Páginas

domingo, 6 de maio de 2012


Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE, RN e PE
Aconteceu na sexta-feira (4/5), em Icapuí-CE, o Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE, RN e PE, onde foi debatido o tema “Educação Inclusiva para comunidades de pescados e aquicultores do Brasil, é possível?”. 

O objetivo do Encontro é promover a troca de experiências e conhecimento nas áreas de pesca e aquicultura, visando estabelecer metas de educação inclusiva nas comunidades de pescadores das cidades integrantes dos Polos e Telecentros Maré dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, destacou como sendo primordial a adoção de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro da região, visto a grande importância econômica dessa atividade. Jerônimo Reis afirmou também ser uma obrigação dos gestores públicos investir recursos destinados as áreas conhecimento, transformando todos em cidadãos livres para criarem suas próprias oportunidades.

O deputado federal José Airton ressaltou a importância de investimentos em capacitação e formação, visando o desenvolvimento e proporcionando oportunidades de emprego e renda. O deputado mencionou a articulação feita para a implantação de um campus do IFCE no município de Icapuí.

Durante a tarde, os grupos participantes apresentaram suas experiências nos cursos. As conquistas e alguns problemas enfrentados foram expostos, dando um panorama das atividades e da mobilização feita nas comunidades onde atuam.

No encerramento, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) falou sobre produtividade, preservação e sustentabilidade do setor pesqueiro. De acordo com o deputado, a produção pesqueira será a que mais crescerá nos próximos 20 anos, sendo um mercado próspero que requer formação e capacitação técnica de mão-de-obra.

Fonte: www.prefeituradeicapui.blogspot.com

Pólo do IFPR/Campo Grande

Em Campo Grande funciona um pólo de Ensino a Distância do Instituto Federal do Paraná/IFPR/MEC/MPA/Núcleo Sertão Verde, onde tem 80 alunos cursando os cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aqüicultura.

Sob a Coordenação da professora Ceiça Araújo, e apoio presencial dos tutores (as) Micilene Vieira, Micleon, Liliane Almeida e Marizelia Liberato os alunos estudam para se transformem até março/2013 em técnicos desta área.

No evento ocorrido em Icapui-CE neste dia 04/05, o pólo de Campo Grande foi o mais representativo entre os 09 pólos participantes, Campo Grande se fez representar com todo quadro técnico e cerca de 40 estudantes dos cursos.