Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

AMEAÇAR É UMA ATITUDE DE COVARDIA
Somos informados pelo nosso companheiro CARAMURU PAIVA (vice-prefeito de Campo Grande) que o mesmo vem sofrendo ameaças por telefone nos últimos dias.

É lamentável que as pessoas confudam o debate político e a vontade de fazer mais e melhor pelo nosso município, com brigas e disputas de qualquer outra natureza.

Esperamos que Campo Grande não venha a voltar a ser palco de violência contra a vida de pessoas como Caramuru e outros companheiros que só tem feito o bem para a cidade e seus munícipes.

É bom estarem atentos, pois no novo Brasil atos como estes agora tem tratamento com o rigor da lei.

Caramuru nos informa: “Nos últimos dias tenho recebido ligações anônimas com ameaças em vozes disfarçadas. Todos/as sabem que sou uma pessoa de bem sem nenhuma inimizade. As únicas diferenças que possuo tem base na política. Portanto, vou acionar o Ministério Público para pedir que a justiça rastreie o autor das "brincadeiras de mal gosto".

Essas ameaças não metem nenhum medo de defender os ideais que carrego por toda minha vida, mas sou pai de família pacífico e preciso me precaver das pessoas que confundem debate com briga.”
ENOCK DOUGLAS
É o novo presidente do Conselho Tutelar de Janduís
 Enock Douglas(presidente do Conselho Tutelar de Janduis)
O novo presidente do Conselho Tutelar de Janduis é o amigo blogueiro competente e estudante universitário ENOCK DOUGLAS que substituirá o então presidente Jacinto Filho.

O mandato do vereador RAIMUNDO CANUTO que ser parceiro deste trabalho e deseja ao amigo ENOCK DOUGLAS um bom trabalho a frente deste tão importante conselho para o município, por ter o papel de atuar em um segmento fundamental que são as crianças e adolescentes.

Faleceu um dos fundadores do PT de Campo Grande:
Sr. Zé de Nega, de Cabeça do Boi

Faleceu na tarde desta quinta-feira (14) o militante petista de Campo Grande, conhecido por Zé de Nega, agricultor da comunidade rural Cabeça do Boi. Acometido de câncer na garganta por conta de anos de fumo, o amigo chegou a óbito depois de anos de luta contra esta terrível doença.

A coragem de um homem simples se comprova quando há mais de 20 anos fundou O PT de Campo Grande junto com outras lideranças populares, como RONALDO VALENÇA, Caramuru Paiva, Hildebrando Rocha, Zuleide Araújo, Francisco Antonio e tantos outros, para fazer a defesa dos direitos dos mais necessitados.

O mandato do vereador RAIMUNDO CANUTO se solidariza com a família de Sr. Zé Nega, companheiro que teve com Raimundo muitos momentos e atuação em defesa do povo desta região nas trincheiras do PT.
 CENTRO ESPIRITA RENASCER CARAÚBAS

O grupo de estudo do evangelho segundo o espiritismo, formado por espíritas e pessoas que já tinham um conhecimento e simpatia pela doutrina, mas que não tinham oportunidade de aprofundar seus princípios e valores e que já se reunia em estudos desde o ano passado, agora já pode ser considerado um Centro Espírita. Sábado (09/07) o grupo reuniu-se para ler e aprovar seu Estatuto e eleger a nova Diretoria. A partir de agora passa oficialmente a se chamar de Centro Espírita Renascer de Caraúbas. O Centro agora está em processo de registro do Estatuto e da Ata de Fundação em Cartório para sua legalização perante o CREOESTE (Conselho Regional Espírita da Região Oeste), sede em Mossoró e da FERN (Federação Espírita do Rio Grande do Norte), sede em Natal.
 Para os interessados em conhecer ou aprofundar a Doutrina Espírita, os estudos acontecem em sua sede que fica na Praça Abdias Fernandes, nº 383, Sebastião Maltez, sempre aos sábados às 18h30. Assim que o processo de registro em cartório chegar ao fim o grupo compromete-se em dar continuidade às palestras públicas que já vinham ocorrendo com temáticas ligadas à doutrina. Na direção ficou Mônica Fernandes de Menezes.

Matéria enviada por Marcos Roberto, professor da Rede Estadual de Ensino, em Caraúbas/RN
AGROECOLOGIA
Um desafio a ser enfrentado
 Raimundo Canuto(sindicalista e vereador de Janduis), Hildebrando Rocha (secretário de Agricultura de Campo Grande) e João do PT(sindicalista de Severiano Melo)
Fazer o cultivo das plantas e realizar a produção dos alimentos de forma saudável, conforme os costumes de nossos antepassados, isso significa produzir os alimentos e cuidar dos animais de forma agroecológica.

Para RAIMUNDO CANUTO “esse é um dos grandes desafios dos dias atuais, principalmente porque os nossos governos ainda priorizam o agronegócio e a monocultura”.

Um exemplo dias é o projeto atual da Chapada do Apodi, que vai desabrigar de suas terras mais de 200 agricultores familiares que produzem de forma natural para entregar estas terras ao agronegócio que mata com os agrotóxicos e explora o nosso povo.

sexta-feira, 15 de julho de 2011


MISSA DE 30° DIA DE FRANCISCO SALES
 Dona BEBÊ (esposa de Sr. Titico) e seu filho Francisco Sales Filho
O amigo FRANCISCO SALES FILHO e sua Mãe Dona BEBÊ, convida a todos para participarem da Missa de 30° Dia do Senhor Francisco Sales (Sr.Titico), que se realizará neste sábado dia 16 de junho as 17:00 na Igreja Santa Terezinha em Janduis/RN.

O vereador RAIMUNDO CANUTO se solidariza com a família na pessoa de Dona Bebê, que tem como filhos Francisco Sales Filho, Flávio Ricardo de Freitas, Rita Alves de Freitas e Erineuza Maria de Freitas.

FM LIBERDADE de Upanema entrevistou o presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto
Jornalista Núbio de Melo, Raimundo Canuto(presidente da Credioeste) e Aisamaque Daliton(Sec. de Agricultura de Upanema)
Por ocasião da visita da Credioeste-Sol ao município de Upanema, o presidente desta instituição Raimundo Canuto, foi entrevistado na Rádio FM Liberdade, pelo jornalista Núbio de Melo, no Programa Jornal da Liberdade.

Raimundo Canuto, acompanhado de Aisamaque Daliton (secretário de agricultura de Upanema), participou do referido programa falando da importância da Credioeste, dos serviços e produtos desta e da campanha de ampliação de seu quadro social, que hoje é de 600 cooperados, onde se pretende chegar até o final de 2011 com no mínimo 1.000 cooperados.

RAIMUNDO VISITA O PA BOA AGUA II
EM UPANEMA
Aisamaque Darliton(Sec. de Agric. de Upanema), Senhor Raimundo Paulino, Ismar Vicente(Tesoureiro STR de Upanema) e Raimundo Canuto(presidente Credioeste)
Raimundo Canuto (presidente da Credioeste), acompanhado de Aisamaque Daliton (secretário de agricultura de Upanema) e Ismar Vicente (STR de Upanema) visitaram o PA do Credito Fundiário Boa Agua II em Upanema, para abraçar o Presidente do STR de Upanema, o sindicalista PAULINO PEREIRA NETO e aproveitando falar da Credioeste-Sol.

No PA Boa Agua II encontramos um empreendimento bastante importante que é uma Marcenaria Rural, administrada pelo amigo Sebastião Cid da Cruz Silva, que tem realizado com sucesso a fabricação de portas, janelas, moveis e outras peças.

A Marcenaria do assentamento Boa Agua II é um empreendimento comercial que em breve estará fazendo suas transações bancárias na Credioeste-Sol.
 Romaria das CEB's acontece no próximo Domingo no Santuário do Lima em Patú-RN

Programação

6h- Acolhida

6h30- Abertura - Dom Mariano Manzana

7h- Partilha Fraterna

8h- Confissões/aconselhamento/escuta

9h- Missa
___________________________

Público- alvo- Animadores (as) de comunidades e demais interessados de toda a Diocese.
Mais informações com Coordenação- Isa- 8868.7585 


UPANEMA RECEBE VISITA DA CREDIOESTE SOL

Durante todo o dia desta sexta-feira (15), Upanema foi visitada pela Credioeste-Sol, através do presidente RAIMUNDO CANUTO e do assessor Giuzelio Lobato.

O Secretário de Agricultura AISAMAQUE DALITON FAGUNDES e o Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, companheiro Ismar Vicente dos Santos, que acolheram a Credioeste em uma agenda nos assentamentos Nova Vida, São Manoel II e São Sebastião, de Upanema.

O objetivo das reuniões foi apresentar a Credioeste como a cooperativa de crédito da agricultura familiar do Sertão do Apodi, que tem serviços, produtos e micro-credito com taxas e juros os menores do mercado, e ainda por ser esta cooperativa uma instituição de credito que busca apoiar e fortalecer agricultura familiar no território.

Para IASAMAQUE (Secretário de Agricultura de Upanema), a Credioeste terá do município o melhor apoio, pois precisamos trabalhar a agricultura na perspectiva agroecologica, e a questão do crédito é de fundamental importância”.

MOVA BRASIL SE REUNE COM A
FETRAF MÉDIO OESTE
 Jailson Morais(Dir. do Mova Brasil no RN), Pola Pinto e Raimundo Canuto(Fetraf-RN)
Por ocasião da reunião mensal da FETRAF Regional Médio Oeste, nesta quinta-feira(14) em Itau, estiveram presentes os Coordenadores Geral do programa Mova Brasil no RN, senhor Jailson Morais e Josileide.
 Josileide(Coordenadora do Mova Brasil no RN)
Os mesmo informaram que o programa permanecerá ativo na região e que a intenção é empreendedor esforços para até mesmo aumentar as turmas e integrar o programa com outras políticas públicas para os educandos, para isto estão sendo buscadas parcerias como o IFRN, UFRN e outros.

Jailson Morais, falou: “o programa é uma política pública importante que precisa continuar e melhorar e nós estamos buscando faze-lo avançar. Para nós da é muito importante a parceria com os movimento sociais e por isto que estamos aqui dialogando coma Fetraf-RN”.


CREDIOESTE VISTA A ASSOCIAÇÃO DE IPUEIRA EM SEVERIANO MELO
 O trabalho desenvolvido pela associação da comunidade de Ipueira no município de Severiano Melo já é do conhecimento de todo o pais, pois já foi objetivo de reportagem em nível nacionl na globo.
 O sucesso se dar pelo brilhante trabalho desenvolvido pela associação, seus sócios e gestores no projeto Hortas Comunitárias, empreendimento que se deu por investimentos do Programa de Desenvolvimento Solidário a parir do ano de 2009, tendo a frente o lutador João do PT de Severiano Melo.
Esta associação por sua vez compreendendo a importância e o papel da CREDIOESTE-SOL cooperativa de credito solidário do oeste potiguar, tem sua relação bancaria com a Credioeste, provando ser esta cooperativa o banco da agricultura familiar.
 Raimundo Canuto(presidete da Creidoeste) fala ao associados
Neste sentido na tarde desta quinta-feira (14) a Diretoria e Conselho Fiscal da Credioeste visitou a comunidade e realizou uma reunião bastante participativa.
Para Raimundo Canuto, presidente da CREDIOESTE: “é muito bom ver uma experiência tão exitosa de um projeto como este de hortaliças aqui de Ipueira. Eu já estou no movimento social há mais de 25 anos e me anima muito quando vejo experiências boas dando certo, gerado renda e cidadania para o povo. Nós da Credioeste estamos com vocês para fortalecer a agricultura familiar de economia solidária”.

Na oportunidade além de Raimundo Canuto, estavam presentes membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal da Credioeste e do SINTRAF de Campo Grande e Janduis, além do secretário de agricultura e diretor estadual da FETRAF, o senhor HILDEBRANDO ROCHA.

Espedito Rufino confirma novos investimentos para Campo Grande
 Caramuru Paiva(vice-prefeito de Campo Grande), Espedito Rufino e Rosane Gurgel(Projeto Dom Helder Câmara ) e o vereador e presidente da Credioeste Raimundo Canuto

Nesta quarta-feira (13), a noite jantei com o companheiro Espedito Rufino, diretor do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA/Governo Federal. Fui ao encontro do velho amigo primeiramente para reve-lo. Mas na oportunidade tratei de assuntos relacionados a Campo Grande e região.

Junto com os companheiros Raimundo Canuto e Giuzélio Lobato que me acompanharam na agenda tratamos do apoio para consolidação da Cooperativa de Crédito CREDI OESTE SOL, uma opção de recursos desubrocratizados e de menor taxa de juros que está sendo criado pelos movimentos da agricultura familiar do Território Sertão do Apodi. O pleito foi atendido. A ação cobrirá Campo Grande e região.

Especificamente nos assuntos campograndenses tratamos junto com Espedito Rufino e a Supervisora Estadual Rosane Gurgel sobre novos investimentos na unidade de processamento de polpa da comunidade rural do Bom Jesus, o projeto de educação ambiental nas escolas e reforcei a demanda das associações pela ampliação do PDHC em nosso município.

No caso da unidade de polpa foi confirmado o apoio financeiro que agora fica na dependência da agilidade do Núcleo Sertão Verde na elaboração do projeto para tramitar e ser executado no segundo semestre de 2011. Quanto ao projeto de educação ambiental, o encaminhamento deverá ser proseguido pelo prefeito que já indicou uma pessoa para este assunto. Finalmente com relação a aumento da área de atuação do PDHC está na dependência das últimas definições da Presidenta Dilma Roussef e do Ministro Afonso Florence, do MDA, quanto a questão de orçamento para o meio da agricultura familiar, e em especial o PDHC.

fonte: blogdocaramuru.blogpot.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reunião da Regional da 
FETRAF Medio Oeste em Itaú


Na manha desta quinta-feira (14) Os representantes dos Sintrafs e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Upanema, Campo Grande, Apodi, Janduis, Messias Targino, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Almino Afonso, Rafael Godeiro, São Francisco do Oeste, Viçosa, Patu, Olho D Água do Borges e Frutuoso Gomes todos ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, vão se reunir nesta no município de Itaú.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto a reunião será na sede do Sindicato dos Servidores Públicos , a partir das 8.30h

O principal ponto de discussão da reunião será o fortalecimento da agricultura familiar, Programa de Habitação Rural e outros assuntos de interesse do grupo.
A CREDIOESTE e o Projeto Dom Helder Câmara
  Caramuru Paiva (vice-prefeito de Campo Grande), Espedito Rufino (Coordenador Geral do Projeto Dom Helder Câmara), Rosane Gurgel (Supervisora do PDHC no Sertão do Apodi) e Raimundo Canuto (presidente da Credioeste)

Nesta quarta-feira (13), por ocasião da visita do Diretor Geral do Projeto Dom Helder Câmara Espedito Rufino ao território Sertão do Apodi, o presidente da CREDIOESTE-SOL, Raimundo Canuto juntamente com o Vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, estiveram reunidos com o mesmo para tratar de uma pauta de projetos e proposições da Credioeste.

Raimundo Canuto, pleiteia do Projeto Dom Helder Câmara apoio para implementação da política de micro-credito rural para agricultura familiar no território Sertão do Apodi, além de projeto para realização de ações voltadas ao fortalecimento do cooperativismo de credito e comercialização no território.

Participaram ainda da conversa além de Raimundo Canuto e Caramuru Paiva, a supervisora do PDHC no território Rosane Gurgel e o assessor da Credioeste, Giuzelio Lobato.

Da parte de Espedito Rufino Diretor Geral do PDHC, ficou o compromisso de  empreender esforços para desenvolver as ações propostas pela Credioeste, pois a questão do cooperativismo é uma demanda levantada pelas ações do projeto no território.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROJETO DE CULTIVO DO ALGODÃO EM CONSÓRCIO AGROECOLÓGICO.
Aconteceu na manhã do dia 10 de julho de 2011, na Escola Municipal Prisco Serafim Duarte, comunidade de Arrimo, o 5º Encontro de Formação do Projeto de cultivo do Algodão em consórcio agroecológico, onde o mesmo constou com a presença dos produtores da localidade que trabalha o consórcio do Algodão Agroecológico. Participou do evento, o SINTRAF de Janduís na pessoa do Mobilizador Social Heronides Neto e o presidente do SINTRAF, vereador Raimundo Canuto. Além da equipe Técnica do Centro Padre Pedro Neefs, Antonio Dário arruda Duarte e Lázara Maia de Brito, Gonçalo e Jorge Queiroz do Projeto Dom Helder Câmara, como facilitadores do evento e estando presentes 11 agricultores da referida área, sendo cultivada uma área total de 8.2 hectares, numa estimativa de produção de algodão em 2.650 kgs, além de outros produtos como o gergelim, milho, feijão, sorgo, já que esse tipo de consórcio rende mais produção e agrega valores para a renda dos agricultores familiares. Disse a equipe técnica do Centro Padre Pedro Neefs a redação do Blog Janduís em Foco, sendo todo esse encontro acolhido pelo presidente da Associação Comunitária do Arrimo na pessoa de Antonio Francisco Fernandes Duarte, que é o multiplicador dos trabalhos na comunidade.

Foi facultada a palavra ao Presidente do SINTRAF de Janduís, vereador Raimundo Canuto, onde falou da cultura algodoeira no município, como também informes do dia do Trabalhador Rural.

Ainda tivemos a participação de Antonio Dário Arruda Duarte Técnico do Centro Padre Pedro Neefs, que fez uma estimativa de produção de algodão por cada produtor, sendo:

Dário Arruda Duarte: 400 kgs
Antonio Ubirajara de Alencar: 330 kgs
Paulino Antonio da Silva: 500 kgs
Pedro Arruda da Costa: 90 kgs
Antonio Francisco D. da Costa: 80 kgs
Francisco Brito de Souza: 100 kgs
Genival Arruda dos Santos:120 kgs
Walter Borges Fernandes: 100 kgs
Antonio Francisco F. Duarte: 400 kgs
Edivan Silva Alencar: 400 kgs
Antonio Francisco S. Arruda: 130 kgs
Obtendo um Total 2.650.

O encontro foi concluído com a palavra do presidente da associação o sendo Novinho.

ASSOCIAÇÃO RIACHO DA SERRA
REALIZA SUA REUNIÃO MENSAL
        
Mais uma reunião do calendário ordinário aconteceu no domingo dia 10/07/2011 às 08h30min da manhã, sobre a coordenação da presidente Silvana Hipólito Monteiro e, estando presentes a coordenadora do FÓRUM, Wigna Brito, representando o Centro Padre Pedro Neefs, o SINTRAF pela tesoureira Damiana Paiva, alem do vereador Raimundo Canuto de Brito, estando presentes mais de 20 pessoas, entre sócios e visitantes. A presidente da associação apresentou a pauta onde constaram os seguintes pontos:
- Contribuição Sindical do Agricultor Familiar no valor de R$ 15,00, onde serve para comprovação de atividades rural e enquadramento sindical como segurado especial.
- Dia do Trabalhador Rural a ser comemorado dia 25 de julho de 2011 pelo SINTRAF, onde fará homenagens a Agricultores das comunidades.
- Apresentação da Credioeste-Sol e seus produtos e serviços para os Agricultores cooperados.
- Campanha de Migração de sócios do STR para o SINTRAF, através da Lei: 11.326-/2006 de 24-07-2006, onde estabeleceu a categoria de Agricultores familiares, onde o sócio tem um bônus de 50% de desconto nas mensalidades atrasadas.
- ATUAÇÃO DO MANDATO POPULAR DO VEREADOR RAIMUNDO CANUTO

a)   Projetos de Lei 211 – 02 Projetos
b)  06- Requerimentos
c)   01- Indicação
d)  02- Noções
e)   02- Títulos de cidadania 2011
f)    01- Homenagem
g)  01- Audiência Pública sobre PNE
h)  04- Sessões Solenes
i)     17- Sessões Ordinárias 2011
Além da defesa na Tribuna dos temas como estádio, lixo, habitação, saúde, educação do campo e contextualizada defesa dos Movimentos Sindical, social e cooperativista, funcionalismo Público, infra-estrutura, PNAE, PAA, PDHC, Programa de Desenvolvimento Solidário, PROINF, etc.
Ao final da reunião foi feita a Prestação de contas da Associação através de sua presidente Silvana.
Ainda foi dado os seguintes informes Gerais:
- Encontro de vereadores do PT do Médio e Alto-Oeste.
- Assembléia do SINTRAF 11-07-2011.
- Reunião do Fórum dos Movimentos populares dia 25 -07-2011