Páginas

domingo, 29 de abril de 2012


Curso de Música no Seridó

Queremos louvar e agradecer a disposição da Reitora da UFRN, professora Ângela Paiva e o esforço da diretora do CERES-Caicó professora Ana Neri, por reconhecer a necessidade da criação do curso de musica na região do seridó, oficializando uma  comissão para encaminhar este processo. Concordarmos inteiramente  com o nome do professor Lourival Andrade (campus Caicó), para coordenar  e tentar alavancar de vez esse  movimento que está em nossas mãos e responsabilidade agora, mas que historicamente faz parte do imaginário, almas e corações do povo seridoense, reconhecidamente de tradição musical diferenciada. Agradecemos especialmente pela inclusão nessa comissão, da representação das nossas Bandas de Musica, o que nos faz sentirmos reconhecidos e prestigiados,  de maneira que nos colocamos a disposição, no sentido de contribuirmos nessa  discussão e mobilização.
  
Acreditamos que a sociedade precisa ser informada do que se passa sobre esse pleito o qual enfrentamos e que a sua participação dará o impulso e a legitimidade que precisamos. Essa discussão não é de agora, porém nunca o momento foi tão propício para assegurarmos esse que para nós se tornou um direito a educação ao desenvolvimento e a  cidadania.
   
A indicação do coordenador só agora, é o alerta que mesmo comprometido estivemos lerdos, distantes. Enquanto isso “o tempo voa” e 5 meses se passaram, desde o início de nossa mobilização, assim como os 25 anos que vivemos de referenciar a necessidade e possibilidade de ser implantado no Seridó um curso de música.
 
Sugerimos que organizemos uma audiência pública para discutirmos o tema e tratarmos dos encaminhamentos. Temos a convicção, que autoridades, instituições musicais, família de músicos, imprensa, músicos e a sociedade em geral, devam e querem ser   informadas e convidadas a participarem desta discussão.
 
Existe hoje no Seridó  cerca de 3.000 estudantes de musica envolvidos nas bandas de musica e suas tradicionais,  rústicas mais eficientes “escolinhas de música”. Muitos outros projetos sociais desenvolvem atividades musicais, e tantos, são os que praticam e estudam instrumentos sem nenhuma orientação técnica ou pedagógica. Penamos em vislumbrar a possibilidade de perdermos mais uma vez essa oportunidade que agora nos parece de viabilidade incontestável se não nos organizarmos e nos  mobilizarmos definitiva e concretamente.
  
O que esteve nas nossas mentes,  almas e  nossos corações, agora estão também em nossas mãos e responsabilidade de cidadãos. Precisamos agir!!!

Saudações seridoenses,

Bembem Dantas
União das bandas de Musica do RN-UNIBAM
Ass. Cultural e musical do RN–AMUSIC
Filarmônica de Cruzeta
91577700- bembemdantas@hotmail.com