Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

CURSINHO ABRINDO CAMINHOS
Janduís terá turmas até junho

Professora Suerda Mayra, vereador Raimundo Canuto, professor Adriano Araújo, professoras Joelma Meneses e Martilene Duarte, Yure Paiva (Coordenador Institucional do Centro Padre Pedro Neefs)


O Cursinho ABRINDO CAMINHOS chega a Janduis por iniciativa do Centro Padre Pedro Neefs - CPPN, entidade que atua com ações de capacitação, e apoio do mandato do vereador Raimundo do Sindicato bem como, parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e mandato do vice-prefeito de Campo Grande Caramuru Paiva, além de outras parcerias que serão buscadas como Prefeitura Municipal de Janduís, escolas estaduais e municipais.



Equipe do cursinho na primeira reunião de trabalho

Com esse propósito, foi realizado neste sábado (22), uma primeira reunião de trabalho da equipe de Coordenação do projeto, que estar integrada pelas professoras Suerda Mayrá, Martilene Duarte e o professor Valdécio Fernandes.

Desta reunião foram encaminhadas as seguintes ações:

- Conversa com o Secretário Municipal de Educação Cacio Santos, a fim de buscar a parceria da prefeitura através da referida secretaria bem como, das escolas municipais e estaduais;
- Inicio das inscrições para os alunos interessados em participar do cursinho no período de 01 a 15 de junho;
- Aula Inaugural do projeto dia 22 de junho;
- Inicio das aulas em 01 de julho de 2011.
O local de funcionamento do cursinho será informado posteriormente, bem como o nome dos professores.


Lideranças políticas e dos movimentos sociais do RN compareceram em peso no aniversário da  
Deputada Federal FATIMA BEZERRA

 Giuzelio Lobato e Hildebrando Rocha(Campo Grande), Raimindo de Janduis(Janduis), Deputada Fatima Bezerra, Caramuru Paiva, Póla Pinto(Messias Targino)
A noite desta sexta-feira 20 de maio no clube da Petrobras em Natal marcou o encontro de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais do estado no aniversário da deputada federal FATIMA BEZERRA do PT, a parlamentar nota dez do RN, pela sua atuação destacada nos diversos temas, como: Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Agricultura Familiar, Direitos da Mulher, Direitos Humanos entre tantos outros.

O espaço do clube da Petrobras na avenida Ayrton Sena em Natal, foi insuficiente para comportar tantos amigos, eleitores e militantes petistas.

Ministra Maria do Socorro, Deputada Fatima e o Ex-prefeito Carlos Eduardo Alves


Vereador Raimundo Canuto e a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário

Destaque na noite para presença da Ministra Especial dos Direitos Humanos MARIA DO ROSÁRIO, que a convite da deputada Fátima Bezerra, prestigiou o estado e a deputada. Além desta estiveram presentes entre tantas outras lideranças a ex-governadora Vilma de farias, o Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, o deputado federal Fernando Mineiro.


Socorro Oliveira do MDA, Vereador Raimundo Canuto, Deputada Fatima Bezerra, secretário de agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha e Giuzelio Lobato, assessor da Credioeste-Sol

Do médio oeste potiguar podemos destacar a participação de caravanas:

- CAMPO GRANDE: Vice-prefeito CARAMURU PAIVA, Secretário de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA, Assessor da Credioeste Giuzelio Lobato, Ex-vereador Jean Vieira.

- JANDUIS: O vereador e Sindicalista RAIMUNDO CANUTO(Raimundo do sindicato), o presidente do STR Ricardo Brito, a secretária do PT Wigna Brito.
 
 - MESSIAS TARGINO: O vereador e sindicalista POLA PINTO, sua esposa Kátia Pinto, sua mãe e outros familiares e outros.
 Secretário agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha 
e o secretário de agricultura de Upaname Yasamaque
- UPANEMA: O secretário de agricultura Yasamaque e a delegada adjunta do MDA Socorro Oliveira, familiares e conterrâneos.

Foi uma noite bonita, de confraternização, de encontro de amigos e militantes, para comemora o aniversário da melhor parlamentar do estado, se destacando agora em nível nacional como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, membro do Diretório Nacional do PT e cotada para ser senadora do RN, tendo sido nas eleições de 2010 a deputada federal mais votada do estado, mesmo sem pertencer a nenhuma família tradicional do estado, mais sim pela atuação parlamentar de luta em defesa das classes e das causas sociais.



Itanildo Show no violão, Dodora de Caicó e Banda

Outra grande atração da noite foi a Banda Itanildo Show e Dora de Caicó fizeram um show de MPA, alegrando as mentes e corações de todos(as) que festejaram ao som de belissimas canções.

Destacamos abaixo algumas fotos dos nossos conterrâneos do médio oeste e outros participantes da festa da Deputada FATIMA BEZERRA.

 Veredaor Pola Pinto(Messias targino), secretário Hildebrando de C. Grande, 
Socorro Oliveira MDA e Raimundo Canuto(Janduis)

Vereador Raimundo de Janduis e deputada Fatima Bezerra

Hildebrando (secretário de agricultura de Campo Grande) e a Deputada Fatima Bezerra

Hildebrando Rocha, Raimundo Canuto e Satiro Gil
(ex-superintendete regional da CONAB)

Raimundo Canuto e a professora Eliane Bandeira(ex-coordenadora do Mova Brasil)

 Raimundo Canuto e Tercio, candidato a Vice-prefeito pelo PT em Mossoró em 2010

Raimundo Canuto e as professoras da UERN, Ana Morais, 
Geova Toscano, Simone Cabral e familiares

Esposo da prefeita Shirley, Pola Pinto(vereador de Messias), Shirley Targino (Prefeita de Messias Targino) e Raimundo Canuto (vereador de Janduis)

Conceição Bezerra direção da CUT e Sindicatos do Bancários e Raimundo Canuto

 Raimundo Canuto e as professoras de São Paulo do Potengi

Delegado do MDA Valmir Alves e Hildebrando Rocha

Manoel Candido(ao centro), diretor da FETARN e Raimundo Canuto e 
Pola Pinto sindicalistas da FETRAF-RN 

 
Caramuru Paiva(de vermelho) vice-prefeito de Campo Grande 
e a Ministra Maria do Rosário

 
Olavo Ataide (assessor da deputada Fatima Bezerra) e Raimundo Canuto

Hildebrando Rocha e Raimundo (assessor da deputada Fatima Bezerra)

Vice-prefeito Carmuru Paiva de Campo Grande, Campeã do atletismo brasileiro Magnolia Figuereido, Jarlene e ex-veredaor de Campo Grande Jean Vieira

Hildebrando Rocha, secretariao de agricultura de Campo Grande, mais o futuro delegado do MDA Raimundo Costa e Pola Pinto, 
vereador de Messias targino

Raimundo Canuto e Isabel (filha de Graça do Pacuti/Janduis) e seu esposo



Raimundo Canuto e Caramuru Paiva, é só alegraia no aniversário de Fatima

Raimundo Canuto, Raimundo Costa e Pola Pinto

Simone (vereadora de São Miguel do Gostoso) e Raimundo Canuto

Hildemário(assessor da Fetraf-RN), Raimundo Canuto e Hugo Manso

 Raimundo Canuto, Jarlene, Caramuru e Jean Vieira

 Máximo Emanoel afilhado de Raimundo Canuto

Hildebrando e Pola Pinto (diretores da Fetraf) e ao centro 
Hildemário(assessor da Fetraf) e sua esposa Simone (vereadora de São Miguel do Gostoso)

sexta-feira, 20 de maio de 2011


FETRAF-RN REALIZA GRANDE MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA AGICULTURA FAMILIAR


Mais de 2 mil agricultores(as) familiares de todas regiões o estado ocuparam as ruas de Natal em sua VII Jornada Estadual de Lutas, organizada pela Fetraf-RN e os Sintrafs de mais de 50 municípios do RN.

Na governadoria as lideranças do movimento foram recebidas pela governadora Rosalba Ciarlini, pelo secretário de agricultura Betinho Rosado, secretário da SEARA Gilberto Jales, Diretor presidente da EMATER Ronaldo Cruz, para tratar da pauta da VII Jornada estadual de lutas da agricultura familiar, que apresentava as seguintes reivindicações: Assistência Técnica; Habitação Rural; Programa da Alimentação Escolar – PNAE; Programa de Desenvolvimento Solidário; Programa Campo Mais Forte/BNDES/Emater; Compra Direta da agricultura familiar; Regularização Fundiária; Agilidade nos recursos do PROINFO; Assento para Fetraf no CEDRUS; Abertura imediata da Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal; Educação do Campo; Programa Saúde da Água e Farmácia Viva; Priorização da CREDIOESTE Sol como banco da agricultura familiar no Sertão do Apodi, entre outros pontos.

Participaram da audiência além da governadora e seu secretariado, o deputado estadual Fernando Mineiro; o senhor Olavo Ataide, representante do mandato da deputada federal Fatima Bezerra; João Cabral, Coordenador Geral da FETRAF-RN; Rosane Bertolti, Diretora da FETRAF Brasil e demais Coordenadores (as) Estaduais da Fetraf RN.

A Comissão de negociação do governo do estado e dos agricultores (as), concluíram esta rodada de negociação de uma pauta que apresentava cerca de 40 pontos das áreas de educação, agricultura, habitação, reforma agrária, saúde e organização da produção, de imediato foi atendido o que havia urgência urgentíssima que era o referente a liberação dentro dos próximos dias do valor de R$ 432.500,00 a titulo de contra-partida do governo do estado para o convênio Fetraf/PSH para edificação de 173 habitações rurais.

O restante da pauta ficou para ser resolvido até o dia 10 de junho, quando o governo do estado voltará reunir-se com as lideranças do movimento fetrafiano.

Foi formada uma Comissão permanente de negociação do governo e os agricultores familiares, tendo a frente o secretário de agricultura Betinho Rosado, mais os secretário da SEARA, Educação e Emater e da parte dos agricultores quatro diretores da Fetraf-RN, que terão o objetivo de tratar de cada ponto chegando a encontrar conjuntamente os encaminhamentos práticos e resolutivos de cada um.

A governadora Rosalba Ciarline em sua fala final, disse: “O governo estar aberto ao dialogo, sei que não poderei fazer tudo sozinha, por isso precisamos juntos enfrentar estes problemas, somos conscientes destas necessidades e farei tudo para atender as reinvindicações, só peço que tenham paciência para que possamos equacionar os recursos a fim de atendar as demandas apresentadas ao governo nesta pauta dos agricultores liderados pela fetraf-RN”.

No final da audiência a multidão de mais de 2 mil agricultores esperavam as lideranças em frente a governadoria onde ouviram do Coordenador Geral da FETRASF-RN, João Cabral o relato do resultado desta audiência com o governo do estado.
De Janduis participou uma delegação com 25 agricultores(as), jovens e mulheres que foram fortalecer este movimento da agricultura no rio grande do norte. A caravana foi comandado pelo sindicalista RAIMUNDO CANUTO(Raimundo do sindicato, presidente do SINTRAF de Janduis.

MINEIRO ARTICULOU A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SOBRE
 COMISSÃO DA VERDADE
que trata das vitimas da ditadura militar

 Ministra Maria do Rosário, Deputado Mineiro que presidiu a mesa dos trabalhos,
que contou com a deputada Fatima Bezerra e o senador Garibalde Alves

Aconteceu na manhã desta sexta (20), articulado pelo deputado estadual Fernando MINEIRO audiência pública no plenarinho da Assembléia Legislativa do RN, para instalação no RN da Comissão da Verdade, que trata dos direitos das vitimas da ditadura militar.

MINEIRO presidiu a audiência nesta manha, em que estiveram presentes compondo a mesa a Ministra Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; Ministro da Previdência Garibalde Filho; Deputada FATIMA BEZERRA; procurador dos direitos humanos do estado Marcos Dionisio; do presidente da associação dos anistiados do estado, Meri Medeiros; procurador do ministério público federal no estado, Fernando Vasconcelos; representando a Arquidiocesse, Padre Vicente; a deputada federal Sandra Rosado.

A ministra ao iniciar seu pronunciamento, cumprimentou o estado por ser um dos que tem um grande capital de lutadores pelas causas da liberdade, fazendo referencia a Luiz Inácio Maranhão filho, sequestrado e desaparecido político do Brasil em  1984, assim como ao deputado casado na época da ditadura Floriano Bezerra, presente ao evento.

Em sua exposição, a ministra falou que: “a presidente Dilma ao iniciar seu mandato, convocou a ministra do DH ao desafio de que no nosso país seja assegurado o direito a memória e a verdade dos homens e mulheres vitimas da ditadura e de qualquer tipo de violação ocorrido a partir de 1964”.

“A Comissão Nacional da Verdade, que estar sendo implantada em todo país, significa fortalecer a democracia, dar dignidade aos mortos e desaparecidos da ditadura, ao permitir que o país e em especial os familiares destes, possam saber realmente o que aconteceu com estes pelos seus opressores no período da ditadura”.

Logo em seguida o senador Garibalde Filho usou da palavra para apoiar a iniciativa da criação da Comissão Nacional da Verdade e disse “o nosso estado se soma nesta luta e vai escrever junto com o resto do país a melhor das palavras que o Brasil precisa conhecer”.

A deputada Fátima Bezerra, participou da audiência fazendo referencia a ministra Maria do Rosário, como uma pessoa qualificada e com talento para exercer a função. E disse “falar de justiça aos nossos mortos e desaparecidos, é falar da injustiça feita a Djalma Maranhão, um homem que fez uma das maiores administração para Natal. O governo da presidente Dilma ao fazer isso acontecer é uma atitude para proporcionar justiça aos brasileiros vitimas da ditadura. E finalisou dizendo liberdade e democracia”.

Participaram do Medio Oeste o vereador e sindicalista RAIMUNDO CANUTO, o vereador Pola Pinto de Messias Targino e secretário de agricultura de Campo Grande, HILDEBRANDO ROCHA.

Raimundo Canuto(de azul), ao fundo Pola Pinto,
Giuzelio Lobato e Hildebrando Rocha



quarta-feira, 18 de maio de 2011

LEIA TODOS OS SABADOS A COLUNA DE
RENATA BRITO
 O nosso blog vai ter uma coluna dedicada a noticias do mundo social do município de Janduis e será assinada pela filha do nosso vereador RAIMUNDO CANUTO a  RENATINHA BRITO.

Não deixe de ler todos os sábados a coluna da RENATA BRITO aqui no Janduis Emfoco.
ENCONTRO NACIONAL DA 
JUVENTUDE DO MOVIMENTO PT


O companheiro Emanuel Almeida, Secretário de Agricultura de Janduís e membro da Juventude PT, informa participará com uma delegação de Janduís, Caraúbas e Apodi do Encontro Nacional da Tendência Petista Movimento PT. 

Maiores informações em: www.encontronacionaldajmpt.blogspot.com

PROJETO DE IRRIGAÇAO
DO VALE DO APODI


Raimundo Canuto (Sintraf de Janduis) e Edilson Neto (STR de Apodi)
levantam a discussão sobres os absurdos do Projeto de irrigação do Vale do Apodi

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município de Apodi, Francisco Edilson Neto, trouxe para a reunião do colegiado territorial uma discussão muito importante. Trata-se do projeto de irrigação de 5 mil hectares da Chapada do Apodi com base no modelo tecnológico desenvolvido no baixo Assu.

Projeto de morte foi o adjetivo que o presidente Edilson deu para caracterizar um investimento de R$ 275.000.000,00 numa tecnologia altamente dependente de agrotóxicos e modelo de retirada de famílias para redistribuição da terra em bases de lotes que serão repassados para profissionais das ciências agrárias, empresários e novos agricultores.

Alternativamente, o sindicalista falou do sucesso atual da agricultura familiar que vem conseguindo elevar o padrão de vida das famílias do campo a partir de atividades agroecológicas que combina diversos tipos de criações animais com policultivos de grãos, frutas e hortaliças. “A Chapada é hoje uma grande produtora de mel e a renda das famílias assegura as três refeições, a compra de eletromésticos, melhorias habitacionais e a aquisição de meios de transportes. Vivemos felizes em paz com a natureza. Isto é sucesso”, concluiu Edilson.

www.blogdocarmuru.blogspot.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

Deputado MINEIRO participa da
VII JORNADA ESTADUAL DE LUTAS 
DA AGRICULTURA FAMILIAR

 MINEIRO, deputado da agricultura familiar
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores em Agricultura Familiar do RN - Fetraf realiza, na próxima quinta-feira, 19, sua VII Jornada de Lutas. Os trabalhadores fazem ato em frente à governadoria para reivindicar que pauta protocolada junto ao Governo do Estado seja atendida. O deputado Fernando Mineiro participa da atividade.
Raimundo Canuto(Sintraf de Janduis) e João Cabral (Coord. Geral da Fetraf-RN), 
dois sindicalistas de luta
Segundo o coordenador-geral da Fetraf/RN, João Cabral, a questão mais urgente a ser tratada com o Governo é o repasse da contrapartida do Programa da Habitação Rural. Ele conta que, há um ano, os recursos não são entregues aos agricultores. "Se não recebermos a contrapartida para construção das casas o mais rápido possível, vamos perder o programa do Governo Federal", explica.

Um outro ponto que deve ser discutido é a implementação da lei federal nº 11.947, que determina que 30% da merenda escolar seja oriunda de produtos da agricultura familiar. Assuntos como assistência técnica, agroecologia e saúde da água também serão levantados pelos agricultores.
SETORIAL DE EDUCAÇÃO DO PT
realiza seminário sobre PNE
Deputada Federal FATIMA BEZERRA, Professora Socorro Batista,
Secretário Adjunto do MEC Francisco das Chagas e o 
Deputado Estadual Fernando MINEIRO 

O Seminário do PNE, realizado pelo Setorial de Educação do PT na manhã deste sábado (14), reuniu a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada federal Fátima Bezerra, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas, o deputado estadual Fernando Mineiro, a professora Socorro Batista, gestores, vereadores, representantes do Sinte/RN e militantes no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Durante sua palestra, a deputada Fátima Bezerra expôs as metas e estratégias do PNE 2011-2020. A parlamentar defendeu também o engajamento do PT no debate do Plano. "Os militantes e os gestores do PT devem abraçar o debate do PNE com muita dedicação e empenho", disse.

O secretário Adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, falou sobre o contexto da política educacional no País. Ele discorreu ainda sobre os desafios do novo PNE: Política de Estado e não de Governo, no sentindo de garantir sua implentação independente de quem esteja no Poder; financiamento; valorização dos profissionais; gestão democrática, não só na escolha dos diretores de escolas; e diversidade, garantindo acesso a educação para índios e quilombolas, por exemplo.
Vamos comemorar mais um aniversário da Deputada Federal FÁTIMA BEZERRA


DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A HOMOFOBIA

Neste 17 de maio (terça-feira) comemora-se, pelo vigésimo ano, o Dia Internacional de Combate à Homofobia. A data faz menção ao 17 de maio de 1990, no qual a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a retirada do código 302.0, correspondente à homossexualidade na Classificação Internacional de Doenças.

A partir de então, o Movimento LGBTT tem zelado pelo uso do termo "homossexualidade", ao invés de "homossexualismo", uma vez que o sufixo "ismo" é uma designação para doenças.

Na data, será realizado o VIII Seminário LGBT, no Congresso Nacional, em Brasília. No dia 18, A Associação Brasíleira de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) promove a 2ª Marcha Nacional de Combate à Homofobia, na Esplanada dos Ministérios.