Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


AUDIÊNCIA DISCUTE SEGURANÇA
Na região do médio oeste
Caramuru Paiva(vice-prefeito de Campo Grande), salomão Gurgel(prefeito de Janduís), Deputado Fernando MINEIRO, Vereadores Raimundo Canuto, Adeilson Alves e Braga e Gaspar(advogado da prefeitura de Janduis)
Na manhã desta quarta-feira (31) aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do Estado, uma importante audiência para tratar da questão da segurança pública na região do médio oeste potiguar.

Esta reunião foi desdobramento de uma primeira acontecida há quinze dias por iniciativa dos vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (Janduís) e os deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira, onde se discutia a falta de segurança e policiamento em Janduís.

Desta primeira reunião surgiu a proposta do deputado MINEIRO, para que a discussão fosse ampliada para todos os municípios da região, como Campo Grande, Caraúbas, Janduís, Messias Targino, Patu, Paraú, Upanema e Triunfo Potiguar, cidades da região mais afetadas com problemas de segurança, e ainda por estes terem os mesmos problemas de segurança, região onde o crime age de forma articulada entre estas.

Na audiência desta manhã estava presente todo o comando da segurança pública do RN, começando pelo secretário de segurança pública do estado Dr. Aldair Rocha, secretário adjunto, Coronel Araújo (comandante geral da policia militar) Coronel Reinaldo (comandante de policia militar no interior), Dr. Fábio Rogério (comandante geral de policia civil), Dr. José Carlos Oliveira (delegado geral de policia civil do interior), deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira. Além destes estavam representados cinco municípios dos oitos da região citada. Janduís: Vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (articuladores iniciais da discussão), Salomão Gurgel (prefeito), Adeilson Alves (presidente da Câmara Municipal) e o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO (Janduís); Campo Grande: CARAMURU PAIVA (Vice-prefeito), vereador Antonio Holanda (presidente da Câmara) e os vereadores/as Arnaldo Bezerra, Wagner Souza e Branquinha; Caraúbas: Ademar Ferreira (prefeito), Alcivan Viana (vice-prefeito); Messias Targino: Shirley Targino (prefeita), Rubinho (vice-prefeito), vereador presidente da Câmara Municipal); Triunfo Potiguar: Aldenor (prefeito), o vice-prefeito e Inácio Bezerra (Secretário de administração). Faltou a audiência de hoje dos 08 municípios da região: Upanema, Paraú e Patu.

Cada município fez um relato da situação de falta de segurança porque passam e ao final se constatou que os problemas entre os cinco municípios presentes são comuns, tais como: Falta de policiamento ostensivo, pouco de efetivo policial, veículos insuficientes e ou sucateados, falta de combustível para as viaturas fazerem as rondas na cidade e na zona rural, estrutura das delegacias deficitárias e em alguns municípios falta de delegado e escrivães.

As autoridades de segurança pública do estado demonstraram grande interesse em resolverem os problemas de segurança existente na região, mais relataram que passam por falta de condições materiais (veículos, equipamentos...), financeira (para pagamento de diárias de policiais qualificados e combustíveis) e um dos maiores e principais problemas que a falta de efetivo de policiais militar e civil e de delegados e escrivães suficientes para atender a demanda existente. Só para se ter uma idéia desta questão do efetivo policial, um município como Janduís que deveria ter um efetivo de 07 policiais em rua só conta em média com dois a três, o mesmo com Campo Grande que era para ter 15 policiais, Messias Targino 07, Triunfo Potiguar 08 e Caraúbas 14 policiais. Na totalidade destes municípios não tem nem a metade dos policiais que eram para estarem fazendo o policiamento.

Sobre a falta de efetivo policial no interior a causa principal é a interferência política de prefeitos, vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores e lideranças políticas de todo o estado que interferem solicitando constantemente ao governo do estado e aos comandos das policias militar e civil, a transferência de policiais de um município para outro, principalmente para a capital do estado.

Outra constatação que inviabiliza as condições para tratar da questão da segurança publica no nosso estado, além do pouco efetivo policial que vem reduzindo nos últimos 10 anos, é a falta de recursos financeiros para aquisição de veículos, combustível e outras necessidades. O orçamento do último PPA( 2008/2011) que foi de 175 milhões, para o próximo PPA(2012 a 2015) o orçamento previsto é de apenas 100 milhões, ou seja ao invés de aumentar houve foi uma redução drástica no orçamento de segurança, uma situação ainda pior se desenha pra os próximos 04 anos.

Diante destes fatos apresentados, principalmente da falta de recursos (financeiros e materiais) para a segurança, o deputado Fernando MINEIRO sugeriu que seja agendada uma reunião urgente com o secretário de Planejamento e o de Administração do estado, além da governadora Rosalba Ciarlini, afim de que esta situação orçamentária seja discutida, de forma que a redução orçamentária previsto no Plano Plurianual (2012/2015) para uma área tão importante como é a segurança pública não seja relegada ao segundo plano.

A sugestão do deputado Mineiro foi plenamente reforçada pelo deputado Leonardo Nogueira e pelo secretário de segurança Aldair Rocha.