Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011


AUDIÊNCIA DAS BANDAS
Encaminha projeto de implantação do SEBAM-RN

A audiência pública proposta pelo deputado Fernando Mineiro nesta última quinta-feira (6), reuniu mais de 200 pessoas no plenarinho da Assembléia Legislativa e debateu o projeto de lei  para a criação do Sistema Estadual de Bandas de Música.

Na oportunidade o deputado MINEIRO e a presidência da Assembléia Legislativa, fizeram cinco homenagens, sendo: Banda Euterpe de Jardim do Seridó com 156 anos de existência e a Banda de Cruzeta que completa este ano 25 anos. Aos músicos referência musical do RN em todo o mundo: Tonheca Dantas e Felinto Lucio (In memória) e a Tonheca Dantas Filho, atualmente com 92 anos de idade.

O evento começou às 15h com a apresentação das bandas Filarmônica de Cruzeta e da banda Euterpe de Jardim de Seridó na praça em frente à Assembléia Legislativa. As apresentações duraram cerca de 40 minutos e atraíram políticos, artistas e curiosos.

A discussão sobre o projeto de lei do sistema estadual das bandas de música começou logo em seguida, no plenário Robinson Faria, e contou com a presença dos deputados Fernando Mineiro, Ricardo Mota (presidente da ALRN), deputada Márcia Maia e Hermano Morais, da secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado, do representante do Ministério da Cultura para o Nordeste, Fábio Lima, da coordenadora nacional de bandas de música da Funarte, Rosana Lemos, também participou da audiência pública.

O historiador Cláudio Galvão elogiou a iniciativa do deputado Fernando Mineiro em realizar a audiência pública e apresentar o projeto de lei da criação do sistema estadual de música. “Muitas bandas do interior dependem da boa vontade dos prefeitos da cidade”, lembrou. Galvão afirmou que a música é um aspecto importante para a educação. “É uma forma de educação mais esmerada e também uma oportunidade de trabalho”.

A secretária de cultura Isaura Rosado também parabenizou a iniciativa do deputado Mineiro e reconheceu a importância do projeto para a cultura do RN. “Nós reconhecemos a importância das bandas de música e do sistema estadual de bandas”, afirma. O representante do Ministério da Cultura, Fábio Lima, enfatizou que o RN será o segundo estado do Nordeste a ter um sistema estadual de bandas. “É um avanço considerável”.

A representante da Funarte, Rosana Lemos, afirmou ter ficado orgulhosa com a iniciativa do deputado. “Queremos parabenizá-lo pela realização da audiência”, disse.

O deputado Fernando Mineiro ressaltou a importância das bandas para o interior e classificou a apresentação do projeto de lei do sistema estadual de bandas de música como “algo histórico”. “É o primeiro passo na história recente pra gente organizar as bandas na cidade do interior”, ressalta. A audiência nasceu a partir da sugestão da UNIBAM (União das Bandas de Música do RN) ao deputado Fernando Mineiro.

Fonte: Assessoria do Mandato