Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


AUDIÊNCIA DISCUTE SEGURANÇA
Na região do médio oeste
Caramuru Paiva(vice-prefeito de Campo Grande), salomão Gurgel(prefeito de Janduís), Deputado Fernando MINEIRO, Vereadores Raimundo Canuto, Adeilson Alves e Braga e Gaspar(advogado da prefeitura de Janduis)
Na manhã desta quarta-feira (31) aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do Estado, uma importante audiência para tratar da questão da segurança pública na região do médio oeste potiguar.

Esta reunião foi desdobramento de uma primeira acontecida há quinze dias por iniciativa dos vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (Janduís) e os deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira, onde se discutia a falta de segurança e policiamento em Janduís.

Desta primeira reunião surgiu a proposta do deputado MINEIRO, para que a discussão fosse ampliada para todos os municípios da região, como Campo Grande, Caraúbas, Janduís, Messias Targino, Patu, Paraú, Upanema e Triunfo Potiguar, cidades da região mais afetadas com problemas de segurança, e ainda por estes terem os mesmos problemas de segurança, região onde o crime age de forma articulada entre estas.

Na audiência desta manhã estava presente todo o comando da segurança pública do RN, começando pelo secretário de segurança pública do estado Dr. Aldair Rocha, secretário adjunto, Coronel Araújo (comandante geral da policia militar) Coronel Reinaldo (comandante de policia militar no interior), Dr. Fábio Rogério (comandante geral de policia civil), Dr. José Carlos Oliveira (delegado geral de policia civil do interior), deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira. Além destes estavam representados cinco municípios dos oitos da região citada. Janduís: Vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (articuladores iniciais da discussão), Salomão Gurgel (prefeito), Adeilson Alves (presidente da Câmara Municipal) e o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO (Janduís); Campo Grande: CARAMURU PAIVA (Vice-prefeito), vereador Antonio Holanda (presidente da Câmara) e os vereadores/as Arnaldo Bezerra, Wagner Souza e Branquinha; Caraúbas: Ademar Ferreira (prefeito), Alcivan Viana (vice-prefeito); Messias Targino: Shirley Targino (prefeita), Rubinho (vice-prefeito), vereador presidente da Câmara Municipal); Triunfo Potiguar: Aldenor (prefeito), o vice-prefeito e Inácio Bezerra (Secretário de administração). Faltou a audiência de hoje dos 08 municípios da região: Upanema, Paraú e Patu.

Cada município fez um relato da situação de falta de segurança porque passam e ao final se constatou que os problemas entre os cinco municípios presentes são comuns, tais como: Falta de policiamento ostensivo, pouco de efetivo policial, veículos insuficientes e ou sucateados, falta de combustível para as viaturas fazerem as rondas na cidade e na zona rural, estrutura das delegacias deficitárias e em alguns municípios falta de delegado e escrivães.

As autoridades de segurança pública do estado demonstraram grande interesse em resolverem os problemas de segurança existente na região, mais relataram que passam por falta de condições materiais (veículos, equipamentos...), financeira (para pagamento de diárias de policiais qualificados e combustíveis) e um dos maiores e principais problemas que a falta de efetivo de policiais militar e civil e de delegados e escrivães suficientes para atender a demanda existente. Só para se ter uma idéia desta questão do efetivo policial, um município como Janduís que deveria ter um efetivo de 07 policiais em rua só conta em média com dois a três, o mesmo com Campo Grande que era para ter 15 policiais, Messias Targino 07, Triunfo Potiguar 08 e Caraúbas 14 policiais. Na totalidade destes municípios não tem nem a metade dos policiais que eram para estarem fazendo o policiamento.

Sobre a falta de efetivo policial no interior a causa principal é a interferência política de prefeitos, vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores e lideranças políticas de todo o estado que interferem solicitando constantemente ao governo do estado e aos comandos das policias militar e civil, a transferência de policiais de um município para outro, principalmente para a capital do estado.

Outra constatação que inviabiliza as condições para tratar da questão da segurança publica no nosso estado, além do pouco efetivo policial que vem reduzindo nos últimos 10 anos, é a falta de recursos financeiros para aquisição de veículos, combustível e outras necessidades. O orçamento do último PPA( 2008/2011) que foi de 175 milhões, para o próximo PPA(2012 a 2015) o orçamento previsto é de apenas 100 milhões, ou seja ao invés de aumentar houve foi uma redução drástica no orçamento de segurança, uma situação ainda pior se desenha pra os próximos 04 anos.

Diante destes fatos apresentados, principalmente da falta de recursos (financeiros e materiais) para a segurança, o deputado Fernando MINEIRO sugeriu que seja agendada uma reunião urgente com o secretário de Planejamento e o de Administração do estado, além da governadora Rosalba Ciarlini, afim de que esta situação orçamentária seja discutida, de forma que a redução orçamentária previsto no Plano Plurianual (2012/2015) para uma área tão importante como é a segurança pública não seja relegada ao segundo plano.

A sugestão do deputado Mineiro foi plenamente reforçada pelo deputado Leonardo Nogueira e pelo secretário de segurança Aldair Rocha.

MANIFESTAÇÃO EM NATAL
CONTRA A CORRUPÇÃO

A Central Única dos Trabalhadores – CUT realizou no final da tarde desta quarta-feira (31) uma passeata pelas ruas do centro de Natal para protestar contra a CORRUPÇÃO que vem assolando o Brasil e para apoiar a presidente DILMA pela faxina que esta vem buscando fazer nos ministérios e órgãos federais afetados por ações de corruptos em nosso país.

Cerca de 500 manifestantes invadiram a avenida Rio Branco, Centro de Natal, com bandeiras, faixas, palavras de ordens e discursos contra a corrupção, inclusive na capital Natal, onde gritavam ‘fora Micarla”.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


CAMPANHA DO CONSELHO TUTELAR
DE JANDUIS JUNTO AS 
LAN HAOUSES

 Tivemos noticia que na última sexta-feira, dia 26 de agosto, o Conselho Tutelar de Janduís realizou um trabalho de sensibilização junto aos donos de estabelecimentos de lan houses e casas de jogos eletrônicos de Janduís. A sensibilização visou orientar os donos destes estabelecimentos acerca da utilização consciente da internet e jogos eletrônicos.

Parabéns ao Conselho Tutelar de Janduís pela importante campanha de conscientização. São ações como estas de orientação que valem muito mais do que medidadas punitivas.

Os proprietários de Lan House, assim como de Bares e Casas de Shows, tem que se conscientizar de suas responsabilidades com o trato com os jovens que frequentam seus estabelecimentos, afim de evitar excessos, e a campanha é uma forma interessante de educar para evitar punições e medidas mais drasticas no futuro.

 Os sindicalistas RAIMUNDO DO SINDICATO (Janduís) e PÓLA PINTO (Messias Targino), estarão ao lado de outros companheiros (as) participando no período de 30, 31de agosto e 1º de setembro de 2011, no Instituto Federal de Educação - IFERN, em Natal/RN, da 13ª Plenária Estadual da CUT.

O evento deste ano homenageia a líder sindical Francisca Alves Rodrigues (Franquinha) e tem como objetivo elaborar um plano de lutas para a classe trabalhadora no Estado.

Durante a plenária serão discutido temas importantes da agenda para classe trabalhadora, como a Redução de Jornada de Trabalho, Ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, Reforma Agrária, Agricultura familiar e Organização das mulheres no mundo CUTista.

Ainda será feita uma avaliação de conjuntura internacional e nacional, um balanço da gestão da CUT, bem como um debate sobre a Política Nacional de Formação CUTista.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 30 de agosto de 2011:

16h às 19h: Credenciamento
19h30: Abertura
19h40: Homenagem a Francisca Alves Rodrigues (Franquinha)
20h: Debate de conjuntura
Expositor: Jacy Afonso de Melo – Membro membro do Conselho de Desenvolvimento Nacional e secretário de Organização Sindical da CUT Nacional.

Quarta-feira, 31 de agosto de 2011

8h: Credenciamento
8h30: Leitura e aprovação do regimento
8h45: Exposição e debate sobre a conjuntura econômica e política nacional
10h30: Apresentação e discussão do texto base
12h: Almoço
13h30: Trabalho decente
Expositor: o secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Manoel Messias Melo
16h: Ato público contra a corrupção em frente ao IFERN – Instituto Federal de Educação – IFERN. Caminhada para a Rodoviária Velha onde será realizada uma manifestação de apoio a faxina ética promovida pela presidente Dilma

Quinta-feira, 1º de setembro de 2011
8h: Instrumentos de acesso à terra
Expositor: Secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida
9h30: Programas de formação da CUT no NE
Expositor: Coordenadora Geral da Escola de Formação CUT Nordeste, Lucia Silveira
10h30: Eleição dos Delegados da Plenária Nacional
11h: Encerramento

CURSO E OFICINA DE COOPERATIVISMO
DE CRÉDITO PARA JUVENTUDE
O Instituto Agropolos e a Base de Serviços da área de Crédito BASER/CE/RN, realiza durante dias 30 e 31/08 e 01 e 02/09 na cidade de Quixadá-CE, Seminário e Oficina de Cooperativismo de Crédito para Juventude.

Participam desta capacitação 20 jovens cooperados (as) e filhos (as) de cooperados (as) das Cooperativas de Credito do CE a COCRECI e do RN  a CREDIOESTE-SOL, entre estes: Welington Oliveira, Brenna Lodyjanne da Silva Santos e Ana Cristina Silva Lopes (Campo Grande); Juciara Duarte e Débora Lima (Janduís); João Carias (Messias Targino); Amauri Cavalcante (Severiano Melo); Natan e Ruberlânio (Apodi).

Reunião Semanal CPPNeefs
 O Centro Padre Pedro Neefs, realizou na tarde desta segunda-feira (29), mais uma reunião semanal de planejamento e avaliação de suas atividades.

Presentes o Coordenador Institucional YURE PAIVA, demais coordenadores e os técnicos da instituição (Lazara Maia, Joelma Meneses, Martilene Costa, Wigna Brito, Débora Lima).

JANDUIS realiza grande
CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE
 Aconteceu na manha desta segunda-feira (29) em Janduís, tendo como local a Creche Tia Alice, a CONFERENCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

O evento em sua abertura contou com presença de autoridades municipais, como o prefeito Salomão Gurgel; Secretário de Educação, Cácio Santos; vereador Paulo Silvano (representando a Câmara Municipal) e o secretario geral da Conferencia; Wallace Rodrigues (representando a juventude); vereador Josenildo Morais, além de Diego Vale (Caicó) que o foi o conferencista.

Um grande número de jovens se fezeram presente para discutirem as políticas públicas para juventude, com importantes discussões. O vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, esteve presente prestigiando e participando juntamente com os jovens das discussões

domingo, 28 de agosto de 2011



Nesta segunda-feira (29) acontece em Janduís na Creche Tia Alice, a II Conferência Municipal de Juventude, oportunidade em que estarão sendo discutido as políticas públicas para a juventude.

As discussões serão divididas por eixos temáticos nacionais da conferência através de trabalho em grupos, onde os participantes irão debater e levantar propostas para apresentar em plenária.

Os temas dos grupos serão:

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
JUVENTUDE E TRABALHO
JUVENTUDE, COMUNICAÇÃO E CULTURA
JUVENTUDE E A CIDADE E ÁREA RURAL
JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE

POPULAÇÃO DE PATU
faz festa para receber
ATIMAR Godeiro no PT
 professor Aluisio Dutra
(fundador do PT de Patu, fal aos presentes)
A população de Patu fez uma grande festa para receber ATIMAR GODEIRO como mais novo filiado petista da cidade, através da realização de um grande evento na tarde deste domingo (28) no Clube Patano, onde reuniu cerca de 500 pessoas no Dia de Mobilização do PT de Patu, onde foram realizadas mais de 30 novas filiações ao partido, entre estas de muitos jovens, mulheres, lideranças e personalidades patuenses que chegam para reforçar as fileiras do PT em Patu.
 deputada federal Fatima Bezerra, vereadora Lucelia e Atimar
(recebem os novos filiados ao PT de Patu)
 deputada federal Fatima Bezerra, acolhe Atimar Godeiro
(como mais novo filiado do PT de Patu) 
Deputada Federal FATIMA BEZERRA
 Estava presente a mesa a deputada federal FATIMA BEZERRA,  vereadora Lucélia Ribeiro (presidente municipal do PT de Patu),  professor Aluisio Dutra (fundador do partido e vice-presidente do PT de Patu), Giuzelio Lobato de Melo (presidente do PT de Campo Grande e Coordenador do pólo do PT no médio oeste), Raimundo Canuto (vereador do PT de Janduís, representando o Fórum dos vereadores/as do PT no Médio e Alto Oeste Potiguar), Ex-prefeito Dr. Ednardo Moura, a prefeita de Patu, o deputado estadual Gilson Moura (PV), o secretário municipal Rivelino, a vice-prefeita de Patu e o mais ilustre e novo filiado, economiário ATIMAR GODEIRO (pré-candidato do PT a prefeito de Patu).
 Giuzelio Lobato(coordenador do pólo PT no Medio Oeste)
Além destas diversas outras lideranças do PT de toda região se fizeram presentes. Vieram lideranças políticas, dos movimentos sociais, militantes e filiados (as) de municípios, como: Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Olho Dágua dos Borges, Rafael Godeiro, Frutuoso Gomes, Lucrecia, Almino Afonso e até de Pau dos Ferros no alto oeste. Da direção estadual estava o companheiro Eduardo e Francisco Almeida
O PT de Patu liderado pela vereadora Lucélia Ribeiro e o professor Aluisio Dutra, com o apoio da deputada federal Fátima Bezerra, com a realização deste grande e representativo evento, deram neste dia uma demonstração à cidade e aos aliados, de força, de união, de crescimento, de aceitação pública e de disposição para avançar com Patu numa aliança em 2012 capaz de caminhar no rumo do desenvolvimento que o município deseja.
 vereadora Lucelia Ribeiro(presidente do PT de Patu)
 Atimar Godeiro(novo filiado e liderança petista de força em Patu)
 
 Berg(Ciranduis de Janduis), João Maria(vereador PT de Olho Dágua dos Borges), Raimundo Canuto e Braga(vereadores PT de Janduis)

 deputado estadual Gilson Moura(PV)
 ex-prefeito de Patu Dr. Ednardo Moura 
 Raimundo Canuto(representando o Forum dos vereadaores do PT)
 
 Dr. Epitácio Filho (escritor patuense)
 




Deputada Fátima Bezerra
Inaugura em Messias Targino
Centro de Convivência de Idosos
 Deputada Fatima Bezerra
Foi inaugurado na manhã deste domingo (28) em Messias Targino, o Centro Público de Convivência do Idoso Francisco Inácio, localizado ao lado do Centro de Eventos e Cultura.
 Fatima, Shirley, Pola(cortama fita de inauguração)
O centro é fruto dos esforços do vereador Póla Pinto (PT de Messias Targino) que fez pleito junto a deputada federal Fátima Bezerra (PT) quem destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil reais, para a reforma e ampliação do centro.
 A deputada Fátima Bezerra em sua fala realçou a presença de seu mandato com ações para o município, reforçou a liderança do vereador POLA PINTO, fez um balanço das ações do governo federal que não tem medido esforços para atender principalmente os mais carentes, através de programas sociais como o Programa Brasil Sem Miséria, Brasil Maior, Pronater, Bolsa Família entre outros. Falou da grande obra que o estado irá receber que o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, que vai gerar renda e negócio para o estado, gerando já cerca de 25 mil empregos no estado. Continuou dizendo “tenho em Messias Targino através de seu partido o PT uma parceria importante com a prefeita Shirley, pois as vezes que esta procurou o noso mandato sempre foi bem recebida e atendida em seus pleito para o município”.
 prefeita Shirley Targino
Já a prefeita Shirley Targino em sua fala destacou a importância do centro para a realização das atividades do grupo de idosos do município e agradeceu a deputada Fátima, dizendo: “sempre tive dessa parlamentar atenção e respeito e o cuidado necessário para com os interesses de Messias Targino, por isso Fátima é que temos feito importantes parcerias com o PT e nossa cidade, na pessoa do vereador Póla Pinto e outros militantes petistas”.

A deputada Fátima Bezerra, a prefeita Shirley targino, o vereador Póla Pinto e as lideranças políticas da região que estiveram presentes, foram acolhidos com muita animação e agradecimento pela população messienses em especial os senhores e senhoras da terceira idade, que serão os mais beneficiados com o Centro.

A Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária de Messias Targino, fez apresentação de seu repertório, e os grupos culturais realização diversas apresentações.
RUI FALCÃO
presidente nacional do PT
anima militância petista do RN

 Uma plenária entusiasmada de filiados (as) e militantes (as) petistas recebeu na tarde deste sábado (27) na Assembléia Legislativa do RN, o presidente Nacional do PT o deputado RUI FALCÃO, que veio Natal cumprindo a missão de visitar todos os diretórios estaduais do partido em todo o país.
 
Estavam presentes na mesa dos trabalhos além de RUI FALCÃO(presidente nacional do PT, Eraldo Pereira (presidente estadual do PT) FERNANDO MINEIRO (deputado estadual),FATIMA BEZERRA(deputada federal), vereador Fernando Lucena ( representado todos os 48 vereadores/as do PT no estado), o prefeito de Janduís Salomão Gurgel(que representou os 03 prefeitos e os 09 vice-prefeitos do partido no RN) e o sindicalista José Rodrigues(Presidente da CUT-RN).
 A Plenária Estadual estava repleta de militantes e filiados (as), que iniciaram ouvindo o presidente nacional do PT, o deputado Ruí Falcão, dizer: “Fico feliz e estou feliz, assim como feliz quem se encontra nas fileiras do PT. E feliz mais ainda por estar em Natal no Rio Grande do Norte, uma terra de gente brava, lutadora que temajudado a fazer a história deste Brasil".
 “Companheiros (as) o nosso partido é hoje o partido de melhor e maior aceitação pela população brasileira, temos 32% da preferência nacional e mais de 40% da preferência dos nordestinos, e como partido da preferência do povo brasileiro precisamos crescer, aumentar nossa representação no parlamento e nos governos municipais do país nas eleições que se avizinha”.
 Depudato estadual Fernando Mineiro
O deputado Fernando Mineiro, fez a acolhida aos novos filiados (as) do partido em Natal, ocasião em que foram filiados (as) diversas lideranças políticas, dos movimentos sociais e personalidades de Natal. Em seu discurso, Mineiro, falou: “meus queridos companheiros(as) vamos que vamos animados para os desafios que estão postos, estou a disposição do meu partido, para dar cada vez mais o melhor de mim para construirmos a vitória do partido em Natal e no estado, nosso partido é o melhor , o que mais faz e tem feito pelo povo potiguar e brasileiro e por isso devemos nos orgulhar e lutar a cada dia”.

No final da fala de Mineiro a plenaria gritava entusiasmada: "Natal tem jeito, Mineiro prefeito".
deputada federal Fatima Bezerra
 A deputada federal Fátima Bezerra, disse: ”meu companheiro Rui Falcão, nesta sala você estar diante das melhores e maiores lideranças petistas do nosso estado. O PT do RN esta preparado, embalado para as eleições de 2012, Haveremos de dar uma grande vitória ao nosso partido nesse pleito contribuindo com o crescimento do partido em todo pais e fazendo jus a preferência que já gozamos de nosso povo”.

A plenaria também se manisfestou quando Fatima falou, e gritavam: "senadora, senadora, senadora".
vereador ODON de Currais Novos(mais jovem vereador do PT no RN)
 
 Prefeito Salomão Gurgel (Janduis)
 Fernando Lucena(vereador e presidente do PT de Natal)
 Falaram ainda de cada pólo um representante (a), entre estes o vereador ODON de Currais Novos (o vereador mais jovem do PT no estado), o vereador Fernando Lucena (de Natal, que também presidente o PT na capital), o prefeito Salomão Gurgel(de Janduís que estar no terceiro mandato petista na cidade), todos animados pela garra petista levaram ao conjunto do partido presente a plenária mensagens de força, coragem, otimismo e luta.
 Eraldo Pereira(presidente estadual do PT)
Encerrando a plenária o presidente estadual do PT, ERALDO PEREIRA, agradeceu a vinda do presidente nacional Rui Falcão, abraçou a militancia petista norteriograndense e conclamou a todos para continuar a luta pela construção e crescimento partidáriono estado. 

Outros momentos da Plenária:
GiuzeliLobato(Presidente do PT de Campo Grande 
e Coordenador do PT do Medio Oeste) e Rui Falcao
 Rui Falcao e Francisco Almeida
(presidente do PT de Janduis e membro do Diretorio Estadual do PT)
 Nailka Saldanha(Secretária da SEMTHAS Janduís), Rui Falcão,
deputada Fatima Bezerra e o prefeito Salomão Gurgel 
 deputada Fatima Bezerra, prefeito Leonardo (PT de Ipanguaçu),
Rui Falcão e Joildo Lobato(coordenador do pólo PT do Vale do Açu/Cental)
 Rui Falcão e o verdaor Ivanildo Fernandes
(PT de Caraúbas e membro do Diretório Estadual do PT)