Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ANÁLISE MOSTRA QUE ELEIÇÃO 2012 FOI A MAIS DISPUTADA DA HISTÓRIA PARA AS CÂMARAS MUNICIPAIS, COM 7,2 CANDIDATOS POR VAGA.

Encerradas as eleições, o primeiro destaque  no panorama das câmaras municipais foi o aumento de 10,5% no número de integrantes. Em 2012, foram eleitos 57.420 vereadores contra 51.981 em 2008. Com a posse em 1° de janeiro, o Poder Legislativo passará ter 59.073 parlamentares, incluindo Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras das cidades.

Dois motivos explicam a abertura de 5.439 novas vagas de vereadores. O primeiro é a criação de cinco municípios, que elevam para 5.568 o número de cidades no país. Paraíso das Águas (MS), Mojuí dos Campos (PA), Pinto Bandeira (RS), Pesaria Brava e Balneário Rincão, esses dois em Santa Catarina, terão nove parlamentares cada um.

A segunda e principal razão decorre da decisão de aproximadamente 30% das câmaras (1.697 municípios) de aumentar o número de vereadores. Em sentido contrário, apenas Maracás (BA) e Conchal (SP) extinguiram duas vagas cada um.

CONCORRÊNCIA:
As eleições deste ano tiveram a maior concorrência já vista. Houve um número recorde de 450.697 candidaturas inscritas, aproximadamente 99 mil a mais do que o total observado em 2008, representando um salto de 28%. O município com maior número de andidatos inscritos foi o Rio, com 1.717 disputando 51 vagas. No outro extremo, Curral Velho e São Domingos de Pombal, ambos da Paraíba, registraram, cada um, 11 candidatos para nove vagas. Descontados os indeferimentos e outras candidaturas que não tiveram sucesso, houve 413.785 candidatos disputando 57.420 vagas, numa relação de 7,2 por cadeira, a maior já observada. Isso significa que essas foram as eleições para vereador mais disputadas na história do país. A concorrência aumentou 14,3% comparada a 2008, quando o índice ficou em 6,3 candidatos por vaga.

PARTIDOS:
Em 2012, duas novas siglas entraram na disputa, totalizando 29 no país: PPL (Partido Pátria Livre) e PSD (Partido Social Democrático). Os partidos também fortaleceram suas estruturas nas eleições para as câmaras municipais. De maneira geral, aumentou o número de candidatos de cada sigla e o total de cidades nas quais cada partido apresentou postulantes. Apenas o DEM (Democratas), o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e o PCO (Partido da Causa Operária) apresentaram menos candidatos em 2012. E somente o DEM, o PCB, o PCO, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o PPS (Partido Popular Socialista), o PR (Partido da República), o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) apresentaram candidatos a vereador em uma quantidade menor de cidades. Considerando o número de candidatos ou o de municípios disputados, os dez maiores partidos nas eleições a vereador em 2012 foram, em ordem alfabética , DEM, PDT, PMDB, PP, PR, PSB, PSD, PSDB, PT e PTB. Dependendo do critério adotado, há uma pequena alteração na ordem entre eles. 

VOTAÇÃO:
Segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 26 de outubro, ás 18h, os dez maiores partidos receberam juntos aproximadamente 65,3 milhões de votos. O número inclui votos nominais aos candidatos ou diretamente para as siglas , os chamados votos de legenda. A votação dos dez maiores partidos representou 62,2% dos votos válidos para vereador e foi responsável pela conquista de 78,9% das vagas em disputa, correspondendo a 45.282 vereadores. O PMDB foi o partido que obteve a maior votação e elegeu o maior número de vereadores. O PT alcançou a segunda maior votação, embora tenha conquistado menos vagas que o PSDB. Além disso, ainda que o PMDB seja o partido com maior votação total, o PT foi a sigla mais votada considerando apenas os votos de legenda.

ELEITOS:
Quanto ao perfil dos vereadores eleitos, levando em conta faixa etária, sexo e grau de instrução, notam-se poucas mudanças nessas eleições. No caso da faixa etária, a grande maioria tem entre 40 e 50 anos. Esse fato é uma constante que se mantém nos últimos pleitos. Na análise por sexo, as avaliações são poucas. O percentual de mulheres eleitas tem aumentado, mas de forma tímida, passando de 11,59% em 2000 para 13,34% em 2012. Já o número de vereadores eleitos com curso superior mostra uma nítida tendência crescente. Entretanto, o total de parlamentares com baixa escolaridade ainda é muito alto.