Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011


EMENDA DE INICIATIVA POPULAR AO OGU

Nesta quinta-feira (10) a Comissão do Orçamento Geral da União aprovou a proposta de Emenda de Iniciativa Popular ao OGU, proposta pelo deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP). A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) uma das entusiásticas desta proposta comemorou a vitória.

Os municípios com até 50 mil habitantes ganharam um reforço nesta quinta-feira (10), com a aprovação do parecer preliminar pela Comissão de Orçamento de um aporte de R$ 2,5 bilhões para serem aplicados nas áreas a serem definidas pelos municípios por meio de realização de audiências públicas. 

Esta proposta se enquadra na lógica do orçamento participativo que é um modelo de planejamento orçamentário criado pelo PT ainda na década de 80.

Para os municípios de janduís, Campo Grande e Messias targino em nossa região o recurso pé da ordem de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), e deve ser objeto de discussão em audiências públicas promovidas pelas Prefeituras, Câmaras de Vereadores e pelas entidades da Sociedade Civil Organizada, como: sindicatos, Associações, Cooperativas, Conselhos, Fóruns populares.

Os recursos devem ser definidos para aplicação: estruturação da rede de serviços de atenção básica à saúde, implantação de melhorias sanitárias domiciliares, implantação e melhoria de serviços públicos de abastecimento de água, implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e nos serviços de Atenção as urgências e emergências na rede hospitalar, Aquisição de Equipamentos.

Os municípios devem encaminhar a Comissão Geral do Orçamento suas propostas frutas das audiências públicas até o dia 10 de dezembro deste ano.