Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011


FETRAF-RN REALIZA GRANDE MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA AGICULTURA FAMILIAR


Mais de 2 mil agricultores(as) familiares de todas regiões o estado ocuparam as ruas de Natal em sua VII Jornada Estadual de Lutas, organizada pela Fetraf-RN e os Sintrafs de mais de 50 municípios do RN.

Na governadoria as lideranças do movimento foram recebidas pela governadora Rosalba Ciarlini, pelo secretário de agricultura Betinho Rosado, secretário da SEARA Gilberto Jales, Diretor presidente da EMATER Ronaldo Cruz, para tratar da pauta da VII Jornada estadual de lutas da agricultura familiar, que apresentava as seguintes reivindicações: Assistência Técnica; Habitação Rural; Programa da Alimentação Escolar – PNAE; Programa de Desenvolvimento Solidário; Programa Campo Mais Forte/BNDES/Emater; Compra Direta da agricultura familiar; Regularização Fundiária; Agilidade nos recursos do PROINFO; Assento para Fetraf no CEDRUS; Abertura imediata da Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal; Educação do Campo; Programa Saúde da Água e Farmácia Viva; Priorização da CREDIOESTE Sol como banco da agricultura familiar no Sertão do Apodi, entre outros pontos.

Participaram da audiência além da governadora e seu secretariado, o deputado estadual Fernando Mineiro; o senhor Olavo Ataide, representante do mandato da deputada federal Fatima Bezerra; João Cabral, Coordenador Geral da FETRAF-RN; Rosane Bertolti, Diretora da FETRAF Brasil e demais Coordenadores (as) Estaduais da Fetraf RN.

A Comissão de negociação do governo do estado e dos agricultores (as), concluíram esta rodada de negociação de uma pauta que apresentava cerca de 40 pontos das áreas de educação, agricultura, habitação, reforma agrária, saúde e organização da produção, de imediato foi atendido o que havia urgência urgentíssima que era o referente a liberação dentro dos próximos dias do valor de R$ 432.500,00 a titulo de contra-partida do governo do estado para o convênio Fetraf/PSH para edificação de 173 habitações rurais.

O restante da pauta ficou para ser resolvido até o dia 10 de junho, quando o governo do estado voltará reunir-se com as lideranças do movimento fetrafiano.

Foi formada uma Comissão permanente de negociação do governo e os agricultores familiares, tendo a frente o secretário de agricultura Betinho Rosado, mais os secretário da SEARA, Educação e Emater e da parte dos agricultores quatro diretores da Fetraf-RN, que terão o objetivo de tratar de cada ponto chegando a encontrar conjuntamente os encaminhamentos práticos e resolutivos de cada um.

A governadora Rosalba Ciarline em sua fala final, disse: “O governo estar aberto ao dialogo, sei que não poderei fazer tudo sozinha, por isso precisamos juntos enfrentar estes problemas, somos conscientes destas necessidades e farei tudo para atender as reinvindicações, só peço que tenham paciência para que possamos equacionar os recursos a fim de atendar as demandas apresentadas ao governo nesta pauta dos agricultores liderados pela fetraf-RN”.

No final da audiência a multidão de mais de 2 mil agricultores esperavam as lideranças em frente a governadoria onde ouviram do Coordenador Geral da FETRASF-RN, João Cabral o relato do resultado desta audiência com o governo do estado.
De Janduis participou uma delegação com 25 agricultores(as), jovens e mulheres que foram fortalecer este movimento da agricultura no rio grande do norte. A caravana foi comandado pelo sindicalista RAIMUNDO CANUTO(Raimundo do sindicato, presidente do SINTRAF de Janduis.