Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

HOMENAGEM A DONA DORALICE MÃE DE RAIMUNDO CANUTO


Hoje fez exatamente 24 anos da partida de Doralice Gonçalves da Costa, que faleuceu no sitio de Permissão, Município de Janduís RN e seu sepultamento aconteceu no dia 03 de Agosto no Cemitério de Janduís. Deixando seu esposo Francisco de Sena Brito (Chicão da Permissão) e 02 Filhos homens, Francisco Brito Filho e Raimundo Canuto de Brito; e 04 mulheres, Cícera Brito Costa, Maria da Assunção Brito, Francisca Maria de Brito e Francisca Rita de Brito. 
Eternas Saudades será celebrada uma Missa no dia 07 de Agosto 2013 na Igreja de Santa Luzia na Comunidade de Permissão ás 10:00hs, Celebrante Pe.Tarcisio Pereira de Paiva, SCJ.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sucesso sustentável no sertão ameniza o impacto da seca

Sociedade nordestina se mobiliza para construir cisternas e outros tipos de unidades de captação de água para quase 500 mil famílias.

CAIANA, RIO GRANDE DO NORTE - Uma experiência da sociedade civil mostra que é possível enfrentar o difícil clima do semiárido nordestino sem gastar rios de dinheiro. O Nordeste costuma ter a imagem associada à fome, à sede e à pobreza provocadas pela seca. A região abriga o mais populoso semiárido do planeta. São 22 milhões de habitantes, distribuídos em 1.133 municípios, que se espalham por 915 mil quilômetros quadrados.
Curiosamente, a área é tida, também, como o semiárido mais chuvoso do mundo, com registros de precipitações pluviométricas que chegam a 800 milímetros anuais. As chuvas, no entanto, são concentradas em determinadas épocas do ano.
Como resultado a conta não fecha, porque a água da chuva evapora rapidamente devido aos altos índices de insolação da Caatinga. Em poucos meses, a água acaba.
Os programas governamentais têm alcançado resultados pífios na amenização dos efeitos da seca, seja com medidas assistencialistas ou com a realização de obras que consumiram décadas de trabalho e dinheiro. Mas um trabalho bem-sucedido buscou soluções simples e baratas.
Ele é resultado da maior mobilização da sociedade civil no Nordeste, onde três mil entidades — entre sindicatos, associações comunitárias, instituições religiosas, organizações não-governamentais e conselhos municipais — participam da Articulação no Semiárido. A rede ASA, como é mais conhecida, surgiu em 1999, com a proposta de implantar 1 milhão de cisternas no agreste e no sertão nordestinos, para garantir água potável a 5 milhões de famílias.
A ASA criou o PM1C, o Programa Um Milhão de Cisternas que, pouco a pouco, muda a paisagem e a vida do sertanejo, antes fadado a andar até dez quilômetros por dia para conseguir uma lata de água, muitas vezes de má qualidade, para abastecer a família. As cisternas implantadas pela ASA somam hoje mais de 476 mil unidades de 16 mil litros em residências e mais 850 de 52 mil, em escolas que antes dependiam do carro-pipa para ter acesso à água.
De acordo com a ASA, a boa administração da chamada cisterna de placa, que capta água pluvial, garante o consumo doméstico de água fica garantido nos meses de escassez de chuva. De tecnologia simples e barata (a implantação custa R$ 2,4 mil por unidade), os reservatórios provocaram grandes mudanças na vida dos sertanejos.





quarta-feira, 31 de julho de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO..

O movimento Sindical parabeniza os aniversariantes do dia, a esposa do sindicalista Raimundo Canuto de Brito à senhora Expedita Freitas (nenem) e professora do município, a jovem estudante Grabrielle Tavares, membro da ONG Centro Padre Pedro Neefs Paula Alves de Oliveira e a Janduiense Ceiça Morais. 

Expedida Freitas

Gabrielle Tavares

Paula Alves de Oliveira 

Ceiça Morais

DIRETÓRIO MUNICIPAL DE JANDUÍS DO PT CONVIDAM TODOS


Paraú, mesmo enfrentando dificuldades, vai encontrando o caminho do desenvolvimento

Cidade governada por Antonio Tarcisio vem ganhando notoriedade e elevando a auto-estima da população. 

 Paraú - a porta de entrada para o Oeste Potiguar - tem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) médio de 0,603. 

No ranking estadual, quando são avaliados os indicados das 167 cidades, o município está aparece bem, no ranking nacional está em 4081º dos 5.510 municípios existentes no país. 

Os números são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), com base em informações do Censo do IBGE de 2010. 

O IDH é calculado a partir de indicadores de longevidade, renda e educação. 

Na primeira, o município [onde a vida é tranqüila, a longevidade é 0,721. 

Em termos de renda, o índice é de 0,582. 

 A cidade é totalmente dependente dos repasses estadual e federal. Pelo levantamento do PNUD, a educação tem 0,522. 


Em tempo: O prefeito Antonio Tarcisio [PSD) comemorou os índices conseguido pelo município, Comparado os outros municípios com melhor arrecadação, os indicadores sociais de Paraú não são tão ruins.

OS SINDICALISTAS PARABENIZAM...


As felicitações vai para o jovem "Trabalhador" Antonio Francisco Fernandes Duarte (Novinho) que é o presidente da Associação Comunitária de Arrimo, Delegado Sindical do SINTRAF e também multiplicador de Certificação Orgânica Participativa do Algodão Agroecológico que esteve completando ontem 30 de Julho de 2013 mais um ano de vida, experiência e vivência na terra, Parabéns por esta caminhada da vida sendo um trabalhador honesto e digno de suas lutas. 


Antonio Francisco Fernandes Duarte á direita da foto.

terça-feira, 30 de julho de 2013

VI COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHADOR RURAL DE JANDUÍS

O SINTRAF de Janduís realiza mais uma edição em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, onde foi realizada entrega de comendas, sendo a homenageada levando o nome à comenda a sindicalista Damiana Paiva da Costa Alves.












Caramurú Paiva recebeu comenda de reconhecimento de seu trabalho pela Câmara de Vereadores de Campo Grande

O ex vice prefeito de Campo Grande pelo Partido dos Trabalhadores, Caramurú Paiva, foi um dos homenageados com a Comenda Eider Vieira que a Câmara de Vereadores entregou no dia 25/07/2013. A comenda é oferecida pelo parlamento campo-grandense em reconhecimento aos serviços prestados em favor do município. Como vice prefeito, Caramurú Paiva mobilizou mais de R$ 10 milhões em dezenas de projetos que melhoraram Campo Grande.

Caramurú Paiva recebeu com gratidão e dividiu os méritos com as pessoas que fazem os movimentos sociais. “Agradeço a toda Câmara de Vereadores através da nossa vereadora Lilia Holanda que fez a proposição e sei que as conquistas alcançadas na militância social é um mérito de todo um grupo sonhador e lutador por dias melhores. Lembro Pe. Pedro, Ronaldo, Luíza, Toinho, Laécio, Ailton, Zuleide, Micilene, Joyce, Kércio, Badu, Benedito, Júnior e tantas outras pessoas que do anonimato da sua atuação faz o crescimento da mentalidade libertária se disseminar em nossa terra”, disse Caramurú.

Na mesma solenidade a Câmara de Vereadores distribuiu a comenda Eider Vieira também para Maria Zuleide Araújo (Núcleo Sertão Verde), Maestro Ranieri Soares (Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça), Sr. Políbio (agricultor, in memorian), Grimaldo Gondim (Colônia de Pescadores), Neuraci Vieira (Casa de Cultura), Rivaldo (comerciante), Gustavo (Casa Lotérica), Dalvan Silva (assentado), Vitor Melo (empresário) e outras personalidades locais.

segunda-feira, 29 de julho de 2013



O presidente do SINTRAF de Janduís esteve no Pacutí. 

 A associação comunitária do Pacutí realiza a cada ultimo sábado do mês a sua reunião ordinária e nesse sábado dia 27/07 o sindicalista Raimundo Canuto de Brito mais uma vez participou da reunião onde levou a palavra do movimento sindical da FETRAF e fez elogios aquela comunidade pois “não é toda a associação que faz as reuniões mensais”, disse Raimundo. O presidente da associação João da Silva Ferreira apresentou a pauta e fez um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas e a importância de continuar cada vez mais organizada; na pauta constou os seguintes pontos: 1- Projetos do PAA da CONAB. 2- Congresso Nacional da FETRAF Brasil e plenária estadual que acontecerá no dia 30/07 em São Paulo do Potengi. 3- A importância do cooperativismo para a agricultura familiar tanto as cooperativas de credito como as de produção onde existe uma discursão de se fundar uma cooperativa de produção nos municípios de Janduís, Messias Targino e Campo Grande, como também o fortalecimento da Credioeste-Sol através de novos sócios. 4- Como se associar no sindicato; todos os documentos pessoais e ficha de uma associação comunitária; contribuição sindical do agricultor familiar; estrato da DAP; lucro da propriedade onde trabalha; o proprietário tem que esta presente na assembleia do dia da admissão. Esses e outro assuntos foram discutidos e tratados na assembleia da associação comunitária do Pacutí, disse Raimundo Canuto.




Centro Padre Pedro e SINTRAF Participam de reunião na comunidade de Verruma. 


Os técnicos do Centro Padre Pedro Neefs, Martilene Duarte e Antonio Dário Arruda acompanhado do presidente do SINTRAF Raimundo Canuto estiveram presentes às 15h30min onde a direção da associação comunitária de verruma apresentou a pauta da referida reunião através do seu tesoureiro Netinho. Na pauta estava os informes gerais do movimento associativista, cooperativista e sindicalismo.
Pauta:

1-    PRONAF.

2-     Programa do milho da CONAB venda no Balcão

3-     Projetos de educação Mova-Brasil, informes das eleições da associação que acontecerá em Setembro, Arca das Letras, e representantes que participarão de uma capacitação em Natal, nos dias 31 de Julho à 02 de Agosto e casas digitais como procedimentos para a instalação das casas de Setúbal e Pacutí como agilizar os documentos das outras comunidades que receberão também os equipamentos para a instalação dos computadores como também foi feito o informe sobre o dia do trabalhador rural.   

domingo, 28 de julho de 2013



Arrimo através do líder Novinho faz grande assembleia no dia 26/07. 
 

Com a participação de mais de 50 pessoas entre sócios e moradores da comunidade a associação realizou a sua reunião mensal e estiveram presentes a diretoria executiva do SINTRAF como também a equipe do Centro Padre Pedro Neefs que faz assessoria técnica aquela comunidade e contou com uma pauta extensa.

1-    Manejo sustentável da caatinga.

2-    Projetos do PAA da CONAB.

3-    Dia de campo que acontecera no dia 09 de agosto na comunidade de Arrimo o Dia do Trabalhador Rural, além do debate sobre o cooperativismo que foi muito importante para os moradores presentes a referida reunião.
4-Informes do sindicalismo fetrafiano além de outros assuntos importantes para os agricultores presentes.



Presidente da Credioeste-Sol da expediente na cooperativa. 

O Presidente da Cooperativa de Credito ficou de 8h00min às 14h30min nos encaminhamentos práticos e contatar com os sistemas CRESOL, ECOSOL E UNICAFES no sentido do bom funcionamento da cooperativa. Contatar com CDL de Apodi, Banco do Brasil, lideranças do movimento sindical e social, além de correspondências para Banco Central, Coopcred entre outros contatos com os cooperados e dirigentes da região, disse Raimundo.