípios de Janduís, Messias Targino, Governador Dix-Sept Rosado e Apodi. Onde foi discutido o documento norteador da politica de economia solidaria como também o trabalho dos grupos para que o processo seja mais discutido e tenha apoios dos poderes públicos, na esfera municipal, estadual e nacional. Ainda foi discutido como se fazer uma maior divulgação das ações de economia solidária nos empreendimentos de fomento a mesma; no final foram retiradas os delegados para a conferência estadual que acontecerá em Natal nos dias 26 de 27 de Junho.
Os delegados: escolhidos pela plenária foram Raimundo Canuto de Brito – Janduís, Maurilio Morais da Costa – Severiano Melo, Wigna de Brito Souza – Janduís, Aline Kelli de Medeiros – Messias Targino, Francisco Gonçalo Filho – Governo PDHC, Rejane do CF8, Francisco Ruberlanio da Silva Franco – Apodi.
E suplentes: Genésio Francisco Pinto Neto – Messias Targino, Antônio Filho – Governador Dix-Sept Rosado, Francisco Antônio da Silva – Felipe Guerra, José Holanda de Morais – Apodi, Maria Deus de Oliveira Morais -  Governador Dix-Sept Rosado, Expedita Gurgel de Brito – Janduís, Claudia Maria Mota de Oliveira  - Apodi. Ambos os delegados e os suplentes representam Governo e Fomento além dos empreendimentos de economia solidaria do território, ao todo são 34 delegados e delegadas na conferência. 

terça-feira, 13 de maio de 2014



SINTRAF DE JANDUÍS REALIZA ASSEMBLÉIA MENSAL DIA 12 DE MAIO 2014.
Aconteceu dentro do calendário normal de reuniões do SINTRAF de Janduís, no salão de reuniões Simplício Graciliano de Brito com a presença de vários trabalhadores, dirigentes de associações comunitárias rurais, técnicos e dirigentes do Centro Padre Pedro Neefs, além de diretores do SINTRAF como sempre acontece. A referida assembleia teve inicio as 10:00h sendo apresentado a pauta pelo presidente. A mesma constituída por:
1-    Conferência de econômia solidária do território da cidadania sertão do Apodi que acontecerá nessa Quarta-feira dia 14 no auditório do STR de Apodi, sendo que de Janduís em era para participar em torno de 10 representantes
2-    Novos sócios para o quadro do SINTRAF sendo apresentado e aprovado, 2 mulheres que apresentaram a documentação exigida(as duas aprovadas na assembleia).
3-    Previdência Social Rural, tempo de sócios no Sindicato para poder acessar benefícios como aposentadoria por idade de serviço, salario maternidade, pensão e auxilio doença ou acidente de trabalho.
4-    Agradecimentos do sorteio solidário realizado no dia 01 de Maio em benefício do cooperativismo solidário onde foi apresentado o valor dos rendimentos do sorteio R$ 3.270,00 como também, os ganhadores dos brindes, endereços de cada um e doadores.
5-    Cooperativismo Solidário evento realizado no município de Campo Grande de 09 de maio com mais de 60 participantes pela FETREAF e UNICAFES-RN, além do apoio da Credioeste Sol, COAPAPI, Centro Padre Pedro Neefs e os SINTRAFs de Janduís e Campo Grande e Chapéu de Couro, além da Arca Potiguar e o Mandato Cidadão do Deputado Estadual de PT, Fernando Mineiro, estiveram presente os municípios de Encanto, São Miguel, Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Caraúbas e Apodi. Houve também 03 novas filiações a Credioeste Sol, o jovem Clovis de Campo Grande, e os repentistas José e Damião da Silva ambos de Caraúbas. Agora vamos realizar seminários nos municípios de Triunfo Potiguar, Felipe Guerra e Janduís, além de outros municípios do território.
6-    Contribuição Sindical Rural de 2014 no valor de R$ 24,00. O Trabalhador tem até o final de Dezembro para quitar junto as agencias dos Correios.
7-    Cursos do PRONATEC Campo, que foi aplicado no município de Janduís, cooperativismo, agricultura familiar e forragicultura, cada turma com 25 beneficiários.
8-    III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia que acontecerá em Juazeiro a Bahia na data de 15 à 19 de maio 2014, onde Janduís terá 2 delegados para esse evento – Raimundo Canuto pelo SINTRAF/FETRAF e Joelma Menezes pelo Centro Padre Pedro Neefs.
9-    Informes gerais dos movimentos cooperativismo e sindicalismo e associativismo, disse Raimundo Canuto ao blog JanduísEmFoco.