Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

CENTRO PADRE PEDRO NEEFS E SINTRAF PARTICIPAM DE REUNIÃO NA COMUNIDADE DE ARRIMO.

Ontem aconteceu mais uma reunião na comunidade de Arrimo para fechar o calendário de reuniões do ano de 2012. O presidente da Associação Antônio Francisco Fernandes Duarte fez a convocação dos sócios e das famílias que recebem assistência do Centro Padre Pedro Neefs para participarem.

O coordenador de Gênero e Geração, e Técnico Dário Arruda Duarte estava como representante do Centro Padre Pedro Neefs, e falou sobre a importância do mesmo, que presta assessoria aquela Associação em parceria com o PDHC-Projeto Dom Hélder Câmara.

O SINTRAF foi representado pela sindicalista Damiana Paiva, que fez ênfase as políticas públicas que são desenvolvidas em parceria com o mesmo.

No término da reunião houve uma confraternização em clima de Natal mesmo já tendo passado e clima de ano novo que está chegando. O presidente da Associação agradeceu a cada um e a todos pela presença, e desejou um feliz ano novo abençoado por Deus, para que todos possam almejar o que desejam.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012



Vereador Raimundo do Sindicato faz prestação de contas do seu mandato.


Hoje dia 28 de Dezembro de 2012 às 16h00 o vereador Raimundo esteve participando da reunião da Associação comunitária do Riacho da Serra juntamente com Wigna Brito de Souza coordenadora do FORUM das Associações e coordenadora de Mulheres do SINTRAF, o Presidente da Associação saudou os presentes e em seguida apresentou a pauta que estava sugerida pela diretoria da Associação onde contou com vários assuntos de interesse dos sócios 1ª Prestação de contas, 2ª Contribuição Sindical Rural do Agricultor Familiar com vencimento em 31/12/2012 no valor de R$ 20,00, 3ª Recomposição da diretoria da Associação, 4ª Expedição de DAP’s (Declaração de Aptidão do Agricultor Familiar), 5ª Informes em Geral dos Movimentos. Logo ao termino dos pontos o Presidente Vianeide Brito passou a palavra ao Vereador Raimundo que fez uma breve apresentação do seu Mandato, apresentando os projetos, requerimentos, indicações, moções, como também o apoio aos movimentos do seu município e região e disse que tem muito orgulho de ter sido o vereador mais bem votado na legislatura 2009-2012, com 366 votos, e no ano de 2012 foi reconhecido pelo jornalista Mozart Maranhão que faz um sério trabalho de Jornalismo no Rio Grande do Norte como o vereador mais atuante do município de Janduís. Para o fechamento da reunião foi feita uma confraternização natalina entre os presentes.

Divulgada nota do Enem 2012






O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema.

Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012 em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de candidatos usaram a nota para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Raimundo do Sindicato participa de confraternização na comunidade de Pacuti.

Ontem às 19:00 horas a comunidade católica de Santo Antônio do Pacuti juntamente com a Associação comunitária realizaram uma celebração de Natal, onde contou com mais de cem participantes entre o FÓRUM das Associações, Sindicato, Centro Padre Pedro Neefs, CREDIOESTE-SOL e a comunidade em geral. A celebração foi presidida pelo agente de pastoral Raimundo do Sindicato.

Após a celebração a sindicalista Damiana Paiva falou sobre a importância dos trabalhadores estarem sindicalizados e em dia com suas contribuições, e também com a contribuição sindical anual que o trabalhador tem que pagar, o prazo é até o dia 31 deste mês, no valor de R$ 20,oo.
Wigna Brito, coordenadora do FÓRUM dos movimentos populares de Janduís convidou a todos para participarem da última reunião do FÓRUM que será segunda-feira (31 de dezembro) às 10:00 horas na sede do Sindicato. As reuniões das comunidades de Arrimo e Retiro será dia 28/12 às 16:00 horas, e a de Permissão será dia 30/12 às 16:00 horas.

Após a celebração e os informes houve um jantar de confraternização oferecido pela Associação Comunitária do Pacuti, onde o presidente da mesma João Ferreira passou sua mensagem de boas festas e feliz ano novo para todos presentes.

Por fim o vereador Raimundo do Sindicato agradeceu a todos pela presença e fez ênfase ao seu mandato, disse ter sido uma grande escola para sua vida, onde falou da sua atuação na defesa dos movimentos sociais do município, e desejou um feliz ano novo para todos, com muita paz, saúde, felicidades, um bom trabalho e um bom inverno também para que a agricultura familiar progrida cada vez mais.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Diretório do PT realizou reunião dia 24 de dezembro.

Aconteceu no dia 24 de dezembro, segunda-feira (Véspera de Natal), uma importante reunião com o Diretório do PT de Janduís. Para discutir sobre o rumo do partido a partir de janeiro de 2013, onde foi feito um balanço dos mandatos que são pelo partido ocupados nesse município.

A reunião teve inicio às 9:00 horas com a presença do Prefeito municipal Dr. Salomão Gurgel Pinheiro, os vereadores atuais e os eleitos, todo o diretório do partido, o presidente Francisco Almeida Neto que iniciou a reunião, a secretaria geral Martilene Duarte da Costa e as demais lideranças do partido.

A reunião foi de suma importância para as decisões que serão tomadas a partir de 2013. Por fim houve uma confraternização natalina e agradecimentos a todos pelo apoio.

A Seca no Nordeste





Vivemos no Nordeste a pior seca em 40 anos, e os meios de comunicação deixam passar por despercebido todo esse sofrimento, e quando o fazem, dobram a realidade para que a xenofobia se acentue cada vez mais. 

A morte de animais é eminente e inevitável, visto que os animais não resistem à falta de alimento causado pela ausência de chuvas. Alguns, tidos como de mais condições, sustentam seus animais a preços absurdos, visto também que a ração está custando os olhos da cara. Acredita-se que a situação ainda não está pior, é por causa do bolsa família e outros programas do Governo Federal, que tem garantido o alimento na mesa do homem do campo. Mas não creio que isso seja suficiente, o passar do tempo, e acentuada temperatura não deixará que essa situação continue assim. 

Vale do Apodi recebe visita do IDEMA




No dia 19 de dezembro do ano corrente a Secretaria Municipal de Agricultura recebeu uma visita inesperada do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, como órgão fiscalizador o Idema queria ver em loco a real situação do Vale do Apodi, já que boa parte é Área de Preservação Permanente – APP, não precisou andar muito para ver as plantações de feijão, Arroz e fruteiras adentrando nas margens do rio, sendo que como agravante essas plantações utilizam o uso excessivos de AGROTÓXICOS e adubação QUIMICAS em áreas que na verdade é pra ser de mata ciliar para conter o assoreamento do rio Apodi, que já sofre drasticamente com os resíduos químicos dos AGROTÓXICOS e fertilizante.


Indignados com a situação, Fiscais do órgão queriam multar os responsáveis, porém questionamos veemente se seria justo aplicar multas a alguns produtores enquanto que em todo percurso do rio tem no mínimo uns oitocentos a mil na mesma realidade, com isso fico muito preocupado com nossos agricultores que com certeza muito em breve Carradas de pessoas de fora virão fazer passeatas para denunciar os que trabalham com esse tipo de produção, argumenta Eron Costa Funcionário da secretaria que acompanhou o IDEMA.  

terça-feira, 25 de dezembro de 2012


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Dr. Vidal esclarece Episódio sobre atendimento médico

Venho através deste veículo de comunicação esclarecer que em nenhum momento, Eu, Dr, Vidal Gurgel, me recusei a atender a criança Ana Luiza F. Lira, de 3 meses, como prova, consta um Boletim de Atendimento de Urgência.

Durante a consulta fui informado pelo acompanhante da criança que a mesma estava sendo medicada e depois do exame clinico não observei nenhum outro sintoma que necessitasse de alterar a medicação em uso e nem prescrever outra. Em seguida orientei que se a criança não melhorasse procurasse atendimento no Hospital de Janduís e se não encontrasse deveria procurar o prefeito de Janduís que é o responsável por manter o atendimento médico na cidade.

Gostaria de esclarecer que o atendimento em Campo Grande é Municipal e não possui obrigação legal de atender as pessoas dos outros municípios e mesmo assim vem fazendo diariamente.

Que os gestores (prefeitos) dos outros municípios sigam o exemplo de BIBI DE NENCA (FRANCISCO DAS CHAGAS E.V. MELO) e de sua equipe de saúde que não deixam faltar médicos em Campo Grande, tendo uma escala de atendimento diário de 24 horas.

POIS É, FALAR EM HUMANIDADE E ETICA É FÁCIL EM UM TEXTO NA INTERNET NO FACEBOOK, O DIFÍCIL É PRATICAR COMO AQUI EM CAMPO GRANDE EM QUE TODOS OS ATENDIMENTOS ESTÃO MANTIDOS PARA OS MUNICIPES, ENQUANTO ISSO VOCÊS DOS OUTROS MUNICÍPIOS ESTÃO SOFRENDO PELO DESCASO DOS SEUS PREFEITOS QUE NÃO ESTÃO CONTRATANDO MÉDICOS. ESSES SIM ESTÃO SENDO DESUMANOS.

E por fim venho informar que tomarei todas as medidas legais para esclarecer este episódio lamentável, onde todos sabem da minha índole profissional e do amor que tenho pela medicina.

Dr. José Vidal Fernandes Gurgel
(Médico da Unidade Médica de Campo Grande)


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012



Natal não é apenas época de trocar presentes, abraços, gargalhadas... Mas sobretudo aniversário de Jesus Cristo, época de relembrarmos a história dele e a nossa também ao longo de todos os anos de existência.

É preciso saber aproveitar o Natal da melhor maneira possível esquecendo nossas diferenças e mais do que isso, percebendo o quanto somos semelhantes e respeitando a todos.

Em nome do Mandato popular do Vereador Raimundo do Sindicato e família, desejamos um Feliz Natal e um abençoado 2013 repleto de realizações, paz, saúde e felicidades para todos!

Vereador Raimundo do Sindicato presta contas do seu mandato na Associação Comunitária de Riacho das Lanchas.

Com a participação de mais de trinta sócios, aconteceu uma importante reunião na Associação de Riacho das Lanchas município de Janduís-RN, para discutir sobre a organização da mesma e outros assuntos de interesse dos sócios.

A pauta da reunião foi apresentada pelo presidente da Associação Francimar Fernandes onde deu boas vindas para todos e fez a leitura da mesma:
1- DAP'S-Declaração de Aptidão do Agricultor Familiar expedido pela EMATER e referendado pelo CMDRS.
2- Aposentadoria rural do agricultor familiar, 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, salário maternidade das agricultoras, auxílio reclusão, auxílio doença entre os benefícios previdenciários como pensão.
3- Contribuição sindical rural do agricultor familiar paga na agência dos CORREIOS até 31 de dezembro, no valor de R$ 20,00 referente ao devido ano ''2012''.
4- CNIS-Inscrições dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no INSS.
5- Apresentações das ações do mandato popular do Vereador Raimundo do Sindicato: Moções, leis, indicações, requerimentos, comendas de honra, títulos de cidadania, além do fortalecimento aos movimentos de cooperativismo, sindicalismo, cultural e social, e também o fortalecimento da agricultura familiar. Apoio a reforma agrária, agroecologia e economia solidária. São essas algumas das bandeiras de luta do mandato popular Vereador e Sindicalista Raimundo do Sindicato do PT.

Para fins houve uma confraternização natalina, onde o presidente da Associação agradeceu a presença de todos(as), e desejou Feliz Natal abençoado pelo menino Jesus, cheio de paz, saúde e muito amor, e que 2013 seja melhor que 2012 para todos. Aproveitou também para avisar que a próxima reunião será dia 09 de fevereiro de 2013.

Credioeste-Sol realizou reunião com sua diretoria.

Aconteceu no dia 21 de dezembro deste ano, mais uma importante reunião com a diretoria da Credioeste-Sol, que contou com cinco membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, titulares, suplentes e sócios.

O presidente surgiu com a seguinte pauta: 
1- Fechamento das atividades do ano de 2012;
2- Encontro do Instituto Agro pólos do Ceará que aconteceu em Fortaleza nos dias 10 e 11 de dezembro, do Rio Grande do Norte representando a Credioeste-Sol foram 10 participantes;
3- Evento do sistema ECOSOL que acontecerá dias 03 e 04 de janeiro em Petrolina-PE, com as cooperativas do RN, CE, BA e PE.
4- Por fim informes sobre as moções apresentadas pelo mandato popular do Vereador Raimundo do Sindicato em reconhecimento aos sistemas de cooperativas ECOSOL, CRESOL, e as cooperativas Credioeste-Sol de Apodi-RN e COCRESCE de Quixadá-CE. Além do Centro Padre Pedro Neefs de Janduís-RN, Centro Terra Viva de Mossoró-RN e ao jornalista Mozart Maranhão, do Auto Oeste, como também outros informes da UNICAFES Nacional e do Rio Grande do Norte.