Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FLORESTAS PLANTADAS - (ALTERNATIVA TECNOLÓGICA QUE VIABILIZA A GERAÇÃO DE RENDA).

O plantio de florestas para a produção de madeira, celulose e papel, e carvão vegetal se apresenta como alternativa tecnológica que viabiliza a geração de renda e o aumento do sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para atenuar os efeitos das mudanças climáticas.

Esse processo tecnológico foi incluído no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). Como parte do compromisso internacional assumido pelo Brasil, em 2009, de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 36,1% e 38,9% até 2020.

Apesar das excelentes condições de clima e solo para o plantio de florestas econômicas no Brasil, grande parte da matéria-prima utilizada pelo setor florestal é obtida a partir de plantios homogêneos, realizados com espécies dos gêneros Pinus ssp, e Eucalyptus ssp. Entretanto, outras espécies vêm sendo utilizadas em plantios florestais comerciais, como a acácia, a seringueira, o paricá, a teca, a araucária, o populus e etc.

Nas propriedades rurais, a produção de florestas plantadas possui quatro objetivos básicos:
1) Implementar uma fonte de renda de longo prazo para a família do produtor.
2) Aumentar a oferta de madeira para find industriais (celulose e papel, móveis e painéis de madeira); energéticos (carvão vegetal e lenha); construção civil; entre outros.
3) Reduzir a pressão de desmatamento sobre as áreas nativas.
4)Promover a captura de gás carbônico (CO2) da atmosfera por meio da fotossíntese, visando á redução dos efeitos do aquecimento global.

Além de contribuir para o aumento da resiliência ou recuperação/recontituição do solo, a adoção do SPD resulta na redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa (principalmente o CO2), mediante aumento nos teores da matéria orgânica do solo. O sistema Plantio Direto reduz também a degradação e o uso de combustível fóssil, a partir da diminuição do emprego de maquinário. Possibilita ainda diminuir a adubação pelas melhorias decorrentes na qualidades do solo.

Os benefícios das florestas plantadas são:
- Conservação do solo e da água;
- Proteção das bacias hidrográficas e dos cursos de água;
- Redução da poluição do ar;
- Manutenção da biodiversidade;
- Aumento da fertilidade do solo e da reciclagem de nutrientes;
- Menor oscilação de temperatura do solo;
- Fixação atmosférica do gás carbônico (CO2)
- Aumento do teor de matéria orgânica (MOS) e de carbono do solo;
- Maior infiltração da água e reposição da água subterrânea;
- Aumento da atividade biológica do solo;
- Possibilidade de uso em pequenas propriedades rurais;
- Auxílio na redução da emissão de CO2, e de outros GEE;
- Aumento da produtividade agrícola e da renda do produtor rural.



(Floresta plantada).