Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011


PRODUÇÃO AGROECOLOGICA
 O que parecia impossível para muitas famílias do semiárido brasileiro vira realidade, a produção agroecológica vem resgatando a autonomia de milhares de famílias do mundo inteiro, e o semiárido potiguar é pioneiro nessa iniciativa que gera alimento e renda para as famílias. No imaginário das pessoas a produção agrícola só é possível quando se usa uma série de técnicas que vai desde o desmatamento, a queimada, o uso de maquinas pesadas, uso de adubos químico e o uso de agrotóxico. Aqui se mostra o mais simples e puro exemplo de produção, com respeita o meio ambiente, a cultura das pessoas e a valorização das mulheres e dos jovens.
 Na Comunidade Negra do Jatobá Município de Patu/RN a produção de alimento está acontecendo ao redor de casa e de uma horta agroecológica, em um pequeno espaço é possível produzir as principais hortaliças e frutas que se precisa para alimentar toda a família. Nos quintais e na horta aS famílias estão produzindo coentro, cebolinha, tomate, pimentão, cenoura, beterraba, goiaba, caju, mamão, maracujá, pimenta, uva e outras espécies importantes para o dia-a-dia das famílias.
Ao todos são nove famílias que estão envolvidas na atividade, produzem e comercializam seus produtos na Comunidade e na Feira da Agricultura Familiar de Patu que acontece todos os sábados.

Fonte: centrojuazeiro.blogspot.com