Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

FATIMA BEZERRA


a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego




A deputada federal Fátima Bezerra participou, em Brasília, nesta quinta-feira(28), do lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). Lançamento foi feito pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação Fernando Haddad.


O Pronatec prevê a construção de 120 novas unidades de IF (Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico) no País.


Para Fátima Bezerra, o programa já é vitorioso por potencializar o acesso dos jovens e trabalhadores brasileiros à educação profissional. “É mais uma promessa de campanha que a presidenta Dilma está cumprindo”, disse a deputada, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.


O Pronatec tem como meta oferecer oito milhões de atendimentos, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação.


O Programa está dividido em quatro eixos: criação de novas vagas em escolas técnicas profissionais estaduais e federais, cursos no "Sistema S" (Sesi, Senai, Sesc e Senac), a ampliação do Fies - que agora vai oferecer linha de crédito para formação profissional e não apenas para ensino superior - e vagas no ensino à distância por meio do "E-Tec".


Fátima afirma que todos os eixos são importantes, mas ela destaca a expansão das escolas técnicas como o mais significativo. “Essa foi uma política vitoriosa do presidente Lula, que a presidenta Dilma dá continuidade”, ressaltou.


A parlamentar lembra que no governo Lula foram construídas 214 novas unidades, sendo 13 no Rio Grande do Norte, que passou de duas unidades para 15.


“Essas escolas são muito importantes, pois oferecem cursos de acordo com a vocação econômica da região onde são instaladas, que se transformam em importantes pólos de desenvolvimento”, enfatizou Fátima Bezerra.