Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

MINEIRO defende piso nacional
dos professores
“Quero prestar solidariedade aos professores que estão lutando pela Lei do Piso. É fundamental para a Educação que garanta a valorização do profissional”, declara Mineiro no Videoblog Especial sobre Educação.

Em defesa à luta nacional dos professores da rede pública de ensino para cobrar o cumprimento do piso da categoria, o deputado Fernando Mineiro defendeu, em vídeo, a aplicação do benefício para o magistério. “Quero prestar solidariedade aos professores que estão lutando pela Lei do Piso. É fundamental para a Educação que garanta a valorização do profissional”, disse.

Aprovada em 2008, a lei do piso chegou a ser questionada no STF. Em abril do ano passado, o Supremo entendeu que a aplicação da lei é constitucional e determinou que todos os estados brasileiros pagassem o piso. Ainda assim, apesar disso, muitos governos se recusam a pagar o que a lei determina.

“Ao pagar o piso, nós podemos dizer que vamos começar a recuperar a dívida educacional que temos com a sociedade brasileira”, defende o parlamentar. Para ele, os estados e municípios têm que fazer um esforço para garantir aos educadores o pagamento do piso do profissional de educação.

O Rio Grande do Norte, por exemplo, só começou a cumpriu a lei apenas durante os meses de novembro e dezembro do ano passado. Em janeiro houve um reajuste de 22% e o piso está definido em R$ 1451. “A Lei do Piso é o começo da valorização. Mesmo com os limites que tem, ela é um avanço e temos que lutar nas ruas para que a lei saia do papel.”

Fonte: Assessoria do Mandato