Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Rosalba abre saco de bondades 

e retoma gratificações


A governadora Rosalba Ciarlini segue abrindo o saco de bondades para melhorar sua imagem. Depois de antecipar o pagamento de metade do 13* salário para os servidores estaduais, ela agora anuncia a retomada das gratificações no governo.
As gratificações estão suspensas desde o início da atual gestão sob o argumento de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo dados dos próprio governo, o Rio Grande do Norte está acima do limite prudencial para gastos com servidores há dez anos. 

Das 3 mil gratificações do governo anterior, Rosalba Ciarlini anunciou a retomada da metade, ou seja, 1.500. E estabeleceu critérios mais rígidos para sua concessão [cada secretário deverá mensurar a necessidade de gratificações].

Albér Nóbrega, secretário da Administração e cuidador da folha de pagamento, informava ontem (13) que o impacto mensal das gratificações nas contas do governo será pequeno, coisa de R$ 1 milhão. E que sairão folhas extras para pagar gratificações retroativas a maio.

Se era assim por que o governo não retomou o pagamento das gratificações antes, como reivindicava os servidores?

A desculpa era o limite prudencial. Por que o impacto na folha é considerado pequeno agora? Excesso de controle do governo? O governo errou na mão? Faz caixa como aponta o deputado Fernando Mineiro desde os primeiros meses do atual governo?
A equipe da governadora levou 17 meses para equacionar o problema das gratificações. Na avaliação de muita gente que acompanha a adminitração pública, demorou muito para encontrar uma solução. A demora prejudicou muitos servidores que fazem jus ao benefício. E não são poucos.

Entre os quais, eu faço questão de destacar, os servidores das centrais do cidadão. Essa turma está jogada à própria sorte há muitos meses. Gente que não tem tido estímulo nem condições para desempenhar suas funções.

O governo age de forma correta quando decide depurar a folha de pagamento para cortar fanstasmas e corrigir distorções. Mas a demora nesse trabalho é inaceitável porque o maior prejudicado é o serviço prestado à população. E o exemplo maior disso é o péssimo serviço das centrais do cidadão nos dias de hoje.

Olhando os números de desaprovação de Rosalba Ciarlini em Natal [de 76,50% segundo a Perfil/Nominuto], eu comentava ontem com um amigo que boa parte desse desgaste poderia ser minimizado com o funcionamento das centrais. O bom funcionamento, claro.

Na minha opinião, a Central do Cidadão é  o cartão de visita de qualquer governo. É um dos principais balcões de serviços do governo. Para uma grande parcela da população, as centrais são o único contato que uma pessoa comum pode ter com uma instituição tão grande e tão ampla como é o governo. Talvez seja o local mais próximo que alguém possa estar em relação ao governo. Mas da forma que funciona hoje muita gente quer ficar à distância, longe, bem longe. E falando mal.

Se por um lado a Central do Cidadão pode ser o cartão de visitas de qualquer governo, o órgão pode ser também sua casa dos horrores. Eu estou falando das centrais, mas podemos estender o raciocínio para órgãos como o ITEP, o Detran e os hospitais públicos do Estado que funcionam precariamente. Em todos eles, a população se depara com serviços aquém das expectativas e em condições desumanas. Coisa de país africano. 

Não adianta o Brasil se vangloriar ser a quinta ou sexta economia do mundo. Os serviços públicos neste país, Rio Grande do Norte incluído, estão bem longe de uma nação de primeiro mundo. É preciso avançar mais, como diz a propaganda do próprio governo.

Fonte: http://www.nominuto.com