Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GovRosaDem traz resultado negativo
para a economia do RN
Desgoverno RosaDem contribui para diminuir o emprego no RN.
Queda foi de 58%

A pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgada ontem e publicada na edição desta quarta-feira do Novo Jornal mostra: o saldo de empregos gerados no RN em 2011 foi o terceiro pior desde 2003. Foram gerados 12.269 empregos formais no período ante 29.739 em 2010. Uma queda de 58,7%.

Os dados vão na contramão da tendência nacional. O ano de 2011 foi o segundo melhor da série histórica em todo Brasil, menos no nosso Estado, que é o único governado pelo DEM em todo o país. Durante o primeiro ano do governo Rosalba, o RN perdeu empregos em todos os setores, com exceção da agropecuária, que gerou 544 vagas formais.

O desempenho foi pior, inclusive, que no ano de 2008, em plena crise mundial. Na época foram gerados pouco mais de 17 mil postos de trabalho. O que chama a atenção é o fato de o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Benito Gama, não saber quais os motivos que levaram a essa queda tão expressiva. O jornal cita uma hipótese interessante: o aumento das importações.

Importações? Com a aprovação da lei do Import-RN no final do ano passado, que visa estimular as importações no Estado, com benefícios fiscais inconstitucionais, vale frisar, qual será a tendência da geração de empregos em 2012?

Nas análises das causas do baixo percentual, deve-se levar em consideração o papel do governo no mal resultado. Em um estado onde a economia é fortemente influenciada pela ação estatal, a governadora Rosalba Ciarlini do DEM suspendeu obras, cancelou convênios com prefeituras, não efetuou pagamento de fornecedores e investiu pouco. O resultado de 2011 com certeza foi impactado por essas medidas governamentais.

Um fato que vale ressaltar ainda é baixo índice de investimentos do Estado. Segundo dados do próprio Governo, os investimentos ficaram abaixo dos 10% do orçamento previsto para a área. Eram estimados pouco mais de R$ 1.6 bilhões em investimento em 2011, foram, de fato, usados apenas R$ 173 milhões.  Um percentual ínfimo, muito abaixo do que o RN precisa. Sem falar que a aplicação desse investimento ainda foi falha.

A queda de mais de 58% de postos de trabalho no período foi conseqüência também das ações locais tomadas pela atual governadora. Infelizmente, além dos péssimos resultados na área de gestão e implementação das políticas públicas em 2011, as ações do  #GovernoRosaDEM contribuíram para o resultado negativo da geração de empregos no RN e, conseqüentemente, para a economia estadual.

E se continuar assim, não tenha dúvidas: o Rio Grande do Norte, único estado governado pelo DEM, vai andar na contramão do Brasil. Sem gerar empregos. Sem gerar renda. Enfim sem rumo.

Assessoria deputado Mineiro