Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CÂMARA LEGISLATIVA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM JANDUÍS-RN

Aconteceu ontem, 22 de fevereiro de 2013, às 15h30 uma Audiência Pública na Câmara de vereadores de Janduís para discutir sobre a problemática da seca no município.

Entre os 09 vereadores da casa estavam presentes 08entre as 19 Associações Comunitárias Rurais estiveram presentes 15, também tiveram sua participação Centro Padre Pedro Neefs, SINTRAF, CREDIOESTE-SOL, EMATER local e regional, representante da Secretaria Estadual de Agricultura, e Secretarias municipais de Agricultura e Educação, PDA Carnaúba/Visão Mundial, além de outros seguimentos como a Feira Agroecológica.

Ficou composta uma comissão com os seguintes representantes: Raimundo Canuto do SINTRAF, Carla Moreira do PDA Carnaúba/Visão Mundial, Joelma Menezes do Centro Padre Pedro Neefs, Jacinto Fernandes da Prefeitura, Lázara Maia da Câmara Municipal, Wigna Brito do FÓRUM, e Lúcia Oliveira como Agricultora rural. Essa comissão será reunida dia 25, segunda-feira às 14h30 na câmara de vereadores para elaborar um documento que será encaminhado até os poderes Legislativo, Executivo Municipal e Estadual.


Presidente da câmara Leandro Tomé e mesa diretora

Representantes do SINTRAF e CPPNeefs

Representantes de vários seguimentos Municipais, Regionais e Estaduais


Ana Medeiros Sec. do CPPNeefs e Síria Brito acessora da vereadora Lázara

Representantes do CPPNeefs
 

O MUNICÍPIO E SUAS AUTORIDADES

Na família quem exerce a autoridade são nossos pais. Antigamente, o homem da casa era a pessoa que tinha mais poder sobre os outros membros de sua família.

Da mesma forma como nossos pais são exemplos de autoridade em nossas vidas, em outros grupos de pessoas as autoridades também estão presentes. Na escola a autoridade é o diretor; nas igrejas as autoridades são os Papas (católica), os Pastores (evangélica); no exército, o general; dentre várias outras.

Existem ainda autoridades que estão relacionadas à organização dos lugares em que vivemos. O prefeito é a autoridade máxima de uma cidade. Ele é o responsável pelo funcionamento de todas as áreas de uma cidade.

Quando o prefeito não está na cidade, quem o substitui no comando desses serviços é o vice-prefeito.

São ainda autoridades dos municípios os secretários e os vereadores. Os vereadores são responsáveis pela criação das leis que estipulam os direitos e os deveres dos cidadãos, por isso é importante participar das eleições escolhendo um candidato que defenda melhores condições para a sociedade.

Num município existem outras autoridades. O juiz de direito é a autoridade maior dentro da justiça. Ele julga as atitudes das pessoas e determina o cumprimento ou não de punições que estão nas leis. O promotor de justiça ou público também é uma autoridade municipal. Ele exige das pessoas o cumprimento das leis, fazendo com que sejam respeitadas e cumpridas.
 
Existem as autoridades militares, que cuidam da nossa segurança, como a polícia militar e o corpo de bombeiros. O delegado é uma autoridade judicial, porém também cuida da ordem do município e também da segurança das pessoas. É importante que cada cidadão colabore com os serviços públicos para manter as cidades em perfeita organização e funcionamento.

Exemplo a ser seguido pela UFERSA-Caraúbas - Trote solidário promoverá campanha de doação de sangue

O Diretório Central dos Estudantes – DCE – da Universidade Federal Rural do Semi-Árido irá recepcionar os novos alunos que chegam à Universidade com trote solidário que consiste em promover uma campanha de doação de sangue. A ação será realizada nos dias 25 de fevereiro a 01 de março e as doações serão coletadas, das 7 às 17h, em um ônibus do Hemocentro que ficará estacionado ao lado da cantina do prédio central, localizado no campus oeste da UFERSA Mossoró.
 
Todos os alunos da Universidade, calouros ou não, terão a oportunidade de fazer sua doação. Basta apresentar um documento com foto, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg e estar bem de saúde e alimentado. Algumas recomendações que antecedem o dia da doação devem ser cumpridas pelos doadores, como: ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas em um período de 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas antes da doação, e não estar em jejum.

ARIANO SUASSUNA DEFENDE REELEIÇÃO DE DILMA

O escritor Ariano Suassuna, que sempre militou ao lado das hostes socialistas, declarou, segundo o Jornal Vanguarda, de Caruaru, agreste pernambucano, que, neste momento, Eduardo Campos não deveria visar 2014; “Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P' maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”

A possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, não deverá contar com um apoio de peso. O escritor Ariano Suassuna, que sempre militou ao lado das hostes socialistas, declarou, segundo o Jornal Vanguarda, de Caruaru, Agreste pernambucano, que neste momento, Eduardo não deveria visar 2014. “Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P' maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”, teria declarado o escritor na saída do seminário Juntos por Pernambuco, que aconteceu nesta quinta-feira (21), em Gravatá, Agreste do Estado.

De acordo com o Vanguarda, Ariano disse não estar esquecido da história do ex-governador  Miguel Arraes, avô de Eduardo,  e que considera o governador como “o político mais brilhante que já conheci na minha vida". "Não estou esquecido da história de Miguel Arraes. Eduardo nem tem idade, nem tempo de luta suficiente, mas é o político mais brilhante que eu conheço. Acho que ele é o mais apto a levar a diante os avanços do governo Lula", disse. Neste momento, quando indagado se a afirmação seria uma declaração de apoio à candidatura presidencial de Eduardo em 2014, o escritor teria defendido a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O agricultor Filobalde Arruda, 27 anos, morreu na quinta-feira (21), após sofrer um choque elétrico dentro do açude por volta das 6h00 da manhã, a vitima entrou no açude no intuito de ligar o motor bomba para abastecer sua residência, ao notar que estava demorando demais para voltar para casa, sua mãe decidiu ir ao açude e encontrou ele se debatendo dentro do reservatório. O mesmo residia na comunidade de Morada Nova, zona rural de Janduís desde sua infância. Morreu deixando viúva e duas filhas de três anos e a outra de nove meses.
 
Ficam aqui registrado os pêsames em nome do SINTRAF, do Centro Padre Pedro Neefs e do mandato popular da vereadora Lázara Maia do PT.


“Descanse a sombra do Altíssimo.”

PARABÉNS!

SHIRLEY TARGINO
(Ex-prefeita da cidade de Messias Targino, tia do atual prefeito Arthur Targino, e amiga do Sindicalista Raimundo Canuto) 






CRISPINIANO NETO
(Poeta da cidade de Mossoró, e amigo do Sindicalista Raimundo Canuto)

Hoje e sempre, vocês merecem muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seus passos lhes dando muita paz, saúde, amor, e que vocês possam conquistar todos os seus sonhos. Feliz aniversário, esses são os votos de felicitações que nós do blog desejamos a vocês!

Empossado os novos membros do comitê da bacia hidrográfica do Rio Apodi







Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH-Apodi-Mossoró), foram empossado no início da noite desta quinta- feira (21), numa cerimônia que aconteceu no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire na Estação das Artes.

Na sexta-feira (22), os membros empossados participarão de uma oficina sobre o funcionamento de comitês de bacia, que será ministrada por um técnico da Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida ao treinamento, acontecerá a primeira reunião ordinária do colegiado, onde será eleita e empossada sua diretoria. A aprovação do Regimento interno do Comitê também será tema desta reunião. Presentes diversas autoridades entre elas a governadora do estado Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró Claudia Regina, a prefeita agradeceu aos prefeitos presente e falou da importância da criação do comitê na preservação do rio que gera vida para a região e falou que a partir do dia primeiro de março quando tomar posse como presidente na AMORN sua bandeira de luta será a bacia hidrográfica.

A governadora agradeceu aos prefeitos e secretários municipais presente ao evento, bem como a todos que estava no evento que segundo ela trata de assunto importante que gera vida, e que para garantir uma qualidade melhor nos rios da região que durante o seu governo sanear no máximo 80% das cidades do estado do Rio Grande do Norte e criar comitê de bacias em toda região onde é banhada por rios. A governadora falou que sua próxima visita a região será para da ordem de serviços da construção da adutora que vai beneficiar 52 cidades da região Oeste e que em breve irá construir adutora em Apodi que vai beneficiar 22 comunidade.

Previsão do tempo para hoje (22).



Região Nordeste

22/02/2013: Na faixa litorânea da região: tempo instável. Na faixa leste da região: possibilidade de chuva. No litoral do CE: sol entre nebulosidade variável. No centro-sul e oeste da BA: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. No MA e sul e oeste do PI: nublado com pancadas de chuva localmente fortes. No norte da BA, oeste de PE, sul do CE e leste e norte do PI: possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no leste do CE. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA. 
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

As representantes do SINTRAF de Janduís, Damiana Paiva-Tesoureira e Wigna Brito-Coordenadora de Mulheres estão participando hoje 21 de fevereiro de uma reunião comandada pelo Centro Feminista 08 de Março na cidade de Mossoró-RN. As atividades na sede do SINTRAF estão sendo feitas por Raimundo Canuto-Presidente e Síria Brito sua filha e secretária da vereadora Lázara Maia-PT.

Palhaço Fuxiquinho Anuncia Aposentadoria




O Palhaço Fuxiquinho, um dos mais conhecidos no ramo do entretenimento circense da região, anunciou terça, 19, sua aposentadoria dos picadeiros.
 
Em nota divulgada na sua página pessoal no Facebook, Alexander Campelo - o Palhaço Fuxiquinho disse que após 17 anos alegrando e levando diversão ao povo, pretende aposentar o personagem para se dedicar a novos desafios que não foram revelados.
 
Ainda em nota, Alexander Campelo (Fuxiquinho), pediu aos fãs para  não se preocuparem, pois apenas o personagem do palhaço, que leva o nome do circo, sai de cena, porém o circo continua com suas atrações e elenco normal.

Alexander Campelo, popularmente conhecido como Fuxiquinho, tentou uma vaga de vereador na Câmara de Mossoró, no pleito de 2012. O palhaço tem trabalho reconhecido a nível nacional, onde participou, também em 2012, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

A 9ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Mini Campo está com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (21)

Este ano a tradicional competição Campograndense traz novidades Agora, as equipes de futebol poderão se inscrever em quatro categorias diferentes determinadas por idade, Gênero e Moradouro.

As categorias são Sub 18, para nascidos até 1997; Masculino e Feminino Adulto, para os nascidos a partir de 1996 e Veterano para os nascidos no mínimo até 1980. Podem participar da competição clubes esportivos, escolinhas de futebol, entidades religiosas, escolas estaduais, municipais e particulares, além de estabelecimentos comerciais e industrias, entre outros.

As inscrições vão até o dia 11 de março e podem ser efetuadas por meio de ofício ou preenchimento da ficha de inscrição e entregue na Secretaria Municipal de Educação (Semec) ou pelo e-mail eufrazioneto@gmail.com.

O congresso técnico do Campeonato, será realizado pela Coordenação de Esporte e Lazer e está marcado para o dia 15 de março.

Mais informações entrar em contato com Eufrázio Neto, Coordenador de Esporte e Lazer.

Coletivo de mulheres do PT/Natal se reuni hoje no IFRN do Centro


    Nesta quinta-feira, às  17:30, no IFRN da Rio Branco, será realizada uma reunião com o coletivo de mulheres do PT, com o objetivo de organizar a intervenção do partido,  no 8 de março, em Natal, data onde se comemora o Dia Internacional da Mulher.
    Tereza Freire – vice-presidente do PT/Naltal, informou que durante essa semana já foi feita uma reunião entre os mandatos sobre o assunto, e, agora, o objetivo é avaliar as propostas encaminhas e ampliar a discussão.
   Todas as mulheres e simpatizantes do partido estão convidadas a participarem deste encontro.

SINTRAF E CENTRO PADRE PEDRO NEEFS PARTICIPAM DE REUNIÃO DO PROJETO MOVA-BRASIL EM NATAL-RN

Aconteceu ontem 20 de fevereiro em Natal uma importante reunião com os parceiros do projeto de educação do MOVA-BRASIL, onde estavam presentes os municípios de Janduís, Messias Targino, Campo Grande, Upanema, Angicos e Natal para discutirem e dialogarem com as entidades parceiras a formação de mais uma fase do projeto.

A referida reunião aconteceu na sede do pólo, no bairro de Candelária em Natal-RN. Em Janduís vai funcionar duas turmas em parceria com o movimento sindical e social.

SINDICALISTA PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NATAL-RN

O presidente do SINTRAF de Janduís, Raimundo Canuto de Brito juntamente com a coordenadora do Centro Padre Pedro Neefs, Joelma Menezes participaram de uma audiência pública sobre economia solidária na capital do Rio Grande do Norte, Natal. A audiência foi de autoria do mandato cidadão do Deputado Fernando Mineiro do PT. 

As Associações comunitárias Rurais e Urbanas de Janduís em sua grande maioria estão apioando essa iniciativa do Deputado Mineiro que foi o autor da lei estadual de economia solidária, e agora a luta é para criar o fundo estadual de economia solidária no Rio Grande do Norte. O estado deve ser o primeiro a criar esse fundo, disse Lidiane Freire-Coordenadora do FÓRUM Estadual de Economia Solidária.

A mesa dos trabalhos foi composta por:
Fernando Mineiro-Deputado estadual do PT;
Luiz Eduardo Carneiro Costa-Secretário Estadual SEMTHAS 
Lidiane Freire-Coordenadora do FÓRUM Estadual;
Francisco Adilson-representante da SEMTHAS da prefeitura de Natal.

A audiência contou com mais de 150 pessoas de todo Estado!  

Fátima reivindica mais nove agências da Caixa para o RN


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda a ampliação de mais nove agências para atender à população do Rio Grande do Norte. “A Caixa, além do papel fomentador da economia, é o executor dos mais importantes programas sociais do Governo Federal, principalmente do Minha Casa, Minha Vida”, justificou Fátima.
Para a deputada não se justifica, por exemplo, que um município como Parelhas, com mais de 20 mil habitantes e em cujo entorno estão oito municípios da região do Seridó, não conte com uma agência da Caixa.  Nesse caso, Fátima assegurou ao presidente da Caixa que o prefeito municipal, Francisco Medeiros se dispõe a ceder, se for necessário, prédio para instalação provisória da agência.

Além de Parelhas, a deputada ainda solicitou novas agências em Parnamirim, para atender a população do bairro da Cohabinal; Canguaretama; São Paulo do Potengi; Umarizal; Alexandria; Caraúbas. Ipanguaçu e São Miguel do Gostoso.

“Todas as solicitações que fizemos ao presidente da Caixa foram em cima de argumentos. Boa parte da população do Alto Oeste Potiguar, hoje, tem que recorrer à agência de Pau dos Ferros, quando esse atendimento pode ser descentralizado com agências em Umarizal e Alexandria. O mesmo ocorre com a população do entorno de Caraúbas que precisa se deslocar até Mossoró, assim como a população do Vale do Assú, do Potengi, do Agreste e do Litoral Norte, que precisa se deslocar a municípios mais distantes quando poderia ser atendido na própria região se existissem agências nos municípios que estamos sugerindo”.

CONVITE

O SINTRAF DE JANDUÍS-RN JUNTAMENTE COM O CENTRO PADRE PEDRO NEEFS, O FÓRUM DOS MOVIMENTOS POPULARES, E O MANDATO POPULAR DA VEREADORA LÁZARA MAIA DO PT, CONVIDAM TODA POPULAÇÃO JANDUIENSE E REGIÕES CIRCUNVIZINHAS PARA PARTICIPAREM DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JANDUÍS QUE ACONTECERÁ NO DIA 22 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA), ÀS 15H00 PARA DISCUTIR SOBRE A SECA E SEUS EFEITOS. AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE A TODOS QUE COMPARECEREM!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA



Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o “Dia Mundial da Água”, publicando um documento intitulado “Declaração Universal da Água”. Eis o texto que vale uma reflexão.
01)  A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
02)  A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
03)  Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água devem ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
04)  O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
05)  A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
06)  A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
07)  A água não pode ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
08)  A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
09)  A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10)  O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dilma orienta PMDB a romper com DEM e lançar Garibaldi Filho para o governo

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a presidenta Dilma Rousseff teria recomendado que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), rompa com o DEM e seja candidato ao Governo do Estado. 

Conforme a publicação, Dilma teria cobrado o quanto antes o rompimento entre DEM e PMDB.
Outra solicitação de Dilma é de que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) seja candidata ao Senado com o apoio do PMDB.

No mesmo dia em que essa notícia foi divulgada, o deputado estadual Nélter Queiroz praticamente antecipou qual será a posição adotada pelo PMDB em março, mês marcado para o partido anunciar se fica ou não ao lado da governadora.

Em entrevista ao Jornal da 96 FM, de Natal, ele declarou que o PMDB não deve indicar mais ninguém para o secretariado da governadora. Ele, inclusive, sugeriu que Rosalba começasse a buscar alternativas entre os aliados para preencher os cargos que estão ocupados por interinos. "Ela pode ficar à vontade, o PMDB não indicará nenhum cargo. Se o PMDB indicar cargos vai para o fundo do poço", disparou.

Afirmando que a governadora tem 80% de desaprovação, Nélter aconselhou que Rosalba nem dispute à reeleição em 2014.

O deputado disse que a chapa ideal para ele seria o deputado estadual Walter Alves (PMDB) para o governo, Robinson Faria (PSD) e Wilma de Faria (PSB) para o Senado.

PARABÉNS!


ALDETÂNIA ARRUDA
(Estudante de pedagogia, e amiga do Sindicalista Raimundo Canuto).
Parabéns, que você possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. 
 

O Brasil virou a página da exclusão social, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, ao anunciar a complementação de renda para 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família e a retirada de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza nos últimos dois anos, que o Brasil virou a página da exclusão social. O pagamento se inicia em março e o investimento esperado é de R$ 773 milhões em 2013.
“Nesta sala eu já assinei vários atos, já tive a honra e a alegria de participar em vários e importantes lançamentos para o país e diferentes setores sociais do Brasil. Mas nenhum deles têm a força simbólica, a marca histórica e o efeito imediato desse ato que eu hoje assino. Com ele, o Brasil vira uma página decisiva na nossa longa história de exclusão social. Nessa página está escrito que mais 2,5 milhões brasileiras e brasileiros estão deixando a extrema pobreza”, destacou Dilma.
A presidenta ainda ressaltou que os 2,5 milhões beneficiados com a medida são os últimos já incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais que deixam a pobreza extrema. Estima-se que ainda existam 700 mil pessoas fora do cadastro. Por isso, Dilma ressaltou a importância da busca ativa, que foi estabelecida em junho de 2011 e já encontrou outras 791 mil famílias com esse perfil.
“Só pode celebrar um feito como o de hoje um país que teve a capacidade e a competência anterior de construir a tecnologia social mais avançada do mundo. (…) Nós começamos, em 2003, no governo do presidente Lula, quando unificamos programas sociais precários que até então existiam. Em seguida, nós incluímos milhões de pessoas no cadastro do Bolsa Família. E elas passaram a receber um rendimento mensal. (…) Por isso a gente sempre fala em busca ativa. É necessário encontrá-los. O Estado não deve esperar que esses brasileiros batam a nossa porta para nós os encontremos”, afirmou.

E o que é assédio moral no trabalho?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares.

Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima. 

 A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos paises desenvolvidos. A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionado com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos. As perspectivas são sombrias para as duas próximas décadas, pois segundo a OIT e Organização Mundial da Saúde, estas serão as décadas do ’mal estar na globalização", onde predominará depressões, angustias e outros danos psíquicos, relacionados com as novas políticas de gestão na organização de trabalho e que estão vinculadas as políticas neoliberais.

Cursinho Lógico de Natal doou 100 kits pré vestibular para estudantes de Campo Grande Exiba DSC03023.JPG na apresentação de slides



Durante toda a semana foram distribuídos 100 apostilhas com kits de conteúdos preparatórios para o vestibular. O material servirá para as pessoas que se inscreveram no vestibular da UERN 2013 e 2014 e também para o ENEM. A doação foi feita pelo Cursinho Lógico (um dos que mais aprova em Natal) através da intermediação da campo-grandense Josenúbia Fernandes e distribuído pelo Núcleo Sertão Verde.
Até o momento já foram contemplados com o recebimento do material um total 11 estudantes,  dentre as quais a nossa amiga Carol Azevedo que avaliou como muito bom o conteúdo e a iniciativa de distribuição gratuita para os jovens de Campo Grande. "Em 2013 vou fazer o ENEM e quero me preparar bem", disse Carol.
Ainda restam apostilhas preparatórias para o vestibular e ENEM que estão sendo distribuídas na sede do Núcleo Sertão Verde. Entre em contato e pegue a sua.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE JANDUÍS FOI ELEITO PRIMEIRO SECRETÁRIO DA FECAM



A FECAM, (Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, realizou em Natal eleições para composição da Diretoria do órgão para o biênio 2013-2014.O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José da Silveira Júnior (PSD), foi eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN). O processo,  ocorreu em forma de consenso, 
 
A primeira vice-presidência ficou com o vereador Albert Dickson, que é presidente da Câmara de Natal. Segunda vice-presidência será ocupada pelo vereador Lobão Filho, presidente da Câmara de Caicó.

Primeira-secretaria terá o presidente da Câmara de Janduís, Leandro Tomé. Segunda-secretaria, João Evangelista, presidente da Câmara de Apodi. Silveira Júnior comandará a entidade por dois anos, biênio 2013/2014. A data da posse ainda não está definida.



SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS
Será implantado em Regime de Urgência
Projeto é de iniciativa do Deputado FERNANDO MINEIRO
 Deputado Fernando Mineiro

Após um acordo do colegiado de líderes, os deputados votaram, na sessão desta segunda-feira, 18, os vetos antigos da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os parlamentares mantiveram 21 vetos e derrubaram outros 13. Entre os vetos derrubados estão dois projetos de iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT).

O primeiro projeto é o que cria o Sistema Estadual de Bandas do RN (Sisbam), cujo objetivo é implementar políticas públicas para as bandas de música do Estado. O outro, cria os Centros de Inclusão Digital (CID), reconhecendo as lan houses como equipamentos de especial interesse social para universalização do acesso à internet. 

Mineiro comemorou a derrubada dos vetos e disse esperar que os projetos possam ser implantados o mais rápido possível.“Espero que a governadora tome as providências necessárias para que os projetos entrem plenamente em vigor”, comentou.

Na sessão desta terça-feira, 19, os deputados devem votar os vetos da governadora ao Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2013.

Fonte: Assessoria do Mandato