Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


FOMOP E ASSOCIAÇÕES 
COMUNITÁRIAS DE JANDUÍS
Celebram Conquistas da Agricultura Familiar em 2011
Roseane, Lazara Maia e Wigna Brito(Coordenadora do FOMOP)
O FOMOP – Fórum dos Movimentos Populares de Janduís realizou na manhã deste domingo (11), o I Encontro das Associações Comunitárias de Janduís - ENAC.
O encontro contou com boa participação das comunidades, autoridades, vereadores e dos parceiros da agricultura familiar de Janduís, que vieram prestigiar e aplaudir os avanços que os movimentos sociais conquistaram para o municipio no ano de 2011.
Participaram do encontro além das lideranças comunitárias, Wigna Brito (Coordenadora do FOMOP), RAIMUNDO DO SINDICATO (presidente do SINTRAF de Janduís, presidente da Credioeste-Sol e vereador), Lazara Maia e Yure Paiva (Coordenação do Centro Padre Pedro Neefs), Damiana Paiva (Tesoureira do Sintraf), Vereador Paulo Silvano (representante a Câmara Municipal de Vereadores de Janduís), Zuleide Araújo (Núcleo Sertão Verde e Rede Pardal de ONGs), Dário Arruda (Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos), Francisco Almeida (ex-coordenador do FOMOP e presidente do PT de Janduís), Caramuru Paiva (Vice-prefeito de Campo Grande e Coordenação da Rede de Territórios), Rosane Gurgel (Supervisora do Projeto Dom Helder Câmara), Martilene Duarte(Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos), NAILKA SALDANHA (Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social) e o Prefeito de Janduís Salomão Gurgel.
 Caramuru Paiva (vice-prefeito de Campo Grande)
O vice-prefeito de Campo Grande Caramuru Paiva, foi convidado pelo Fórum dos Movimentos Sociais de Janduís para fazer uma reflexão com todos sobre a Importância dos Movimentos Aassociativista. Em sua fala ele disse: "Janduís a exemplo de Campo Grande são dois municipios em que os movimentos sociais pulsam em organização e realizações como as que vemos exposta nesta manhã quando atraves do FOMOP e parceiros conseguem realizar muito pelas familias principalmente da zona rural, e por isto que estou aqui para reforçar esta luta, este movimento que tem a frente a liderança do companheiro Raimundo do Sindicato e de um prefeito do tamanho e grandeza de Salomão Gurgel".

"Tudo isso é fruto da organização e participação de muitos através das associações, sindicatos e cooperativas. Quem não se organiza não caminha, não conquista e o que vai sobrar é lamentações". conclui Caramuru.
Raimundo do Sindicato, em sua fala realçou: “nós que fazemos os movimentos sociais de Janduís somos conscientes que temos contribuído decisivamente para o desenvolvimento social, político e econômico do município, onde todos podem ver que as ações que chegaram ao município em 2011 pela intervenção do FOMOP, SINTRAF, Centro Padre Pedro Neefs, Credioeste-Sol e do nosso mandato como vereador, somam o atendimento direto a 500 famílias, 1.850 pessoas beneficiadas e recursos da ordem de R$ 1.030.050,00(um milhão, trinta mil e cinqüenta reais), isso não cai do seu, éfruto de muito trabalho e dedicação de 25 horas por dia de busca incansável de muito de nós”, conclui.
O prefeito Salomão Gurgel reforçou o trabalho apresentado pelos movimentos sociais e disse estar disposto a continuar contribuindo cada vez para o desenvolvimento do municipio e que o ano de 2012 será o ano para a prefeitura realizar muito pela zona rural de Janduís.
Dario Arruda(secretario de Agricultura de Janduís)
Também foi na oportunidade apresentado o Plano de Ação da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos para os próximos anos no município. O secretário de Agricultura Dário Arruda apresentou o plano de e solicitou o apoio do prefeito e dos movimentos sociais organizados para seja implantado e realizado com a participação de todos.
 Nailka Saldanha(Secretária de Assistência Social de Janduís)
Ao final foi servido um gostoso almoço através do Programa Agricultor com Mesa Farta da Secretaria de Trabalho e Assitência Social – SEMTHAS que tem a frente à secretária Nailka Saldanha.
Lazara Maia(Coordenação do Centro Padre Pedro Neefs)
O encontro foi realizado com sucesso pelo FOMOP e contou com o apoio do Mandato do vereador Raimundo do Sindicato, Centro Padre Pedro Neefs, SINTRAF de Janduís, Credioeste-Sol, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Janduís.

Vejam mais algumas fotos:
Damiana (presidente da Associação da Permissão) 
fez acolhida a todas as associações e presentes ao encontro
 Martile Costa(Secretaria de Educação de Janduís)
Rosane Gurgel (supervisora do Projeto Dom Helder Câmara)