Páginas

sábado, 26 de maio de 2012


Pólo PT Médio Oeste 
realiza capacitação sobre 
CONTAS DE CAMPANHA - 2012

O PT do RN através do Pólo PT Médio Oeste realizou neste sábado (26) na Câmara Municipal de Caraúbas, Capacitação sobre CONTAS DE CAMPANHA (Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas).

A atividade foi uma iniciativa do Pólo PT Médio Oeste, coordenado por Giuzelio Lobato (PT de Campo Grande), sendo que a capacitação foi e coordenada pelo vereador BRAGA (PT de Janduís) e o professor Aluisio Dutra (PT de Patu), que convidaram para assessorar a discussão o contador/especialista Auri Marcones Diniz, que fez uma completa explanação sobre os temas.

Para o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO (pré-candidato a vice-prefeito em Janduís) um dos participantes do seminário, comentou; “foi muito proveitoso, bem sucinta, explicativo, de fácil entendimento e muita importante para os candidatos e dirigentes partidários, quero parabenizar a coordenação do pólo e em especial ao vereador Braga e o Professor Aluisio Dutra, que cumpriram muito bem esta tarefa que lhes foi confiada pelo Pólo PT Médio Oeste”, concluiu. 
 Braga e Aluisio Dutra (coordenadores da capacitação)

Marconi Diniz
(especialista em contabilidade eleitoral-UERN de Patu)

Marconi Diniz (contador)
 e Giuzelio Lobato(coordenador do Pólo PT Médio Oeste)
 Braga e Raimundo(vereadores de Janduís) e 
Almeida(presidente do PT de Janduís e membro do Diretório Estadual do PT)




Conforme você pode conferir no post abaixo, em Natal e em Mossoró, os homens parecem não amar as mulheres. Essa tirada, escrita após o post ter ficado pronto, veio-me da lembrança da leitura do livro de Stieg Larsson (“Os homens que não amavam as mulheres”)

A divulgação do “caderno complementar” do Mapa da Violência 2012, confeccionado pelo Instituto Sangari, com dados referentes aos homicídios de mulheres, merece a atenção e análise. Os dados condensados, relativos ao ano de 2010, confirmam as leituras impressionistas, repetidas em conversas cotidianas, de que a violência contra as mulheres no Brasil atinge níveis altíssimos.

Todos os dias somos confrontados com acontecimentos que corroboram nossas leituras impressionistas. Nestes dias, aqui em Natal, estamos chocados com um duplo homicídio, que ceifou a vida de mãe e filha em Nova Parnamirim, torturadas antes de serem mortas.

Voltando aos dados do referido “caderno”, vale a pena destacar um dado inicial: 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil nos últimos trinta anos. E, no mesmo período, o crescimento da taxa de homicídios femininos passou de 2,3 para cada cem mil mulheres, dado de 1980, para 4,4, em 2010.

Fato importante: as taxas crescem até 1996. Depois desse ano, começam a ter um ligeiro decréscimo. É o impacto da Lei Maria da Penha. Uma boa ação do Estado, que tem contribuído para salvar vidas. E salvar vidas é o mais importante, não é?

Como as mulheres estão sendo mortas? Fazendo a comparação com os tipos de homicídios masculinos, temos uma radiografia expressiva. Apresentarei os números, farei os comentários posteriormente.

Comecemos com os meios utilizados para a consecução dos homicídios masculinos e femininos.  A arma de fogo é utilizada em 75,7% dos homicídios masculinos, situação diferente dos homicídios femininos, nos quais esse meio é utilizado em 53,9%. Objetos cortantes são utilizados em 15,5% dos homicídios masculinos e em 26,0% dos homicídios masculinos. Objeto contundente, em 5,3% dos homicídios masculinos contra 8,3% dos homicídios femininos. Estrangulamento, em apenas 1% dos homicídios masculinos contra 6,2% dos homicídios femininos.

Vamos ao local dos homicídios agora. Enquanto naqueles que vitimam homens apenas 14,7% ocorrem nas residências ou habitações, em relação às mulheres, esse percentual chega a impressionantes 40%.
Fonte: Blog do Edmilson Lopes

sexta-feira, 25 de maio de 2012


SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

O Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual têm o prazer de convidar Vossa Senhoria para participar do Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que terá como tema “Sexualidade e Direitos Humanos: Perspectivas emancipatória ou moralista? que realizar-se-á  no dia 30/05/2012 das 09 às 13h na Assembleia Legislativa.

O evento tem como objetivo refletir e problematizar sobre as diferentes perspectivas de trabalho com crianças e adolescentes, em contexto de violência sexual, com vistas a repensar as práticas e metodologias desenvolvidas no cotidiano do trabalho. Assim como, disseminar o paradigma do direito à sexualidade de criança e adolescente enquanto direitos humanos e fortalecer a Rede de enfrentamento a violência sexual contra criança e adolescente.
Desde já, agradecemos pela atenção e esperamos poder contar com a sua presença. Segue em anexo, programação e ficha de inscrição, por favor preencher todos os dados e enviar impreterivelmente até o dia 25 de Maio, para o e-mail: comestadual.vsca@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO
- 9h – Abertura
- 9:30  às  10:30 – Conversa Afiada
. Metodologias de trabalho com crianças e adolescentes em situação de violência sexual: perspectivas emancipatórias ou moralistas?
Ângela Kung – Psicóloga do CEDECA Casa Renascer. Especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente – LACRI/USP e Ilana Paiva – Profª Dra. de Psicologia/UFRN
- 10:30 às 11:00 – Debate
- 11:00 às 12:00 – Exposição de Painéis
. Metodologias: 3 experiências – Projeto VIRA VIDA; PDA CAMINHOS DO SOL/Visão Mundial; CANTO JOVEM
. Ação em Rede: 3 experiências – Saúde e Prevenção nas Escolas; Centro de Referência Especializado da Assistência Social; Canal Futura
- 12:00 às 12:50 – Intervenções propositivas
- 12:50 – Avaliação/ Encerramento

quinta-feira, 24 de maio de 2012



I ENCONTRO DE DISCUSSÃO SOBRE PODER PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Prefeitura Municipal de Apodi e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do I ENCONTRO DE DISCUSSÃO SOBRE PODER PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.

O encontro será realizado no dia 29 de maio de 2012, a partir das 13:30h, no Auditório do Instituto Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (IFRN), em  Apodi-RN

Na ocasião debateremos sobre a importância do poder público para o desenvolvimento territorial, ao mesmo tempo em que serão divulgados os resultados da pesquisa do Projeto INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE TERRITÓRIOS RURAIS: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Açu-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN), realizada de Agosto de 2010 a Junho de 2011, numa parceria entre o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) e a UFERSA.

quarta-feira, 23 de maio de 2012




Câmara Rural
Sessões da Câmara Municipal na zona rural de Janduís
 Mesa Diretora da Câmara
 vereador Paulo Silvano(secretário)
vereador Adeilson Alves(presidente)
Vereador Raimundo do Sindicato(vice-presidente)
A Câmara Municipal de Janduís começou a partir desta terça-feira (22) a realizar sessões desta casa legislativa nas comunidades rurais de Janduís, sendo que a primeira sessão da Câmara na Zona Rural aconteceu na Escola Municipal Antonia Eurli de Brito, na comunidade de Permissão, contando com grande participação de alunos, professores, funcionários, corpo administrativo da escola e da comunidade de permissão.
 vereador RAMUNDO DO SINDICATO(vice presidente da câmara)
Esta iniciativa é fruto da ação do mandato popular do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO aprovado no ano de 2009 ainda na legislatura anterior, que o atual presidente da casa vereador ADEILSON ALVES já quase no final desta legislatura começa a ser posto em prática.
 vereador Adeilson Alves(presidente da Câmara), 
que passa implementar a proposição da Câmara na Zona Rural
Segundo o idealizador do projeto CAMARA RURAL, vereador Raimundo do Sindicato “é muito importante a câmara vir a onde o povo estar, na base, na comunidade, pois oportuniza aos habitantes da zona rural, primeiro entender a dinâmica do funcionamento de uma casa legislativa, segundo poder ter contato com os parlamentares e terceiro ver o que estes fizeram ou estão fazendo em suas atividades e mandatos parlamentares”, finalizou Raimundo.

Nesta primeira sessão da Câmara Rural a presença dos vereadores/as foi quase total, tendo sido somente registrada a ausência justificada do vereador Rênio Gurgel.

Uma presença simbólica e importante que pode ser registrada foi do Seu CHICÃO, pai do vereador Raimundo do Sindicato, que participou do começo ao fim da plenária, ele que patriarca de uma das principais famílias da comunidade, ao final Chicão tirou uma foto ao lado dos vereadores presentes.
 vereador BRAGA-PT de Janduís
ressaltou a importância desta iniciativa
 
 Chicão da Permissão e Lazara Maia de Brito
foram presenças do inicio ao final da sessão
Plenaria 1
 vereador Fábio Dantas(ao microfone)
 Plenaria 2
Tim de Chicão, Lazara Maia, Fabio Dantas, Chicão da Permissão
Braga, Raimundo do Sindicato e Adeilson Alves
VEREADORES E VEREDAORA DE JANDUÍS
Fabio Dantas, BRAGA, Jacinto, Ligia, Adeilson Alves
Raimundo do Sindicato, Josenildo Morais, Paulo Silvano
e Chicão da Permissão(anfitrião pela comunidade de Permissão)





PT de Messias Targino

apoiará candidato de Shirley, mas exige espaço

 

No último domingo (20/05), os dirigentes petistas de Messias Targino definiram que o partido seguirá junto com o sistema governista. Pesou na decisão, as avaliações positivas do trabalho desenvolvido conjuntamente por Messias e a consideração da Prefeita Shirley Targino para com o PT.

O PT aprovou que a legenda quer indicar o vice prefeito da chapa, sendo Pola Pinto o nome mais provável. A posição de influentes integrante do grupo da prefeita é favorável por achar que o PT é fundamental na gestão municipal, apesar de que outros 4 partidos desejam a vaga.


Professor Waldomiro Morais da UERN

ministrou aula no Cursinho Abrindo Caminhos

Na noite desta terça 22/05, aconteceu mais uma aula do Cursinho Abrindo Caminhos. O professor da UERN, Waldomiro Morais, ministrou aula para cerca de 150 alunos/as trazendo informações sobre as regras dos processos seletivos das principais universidades públicas do RN e ENEM. A atividade aconteceu na Casa de Cultura.

segunda-feira, 21 de maio de 2012



MOVA BRASIL em Janduís
Será realizada nesta quarta-feira (23) a Aula Inaugural do Programa de Alfabetização MOVA Brasil em Janduís.

O Evento acontecerá com as três turmas na Comunidade de Permissão as 16:00hs, onde reunirá os alunos aas turmas ad Permissão, Retiro e Verruma.

O Programa Mova Brasil em Janduís é uma parceria do SINTRAF de Janduís, Prefeitura Municipal de Janduís, através da Secretaria de Educação e do mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO


MOVA BRASIL em Patu

 vereadora Lucelia Ribeiro(parceira do projeto em Patu)
Foi realizada na última quinta feira (17/05) a aula inaugural do Projeto Mova Brasil, edição 2012, na cidade de Patu. Esta já é a quinta etapa do projeto desenvolvido no município de Patu. O Projeto Mova Brasil é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Paulo Freire (IPF), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Petrobrás e parceiros locais, caracteriza-se pelos objetivos a que se propõe, pelo público a que se destina e pelo seu alcance, como uma iniciativa de extrema relevância social em nosso país, sendo fundamentado nos referenciais filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire.
 Luiza Vieira (coordenadora do Núcleo do Mova Brasil)
Na solenidade de Aula Inaugural do Mova Brasil  em 2012 no município de Patu, estiveram presentes: a coordenadora do Núcleo Luiza VieIra, vereadora Lucélia Ribeiro, vereadora Lourdes Leão, Professor José de Arimateia, professor Aluisio Dutra (Vice-presidente do PT), secretária de Educação Chemila Câmara Rocha

Em Patu o Projeto Mova Brasil tem como parceiros as seguintes pessoas e instituições: Vereadora Lourdes Leão, Vereadora Lucélia Ribeiro, Prof. Aluísio Dutra, Dr. José de Arimateia e Prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Raimundo Nonato. 

Fonte: folhapatuense 


CONSELHO TUTELAR DE JANDUÍS

A posse dos novos conselheiros tutelares de Janduís foi realizada no dia 18, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos novos conselheiros, além da sociedade civil organizada, como um todo.

Os novos conselheiros tutelares de Janduís são: Katiane Dantas, João de Pita, Irmão Zé, Hosana Gurgel e Suzana Vieira.

Uma capacitação já está sendo agendada com a nova equipe do Conselho Tutelar, quem também foi beneficiada com um veículo, através de emenda parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra.

O prefeito Salomão Gurgel lembrou que o cargo requer responsabilidade e dedicação. Ele ressaltou que a Prefeitura de Janduís é parceira do Conselho Tutelar e que espera que os novos conselheiros honrem a confiança neles depositava pela população janduiense, que compareceu maciçamente ao pleito eleitoral.

Os conselheiros destacaram suas expectativas em relação ao cumprimento das suas funções e garantiram  dedicação e disposição na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, do município de Janduís.

Fonte: janduisonline.blogspot

domingo, 20 de maio de 2012




Seminário Desafios do Modo 

Petista de Governar

 

 

A abertura do seminário Desafios do Modo Petista de Governar, que ocorreu nestes dias 16 e 17 contou com o marqueteiro João Santana e teve a mediação do Secretário Nacional de Comunicação do PT e deputado federal pelo Paraná, André Vargas.

Vargas enfatizou a participação da população na elaboração das propostas de governo e disse que as redes sociais podem ser úteis para isso: “A interatividade tende a tomar proporções ainda maiores”.

O publicitário João Santana apresentou técnicas de planejamento de campanhas. “Comunicação depende da política e a política depende da comunicação”, disse. Santana também falou sobre a América Latina e seus personagens mais marcantes, como Perón, Fidel Castro e Simón Bolivar, e a África de Mandela e Samora Machel.

Santana sugeriu que os estudiosos de comunicação leiam pensadores como Gustave Le Bon, Bernays e Tchakhotine. Já para dominar a comunicação política contemporânea sugere que para planejar uma campanha é preciso saber qual o sentimento do tempo em que ocorre a eleição: “É de mudança ou de continuidade?”. Ele lembra ainda que “campanha é crise permanente” e que “o marketing é uma técnica de formular respostas corretas”.

Fonte: www.pt.org.br

Formação e Democratização no contexto
da Universidade Cidadã
O Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão UFRN, o Departamento de Artes, a Escola de Música da UFRN, o Museu Câmara Cascudo, o Fórum Potiguar de Cultura e a Rede Potiguar de Pontos de Cultura, realizará no período de 22 a 25 de Maio de 2012 o “II SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DA UFRN: Formação e Democratização no contexto da Universidade Cidadã”.

O objetivo do evento é promover o debate acerca de questões emergentes no âmbito da Arte e da Cultura na UFRN, considerando tanto o processo de formação quanto a importância do desenvolvimento de uma política nessas áreas que se oriente pelo diálogo entre a universidade, os movimentos sociais e os segmentos produtivos e institucionais.

O evento será configurado a partir das seguintes temáticas: Políticas culturais para as universidades públicas; Patrimônio, memória e museus; Ensino de arte no contexto da educação brasileira; Estágio curricular em artes e formação docente; Processos educativos e criativos da arte na cidade; Regulamentação, avaliação e execução orçamentária de projetos artísticos universitários; Internacionalização de projetos artísticos e culturais, assim como a institucionalização do I Fórum de Arte e Cultura da UFRN. As referidas temáticas serão desenvolvidas através de Palestras, Rodas de Conversa, Oficinas Artísticas e Apresentações Espetaculares.

A programação completa, as inscrições e outras informações sobre o

Seminário estão disponíveis no site www.nac.ufrn.br/seminario2012
Telefone: 32153237 ou 94746799 (secretaria do NAC)

 

PARABÉNS A TODOS (as) 
PEDAGOGOS (as),
que continuem contribuindo para formação cidadã 
de crianças e jovens deste nosso país.