Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

REALIZA-SE MISSA DE 1° ANIVERSÁRIO DE PE.PEDRO NEEFS


RAIMUNDO CANUTO DE BRITO FEZ ONTEM SUA 5° VISITA MISSIONÁRIA NO LIVRAMENTO



O agente de Pastoral Raimundo Canuto de Brito fez sua visita mensal como Missionário da Igreja Católica à comunidade de Livramento, na casa da senhora Maria Nicolau onde presidiu a Celebração da palavra de Deus através das leituras da liturgia diária. Essa missão foi iniciada no inicio desse ano e nos meses de Julho e Agosto, as celebrações já estão marcadas para famílias de Dona Baia e Dona Cristina, esse é um trabalho de Evangelização das famílias católicas da Comunidade a exemplo dos ensinamentos de Padre Pedro Neefs, onde se valoriza a família como primeiro ponto de encontro com a vida em Comunidade Cristã. 

CENTRO PADRE PEDRO NEEFS ENTREGA DOCUMENTOS NA VLS EM APODI


O Coordenador do Centro Padre Pedro Neefs Antonio Dario Arruda Duarte e a Técnica Antonia Martilene Duarte da Costa estiveram visitando a sede do Projeto Dom Helder Câmara, para a entrega de documentos naquela organização sobre o Projeto Dom Helder, onde o mesmo atua com acessória Técnica em três áreas no município de Janduís, sendo a comunidade de Arrimo, Verruma e o Assentamento Pau de Leite. Essa documentação vai ser enviada para a sede do projeto em Recife, onde acontece a gestão a nível nacional.
Disse os representantes do CPPNeefs ao Blog “Janduís Em Foco”.

COORDENADORES DO FOMOP, SINTRAF E CPPNEEFS PARTICIPAM DE REUNIAO DO FORUM MICRORREGIONAL DA ASA POTIGUAR

Ontem aconteceu a reunião do Calendário da ASA Microrregional na cidade de Governador Dix-sept Rosado, onde estiveram presentes de Janduís as entidades de representação da Sociedade Civil Organizada , Joelma Menezes, Wigna Brito e Aldenor Arruda. Ambos representando esses seguimentos que lidam com os Agricultores e Agricultoras Familiares do Território do Sertão do Apodi, e ainda os municípios de Mossoró, Apodi, Governador Dix-sept Rosado e Severiano Melo.
A pauta principal hoje discutida foi a de preparação da Caravana Agroecológica (rumo ao III ENA) do Sertão do Apodi, que foi facilitada pelo Sindicalista Agnaldo Fernandes, do STTR de Apodi. A Caravana, está prevista para acontecer nos dias 23 a 26 de outubro de 2013, e terá como objetivo central dar ênfase as experiências agroecológicas,como também o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, projeto do DENOCS, por exemplo. A visita também permitirá avaliar o contexto da agricultura e do desenvolvimento rural no Brasil e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, cujo decreto foi assinado pela Presidência da República em agosto de 2012.
Ainda nos informes:
*Os representantes do SEAPAC e TERRA VIVA apresentaram como estão os programas P1MC e P1+2 nas regiões que as mesmas executam;
*Seminário da Cooperativa de Crédito Credioeste-Sol que acontecerá nesta sexta feira dia 28 em sua sede em Apodi;
*Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável neste dia 10 de julho em Apodi;

quinta-feira, 27 de junho de 2013

SINDICALISTA RAIMUNDO CANUTO PARTICIPOU DE REUNIÃO EM CARAÚBAS


O sindicalista Raimundo Canuto de Brito que representa o Município de Janduís na coordenação do território da cidadania Sertão do Apodi, participou de reunião da coordenação, ontem 26/06 às 9:00hs, no auditório Ronaldo Valencia da Atos em Caraúbas. Onde estiveram presentes 08 municípios dos 10 que compõem a coordenação, foram eles: Apodi, Caraúbas, Janduís, Felipe Guerra, Messias Targino, Umarizal, Olho D’água dos Borges e Rafael Godeiro, todos com assento representando os Movimentos Sociais, Prefeituras e outros seguimentos, além de Socorro Oliveira do MDA, Silvana da FETRAF, Ana Paula do PDHC, Fátima Torres e Gessica da UERN.
A coordenadora do território Aurinete Lima do STR de Olho D’água dos Borges saudou a todos com as boas vindas e apresentou a Pauta que se resumia a dois pontos:
1-II Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontecerá no mês de Outubro; Conferencia Estadual que acontecerá no mês de Agosto em Natal, nos dias 21 a 23; Conferencia Territorial que será realizada no dia 10 de Julho no STR de Apodi, com 150 participantes dos 17 municípios do território, onde cada município terá em torno de 08 a 09 participantes de vários segmentos e entidades de representações do campo;
2- A II pauta mostra de uma pesquisa feita pela UERN sobre Cadeias Produtivas ao Território e Informes Gerais.

Disse ao Blog o sindicalista que esteve presente Raimundo Canuto de Brito.

SINDICALISTA ACOMPANHA AGRICULTORES AO IDIARN EM UMARIZAL



A Diretora do SINTRAF de Janduís Wigna Brito de Souza Araújo acompanhou Trabalhadores à cidade de Umarizal. 

Os mesmos foram ao IDIARN a fim de fazerem seus cadastros junto ao órgão responsável pelo cadastro dos Produtores no que diz respeito à Campanha de Vacina contra a Febre Aftosa do Rebanho no município e estado. A sindicalista fez questão de fazer a visita local para maiores informações, junto ao IDIARN disse Wigna, para repassar aos produtores esse momento de campanha. 


CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JANDUÍS ENTRA EM RECESSO



Através do gabinete do Mandato Popular da Vereadora Lazara Maia de Brito, o Blog Janduís Em Foco ficou sabendo do recesso Parlamentar que aconteceu do dia 26 de Junho a 04 de Agosto, voltando com a primeira Sessão Ordinária no dia 05 de Agosto de 2013, ás 9:00hs. Com a sessão na primeira segunda-feira de cada mês, onde os moradores da zona rural terão oportunidade de assistirem a referida sessão e ver o que cada vereador está defendendo no seu espaço de debates e apresentação de matérias como requerimentos, moções, projetos, indicações, entre outras atribuições. Outorgada aos parlamentares assim como fazer a defesa do movimento sindical, social e cooperativista, pois tendo que, é uma necessidade estar do lado do povo, disse a vereadora Lazara Maia de Brito.
“Esses são os meus compromissos com o povo de Janduís, para ter uma saúde melhor, uma educação de qualidade como também uma agricultura familiar com uma comercialização solidária e justa para os agricultores”. (palavras de Lazara Maia)






quarta-feira, 26 de junho de 2013

PARABÉNS...


Dirigentes do SINTRAF, coordenadores do Centro Padre Pedro Neefs e a Vereadora Lazara Maia parabeniza por seu aniversário o jovem Técnico Agrícola do nosso município e também Coordenador da instituição CPPNeefs Dario Arruda.


Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.






UNICAFES – RN REALIZOU REUNIÃO EM NATAL

Aconteceu ontem (25) de Junho, um Encontro das Cooperativas de Economia Solidária do Estado no Centro de Treinamento João Paulo II em Natal, onde estiveram presentes 06 Cooperativos de vários ramos, como por exemplo, a Credioste-Sol que é uma Cooperativa de Credito que tem atuação territorial no território da cidadania Sertão do Apodi, a COOPAPI e a COOAFAP. Ambos de Apodi a COOPERCACHO do território Trairi e que tem sede em Janana, e a COOPTEC Seridó e a COOAFEPS, além de representantes do FORUM Potiguar de Economia Solidária representado por Samara de Campo Redondo e os dirigentes da UNICAFES Estadual Marcos George e Francisco Ruberlanio. Onde foi discutida uma Pauta apresentada pelos seus dirigentes, a UNICAFES do estado e composta por mais de 20 cooperativos.
Os encaminhamentos do encontro ficaram acertados que será realizado a um seminário nos dias 25 e 26 de Julho de 2013 em Natal, encerrando com a Assembleia Geral Ordinária, onde será feita as eleições para a Nova Diretoria no Estado.
Disse o presidente do SINTRAF de Janduís, Raimundo Canuto de Brito.


FORUM DOS MOVIMENTOS POPULARES DE JANDUÍS REALIZA ELEIÇÕES PARA SUA COORDENAÇÃO

O FORUM dos movimentos populares de Janduís, que é imposto por 21 Associações Comunitárias, o SINTRAF e o Centro Padre Pedro Neef’s, realizou nesta segunda-feira (24/06) no salão de reuniões do SINTRAF de Janduís, eleições para sua coordenação que ficou assim composto por: Wigna Brito de Souza Araújo, coordenadora pela associação comunitária de Humaitá; Barbara Thais de Araújo Fernandes, Secretária representando a associação comunitária de Permissão; Aldenor Alves de Arruda, Tesoureiro representando a associação comunitária do Livramento; Heronildes Lima da Silva Neto, Suplente pela associação da Verruma. 

Além das eleições foi passado vários informes aos presentes:
*1° aniversário de Pascoa de Padre Pedro Neefs, no dia 25/06/2013;
*Evento UNICAFES em Natal;
*Festa de São Pedro e São Paulo na Comunidade de Verruma;
*Seminário da Credioste-Sol com os ONG’s e Sindicatos do Território no dia 28/06 em Apodi;
*Campanha de Vacina até o dia 30/06 e fazer a declaração na EMATER até o dia 15 de Julho;

*Reuniões da Coordenação do Território em Caraúbas dia 26/06 na sede do Atos;




NOTA DE REPÚDIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) DIRETÓRIO MUNICIPAL DE JANDUÍS

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE JANDUÍS
Rua: Canuto Gurgel, 65 – Centro.
CEP: 59690-000 – TEL.: 3366 0207

Nota de Repúdio

O Partido dos Trabalhadores - PT de Janduís/RN, por seu Diretório Municipal, vem de público se solidarizar com o médico Dr. Salomão Gurgel Pinheiro, Dirigente Municipal de nosso Partido e Ex-Prefeito de Janduís/RN, pelas humilhações e constrangimentos públicos sofridos na noite do último domingo, quando o mesmo foi chamado ao hospital, pra atender a uma emergência médica e no momento em que atendia o paciente, foi surpreendido pela senhora mãe da Prefeita que aos gritos chamava-o de bandido e tentava expulsá-lo do hospital, impedindo a função legal da Medicina. Como não conseguiu chamou então a Policia dizendo que tinham de retirar um bandido que se encontrava no interior daquela unidade hospitalar. Diante de tais absurdos, o Partido dos Trabalhadores, através da sua bancada de Vereadores (a), publica nota de apoio a este grande médico e valoroso político, ao tempo em que Repudia a forma truculenta, arbitrária, arrogante, prepotente e insana dessa senhora, que por ser mãe da prefeita de Janduís, Lígia de Souza Felix, se acha no direito de tais abusos. Bem como, da Administração Municipal que ao invés de apoiar iniciativas assim, traz a tona um sentimento de revanchismo dos embates de palanques eleitoreiros.


Janduís /RN, 25 de junho de 2013.


DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


terça-feira, 25 de junho de 2013

FELICIDADES NO DIA DE HOJE ...

Festejando mais um ano de vida, o estudante e filho caçula do sindicalista Raimundo canuto, o jovem Rodolfo Freitas Brito.

Parabéns!!



Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 

Parabéns a você nesse dia tão grandioso.





PRESIDENTE DO SINTRAF DE JANDUÍS RECEBE COMENDA DE RECONHECIMENTO DE LUTAS SOCIAIS E DEMOCRATAS

Raimundo Canuto de Brito, liderança sindical/social e também presidente do SINTRAF de Janduís, recebe das mãos da sua esposa Expedita Freitas, comenda e revista homenagem oferecida pelo companheiro Flávio BOCÃO, Coordenador do Terra Mar e militante do Partido dos Trabalhadores - PT de Porto do Mangue RN. O Prêmio Memórias Vivas (RUBENS LEMOS), é uma ação política de reconhecimento aos companheiros(as), camaradas, autoridades populares, que lutaram e lutam por um país Democrático com Justiça Social. Também foram homenageados os companheiros : Crispiniano Neto, Fátima Bezerra, Fernando Mineiro, Salomão Gurgel Pinheiro, Ronaldo Valência (Em Memória).