Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

CARAVANA AGROECOLÓGICA PASSARÁ POR JANDUÍS NO DIA 24 DE OUTUBRO


Território do Sertão do Apodi vai receber a Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi, entre os dias 23 e 26 de outubro, em preparação ao III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Organizações sociais do Território Sertão do Apodi, ligadas à Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), e parceiros locais estão envolvidos na realização da caravana, que percorrerá alguns municípios da região e reunirá cerca de 300 pessoas no Nordeste e de outras regiões do País, além da população dos municípios visitados.
A caravana tem o objetivo de mobilizar organizações e movimentos do território, promovendo o intercâmbio de experiências e fortalecer as redes locais. Além disso, a Caravana rumo ao III ENA torna-se, para a Chapada do Apodi, um espaço de socialização do potencial das experiências agroecológicas e de acusação do modelo do agronegócio, que destrói a autonomia da agricultura camponesa no território.
A Chapada do Apodi é alvo de grandes ameaças em decorrência do Projeto de Perímetro Irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que vai expulsar mais de seis mil agricultores/as de suas terras para favorecer a implantação de cinco empresas do agronegócio. “Como é triste ver terra sem gente e gente sem terra. Não podemos deixar que este projeto se instale e destrua nossa produção viva em que mulheres e homens convivem bem com a natureza e produzem alimentos limpos de agrotóxico”, destaca Conceição Dantas, representante da Marcha Mundial de Mulheres.

Entre as rotas planejadas para a caravana, uma passará em Limoeiro do Norte, no Ceará, e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, onde o perímetro irrigado já está implantado. “Não podemos esquecer os que estão sofrendo com o projeto da morte dentro e fora de Apodi”, ressalta o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de (STTR) de Apodi, Edilson Neto.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ASSOCIAÇÃO DO ASSENTAMENTO PAU DE LEITE REALIZOU ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA


Dia 29 de Setembro de 2013 ás 9:00hs ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária da Associação do assentamento Pau de Leite com uma extensa pauta. Os trabalhadores foram conduzidos pelo presidente Antonio Francisco Duarte da Costa e teve a presença da Assessoria Técnica do Centro Padre Pedro Neefs, através da equipe formada por: Martilene Duarte e Joelma Menezes, além dos dirigentes do SINTRAF o Raimundo Canuto de Brito e Heronildes Lima. 



A pauta constou dos Seguintes pontos que foram debatidos e encaminhados, disse Dario:
* Reestruturação e Funcionamento da Associação com o Calendário de Reuniões e Atividades;
* Discussões Sobre Credito Rural e sua Efetivações;
* Programas Sociais 
* RN Sustentável;
* Programa de Distribuição de Concentrado através do Governo Federal e Estadual;
* Processos de Doações da CONAB e Distribuição do Milho aos Produtores;
* Além dos Informes Gerais dos Movimentos Sociais, Sindicais e Cooperativistas;
* Novos Sócios adquiridos pela Associação, sendo eles: Euzarina Duarte da Silva, Darinaide Silva Duarte, Rafaela Wislla de Freitas Duarte, Francivânia Fernandes Duarte e Raimundo Canuto de Brito.

Ressaltando ainda que a próxima Assembleia acontecerá no dia 20 de Outubro de 2013 as 9:00hs na sede da Associação.  




ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO VERRUMA REALIZA ELEIÇÕES NESTE DOMINGO (29/09)


Ontem conforme Edital de Convocação ás Eleições da Associação Comunitária de Verruma, aconteceu em um clima de paz e harmonia, elegendo a Nova Diretoria. A assembleia foi bastante participativa, o Centro Padre Pedro e o SINTRAF estiveram assessorando o Processo juntos aos sócios que concorreram ao pleito. 


A chapa foi eleita com a seguinte composição:
PRESIDENTE: Francisco Pereira Filho
VICE-PRESIDENTE: João Simão de Araújo
I SECRETÁRIO: Janicleide de Araújo
II SECRETÁRIO: Ludileis de Araújo
TESOUREIRO: Ranielli Simão de Araújo
II TESOUREIRO: Yure da Silva Paiva

Conselho Fiscal Efetivo

1. Tairone Sezario da Silva
2. Francisco Antonio Rodrigues 
3. Clesia Cezaria da Silva 

Suplentes do Conselho Fiscal

1. Francisco Antonio Segundo 
2. Maria Jose Alves da Costa 
3. Josenubia Maria de Araújo




 Os encaminhamentos foram feitos apos o processo de posse onde o presidente agradeceu a todos os presentes e fazendo o registro das Lideranças - Joelma Menezes e Martilene Duarte ( CPPNeefs), Antonio
 Francisco Fernandes Duarte (Ass. do Arrimo), Raimundo Canuto de Brito (SINTRAF e Presidente da CREDIOESTE-SOL), como as demais lideranças do movimento, disse Francisco Pereira, eleito Presidente.



SINTRAF E CENTRO PADRE PEDRO NEEFS PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA MENSAL DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE PACUTÍ



Como já é de praxe no ultimo sábado de cada mês ás 16:00h, ocorre a reunião mensal da Associação Comunitária de Pacutí e no dia 28 de Julho esteve presente os representantes do SINTRAF, Raimundo Canuto e o Centro Padre Pedro Neefs, Martilene Duarte. Essa atividade esteve bastante participantes onde o presidente da mesma João da Silva Ferreira saudou a todos e apresentou a proposta de pauta:
1°. Previdência Social com seus desfechos para as rurais;
2°. Contribuição Sindical da Agricultura Familiar que pode ser paga até o dia 30 de Dezembro no valor de 22,50;
3°. Dia de Campo que o SINTRAF vem realizando nas Comunidades Rurais e o dia do Pacutí que será 08 de Novembro de 2013; 
4°. Informes sobre a CREDIOSTE-SOL, DAPs, Garantia Safra, entre outros que diz respeito ao Movimento Rural no município;