Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011


Reunião da Associação do
RIACHO DAS LANCHAS
 Acontece na manha deste domingo (21) mais uma reunião periódica da Associação Comunitária do Riacho das Lanchas, onde o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO como de costume se fará presente para levar seu apoio para associação e seus sócios (as).
Raimundo do Sindicato cumpre agenda em
Lucrecia e Olho D’Água dos Borges.
 Sindicalista RAIMUNDO DO SINDICATO
O sindicalista RAIMUNDO DO SINDICATO que também é presidente da Credioeste-Sol, participou de atividades neste sábado (20) na cidade de Olho D’Água dos Borges às 9:00h, onde aconteceu a fundação do SINTRAF daquela cidade,  contando com a participação da Vice-Prefeita da cidade e do Presidente da Câmara de  Vereadores Jose Sergio e mais 2 vereadores,  como também de vários apoiadores e representantes de comunidades e Trabalhadores Rurais, reunindo cerca de 100 pessoas.
O momento foi de felicidade com a fundação do SINTRAF que chega para fazer o desejo da Agricultura Familiar.  

Ás 15:00h, Raimundo ao lado de HILDEBRANDO ROCHA(Diretor de Políticas Agrárias da FETRAF-RN) estiveram na cidade de Lucrecia no Centro de Apoio à Projetos Comunitários daquela cidade, sobre a articulação de Antonio Aparecido Menegeth, da líder comunitária Conceição Brito e o apoio da vereadora Lindalice Carlos de Brito como também vários presidentes de associações comunitárias alem de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município discutindo a fundação do SINTRAF da de Lucrecia


A 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas do Município de Juventude de Janduís será realizada no próximo dia 29 de agosto. O evento terá início às 08 horas da manhã, no Jardim-Escola Tia Alice.

A Conferência está sendo organizada pela Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD).

Com o tema "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos" e o lema " Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil", a conferencia será um espaço importante de diálogo com a juventude janduiense, onde serão discutidas as suas necessidades e prioridades. Toda a juventude de Janduís é convidada para esse importante diálogo.


Na noite da sexta-feira (19) o vereador RAMUNDO DO SINDICATO, participou de reunião no salão de eventos da Secretaria do Trabalho Habitação e Ação Social, em Janduís, que contou com a presença de Secretários (as), Diretores, Coordenadores, Vereadores, Conselho Tutelar e Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), além de outros, com cerca de mais 40 pessoas, onde foi discutido políticas publicas para a juventude

Imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=politicas+para+juventude


CREDIOESTE participa da reunião mensal do
Conselho do PDA Santa Cruz em Apodi.
 Raimundo Canuto(presidente da Credioeste-Sol)
Na tarde da sexta-feira (19) o presidente da CREDIOESTE-SOL, Raimundo Canuto, participou da Reunião do Conselho Gestor do PDA Santa Cruz em Apodi, coordenada por Ecineide, contando com a presença de muitas associações comunitárias que compõem o conselho do PDA. Na oportunidade Raimundo levou a palavra aos presentes, fazendo referencia ao importante trabalho do PDA Santa Cruz em Apodi e reforçou a importância de uma ação conjunta entre as ações deste e a cooperativa de crédito.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FALECIMENTO DA COMPANHEIRA
Eliane Oliveira da FETRAF Brasil
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN), juntamente com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-Brasil), expressa seu pesar pelo falecimento da companheira Eliane Oliveira, 32 anos, coordenadora de Juventude da FETRAF-BRASIL, que faleceu na tarde desta quinta-feira (18), vítima de acidente de moto, por volta das 15h, em Barroca Funda, zona rural da Bahia.

A FETRAF-BRASIL e a FETRAF-RN declaram apoio e solidariedade à família da amiga e companheira de luta que nos deixou muito cedo, mas que muito contribuiu nesse processo de construção de uma sociedade mais justa e igual para todos.

FONTE: FETRAF Brasil com adaptações de FETRAF-RN
BANDA DE MESSIAS TARGINO

A Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária de Messias Targino vai se apresentar nesta sexta-feira, 19, no município de João Dias, durante os festejos de Emancipação Política do município.

O presidente da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Messias Targino, Manoel Cardoso Neto vai acompanhando os membros da banda no evento.

Essa será a primeira apresentação Banda de Música fora de Messias Targino depois de sua criação. A Banda é formada por talentosas crianças, adolescentes e jovens do município e que vem sendo acompanhada pelo Maestro, Luiz Carlos Lima.

Fonte: www.polapinto.blogspot.com
JANDUIS CONTRATA MÉDICOS

Médicos com disponibilidade para 3 dias desenvolvendo atividades do PSF e  03 plantões noturnos de 12 horas estão sendo procurados pela Prefeitura Municipal de Janduís.

Os interessados devem tratar com o Secretário de Saúde, Neto Freitas pelo fone 9927.0268.

Fonte: blogdocaramuru.blogspot.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Encontro de Manejo da Caatinga 
na comunidade de Morcego em Campo Grande.

Aconteceu nesta quinta-feira (18) na comunidade do Morcego em campo Grande, o III Encontro de aprendizagem de Manejo da Caatinga, onde esteve presentes participantes das 16 áreas do projeto no território Sertão o Apodi.

O projeto executada pelo Centro Terra Viva, com recursos do Dom Helder Câmara, que conta em cada município com organizações parceiras como é o caso de Janduís do Centro Padre Pedro Neefs, SINTRAF e apoio do mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO que esteve presente das 12:00h às 17:00h, juntamente com Yure Paiva, Dário Arruda, Lazara Maia, Heronildes Neto, Antonio Francisco Duarte e o pratico em manejo sustentável Raimundo Marcos Brito Duarte da área do Assentamento Pau de Leite.

O encontro de hoje foi na área do Morcego que reuniu às comunidades de Bom Jesus (Campo Grande); de Olho Dágua, comunidade de Brejinho; de Apodi, as comunidades de Taboleiro, Moacir Lucena, Sitio do Góis, Paraíso Bamburral, Lajes do Meio e Nova Descoberta; de Governador Dix-sept Rosado a comunidade de Santo Antonio; de Caraúbas, a comunidade de Santa Agostinha; de Upanema Cacimba do Meio e Santa Maria; de Janduís, o Assentamento Pau de Leite, que na visão do Professor EMBRAPA de Sobral Ceará, em vista realizada no mês de junho, Pau de Leite é a área que mais se aproxima da realidade de um Manejo Sustentável, afirmações feitas aos técnicos do Centro Padre Pedro Neefs, que acompanha a área.

Encontro de Feiras 
AGROECOLOGICAS

 Feirantes de Janduís
O sindicalista Raimundo do Sindicato participou nesta quinta-feira (18) dem Janduís do 1° Encontro de Feira de Economia Popular Solidária em Transição Agroecologica.

O Encontro das Feiras Agroecologicas reúne participantes dos municípios de Patú, Messias Targino, Janduís, Apodi, Campo Grande, Almino Afonso e Mossoró, através dos agricultores e agricultoras familiares que produzem e  comercializam nas feiras dos municípios já citados.

Em Janduís a Feira da Agricultura Familiar, acontece a cada segunda-feira no mercado público e tem como parceiros: CENTRO PADRE PEDRO NEEFS, FORUM, SINTRAF, EMATER e Secretária Municipal Agricultura e Recursos Hídricos e o Mandato do Vereador Raimundo do Sindicato.

O vereador e presidente do SINTRAF de Janduís RAIMUNDO DO SINDICATO informou que no Encontro das Feiras em Janduís reuniu as entidades Centro Padre Pedro Neefs, EMATER, os agricultores (as) das comunidades rurais de Verruma, Retiro, Pau de Leite e Permissão e a coordenadora de Mulheres do SINTRAF, que fizeram um relato da situação da experiência da feira que hoje conta com 13 feirantes e 07 Unidades de Produção.

Quero dizer que acredito…

Vejo e sinto uma nova realidade! Da cidade que se moderniza e se torna mais humana; da criança que vai pra escola aprender; do jovem que entra no ônibus e vai pra Universidade; do professor que se capacita e oferece saber de qualidade ao seu aluno; do operário que vai construir a casa, a praça, o esgotamento, o matadouro...; do poeta que faz e recita a poesia; do jovem que estuda e sonha com o seu negócio; do agricultor e do pecuarista que se capacitam pra produzir mais; do agente de saúde que prima pela saúde de sua gente; da mãe que, pensando na vida dos filhos, vai aos encontros pra melhor se informar; do idoso que vai ao encontro de confraternização pra se incluir no processo social; do agente público que, ético e honesto, só pensa no bem comum...

Sonho? Não! Esta é a realidade de Janduis, pequeno município de menos de 6 mil habitantes, no interior do Rio Grande do Norte, 280 km distante de Natal... E tudo começou de sonhos e esperanças dos seus filhos, que acreditaram que é possível se viver melhor...

Agora, para se continuar na certeza de uma vida cada vez melhor, é só acreditar.  Acreditar que, se fomos capazes de superar os momentos mais difíceis, não devemos temer o futuro! Acreditar que estamos no caminho certo: temos exemplo, experiência, clareza e pessoas capazes e dispostas a conduzirem a marcha!

Longe de nós os maus presságios de alguns, que de tudo fazem para que, em Janduis, se processe o retrocesso de Natal, que tanto sofrimento causa aos natalenses e do Rio Grande do Norte, que amargamos, hoje, os dissabores da frustração e do desencanto...

O povo de Janduis é, assim: corajoso, destemido, inteligente, sabe fazer a melhor escolha e quando acerta, como sempre o faz, continua firma nos seus propósitos. Orgulho-me de ser filho de Janduis e, ao completar 14 anos sendo seu gestor maior, em 50 anos de municipalidade, vejo que esta gente brava e altaneira não pretende recuar: ela quer progresso, bem estar e justiça social!

Salomão Gurgel(prefeito de Janduís/RN)

Fonte: blogdosalomaogurgel.blogspot.com

Parabéns para você amigo
JUNIOR LIBERATO
 Micilene Vieira, Caramuru Paiva 
e JUNIOR LIBERATO
O mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO e a equipe do blog que mandar um abraço e parabenizar o grande JUNIOR LIBERATO, professor, historiador, militante da educação e das causas sociais, hoje presidente do SINTE em Campo Grande e idealizador do projeto Telão Cultural e Memorial Vivo.

FETRAF Regional Oeste
realiza reunião em Upanema.
Aconteceu no Salão Paroquial da cidade de Upanema mais uma reunião da FETRAF/CUT contando com três diretores da executiva da Federação: Hfsji0ohHildebrando Rocha, Genésio Neto (Póla Pinto) e Josana Lima, além de um assessor da federação, o Engenheiro Agrônomo Eduardo Pinto e o presidente da Credioeste-SOL, RAIMUNDO CANUTO.
Raimundo Canuto, fez um retrato da conjuntura politica regional
Essa foi mais uma atividade do calendário normal da Federação, para realizar seus encaminhamentos políticos e de açoes desenvolvimento para a Agricultura Familiar.

Participaram lideranças sindicais e dirigentes políticos dos municípios de Messias Targino, Apodi, Campo Grande, Paraú, Olho D’água dos Borges, Lucrecia, Upanema e Felipe Guerra. A dinâmica da reunião foi da seguinte forma.

O tesoureiro do STR de Upanema Ismar Vicente dos Santos fez a acolhida de todos os presentes, em seguida foi construída a pauta de discussões, da Seguinte forma:

- Encontro Estadual do Mova Brasil que acontecerá em Mossoró no dia 01 de Setembro 2011.

- Plenária Estadual da CUT que acontecerá em Natal nos dias de 30 e 31 de Agosto e 01 de Setembro.

- Previdência Social.

- Fundação de SINTRAFs na Região Oeste.

- Programa de Habitação Rural da FETRAF.

- Assessoria Jurídica para os SINTRAFs através da FETRAF.

- Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi.

- Conjuntura Política nos municípios do Oeste com vistas as Eleições 2012.

- Juventude FETRAFIANA.

- Informes gerais dos acontecimentos e atividades políticas e do movimento sindical, social e cooperativista da região.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Agricultura Familiar é defendida 
na Tribuna da Câmara
 Vereador Raimundo Canuto
Na Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Janduis, realizado no dia 16 de Agosto, o vereador Raimundo do Sindicato defendeu a agricultura familiar como uma das áreas prioritárias de seu mandato parlamentar.
Além da agricultura o parlamentar tem como preocupações a Educação Contextualizada, a Cultura, a Juventude e as Mulheres.

O parlamentar debateu e se pronunciou sobre:

- Falecimento do senhor Antonio Apolinário do Nascimento, onde registrou e levou seus pêsames a viúva senhora Luisa de França do Nascimento, e seus filhos, através de Ubirajara Arruda, esposo de Damiana Paiva do SINTRAF.

- Parabenizou a todos os Pais pela passagem do seu dia ocorrido no ultimo Domingo (14), em que o mandato esteve presentes nas atividades das comunidades de Livramento, Humaitá, Arrimo e Permissão.

- Destacou seu apoio a Parada Nacional dos Professores realizada no dia 16 de Agosto onde teve presente a atividade realizada pelos educadores.

- Registro sua participação nas discussões sobre a problemática do lixo na comunidade de Arrimo, onde a associação busca soluções para esta questão, junto com o poder público, entidades e demais interessados na temática.

- Falou do Projeto da Cultura Algodoeira no município de Janduís nas comunidades de Arrimo e Verruma, onde hoje existem 16 produtores que plantando Algodão consorciado com outras culturas, como: Gergelim, Sorgo, Feijão, Milho e Melancia, produção esta feita de forma agroecologico, dando um bons resultados por produtor.