Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012


GARANTIA SAFRA
Os agricultores familiares do município de Janduís receberam, na manhã de hoje (02), o Cartão do Garantia-Safra. A entrega foi feita no salão de eventos da Secretaria de Assistência Social (SEMTHAS). O secretário de Agricultura DÁRIO ARRUDA DUARTE, ressaltou a importância desse seguro, destacando a segurança que o agricultor recebe para fazer o plantio.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. 

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. 

 O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Fonte: janduisonline