Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Em Campo Grande:

O respeito e a política no PT/PSB

Marcelo Veras(dirigente do PSB de CG), Giuzelio Lobato(presidente do PT de Campo Grande), Manoel Veras(Pré-candidato a prefeito pelo PSB), 
Hildebrando Rocha(dirigente do PT e pré-candidato a vereador de CG),
 Caramuru Paiva(vice-prefeito de CG), Lilia Holanda(Pré-candidata a vereadora do PT de CG) e Edson Filho(dirigente do PSB de CG)
Poucos dias passados tivemos uma reunião entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Socialista Brasileiro. Conversamos sobre os pontos que podem levar a uma aliança entre os dois partidos para a disputa eleitoral de 2012. Pelo PT participou a comissão de negociação composta por Giuzélio Lobato, Hildebrando Rocha, Lilia Holanda e a minha pessoa (Caramurú Paiva). O PSB veio representado por Manoel Veras (pré candidato a prefeito), Arliênio (vice presidente), Edson Filho e Marcelo Veras.

A reunião havia sido solicitada pelo PSB e para nós petistas teve um importante significado. Os dirigentes PSBistas trouxeram uma proposta por escrito firmando os pontos de interesse numa aliança. As intervenções deles reconheceram que nos 25 anos de existência em Campo Grande, o PT construiu um jeito novo de fazer política fortalecendo a organização social e promovendo a inclusão dos segmentos excluídos da sociedade.

O PT por sua vez também reconhece o valor do PSB e do nome apresentado como pré candidato, Manoel Veras. Em comum, PT e PSB, defendem a idéia que a agenda desenvolvimentista que marcou o início da atual gestão foi abandonada tal qual fizeram com os petistas. Em substituição vai ficando com o atual grupo que governa Campo Grande um rastro de lentidão na captação de recursos e patinadas nas execuções de projetos conquistados. O quadro piora com o sentimento de ódio e perseguição direcionados aos petistas e oposicionistas. Os dois partidos, PT e PSB, acreditam que Campo Grande pode e merece mais.

Esta reunião concluiu a segunda etapa do planejamento do PT para 2012. Primeiramente, em assembléia partidária, foi definida a comissão de negociação com os partidos interessados. Em seguida, conversamos e gostamos dos encontros com PR e PSB. O resultado será submetido a apreciação da plenária dos filiados e filiadas petistas que democraticamente decidirão nosso rumo nas eleições que se aproximam.

O que gostaria mesmo de ver acontecendo era a união da oposição num projeto aberto a dá vez as diferentes experiências e capacidades que já contribuíram para muitas conquistas que melhoraram nossa terra. Queria ver num só barco o PR de Bebeto mais o PP de Francisquinho, PSD de João Fernandes, PSB de Manoel Veras, PT do B de Babá, PSC de Jean Vieira e outros que se somariam numa frente madura e pronta para fazer mais por nosso povo.

O nosso partido compreende que tem um papel neste ambiente de cuidar do seu crescimento articulado com um grupo que pensa a política para além da “mosca azul do poder”. Queremos ampliar nossa representação com o método de apresentar o resultado de um trabalho continuado que vem melhorando Campo Grande e a partir daí conquistar o reconhecimento social pela reflexão e não pelo favor ou a opressão. Vamos fazer o entendimento que for necessário, mas com base numa agenda de amplo conhecimento e aprovação popular. Desse jeito, Campo Grande ganha.

Sabemos que nossos opositores ficam incomodados com este novo jeito de fazer negociação política. Como sempre, cheio de ódio, tentam dizer que estamos ‘leiloando’ a nossa decisão. E que bom que eles agora reconhecem que nossa decisão tem valor (porque leilão só se faz de coisas valiosas). Agora aí deles/as se quiserem incutir o termo “venda” ou “favor” junto com negociação. Se fizerem vão pagar caro na justiça para respeitarem quem faz política com ética, sem se vender.

No entanto, pelo sentido positivo desta leitura, o povo sabe que no PT as escolhas são feitas sem donos. Será cada filiado e filiada que decidirá para onde vai o nosso partido e sua história de gente vinda das famílias comuns que se juntam num projeto supra familiar com foco no melhor para Campo Grande.

Fonte:www.caramurupaiva.com.br