Páginas

sábado, 5 de julho de 2014



CRESOL CENTRAL SUL – SC/RS REALIZA REUNIÃO COM AS COOPERATIVAS DO NORDESTE.

Aconteceu uma reunião da CRESOL-SUL com as cooperativas de crédito do Nordeste no centro de treinamento da agricultura, na cidade de Carpina na região do agreste Pernambucano onde esteve presentes as cooperativas de Quixadá-CE, Apodi –RN e Triunfo, Flores, Bom Conselho, Petrolina, Ouricurí, ambas do estado de Pernambuco. Representando a Central estiveram presentes e Diretor do desenvolvimento e educação - Rivaldo Ferron, e o Diretor – Elias José de Souza, além dos assessores, Sergio Paulo Schneider do Departamento institucional e assessor executivo da CRESOL e o técnico Giancarlos Resmini da assessoria de projeto BNDS CRESOL expansão para o Nordeste. Nessa atividade foi apresentada uma pauta pelos diretores do sistema que continha os seguintes pontos.
1 - Abertura e apresentação dos participantes por cooperativa.
2 - Apresentações do projeto BNDS CRESOL e proposta de trabalho do projeto.
3 - Resultado das Cooperativas.
4 - Cooperativas desenquadradas perante o sistema e a Basileia.
5 - Gestão do projeto COLMEIA software nas cooperativas e outros informes.
6 – Estruturação das cooperativas com recursos do BNDS.
7 – PRONAF B e outros investimentos solidários.
8 – Contratação de pessoal, diretor e outros se possível.
9 – Contrato entre cooperativas e a central.
10 – Esclarecimentos e duvidas dos participantes sobre a pauta apresentada.
11 – Encaminhamentos das discussões com as cooperativas.
12 – Planejamento das cooperativas de Julho 2014 a Junho 2015 como também aconteceu a entrega dos Veículos das cooperativas que já foram estruturadas Quixadá-CE e Ouricurí-PE. Na da Credioeste-Sol de Apodí-RN esperamos que em breve aconteça a estruturação e a compra do veículo, pois é com recursos do projeto BNDS/CRESOL CENTRAL-SUL.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Agricultores de Olho D’água do Borges participam de Intercâmbio em Apodi.

Nos dias 26 e 27 de Junho os agricultores e agricultoras do município de Olho D’água do Borges participaram de mais um grande momento de troca de experiências e conhecimentos sobre o semiárido. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o Assentamento Milagres e a ENPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária) em Apodi.

Dona Antonieta e Seu Zito recebendo os agricultores
e agricultoras em sua residência no assentamento Milagres.
O município de Apodi se destaca por sua organização na agricultura, por lá, a Reforma Agrária acontece quase que naturalmente, tendo em vista, a grande quantidade de pessoas que vivem em assentamentos, que ao todo somam mais de 50. Na primeira visita os agricultores e agricultoras puderam conhecer o Assentamento Milagres, o primeiro no mundo que é totalmente saneado graças ao esforço e dedicação dos moradores.

O objetivo é usar a água das casas e da fossa, depois de tratada para irrigar vários tipos de plantio: mamão, milho, pimenta, forrageiras para os animais. O projeto foi desenvolvido pelo professor Miguel Ferreira, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A verba para implantação veio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por intermédio de um edital em nome de Miguel Ferreira.
único Assentamento Rural no mundo saneado.

Quem nos apresentou o Assentamento Milagres contando toda a trajetória de lutas e resistência das famílias foi o casal Dona Antonieta e Seu Zito.  O Projeto de Saneamento Básico do Assentamento foi apresentado pelo Coordenador Insititucional da Terra Viva e um dos elaboradores do projeto Marcilio Lemos.


Marcilio Lemos explicando o projeto aos participantes.


A segunda visita foi a ENPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária)  que tem por objetivo promover, planejar, estimular e executar atividades de pesquisa e experimentação, com o objetivo de produzir conhecimento e tecnologia capazes de viabilizar a execução de planos de desenvolvimento agropecuário do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na ENPARN os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de conhecer um plantio de palmas, além de aprender um pouco mais sobre as suas diversas utilidades. Além disso, os técnicos Narjara e Moésio apresentaram outras culturas aos agricultores, bem como tiraram duvidas e curiosidades.

Por fim, o intercâmbio foi bastante elogiado pelos participantes. Segundo Seu Antonio “Esse é um dos momentos únicos e de muita felicidade, e é de suma importância estar participando e aprendendo mais e mais formas de convivência com o semiárido”.
 

Visita a ENPARN





http://centropadrepedroneefs.blogspot.com.br/


Agenda do movimento social de Janduís.
30 de Junho
10:00h Reunião no SINTRAF com a RECID-Rede de Educacão Cidadã, presentes: SINTRAF, Centro Padre Pedro e associações comunitárias de: Permissão, Hermogenes de Freitas, Arrimo, Pacuti, Boa vista e Verruma.
15:00h Reunião da Executiva do PT - Janduís.
17:30h Celebração na residência de Dona Baia no sitio Estreito.
Dia 01 de Julho
08:00h Expediente no SINTRAF.
17:30h Visita a comunidade de Pacuti.
Dia 02 de Julho
08:00h Reunião com representantes do Centro Padre Pedro e SINTRAF com a assessoria do mandato do Dep. Mineiro.
Dia 03 e 04 de Julho
Atividade do Sistema Cresol-Sul em Carpina-PE.
Dia 05 de Julho
16:00h Reunião na Associação comunitária de Riacho das Lanchas.


Uma celebração por mês nas residências da comunidade de Livramento.
Desde Janeiro de 2013 que o irmão Raimundo Canuto de Brito vem realizando um trabalho de visitas as famílias da comunidade de Livramento, onde a cada visita acontece uma celebração da palavra de Deus naquela residência, esse ano de 2014 as residências visitadas foram no dia 14 de Fevereiro a familia do senhor Antonio de Sales, dia 28 de Fevereiro a senhora Baia no dia do seu natalício, no mês de março foi a residência do senhor Naldo Sales no dia 21. Todas as celebrações são as 17:00h. No mês de abril a visita foi na casa de dona Cabocla no seu aniversário de 95 anos. No mês de maio foi residência do senhor Pedro de Sales também no seu aniversário. No mês de Junho foi no dia 30, novamente na residência de dona Baia pois ela tem mais necessidade não viaja e a gente vai mais vezes em sua residência para essa visita celebrativa, pois, essa é a missão  da Igreja de Jesus Cristo em defesa da vida como diz no Evangelho de São João “eu vim para que todos tenha vida e a tenha em abundância, João 10 e 10.