Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

HABITAÇÃO E DIGINIDADE PARA O POVO

Na tarde desta sexta-feira 17 o prefeito Salomão Gurgel fez a entrega de 15 unidades habitacionais para familias janduienses.
Prefeito Salomão Gurgel(ao centro)
Público presente
 




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Participação do municipio de janduis na Fundação da ACOPASA



 Nesse Dia 14/ago Trabalhadores (as) Rurais do Municipio de janduis, Participaram do Evento de fundação da Associação de certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi, que Aconteceu no Salão de Eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de APODI-RN.
Janduis Estiveram Presentes as Comunidades de Verruma, Arrimo e Riacho da Serra. Além do Técnico em Agropecuária Antonio Ricardo de Brito do Centro Padre Pedro Neefs e a Coordenadora Financeira do SINTRAF,  Damiana Paiva da Costa. Que-nos Informou ´Que é de muita importância a Participação do centro Padre Pedro como Assessoria Técnica Ao Projeto do Algodão Orgânico para os Agricultores do nosso Município Como Também o Apoio do SINTRAF tem sido incansável para levar a cada Trabalhador       
o conforto que els precisam para produzir mais, disse o Técnico Antônio Ricardo de Brito.
  Por Entender que o municipio esta Avançando no Rumo certo para cada vez mais trabalhar as melhorias vindas para a Agricultura familiar no Território nos municipios o exemplo claro é o Algodão Organico. O Manejo sustentavel da Catinga. Nesse Projeto estão as seguintes cidades: JANDUIS, APODI, CARAUBAS, CAMPO GRANDE, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO E OLHO DA´GUA DOS BORGES.
ANIVERSARIANTE DE HOJE:
  16/AGO

Raimundo Gurgel
                     (Esposo de nossa amiga Fatima Morais, e Proprietario do Polly Mercado)

Nós do Blog desejamos um feliz aniversário, repleto de muitos anos de vida, sucesso. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Celular útil mais tambem Tem seu perigos Confira:

SAIBA A CONTINUAÇÃO DA MANCHETE CLICANDO AQUI

Os telefones celulares são uma invenção muito útil. 
Mas também devemos estar conscientes de que  eles são  um instrumento de morte. 
Nunca use o tele móvel enquanto estiver ligado à rede! 
Se você estiver  carregando seu  celular e receber uma  chamada, desligue a energia antes de responder.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coligação Paz e Trabalho solicita intervenção da Justiça Eleitoral para coibir exacerbação dos ânimos, em Janduís


Representantes da coligação Paz e Trabalho registraram queixa junto à Polícia Civil contra a coligação opositora “Unidos para Renovar”. 

O fato se deu devido um incidente ocorrido na noite de ontem (12), quando a candidata à prefeita de Janduís. Nailka, o candidato a vice-prefeito, Raimundo, o prefeito Salomão Gurgel e assessores foram impedidos de entrar na cidade e sofreram agressões verbais de representantes da oposição. 

Além do registro do Boletim de Ocorrência, a coligação Paz e Trabalho vai mover representação junto à Justiça Eleitoral a fim de coibir os excessos. A comitiva voltava de uma atividade política na zona rural. Ao entrarem na cidade, a rua estava obstruída por uma concentração da oposição. 

A calçada da casa de Salomão Gurgel, que fica na entrada da cidade, também estava tomada por pessoas, muitas delas alcoolizadas, que impediram que ele entrasse em sua própria casa, com xingamentos e impropérios. 

“Um verdadeiro ato de desrespeito e de invasão de domicílio”, afirmou Salomão. Segundo ele, a concentração da oposição havia sido marcada para outra rua, mas foi remarcada pela equipe de organização da coligação Unidos para Renovar, através de mensagens na internet, como um ato de provocação o que, segundo o prefeito de Janduís, “é extremamente preocupante”. 

“Tememos uma exacerbação de ânimos com consequências imprevisíveis. Pela primeira vez, a campanha em Janduís chega a esse nível de provocação e baixaria, o que não condiz com a nossa tradição política”, completou. 

A coligação vai solicitar da Justiça Eleitoral uma reunião no sentido de convocar as duas coligações para que seja assinado um Termo de Ajuste de Conduta, evitando que situações desse tipo se repitam. 

 “A nossa campanha é de paz e de trabalho. Queremos discutir ideias e propostas. Não concordamos com atos de violência. Esperamos que a Justiça Eleitoral tome providências”, finalizou Salomão Gurgel.

domingo, 12 de agosto de 2012

 SAIBA MAIS SOBRE O BARBEIRO:

O que é?
É uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi, nome dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a outro cientista, também, brasileiro, Oswaldo Cruz.
Como se adquire?
Através da entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas, os populares barbeiros ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil.
Estes triatomas, ou barbeiros, alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da “picada”, quando sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.
Outras formas de contato ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões sanguíneas ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios por profissionais da saúde, estas duas últimas bem mais raras.
O que se sente?
A doença possui uma fase aguda e outra crônica. No local da picada pelo “vetor” (agente que transmita a doença, no caso, o barbeiro), a área torna-se vermelha e endurecida, constituindo o chamado chagoma, nome dado à lesão causada pela entrada do Trypanosoma. Quando esta lesão ocorre próxima aos olhos, leva o nome de sinal de Romaña. O chagoma acompanha-se em geral de íngua próxima à região.
Após um período de incubação (período sem sintomas) variável, mas de não menos que uma semana, ocorre febre, ínguas por todo o corpo, inchaço do fígado e do baço e um vermelhidão no corpo semelhante a uma alergia e que dura pouco tempo. Nesta fase, nos casos mais graves, pode ocorrer inflamação do coração com alterações do eletrocardiograma e número de batimentos por minuto aumentado. Ainda nos casos mais graves, pode ocorrer sintomas de inflamação das camadas de proteção do cérebro (meningite) e inflamação do cérebro (encefalite). Os casos fatais são raros, mas, quando ocorrem, são nesta fase em decorrência da inflamação do coração ou do cérebro. Mesmo sem tratamento, a doença fica mais branda e os sintomas desaparecem após algumas semanas ou meses. A pessoa contaminada pode permanecer muitos anos ou mesmo o resto da vida sem sintomas, aparecendo que está contaminada apenas em testes de laboratório. A detecção do parasita no sangue, ao contrário da fase aguda, torna-se agora bem mais difícil, embora a presença de anticorpos contra o parasita ainda continue elevada, denotando infecção em atividade.
Na fase crônica da doença, as manifestações são de doença do músculo do coração, ou seja, batimentos cardíacos descompassados (arritmias), perda da capacidade de “bombeamento” do coração, progressivamente, até causar desmaios, podendo evoluir para arritmias cardíacas fatais. O coração pode aumentar bastante, tornando inviável seu funcionamento. Outras manifestações desta fase podem ser o aumento do esôfago e do intestino grosso, causando dificuldades de deglutição, engasgos e pneumonias por aspiração e constipação crônica e dor abdominal.
Mais recentemente, a associação de doença de Chagas com AIDS ou outros estados de imunossupressão tem mostrado formas de reagudização grave que se desconhecia até então, como o desenvolvimento de quadros neurológicos relacionados à inflamação das camadas que revestem o cérebro (meningite).
Como se faz o diagnóstico?
Sempre se deve levantar a suspeita quando estamos diante de um indivíduo que andou por zona endêmica e apresenta sintomas compatíveis. Testes de detecção de anticorpos ao Trypanosoma no sangue mais comumente, bem como a detecção do próprio parasita no sangue, nas fases mais agudas, fazem o diagnóstico.
Como se trata?
A medicação utilizada, no nosso meio, é o benzonidazole, que é muito tóxico, sobretudo pelo tempo de tratamento, que pode durar de três a quatro meses. Seu uso é de comprovado benefício na fase aguda. Na fase crônica, o tratamento é dirigido às manifestações. A diminuição da capacidade de trabalho do coração é tratada como na insuficência deste órgão por outras causas, podendo, em alguns casos, impor até a necessidade de transplante.
Como se previne?
Basicamente, pela eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações


O Rei do Baião em livro


José Marcelo Leal fala sobre Luiz Gonzaga e sua importância para a cultura brasileira
“Se fosse um livro sobre Michael Jackson talvez não existisse tanta barreira”, declara o coronel da Polícia Militar e escritor José Marcelo Leal Barbosa, autor de obras importantes sobre o músico Luiz Gonzaga e que esteve em Mossoró para divulgar seus trabalhos e participar da oitava Feira do Livro.
Participando de Feiras Literárias e eventos que endossam a fileira de iniciativas pró-leitura no País, Marcelo Leal destaca que é preciso mais atenção à obra de Luiz Gonzaga. “Ele é, hoje, uma referência no que diz respeito à cultura brasileira. Num primeiro momento, Luiz Gonzaga sempre deverá ser homenageado e lembrado pela vida toda. Já vi homenagens de vários tipos, mas está faltando, em minha opinião, uma coisa, começando pela terra natal dele: está faltando valorização do seu trabalho.
 As rádios FMs não tocam Luiz, afora algumas... 
Nas AMs ainda escutamos, mas é pela manhã ou no final da noite. Ele é um músico que deve ser sempre divulgado. Foi o primeiro cantor que falou sobre ecologia, sobre Chico Mendes e, antes de tudo, um músico companheiro daqueles que queriam prosseguir na carreira”, destaca o estudioso.
A paixão pela obra do pernambucano começou aos dez anos de idade, quando ouviu, pela primeira vez,
 a música Assum Preto. “Quando conheci Luiz Gonzaga, eu tinha 10 anos de idade. Sempre me emocionei com as letras dele. Assum Preto foi a canção que me emocionou. Daí, escutava meu pai executando suas músicas e de lá para cá somente aumentou minha admiração pelo seu trabalho”, salienta.
O primeiro livro escrito sobre o músico, intitulado Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores é uma referência para quem quer conhecer o trabalho do pernambucano. “Dividi minha pesquisa de campo em três momentos: o primeiro foi comprar todos os livros que falavam sobre ele. Eram 14, à época. Existiam mais, no entanto estavam fora do mercado. A primeira decisão foi essa. Li e pesquisei. Depois, comprei todos os discos, para escutar as canções e estudá-las. Resolvi, logo depois, entrevistar os familiares... a partir daí também entrevistei artistas e gente da mídia que segue Luiz Gonzaga, aqueles que continuam divulgando a vida e a obra dele. Comecei a escrever e o livro não poderia ter outro título: Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores. Colocamos mais de 500 letras, além de músicas que ele não gravou. Fiz a ficha cadastral de todos os entrevistados. É o único, dos 40 livros sobre Luiz Gonzaga, que tem partitura para canto-coral. Também colocamos cordéis e 31 entrevistas. O segundo livro partiu do momento em que, enquanto escrevia sobre o Nordeste, verificava o quanto ele havia sido homenageado. Então, este segundo trabalho trata acerca disso”, comenta Leal.
Segundo ele, do primeiro livro mais de 70 leitores deram “feedbacks” acerca do material. “Recebi mais de 70 e-mails de leitores do primeiro livro. Eles me disseram que eu poderia disponibilizar as entrevistas. Nesse segundo volume, coloquei um CD onde disponibilizei 70 entrevistas e elas estão aí para quem quiser pesquisar... Também há 13 canções dele. A edição de 3.000 livros já está se esgotando”, comemora o cearense.
Ele percorre as feiras de livro e eventos literários para divulgar seus livros. “Participo de feiras e eventos. Deixo meus livros, por exemplo, em bancas. As livrarias estão cobrando muito caro dos autores: 50% do valor de capa. Eles vendem, mas não acho justo que fiquem com 50%. Eu, que sou o autor, fico com menos que isso, porque pago a gráfica, viagens e outras despesas. Além disso, faço doações do livro para entidades sérias, como a Apae e os asilos. Enfim, várias instituições que cuidam de pessoas mais carentes que nós. Temos que fazer essa parte de ajudar a pessoas carentes. Minha mãe, durante meio século, fez jantares para idosos... Luiz Gonzaga também ajudou a muitas pessoas, auxiliando, inclusive, com instrumentos. Doou mais de 300 sanfonas para pessoas que não tinham como comprar”, explica.

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO
Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento do músico, José Marcelo Leal crê que as escolas da própria cidade dele, Exu, deveriam criar uma disciplina sobre a obra de Luiz Gonzaga. “Ele levou o Brasil para a França. Não estamos precisando de monumentos, mas de uma disciplina para se estudar a vida e a obra deste músico brasileiro. Uma colega minha, a professora Elba Ramalho, da Universidade Estadual do Ceará, teve um livro publicado, fruto de um trabalho acadêmico na Inglaterra, sobre ele... Hoje, naquele país existe um busto natural de Luiz Gonzaga e se estuda sua obra. As novas gerações deveriam observar melhor isso. Muitas homenagens são feitas, agora, por pessoas que gostam da obra dele, os chamados gonzagueanos. Enfim, todos aqueles que divulgam seu trabalho. Mas, acho necessária uma maior abertura para o seu trabalho. Devemos deixar um pouco o estrangeirismo de lado e valorizar o que é nosso”, finaliza.
ANIVERSARIANTE DE HOJE:
  12/AGO

Nós do Blog desejamos um feliz aniversário, repleto de muitos anos de vida, sucesso. 



                                           TAMILLYS FERNANDES