Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SINTRAF DE JANDUÍS VISITA
 COMUNIDADES PARA TRATAR DO P1+2

 Durante toda esta quarta-feira (03) o Presidente do SINTRAF Raimundo do Sindicato, juntamente com a equipe do P1+2, estiveram visitando as famílias beneficiadas com as tecnologias deste programa que são: Cisternas Calçadão de 52 mil litros, Tanques de Pedra e Barragem Submerssa.

A visita teve como objetivo ajudar na definição das tecnologias do P1+2 (tanques de pedras e barragem) que precisavam serem alocados nas comunidades. Na vista foi constatado que os melhores locais para os taques de pedras eram na Boa Vista e Permissão, e a barragem submersa na comunidade Verruma com a família do senhor José Ferreira Sobrinho.
 Tanque de Pedra
Nessa primeira etapa do projeto ficaram 17 Cisternas Calçadão de 52 mil litros, 02 Tanques de pedra e 01 Barragem Submersa, que serviram com água para consumo animal e plantio de pomares, hortas, criação de pequenos animais (cabra, ovelha, porco, aves, abelhas, etc.).

As comunidades beneficiadas e visitadas foram:
- Pacutí – Maria Lúcia Freire de Oliveira;
- Riacho de Santana – Maria Francisca Bezerra de Caldas;
- Boa Vista – Terezinha Gurgel dos Santos;
- Retiro – Márcia Pereira da Silva Arruda e Antônio Olímpio de Arruda;
- Verruma – Reinaldo Cezário da Silva, Alexandro Cezário da Silva, Tairone Cezário da Silva e Raimundo Francinildo de Resene;
- Riacho da Serra – Paulino Antônio da Silva e Edivan da Silva Alencar;
- Poço da Forquilha – Adenildo da Silva Brito;
- Permissão – Wandeilson Galdino de Arruda, Francisco de Freitas, Janeilson Gonçalves de Araújo, Maria de Fátima da Silva Morais, Solange Ferreira de Paiva.
 Barragem Submersa
Esse programa P1+2 a exemplo do P1MC, Projeto Dom Helder Câmara, Habitações Rurais, entre outros, chegam a Janduis pelos esforços dos movimentos sociais, via SINTRAF, tendo a frente RAIMUNDO DO SINDICATO e o Centro Padre Pedro, com sua equipe coordenada atualmente pelo sociólogo YURE PAIVA, que não param de buscarem nos diversos espaços de discussões (Ministérios, ASA Potiguar, Colegiado Territorial, FETRAF, CUT, Credioeste e outros) Programas e Projetos para melhorar a vida dos janduienses.


Segundo RAIMUNDO DO SINDICATO: “As cisternas estão todas iniciadas, com a escavação dos buracos e grande parte do material já nas referidas comunidades. Ficando apenas os dois tanques e a barragem para se dá início nas próximas semanas”.

O Programa P1+2(Uma Terra e Duas Águas) é executado pelo Núcleo Sertão Verde/AP1MC/Asa Brasil/MDS.