Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

AGENDA DO MANDATO DA VEREADORA LAZARA MAIA DE BRITO, SINTRAF, CPPNEEFS E FÓRUM


 Sábado Dia 13/07 ás 9:00hs - Missa em Janduís;
Domingo Dia 14/07 ás 10:00hs - Missa em Janduís;
Domingo Dia 14/07 ás 9:00hs - Missa em Caraúbas, comemoração ao Aniversário de Nega Maia;
Segunda-feira 15/07 ás 8:00hs - A tendimento das equipes no SINTRAF e CPPNeefs; 
Terça-feira 16/07 ás 9:00hs - Reunião na Credioste-Sol em Apodi, Grupo de Trabalho; 
Terça-feira 16/07 ás 9:00hs - Reunião dos Mobilizadores Sociais do Território, em Caraúbas;

Mandato Popular da Vereadora Lazara Maia de Brito apoia o Cooperativismo de Credito em  Janduís e no Território do Sertão do Apodi.



CREDIOSTE-SOL REALIZA ATIVIDADE COM ONGS EM APODI



Dentro do Plano de Expansão crescimento, fortalecimento e restruturação da Credioste-Sol, aconteceu mais uma atividade dentro do Calendário do Grupo de Trabalho, com as ONGs do Território e a Diretoria da Cooperativa, estiveram presentes membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e as entidades CEACRU, Centro Padre Pedro Neefs, Centro Terra Viva, Chapéu de Couro, Coopervida, Terra Viva, COOPAPI, COOAFAP, além dos SINTRAFs de Janduís e Messias Targino. Foram apresentados os pontos de Pauta a ser seguido, discutido e Encaminhados, ficando para uma próxima reunião na Terça-feira dia 16/07 as 9:00hs do Grupo de Técnicos para monitorar os trabalhos em andamento, disse o Presidente da Credioste-Sol Raimundo Canuto de Brito que junto com os demais diretores presentes como Junior do Sindicato, Dedé, Tântico, Titico e Wigna, como também membros de Conselhos Fiscais Damiana Paiva.



sexta-feira, 12 de julho de 2013

II CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO ESCOLHE DELEGADOS



O ultimo ponto de pauta da conferencia realizada em Apodi no dia 10 de Julho, foi a eleição da delegação para participar da Conferência Estadual que acontecerá em Natal nos dias 21 a 23 de Agosto 2013, sendo 18 delegados e delegadas, nove homens e nove mulheres, 05 da sociedade civil que são: Ismar Vicente dos Santos Presidente do STR de Upanema, Raimundo Canuto de Brito Presidente do SINTRAF e da Credioste-Sol de Janduís, Sebastião Florêncio de Oliveira Presidente do STR de Governador Dix-Sept Rosado, Antonio Nilton Bezerra Junior da CPT Mossoró e Francisco Caramuru de Oliveira Monte Paiva e Azevedo da Sertão verde de Campo Grande; 



Cinco mulheres, sendo elas: Socorro Moura do STR de Upanema, Claudia Mota da Terra Viva, Joelma Menezes do Centro Padre Pedro Neefs de Janduís, Ivone Brilhante do Assentamento do Góis em Apodi, Ivanilda de Apodi, e mais dois Jovens sendo Agnaldo Fernandes do STR de Apodi e Wberlhane do STR de Upanema. No Poder Público foram escolhidas seis delegados e delegadas: Aisomoque Dalitan da Conceição Fagundes da Câmara de Vereadores de Upanema, Edivan da EMATER de Upanema, Ana Paula do PDHC, Fátima Torres da COOPAPI, Claudia Pinto da DIRED de Apodi e Claudio Coordenador de Agricultura de Felipe Guerra, esses são os 18 representantes do Território da Cidadania do Sertão do Apodi na Conferência Estadual.

Disse Raimundo Canuto de Brito Delegado da Conferência.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

REPRESENTANTES DE JANDUÍS PARTICIPAM DE II CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO

Aconteceu nesta quarta-feira (10/07) a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário,que tem como objetivo construir um Plano Nacional, Estadual e Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com metas de curto, médio e longo prazo, onde contaram com representantes de 17 municípios, entre eles Janduís, que estavam dirigentes do Centro Padre Pedro Neefs, SINTRAF e Secretaria de Agricultura Familiar do Município.
DO TEMÁRIO
A 2ª CNDRSS teve como tema geral “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”.
A 2ª CNDRSS debateu os seguintes eixos temáticos nas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, estaduais e nacional:
• I – Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia.
• II – Reforma Agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais.
• III – Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida.
• IV – Gestão e participação social.
• V – Autonomia das mulheres.
• VI – Autonomia e emancipação da juventude rural.
• VII – Promoção do etnodesenvolvimento.

INDIGNADO JOVEM DE CAMPO GRANDE PUBLICA NOTA EM SEU FACEBOOK DIRECIONADA AO DESCASO DO PREFEITO BIBI COM OBRAS ESTRUTURAIS

 "Caro Francisco Das Chagas EV de Melo,


Muito respeitosamente venho agradecer ao Sr pelo que tem anunciado de melhorias para a nossa cidade.
Em contrapartida quero registrar minha indignação como cidadão campo grandense, ao constatar que o senhor deixa de observar que temos praticamente prontos um abatedouro público e um mercado exclusivo para comercialização de carne e peixe.
E mesmo assim senhor prefeito, o povo de campo grande continua a comer carne de animais abatidos no chão de terra, misturado ao solo potencialmente contaminado e a fezes de outros animais, sobre papelões reaproveitados do comercio e, não bastasse, transportada em carrocerias de veículos comuns sem as menores condições de higiene, como pude presenciar em minha ultima visita a nossa cidade.
Colocar essas duas obras em funcionamento meu caro não é meramente uma questão politica, é uma questão de saúde e sobretudo de caráter, pois não posso acreditar que o prefeito de uma cidade possa dormir satisfeito sabendo que seus conterrâneos comem carne cortada no chão de terra.
A minha indignação prefeito, sobreveio ao constar com essas fotos que tirei desta obra importantíssima, que a mesma não só esta parada, como também se encontra em deterioração.
Talvez um bom momento prefeito para que o senhor comece a agir mais, porque promessas a respeito disso o senhor já fez ao Blog CG de Fato em 25/08/2012, ha quase um ano!
No mais renovo meus votos de estima e respeito. E o convido interagir com essa publicação no intuito de prestar explicações a nossa população."

Cristiano Almeida

terça-feira, 9 de julho de 2013

CREDIOSTE-SOL REALIZOU ATIVIDADE EM CARAUBAS



A diretoria da Credioste-Sol esteve na cidade de Caraúbas no dia 05 de Julho de 2013, onde ali fez uma importante reunião com as federações FETARN e FETRAF e Sindicatos dos Municípios de Campo Grande, Messias Targino, Severiano Melo, Janduís, Umarizal, Upanema, Patu, Apodi, Caraúbas e Olho D’água dos Borges, como também esteve presente o Centro Padre Pedro Neefs de Janduís e os diretores da UNICAFES Estadual.
Na Pauta da referida reunião constou de dois pontos principais:
Cooperativismo de Credito e de Produção da Agricultura Familiar, como também da UNICAFES que é uma organização que arregimenta os cooperativos do rumo da Economia Popular Solidária à UNICAFES, que vai realizar um Evento em Natal com os cooperativos nos dias 25 e 26 de Julho.
Os encaminhamentos da Reunião foram os seguintes: Os municípios de Caraúbas, Upanema e Patú, definiram que vão associar os Sindicatos e fazer o debate do Cooperativismo nas suas agendas diárias, e os demais vão amadurecer o debate e na próxima reunião terá uma definição a respeito do Tema do cooperativismo, disse José Maria Junior coordenador do Polo Sindical da FETARN. Como também os dirigentes Raimundo Canuto e Marcos George, Ivanildo Pessoa, José Maria e Damiana Paiva do SINTRAF de Janduís estiveram participando de uma entrevista na Radio FM Liderança 87, recordando e levando em palavra aos radiouvintes do município de Caraúbas e região, sobre o Tema Trabalhado na Reunião que foi “O Cooperativismo de Crédito e Economia Popular Solidária”.

Disse o presidente da Credioste-Sol, Raimundo Canuto de Brito.