Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012


I seminário Estadual de Formação e Articulação
com os Sistemas de Ensino,

Matilene Duarte (secretária de Educação, Cultura e Desportos de Janduís)
 
Aconteceu em Natal nos dias 05 e 06 de junho o I seminário Estadual de Formação e Articulação com os Sistemas de Ensino, onde de Janduís participou a secretária de Educação e Cultura, professora MARTILENE DUARTE.

O seminário aconteceu abordando as temáticas: Valorização e Profissionalização do Magistério (com Antonio Roberto Lambertucci, Diretor SASE/MEC); - Articulação Estado e Municipios: Educação Básica como responsabilidade de todos (com Betânia  Leite Ramalho SEEC/RN); Planos e Sistemas de Educação, (com Flávia Nogueira – MEC); Formação Docente na Educação Básica (com Paloma Siqueira CAPES/MEC).

O seminário com a participação dos secretários (as) de educação Estado/municípios/DIREDs/MEC/CAPES teve como objetivos, fomentar o regime de colaboração por meio de espaços e interlocução, no qual Estado e Municípios possam pactuar políticas e estratégias de ações comuns. Com tudo, colaborar para a criação do Sistema Ùnico de Educação e para a construção de um padrão de qualidade educacional no Rio Grande do Norte como o todo.

Criar (onde não tem) e/ou revisar o Plano Municipal de Educação – PNE, enquanto se espera pela aprovação do novo  Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas.