Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MINEIRO ARTICULOU A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SOBRE
 COMISSÃO DA VERDADE
que trata das vitimas da ditadura militar

 Ministra Maria do Rosário, Deputado Mineiro que presidiu a mesa dos trabalhos,
que contou com a deputada Fatima Bezerra e o senador Garibalde Alves

Aconteceu na manhã desta sexta (20), articulado pelo deputado estadual Fernando MINEIRO audiência pública no plenarinho da Assembléia Legislativa do RN, para instalação no RN da Comissão da Verdade, que trata dos direitos das vitimas da ditadura militar.

MINEIRO presidiu a audiência nesta manha, em que estiveram presentes compondo a mesa a Ministra Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; Ministro da Previdência Garibalde Filho; Deputada FATIMA BEZERRA; procurador dos direitos humanos do estado Marcos Dionisio; do presidente da associação dos anistiados do estado, Meri Medeiros; procurador do ministério público federal no estado, Fernando Vasconcelos; representando a Arquidiocesse, Padre Vicente; a deputada federal Sandra Rosado.

A ministra ao iniciar seu pronunciamento, cumprimentou o estado por ser um dos que tem um grande capital de lutadores pelas causas da liberdade, fazendo referencia a Luiz Inácio Maranhão filho, sequestrado e desaparecido político do Brasil em  1984, assim como ao deputado casado na época da ditadura Floriano Bezerra, presente ao evento.

Em sua exposição, a ministra falou que: “a presidente Dilma ao iniciar seu mandato, convocou a ministra do DH ao desafio de que no nosso país seja assegurado o direito a memória e a verdade dos homens e mulheres vitimas da ditadura e de qualquer tipo de violação ocorrido a partir de 1964”.

“A Comissão Nacional da Verdade, que estar sendo implantada em todo país, significa fortalecer a democracia, dar dignidade aos mortos e desaparecidos da ditadura, ao permitir que o país e em especial os familiares destes, possam saber realmente o que aconteceu com estes pelos seus opressores no período da ditadura”.

Logo em seguida o senador Garibalde Filho usou da palavra para apoiar a iniciativa da criação da Comissão Nacional da Verdade e disse “o nosso estado se soma nesta luta e vai escrever junto com o resto do país a melhor das palavras que o Brasil precisa conhecer”.

A deputada Fátima Bezerra, participou da audiência fazendo referencia a ministra Maria do Rosário, como uma pessoa qualificada e com talento para exercer a função. E disse “falar de justiça aos nossos mortos e desaparecidos, é falar da injustiça feita a Djalma Maranhão, um homem que fez uma das maiores administração para Natal. O governo da presidente Dilma ao fazer isso acontecer é uma atitude para proporcionar justiça aos brasileiros vitimas da ditadura. E finalisou dizendo liberdade e democracia”.

Participaram do Medio Oeste o vereador e sindicalista RAIMUNDO CANUTO, o vereador Pola Pinto de Messias Targino e secretário de agricultura de Campo Grande, HILDEBRANDO ROCHA.

Raimundo Canuto(de azul), ao fundo Pola Pinto,
Giuzelio Lobato e Hildebrando Rocha