Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SEAPAC PROMOVE DOIS DIAS DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS-GRH, NA SEDE DO SINTRAF EM JANDUÍS-RN.

Nos dias 15 e 16 aconteceu na sede do SINTRAF uma Capacitação de Recursos Hídricos-GRH promovido pelo SEAPAC-Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários, que é o organismo de ação social da província eclesiástica de Natal, Caicó e Mossoró). A mesma contribui para que setores populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, no campo e na cidade, sejam protagonistas na proposição, conquista e acesso de direitos e políticas públicas.

Às 8:30 teve o café da manhã ofertado pelo GRH, e às 9:00 foi o momento de apresentação de todos os participantes e suas parcerias. Também houve a princípio um momento de brincadeiras e orações. Estiveram presentes: Gustavo Arruda (Animador de campo-SEAPAC); Vitória Tavares (Animadora-SEAPAC); Raimundo Canuto (Presidente-SINTRAF); Wigna Brito (Coordenadora do FÓRUM e membro da CEM P1MC); Damiana Paiva (Tesoureira-SINTRAF e membro da CEM P1MC); Síria Brito (Acessora da vereadora Lázara Maia de Brito, estava representando o mandato popular da mesma); Damião e Diana (ambos Coordenadores do SEAPAC) e mais 15 agricultores(as) inscritos no programa 1 milhão de cisternas. Programa esse que vem sendo desenvolvido desde 2003 em todas as regiões do semi-árido brasileiro.

Foi elaborado trabalhos em cartulinas pelos participantes que foram divididos em grupos para comentarem como a água chega até suas residências, e também para falar sobre a vegetação da região. Durante a apresentação dos trabalhos, Vitória Tavares (Animadora-SEAPAC), falou sobre a importância do consumo da água com consciência, e quais os cuidados que se deve ter com as cisternas.

Às 12:30 foi servido o almoço com momento de descanso, e logo após retorno das atividades com alguns informes e observações: A empresa que ganhou a licitação dos materiais das cisternas foi de Currais Novos, e todos os materiais serão entregues em mãos de cada pessoa inscrita no programa. Para fins foram recolhidas as assinaturas dos participantes e entrega de certificados. Logo mais foi servido um lanche à tarde, seguido de agradecimentos, brincadeiras e dinâmicas, tornando-se em um momento de descontração e confraternização.