Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Manifestação da ASA Brasil
Charanga do RN
faz frevo na terra do frevo
Na atividade de massa que aconteceu ontém (20/12), em Petrolina/PE, promovida pela Articulação no Semi-árido Brasileiro – ASA Brasil, quem comandou o cortejo pelas ruas foi a charanga composta por músicos na cidade de Campo Grande/RN, numa parceria entre o Centro Terra Viva e o Instituto Chapéu de Couro.

Movidos pela luta por um Semi-árido melhor, ao som de “Vassourinha”, entre outros frevos, puxados pela referida charanga, os trabalhadores, através dos seus sindicatos e as ONGs que trabalham com o Programa de Formação e Mobilização Social pela Convivência com o Semi-árido de todos os estados do nordeste e do norte de Minas Gerais, partiram de uma concentração que se deu no Largo do Rio São Francisco, em Juazeiro/BA, de onde saíram numa caminhada passando pela ponte sobre o rio até a Praça da Catedral em Petrolina.

Neste local, a ASA realizou um grande ato público a favor das Políticas Públicas voltadas para o campo, com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, que reforçou a campanha “Cisternas de Plástico / PVC, SOMO CONTRA!”. Esta campanha se deu após o corte de recursos públicos por parte do Governo Federal, (Ministério do Desenvolvimento Social-MDS) para a construção de cisternas de placas.

Para a universalização das cisternas em todo o semi-árido o projeto Água para Todos, do Programa de Combate a Miséria, a presidenta Dilma quer agilidade e, por isso, deixará de investir nas cisternas de placas, com tecnologia dominada pelos atores sociais, para investir nas cisternas de plástico PVC, fabricadas por empresas privadas.

Após as falas das representações dos movimentos sociais presentes, houve um momento cultural no palco, onde também a charanga, composta por Zaqueu, Igor, Bruno, Marcelino, Ítalo e Gabriel, tocou, além dos frevos, o hino “A Internacional” Socialista.

Francisco Antonio
Instituto Chapéu de Couro.